M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

depois da azafama(duvidas -indecisões) de um principiante micro-produtor lá me decidi e ontem começaram a instalação e hoje ja tá tudo montado .apenas falta passar os cabos por dentro dos tubos do ramal para ligar rede da edp.( vala da passagem subterranea) foi um bico de obra para abrir a dita vala, pedra e mais pedra rija, um dia pa tal. e depois vistoria e contrato espero que não demore tanto como alguns episodios relatados .
o pessoal (instaladores) penso que esteve á altura, profissionais ,organizados e limpos. por enquanto nada a dizer.
o meu equipamento montado é 20 paineis s energy 225 ligados em 2 strings de 10 . tudo numa estrutura . o inversor é o pouco falado, o solarmax 4200s , pelo menos aqui no forum .vamos ver, aqui como se vai portar, o canário.....
medi a tensão na casa e tá nos 245-246, será que me devo preocupar ?
até novas novidades ....


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por JDuarte »

viva,

pela descrição, mais uma boa configuração. quanto ao "canário", até aqui tem sido apelidado de "abelhas", é uma óptima opção nas configurações 3,68, a opinião formada é que para além de fiável e eficaz é extremamente versátil (o software de configuração faz maravilhas).

boa sorte com o projecto,


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

Boas ,
obrigado pelas dicas ao pessoal, pois são sempre muito enriquecedoras .
Bem, venho aqui dar mais umas noticias aqui para o pessoal da microprodução.
Na sexta, dia 15, foi feita a vistoria da certiel e ficou tudo ok, foi pedida a 27 jun.
No sabado acabei por ligar o sitema para ver se tá tudo nos eixos, para quando chegar o dia da ligação estar tudo "oleado". O dia teve meio ferrusco só descobriu lá para as 16:oo e mesmo assim o inversor marcou 16,8kwh. Ontem continuou ligado ,mas de certeza que o dia esteve bom (estive fora)pois marcou 31,1KWh. Hoje o dia teve optimo até ás 16 e tal e o mesmo marcou 26,4kwh.
Por alguns períodos estive atento ao display e ás nuvens e elas são mesmo influenciadoras na produção, basta uma simples nuvem atravessar-se á frente do sol e os nºs lá começam a cair.
È pena não tar já aproveitar estes nºs para amortização do sistema. Tou com bocado de receio de me enganar na ligaçao para dar entrada na casa ....(estoirar minha colmeia)
Se a minha "abelha ", assim se portar daqui para a frente, de certeza que não me irei lembrar da minha outra opção, o famoso Kaco.
Até novas novidades ....
Bom sol,
.... parece-me que aqui na zona vai voltar a chuva ....

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por visitante1 »

Smamede Escreveu:Boas ,
obrigado pelas dicas ao pessoal, pois são sempre muito enriquecedoras .
Bem, venho aqui dar mais umas noticias aqui para o pessoal da microprodução.
Na sexta, dia 15, foi feita a vistoria da certiel e ficou tudo ok, foi pedida a 27 jun.
No sabado acabei por ligar o sitema para ver se tá tudo nos eixos, para quando chegar o dia da ligação estar tudo "oleado". O dia teve meio ferrusco só descobriu lá para as 16:oo e mesmo assim o inversor marcou 16,8kwh. Ontem continuou ligado ,mas de certeza que o dia esteve bom (estive fora)pois marcou 31,1KWh. Hoje o dia teve optimo até ás 16 e tal e o mesmo marcou 26,4kwh.
Por alguns períodos estive atento ao display e ás nuvens e elas são mesmo influenciadoras na produção, basta uma simples nuvem atravessar-se á frente do sol e os nºs lá começam a cair.
È pena não tar já aproveitar estes nºs para amortização do sistema. Tou com bocado de receio de me enganar na ligaçao para dar entrada na casa ....(estoirar minha colmeia)
Se a minha "abelha ", assim se portar daqui para a frente, de certeza que não me irei lembrar da minha outra opção, o famoso Kaco.
Até novas novidades ....
Bom sol,
.... parece-me que aqui na zona vai voltar a chuva ....
Em relação a parte "Tou com bocado de receio de me enganar na ligaçao para dar entrada na casa ....(estoirar minha colmeia)" , não é importante a forma como liga, ou o invrsor detecta inversão de neutro e não liga, ou arranca normalmente. Depende da marca.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

boas ,
mais um avançozinho na minha micro, ontem recebi o contrato e hoje foi enviado ,mais uns dias á espera....
Vai aqui mais uma duvida....na altura da inspeçao o tecnico agarrou no telefone disse que havia cobertura da rede optimos. Mas eu nao fiquei lá muito convencido porque o pessoal que aqui vem com telf. da optimos nunca tem. Por tal e como não quero perder mais tempo ,quero estar prevenido quando o tecnico da edp vier ligar a micro á rede, este deve trazer o cartao da optimos. Se esta rede na funcionar quero ter um cartão logo ali á mão. Será que um cartão normal da Uzo (TMN) que eu tenho ali , dá para funcionar no modem do contador????
Bons dias de sol

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por visitante1 »

Não, tem que ser um cartão de dados.
Não tenho a certeza mas parece que o contrato é com a optimus, se for outro operador tem que ser o microprodutor a acarretar com as despesas.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:Não, tem que ser um cartão de dados.
Não tenho a certeza mas parece que o contrato é com a optimus, se for outro operador tem que ser o microprodutor a acarretar com as despesas.

Mau... então se não houver rede, como procede a EDP :?:
...não pode, nem deve transpor o problema para o produtor e muito menos acarretar qualquer custo adicional para este, penso eu de que...

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Patalhetas »

PaulOL Escreveu:
pnunes Escreveu:Não, tem que ser um cartão de dados.
Não tenho a certeza mas parece que o contrato é com a optimus, se for outro operador tem que ser o microprodutor a acarretar com as despesas.

Mau... então se não houver rede, como procede a EDP :?:
...não pode, nem deve transpor o problema para o produtor e muito menos acarretar qualquer custo adicional para este, penso eu de que...
está nos regulamentos de MP. caso não seja possivel a comunicação por rede gsm pelo operador fornecido pela edp (optimus) será usado outra alternativa, tal como outro operador e em ultimo recurso um modem analogico ligado a linha telefonica fixa.
claro tudo suportado por nós, pois o interesse de vender é nosso e não deles.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por visitante1 »

Ó PaulOL... nem parece seu... ainda não reparou que "eles" estão a borrifar-se para os microprodutores...
se não houver rede eles vão-se embora e deixam a nosso cargo a resolução do problema.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:Ó PaulOL... nem parece seu... ainda não reparou que "eles" estão a borrifar-se para os microprodutores...
se não houver rede eles vão-se embora e deixam a nosso cargo a resolução do problema.
cumprimentos

Olá pnunes,

Devo confessar que sobre esta questão estava a "zero" nem fui ver regulamentos :o
É lamentável esta actuação, pois para cobrarem os €€€ dos Kws que consumimos, vale todo o tipo de comunicações, com ou sem comunicação da nossa parte, ao fim de 6 meses não se esquecem de virem ver a contagem, temos aqui o uso de dois pesos e duas mediadas... enfim :cry: :cry: é o país que temos!

Cumpts.


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

Boas ,
mais um passozinho. HOje foi marcado o dia da ligaçao á rede. Marcado para a proxima quarta.
Isto é mesmo desesperante tanto tempo á espera do dia....E depois em vez de marcar uma hora concreta, não! dão um intervalo de 2 horas (entre as 8 e as 10) é para a seca ...devem pensar que nós não temos mais nada para fazer. Só visto!!!! Tudo pronto a 28 de junho e a ligação maracada para o dia 10 de Agosto.
Depois fala-se nos orgãos de comunicação que somos um país pouco produtivo.... Pudera com esta rapidez em processos simples. Nem é bom imaginar em processos mais complicados...
Bom sol.....q parece q vai nos falhar..


silvameister
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda jun 06, 2011 6:31 pm

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por silvameister »

Smamede Escreveu:Boas ,
mais um passozinho. HOje foi marcado o dia da ligaçao á rede. Marcado para a proxima quarta.
Isto é mesmo desesperante tanto tempo á espera do dia....E depois em vez de marcar uma hora concreta, não! dão um intervalo de 2 horas (entre as 8 e as 10) é para a seca ...devem pensar que nós não temos mais nada para fazer. Só visto!!!! Tudo pronto a 28 de junho e a ligação maracada para o dia 10 de Agosto.
Depois fala-se nos orgãos de comunicação que somos um país pouco produtivo.... Pudera com esta rapidez em processos simples. Nem é bom imaginar em processos mais complicados...
Bom sol.....q parece q vai nos falhar..

viva

la em casa aocnteçeu o mesmo, dois meses a espera e depois ainda tem a distinta lata de dizer que so ligam duas MP por dia, isto é que é trabalhar, o dia de trabalho para alguns tem oito horas, mas pareçe que para outros so tem duas... la em casa demoraram uma hora a ligar........

ENFIM, Portugal a beira mar plantado!!!


solarboy
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta ago 05, 2011 11:04 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por solarboy »

Olá, estou a pensar usar o solarmax 4200S para 3.45.

Nas caracteristicas falam em saída máxima de 3795w, alguem sabe se realmente ele atinge esse valor (à semelhança dos Kakos)?

Cump.
Luis

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por mauri »

solarboy Escreveu:Olá, estou a pensar usar o solarmax 4200S para 3.45.

Nas caracteristicas falam em saída máxima de 3795w, alguem sabe se realmente ele atinge esse valor (à semelhança dos Kakos)?

Cump.
Luis
Enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por sestevao »

Não pode utilizar o Solarmax 4200S numa instalação 3.45Kw, o Solarmax tem uma potencia nominal de 3800W


solarboy
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta ago 05, 2011 11:04 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por solarboy »

fica a informação que existe versões para Portugal (3.45 e 3.68)

http://docs.solarmax.com/SolarMax/Downl ... ptSSeries/

Alguém tem o 3.45?
Como se porta?


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

sestevao Escreveu:Não pode utilizar o Solarmax 4200S numa instalação 3.45Kw, o Solarmax tem uma potencia nominal de 3800W

Pode sim, a versão do inversor Solarmax para Portugal é o 4200S é limitado de fabrica a 3.45. Faz se acompanhar com um certificado de limitação para 3.45W. A ficha tecnica, com respeito ao lado AC diz potencia nominal 3680W e potencia maxima 3680VA.

Comportamento ainda não sei .


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por sestevao »

As minhas desculpas :roll: , recentemente andei a ver inversores e o 4200S não tinha esta versão 3.45Kw

Resta saber como se comporta na realidade, até ver o Xantrex e Kako parecem ser os que comportam melhor...


solarboy
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta ago 05, 2011 11:04 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por solarboy »

nova correcção

a versão 3.45 tem potencia nominal de 3450w e máxima de 3795w

Eu queria era saber como ele se comporta (se a coisa for como eu penso, comporta-se melhor que o sma).

Aparentemente e pelo que vi é uma das melhores apostas, pois de fábrica ele foi concebido para potencias muito superiores a 3.45Kw, logo devera trabalhar com uma boa margem de segurança sem problemas de aquecimento e outros, lembro ainda que suporta DC max de 5Kw.

era bom que alguém o tivesse e deixasse aqui o seu testemunho.

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Bubas »

Boas,

No que diz respeito à qualidade, 5 *****. Esta marca ganhou recentemente um prémio internacional na relação qualidade/preço. Uma série da marca, mas para instalações maiores, teve a nota de "muito bom" (Photon). Possuo o Solarmax 4200S (3.68KW), e digo-te, maravilhas.... Comporta-se como um relógio suiço.

Bubas

Responder

Voltar para “Projectos”