M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

Boas!
Como vão as produções nestes dias invernosos?
Ontem foi um dia para esquecer, já mais me lembro de um tão mau. Ele foi escuro, chuvoso, ventoso e ainda como cereja em cima do bolo, vários cortes de energia da amiga edp.
Na minha "colmeia", como alguém diria :), a coisa foi mesmo péssima. Inversor só ligou ás 9:30, ás 10:30 contava de Pca 58W. O inversor desligou várias vezes penso que foi devido aos cortes de energia da rede e também devido a falta de claridade . Uma coisa que não sabia era que quando há cortes de energia o inversor também se desliga, e a luz laranja a piscar. Será normal desligar quando há cortes de energia? Eu a pensar que iria causar inveja aos vizinhos quando eles estavam ás escuras e eu com luz vinda da minha colmeia....enganei redondamente... Neste magnífico dia quis a minha abelha contar: trabalho arduo 8,1 horas, produziu 0,8 kwh ( está a ver bem,está !!!) pico de PCA os longínquos 509 W, transpirou que se fartou .. Será que o governo dela não impõe as famosas medidas, da dita austeridade que tanto se fala. Bem.........
Hoje o dia teve uma melhoria substancial, “prai uma unha “, pois o sol não houve, chuva continuou e o vento acompanhou a festa.
Com estas melhorias todas, a abelha em 9,6 horas contou 3,8kwh e pico Pca 3900w. Trabalha que se farta. Ainda não entendo aquele Pico de PCA pois o sol eu nem o vi ! Será que a abelha foi dar uma volta e se cruzou com ele!?….
Alguém pode contar uma produção assim tão invejada?

Cumprimentos, e melhor sol. O pessoal bem precisa para amortizar o investimento.
BR

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Volt »

Isso é mesmo assim. Normalmente atinge o pico num intervalo de nuvens. Como a temperatura está baixinha, o sistema vai ao máximo com relativa facilidade.
A minha MP, de inverno, fraqueja nas produções e só se iguala (ou até ultrapassa) às outras, nos dias em que o sol se esconde... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


paper_edp
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 20, 2011 4:05 pm
Localização: Baião

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por paper_edp »

Olá novamente!
Dado que também tenho um Solarmax 4200s, gostaria que me informassem o que tenho que fazer para poder ter também um logger a funcionar para registo e consulta em tempo real da produção via web (tipo de hardware e software). Por outro lado pedia que me informassem se há alguma forma de "descarregar" os dados relativos à produção diária para o PC (através por exemplo do Maxtalk) para fazer análises posteriores, ou seja sem ter que estar ligado através do cabo de rede.
Muito obrigado!
paper-edp

andcosta Escreveu:Bom dia a todos,

Sou proprietário de "dois" inversores Solarmax 4200s, um para uma instalação de 3,68 e outro para uma instalação de 3,45.

Posso dizer que são maquinas muito boas. Em minha casa tenho um logger a funcionar em linux para registo e consulta em tempo real da produção via web. A nível de potencia de saída, neste momento os dois inversores estão parametrizados para a potencia máxima (4180W), ou seja, +10% da potencia nominal (3800W).

Nos dias com alguma nuvem quando o sol abre (céu limpo por um pedaço) o sistema facilmente atinge os 4180W e fica por lá enquanto os painéis não aquecem. (NOTA: Potencia total dos painéis: 4620W)

Imagem

A alteração dos parâmetros (no meu caso a potencia) faz-se com o software MaxTalk Pro, que é disponibilizados aos instaladores através da linha hotline da Solarmax.


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

[quote="paper_edp"]Olá novamente!
Dado que também tenho um Solarmax 4200s, gostaria que me informassem o que tenho que fazer para poder ter também um logger a funcionar para registo e consulta em tempo real da produção via web (tipo de hardware e software). Por outro lado pedia que me informassem se há alguma forma de "descarregar" os dados relativos à produção diária para o PC (através por exemplo do Maxtalk) para fazer análises posteriores, ou seja sem ter que estar ligado através do cabo de rede.
Muito obrigado!
paper-edp


Boas,
ainda não tou a fazer tal. Tente o colega Andcosta que tem inversor identico ao nosso. Ou entao pode sempre colocar a duvida ao colega JDuarte ou mesmo o Volt que tem algo identico para moniterizar.
Melhore cumprimentos,
BR


QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 73
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
Localização: Amares, Braga

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por QVF »

Caro Smamede,
desde ontem que me tornei microprodutor.
Também possuo o famoso Solarmax 4200s.
Gostaria, futuramente, compartilhar algumas impressões e saber também o melhor procedimento para registar a produção via web


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

QVF Escreveu:Caro Smamede,
desde ontem que me tornei microprodutor.
Também possuo o famoso Solarmax 4200s.
Gostaria, futuramente, compartilhar algumas impressões e saber também o melhor procedimento para registar a produção via web

Boas
mais um!!! Está a ganhar populariedade.
Parabens QVF,
eu ainda não estou a fazer a monitorização e estou "pouco verde" no assunto. Mas tou aqui disponivel para ajudar no que poder .
Tenho me apercebido que que o colega andcosta é detentor de 2 inversores identicos, talvez o ajudar
Eu sigo as produções online dos colegas Volt e do JDuarte. Tenta entrar em contacto com um dos, que estão sempre prontos ajudar,(entre outros) talvez te possam tirar algumas duvidas quanto á via WEb .
Cump,
BR


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

boa noite,
aqui deixo a produção do mês de Outubro:
DIAS Produção
1 24,3
2 24,4
3 19,7
4 21,5
5 24,2
6 23,6
7 24,3
8 25,3
9 25
10 24,7
11 24,3
12 23,6
13 22,9
14 22,2
15 22,2
16 15,6
17 20,5
18 21,7
19 23,1
20 23,2
21 21,9
22 18,5
23 9,6
24 16,4
25 16,3
26 0,8
27 13,5
28 24,1
29 20,4
30 22,1
31 12,2
total 632,1
Media 20,39
Maximo 25,3
Minimo 0,8
E assim se resumiu o mês, com um minimo de 0,8KW
Melhores dias ,
BR


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

Boas ,
acho que o meu inversor está pouco tempo no limite maximo...
Alguem sabe de algum programa em portugues para fazer simulações onde se pode analisar a potencial produção com os paineis em diferentes PosiÇões (graus ,30-37 )?
.
Cumprimentos ,
BR


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por JDuarte »

Smamede Escreveu:Boas ,
acho que o meu inversor está pouco tempo no limite maximo...
Alguem sabe de algum programa em portugues para fazer simulações onde se pode analisar a potencial produção com os paineis em diferentes PosiÇões (graus ,30-37 )?
.
Cumprimentos ,
BR
Boas,

O PVGIS (http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php)pode servir para o efeito, não entra em linha de conta com o modelo e paineis, nem com o modelo do inversor, mas serve para tirar conclusões sobre as perdas/ganhos.
O PVSYST dá informação mais detalhada.
Cmps,


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

JDuarte Escreveu:
Smamede Escreveu:Boas ,
acho que o meu inversor está pouco tempo no limite maximo...
Alguem sabe de algum programa em portugues para fazer simulações onde se pode analisar a potencial produção com os paineis em diferentes PosiÇões (graus ,30-37 )?
.
Cumprimentos ,
BR
Boas,

O PVGIS (http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php)pode servir para o efeito, não entra em linha de conta com o modelo e paineis, nem com o modelo do inversor, mas serve para tirar conclusões sobre as perdas/ganhos.
O PVSYST dá informação mais detalhada.
Cmps,
Boas ,
Obrigado JDuarte
estes já eu conhecia, ja por la andei a vaguear, mas como o ingles nao é meu forte..... por isso tentar um em portugues .
Cumprimentos,
BR


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por JDuarte »

Smamede Escreveu:Boas ,
Obrigado JDuarte
estes já eu conhecia, ja por la andei a vaguear, mas como o ingles nao é meu forte..... por isso tentar um em portugues .
Cumprimentos,
BR
Talvez isto ajude... http://www.energiasolar-portugal.com/Sites/pvgis.html
Cmps,

JDuarte


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

Boas ,
obrigado ,
JDuarte.


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

Boas produções,
Aqui deixo o resultado da minha "colmeia" no mes de Novembro produziu no total 352,10KW
1 12,4
2 2,3
3 10,7
4 7,8
5 14,2
6 23,2
7 21,9
8 2,9
9 8,1
10 14,9
11 2,8
12 7,2
13 2,8
14 4,5
15 10,6
16 8,1
17 19,6
18 7,8
19 12,7
20 13,4
21 6,8
22 4,2
23 19
24 19,1
25 18,4
26 18,5
27 18,9
28 18,4
29 9,8
30 11,1
Cupr
BR


QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 73
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
Localização: Amares, Braga

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por QVF »

Boas Smamede,
Então já conseguiu monitorizar o sistema?
Agora parece que saiu um novo software para Ipad ou Tablets disponível no site da Solarmax.
Agradecia aos mais entendidos que dessem uma vista de olhos. Poderá ser interessante.


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

QVF Escreveu:Boas Smamede,
Então já conseguiu monitorizar o sistema?
Agora parece que saiu um novo software para Ipad ou Tablets disponível no site da Solarmax.
Agradecia aos mais entendidos que dessem uma vista de olhos. Poderá ser interessante.
Qvf ainda não tou a monitorizar o meu . Ja esta a monotorizar o seu ?

Boas Festas e um Bom Prospero Ano Novo a todos forenses....


QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 73
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
Localização: Amares, Braga

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por QVF »

Eu tb não consegui, apesar do JDuarte me ter dado as indicações para instalar o maxtalk, nem esse consegui. Deduzo que seja o cabo de ligação.
Smamede Escreveu:
QVF Escreveu:Boas Smamede,
Então já conseguiu monitorizar o sistema?
Agora parece que saiu um novo software para Ipad ou Tablets disponível no site da Solarmax.
Agradecia aos mais entendidos que dessem uma vista de olhos. Poderá ser interessante.
Qvf ainda não tou a monitorizar o meu . Ja esta a monotorizar o seu ?

Boas Festas e um Bom Prospero Ano Novo a todos forenses....


QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 73
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
Localização: Amares, Braga

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por QVF »

QVF Escreveu:Eu tb não consegui, apesar do JDuarte me ter dado as indicações para instalar o maxtalk, nem esse consegui. Deduzo que seja o cabo de ligação.
Smamede Escreveu:
QVF Escreveu:Boas Smamede,
Então já conseguiu monitorizar o sistema?
Agora parece que saiu um novo software para Ipad ou Tablets disponível no site da Solarmax.
Agradecia aos mais entendidos que dessem uma vista de olhos. Poderá ser interessante.
Qvf ainda não tou a monitorizar o meu . Ja esta a monotorizar o seu ?

Boas Festas e um Bom Prospero Ano Novo a todos forenses....
Agradecia que me dissesse qual a temperatura que o seu solarmax atinge nas horas de pico nesta altura. O meu atinge 47 a 50 º nesta altura do ano o que acho muito, atendendo que o inversor se encontra num local que nesta altura do ano não ultrapassa os 16º

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Patalhetas »

Agradecia que me dissesse qual a temperatura que o seu solarmax atinge nas horas de pico nesta altura. O meu atinge 47 a 50 º nesta altura do ano o que acho muito, atendendo que o inversor se encontra num local que nesta altura do ano não ultrapassa os 16º
Apesar de não ter um solarmax e ter sim um kaco, penso ser normal, pois o meu chega todos os dias a casa dos 50Gº antes de ligar os ventiladores.
como podes ver AQUI todos os dias !!

Alias quanto mais sol tiver, mais energia se gera e calor produz !!
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

boas,
Colega forense QVF a temperatura do meu inversor tem sido identica , tem andado no pico (e arredores) nos 49ºC .Está num local que nesta altura não deve passar os 11ºC lugar, muito fresco..... Ainda hoje teve de pico os 3425 W e a temperatura não passou dos 49ºC. Penso que a temperatura é normal. Faço das plavras do colega Patalhetas minhas .
Aproveito para dizer que hoje produziu 18,3 Kw. Esta semana esteve bom para minha produção devia ser a pior semana do ano -:) Dom 18,5, seg 17,9 , ter 17,6 , qua 16,8 , qui 18,4 , sex 18,3. Mais uma vez, ja está ultrapassada a estimativa do psystem feita pelo instalador. E as sua produções como tem sido?
Ja consegui ligar o inversor ao pc atraves do programa Max talk2 .Tem que ter um cabo de dados cruzados RJ45 para fazer a ligação.Ligar na ficha (figura6 do manual ) do inversor que diz RS485Y LAN ETHERNET RJ45. Depois ligar a eternet no menu do inversor . Os nºs do ip no pc tem que ter o ultimo nº diferente do inversor , quando tiver a fazer a configuração do pc. Espero ter ajudado.
Bom ano .
BR


QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 73
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm
Localização: Amares, Braga

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por QVF »

Smamede Escreveu:boas,
Colega forense QVF a temperatura do meu inversor tem sido identica , tem andado no pico (e arredores) nos 49ºC .Está num local que nesta altura não deve passar os 11ºC lugar, muito fresco..... Ainda hoje teve de pico os 3425 W e a temperatura não passou dos 49ºC. Penso que a temperatura é normal. Faço das plavras do colega Patalhetas minhas .
Aproveito para dizer que hoje produziu 18,3 Kw. Esta semana esteve bom para minha produção devia ser a pior semana do ano -:) Dom 18,5, seg 17,9 , ter 17,6 , qua 16,8 , qui 18,4 , sex 18,3. Mais uma vez, ja está ultrapassada a estimativa do psystem feita pelo instalador. E as sua produções como tem sido?
Ja consegui ligar o inversor ao pc atraves do programa Max talk2 .Tem que ter um cabo de dados cruzados RJ45 para fazer a ligação.Ligar na ficha (figura6 do manual ) do inversor que diz RS485Y LAN ETHERNET RJ45. Depois ligar a eternet no menu do inversor . Os nºs do ip no pc tem que ter o ultimo nº diferente do inversor , quando tiver a fazer a configuração do pc. Espero ter ajudado.
Bom ano .
Bem, assim fico mais descansado em relação à temperatura. Eu só pensava...se agora tem esta temperatura, o que vai ser no verão? Quanto às minhas produções têm estado muito aquém do esperado. Isto deve-se ao grande desvio (-50º desviado de sul) mas agora em janeiro o instalador vai retificar os paineis. Nestes dias de sol a minha produção não passou dos 13 KW/dia E UM PICO DE 2600W, O QUE PARA UM SISTEMA DE 4950W É UM DESASTRE, mas se correr bem daqui a pouco tempo poderemos comparar as produções. Qquanto à monitorização, também já me disseram que o problema que eu tinha era o cabo de ligação que tinha de ser cruzado. Já agora, esse cabo existe à venda ou tem de se mandar fazer?
Cumprimentos e um óptimo ano.
BR

Responder

Voltar para “Projectos”