MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por boostpt »

Boa tarde,

Dou aqui início ao diário da minha futura MP :)

Precisava muito da ajuda dos mais entendidos nos assuntos da MP.
Ando a elaborar o projecto par a MP, uma vez que devo ter potencia atribuída em Junho ou Julho.
Por várias razões pensei montar uma estrutura no quintal para suportar os painéis e fazer á minha maneira um seguidor solar.
Por várias razões decidi abandonar este local e então pensei em colocar os painéis em cima do telhado.

Aqui colocam-se alguns problemas também:
- o telhado tem a inclinação de +/-20º virado a sul +/-
- já lá tem os painéis de aquecimento, não aproveitando o espaço convenientemente.
- tenho sombras de uma chaminé ao final de tarde nos meses de Outubro a Janeiro em 2 painéis (dependendo da disposição)

Para tentar colmatar estes problemas tinha pensado em 20 painéis a rondar os 5.0kw de potencia. A minha instalação é de 3.45.

deixo um esboço a exemplificar os problemas:
Imagem

acham que é aceitável esta inclinação e a sombra no final do dia em 2 painéis e em +/-3 meses?
Os 5.0kw de painéis chegarão para fazer face aos 2 problemas?

Relativamente á sombra nos 2 painéis, ainda posso elaborar uma estrutura que os faça elevar do telhado a fim de não apanharem nenhuma sombra, aproveitando assim para os colocar já aos aconselháveis 35º.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por mcarneiro »

Viva,


Estamos a falar de que horas ?,de outubro a janeiro , se tiveres a falar tipo depois das 17h , ja nao vais perder muito porque a essa hora a producao já é fraca , o sol ja esta bastante baixo , tens sempre a alternativa de mover o solar termico para essa zona (se for possivel ) , quanto a inclinação 33º seria o ideal , mas atenção se tiveres numa zona com muito vento , eu nao aconselho elevar os paneis, se tens 20º é o ideal para obteres o maximo de produção no verao ,claro que vais perder no inverno.

mario

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por boostpt »

Voltei a analisar o telhado e posso baixar a altura da chaminé. É mto simples até. E assim n apanha sombra nenhuma praticamente.
É mto mais fácil diminuir a altura da chaminé do k mudar os painéis térmicos. E a chaminé nunca é usada. É 1 pró que tenho.
Agora fico só com a preocupação da inclinação que é pouca para aproveitar o sol de inverno.
Acham que 5kw será suficiente para colmatar a pouca inclinação do telhado no inverno?
Qual o inversor que me aconselham tendo em consideração esta limitação?
Aqui não é muito ventoso, mas sempre vem aquelas rajadas nas alturas de mau tempo. E no telhado sente-se sempre muito mais do que em terra.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por jama »

boostpt Escreveu:Voltei a analisar o telhado e posso baixar a altura da chaminé. É mto simples até. E assim n apanha sombra nenhuma praticamente.
É mto mais fácil diminuir a altura da chaminé do k mudar os painéis térmicos. E a chaminé nunca é usada. É 1 pró que tenho.
Agora fico só com a preocupação da inclinação que é pouca para aproveitar o sol de inverno.
Acham que 5kw será suficiente para colmatar a pouca inclinação do telhado no inverno?
Qual o inversor que me aconselham tendo em consideração esta limitação?
Aqui não é muito ventoso, mas sempre vem aquelas rajadas nas alturas de mau tempo. E no telhado sente-se sempre muito mais do que em terra.


Sent from my iPhone using Tapatalk

boa noite, eu acho que se tens o telhado virado para a posiçao sul quanto á inclinaçao nao mexia em nada , acho que nao se justifica estares a montar uma estrutura no telhado. (a estragar a estetica da casa e agastar mais dinheiro)por causa de 500 ou 600kw a mais num ano ate porque de inverno a muito menos sol , e ficas com uma inclinaçao otima para o verao, o que perdes no inverno compenças no verao. e mais com 5000w de paineis , eu nao mexia no telhado, era só deixar cair os paineis em cima das telhas, e deixar correr os kw para a rede, amigo vai por mim que nao te vais arrepender, mas atençao tu és dono e sr. das tuas ideias. quanto ao inversor para 5000w de paineis aconselho o FRONIUS IG40, ou o SOLAR MAX
1 abraço JAMA.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por xandecool »

Mudar o solar térmico parece-me boa ideia...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por boostpt »

xandecool Escreveu:Mudar o solar térmico parece-me boa ideia...
caso no inverno faça sombra, é melhor cortar a chaminé.. é muito simples e posso ser eu a fazer isso.
Para mudar o solar térmico, já tinha que chamar a assistência, pois é preciso colocar mudar os apoios e altarar a tubagem.

Mas com a solução da chamine resolvo esse problema, penso eu de que...


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por cupMH »

Eu se fosse a ti fazia como o Jama disse!Mas tu és o dono....
Eu também não vou optar por meter inclinação a 35º pois tira muita estética à casa, mas nem é por ai, o pior é que o tempo anda maluco pois um vento mais forte e o telhado até parece que levanta, imagina com ferro em cima dele e com inclinação pode voar tudo e levantar o telhado!! É difícil acontecer, mas pode acontecer....Por isso fica com a inclinação do telhado!
Também a diferença não vai ser nada por ai além.....
Em relação à chaminé se a mesma não te faz falta corta!Mas olha se ela tem ligação para a garagem ou algum anexo aproveita para passar os cabos e fazeres a ligação do inversor e etc lá, pois evitas de andar a passar fios e calhas nas paredes.
Eu vou fazer assim....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por boostpt »

No que diz respeito a cabos e tubagem, é 1 maravilha para mim, uma vez que o telhado nao tem placa, ou seja, o que sustenta as telhas sao vigas e nao placa em betão, por isso os fios e tubos podem passar pelas telhas.
O sótão é grande e é lá que vai ficar o inversor (caso nao haja condicionantes técnicos). Tem mto boa ventilação e claro, é abrigado da chuva.
Se houver condicionantes, vou ter outro problema para resolver.
Alguém tem o inversor no sótão?


Sent from my iPhone using Tapatalk


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por mcarneiro »

boostpt Escreveu:No que diz respeito a cabos e tubagem, é 1 maravilha para mim, uma vez que o telhado nao tem placa, ou seja, o que sustenta as telhas sao vigas e nao placa em betão, por isso os fios e tubos podem passar pelas telhas.
O sótão é grande e é lá que vai ficar o inversor (caso nao haja condicionantes técnicos). Tem mto boa ventilação e claro, é abrigado da chuva.
Se houver condicionantes, vou ter outro problema para resolver.
Alguém tem o inversor no sótão?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Eu pensei em por o meu no sotão , mas desisti da ideia quando escolhi o solarmax 4200S, porque tem ventiladores para arrefecimento , e Tambem porque a instalação é em Lagos , no verão vaz muito calor naquele sotão :shock: , a nao ser que tnhas un sotão tipo sala de operações, onde nao haja pó nenhum . se quiseres mesmo por no sotao aconselho o Kaco dado que o arrefecimento é passivo , é feto por convecção apenas com um dissipador em aluminio, mas se poderes , e quiseres claro, muda de sitio e põe o solarmax, que é pouco mais caro e ficas melhor servido. o FRONIUS IG40 tembém é u7m euipamento muito bom , que o Jama Sugeriu também é muito bom, mas é bastante mais caro , pelo menos era ..., e so da para potencia 3.68 se a potencia que tens pedida é 3.45 nao dá

Mario


xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por xandecool »

A alteração do solar térmico vai permitir uma melhor disposição dos painéis. Conjugando o corte da chaminé, com a alteração do solar térmico podes reduzir a incidência das sombras.

Penso que a alteração do solar térmico não fica muito cara, no meu caso o instalador da Micro Produção assumiu os custos.


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por cupMH »

Se fores tu que vais montar a Micro, não te esqueças que tens que contratar alguém que esteja inscrito na renováveis para certificar a instalação!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por boostpt »

O meu sótão é a casa do pó, isso n falta la. Tenho para dar e vender.
Assim vai ser complicado, mas tem k ficar lá. Tenho k arranjar maneira entao de o isolar... :(
Eu nao preciso de mudar os termicos, se fizer sombra corto a chaminé. É muito mais simples e da mais espaço ate para os fotovoltaicos.
Nao vou ser eu a montar, vai ser uma empresa. A empresa que o vai fazer depende dos orcamentos, já tenho alguns.


Sent from my iPhone using Tapatalk


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por mcarneiro »

boostpt Escreveu:O meu sótão é a casa do pó, isso n falta la. Tenho para dar e vender.
Assim vai ser complicado, mas tem k ficar lá. Tenho k arranjar maneira entao de o isolar... :(
Eu nao preciso de mudar os termicos, se fizer sombra corto a chaminé. É muito mais simples e da mais espaço ate para os fotovoltaicos.
Nao vou ser eu a montar, vai ser uma empresa. A empresa que o vai fazer depende dos orcamentos, já tenho alguns.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Então o melhor é mesmo optares pelo Kaco , que como nao tem ventiladores, nao vai chupar a poeira toda para dentro do inversor , os outros dois teem ventiladores para refrigeração , isto é apenas a minha opiniao , a performace do Kaco tambem é boa, é de longe o mais barato dos tres.Há varios colegas aqui do forum que ja teem inversores kaco a funcionar, poderam dar-te de certeza mais alguma ajuda .

Mario

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por jama »

boostpt Escreveu:No que diz respeito a cabos e tubagem, é 1 maravilha para mim, uma vez que o telhado nao tem placa, ou seja, o que sustenta as telhas sao vigas e nao placa em betão, por isso os fios e tubos podem passar pelas telhas.
O sótão é grande e é lá que vai ficar o inversor (caso nao haja condicionantes técnicos). Tem mto boa ventilação e claro, é abrigado da chuva.
Se houver condicionantes, vou ter outro problema para resolver.
Alguém tem o inversor no sótão?


Sent from my iPhone using Tapatalk
sim o meu está no sotao e ate agora zero problemas
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por boostpt »

Qual é o teu inversor?
É que como disseram, o pó no meu caso vai ser um problema entao, por causa dos ventiladores :(
A menos k de para uma limpadela semanal... Mas nada como experientar. Ate pode ser k n sugue mto po


Sent from my iPhone using Tapatalk


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por mcarneiro »

Viva,

A limpeza ajuda de certeza, e é aconselhavel mesmo em sitios onde o pó nao é muito,o problema é o pó que entra para dentro do inversor, porque mesmo com filtros , que todos eles teem ,entra sempre, se optares por um inversor com ventiladores ,vais ter que abrir o inversor de vez em quando para limpa-lo , nao é dificil, desde que o inversor esteja num sitio acessivel , sistema obviamente parado , corrente cortada do lado AC e DC , e uma trincha de pintar normal um aspirador ou um spray de ar comprimido ajuda. Se nao houver limpeza também vai funcionar bastante tempo , tenho a certeza disso , até que um dia deixa de funcionar :D

Se não te esqueceres eda manutenção avança para o Solarmax 4200s , é uma boa maquina , a preço acessivel , o Frontius IG40 que o colega Jama tinha falado também é muito bom , mas é bastante mais caro, e acho que é só para a potencia contratada de 3.68, o Solarmax 4200s tem versoes para 3.45 e 3.68.

Lê as opniões de todos , ve em projectos o que há por lá, e não te deixes influenciar pelas opinoes dos outros , analisa porque é o teu dinheiro que vai entrar....

Mario

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por boostpt »

jama Escreveu:
boostpt Escreveu:No que diz respeito a cabos e tubagem, é 1 maravilha para mim, uma vez que o telhado nao tem placa, ou seja, o que sustenta as telhas sao vigas e nao placa em betão, por isso os fios e tubos podem passar pelas telhas.
O sótão é grande e é lá que vai ficar o inversor (caso nao haja condicionantes técnicos). Tem mto boa ventilação e claro, é abrigado da chuva.
Se houver condicionantes, vou ter outro problema para resolver.
Alguém tem o inversor no sótão?


Sent from my iPhone using Tapatalk
sim o meu está no sotao e ate agora zero problemas
Já tive a ler o teu diário. Bem! Fiquei sem palavras!
Fantástica produção. Tb li que tinhas o fronius.
No meu caso nao devo conseguir o fronius, pois a minha potência é de 3.45 e acho que o fronius nao esta assim regulamentado para esta potência.
O solarmax conseguira prestações idênticas para a potência de 3.45?
É que 1 dos orcamentos que tenho é com a colocação do solarmax.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por jama »

sim o fronius ig40 é para instalaçoes 3,68
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por suntroika »

Sem dúvida optava pelo solarmax no local indicado, sem medo do pó e com uma potência aproximada de 5 kW. Não mexia na inclinação, esta estava compesada pela aumento da potência, e no caso acabas por aproveitar e produzir mais no verão. O kaco tem o problema das strings e parece-me menos fiável do que os outros.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

Re: MicroProdução Grijó - V.N.Gaia

Mensagem por boostpt »

boas pessoal.

tenho lido algumas boas críticas ao xantrex 3.8gt
qual seria a vossa escolha?
é que eu estava mesmo inclinado para o solarmax, pelas boas infos que me tem dado.

Bloqueado

Voltar para “Projectos”