Irs e Seguro da instalação

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
Mribeiro1
Membro
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 9:15 am

Irs e Seguro da instalação

Mensagem por Mribeiro1 »

alguém sabe se ainda é possível colocar a despesa da instalação da microprodução no irs e em que categorias? e ainda se quisermos fazer seguro da instalação, que tipo de seguro é (multiriscos ou recheio) ou que sefguradora/seguro é mais adequado?
obrigado pelas ajudas.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Re: Irs e Seguro da instalação

Mensagem por PaulOL »

mribeiro1 Escreveu:alguém sabe se ainda é possível colocar a despesa da instalação da microprodução no irs e em que categorias? e ainda se quisermos fazer seguro da instalação, que tipo de seguro é (multiriscos ou recheio) ou que sefguradora/seguro é mais adequado?
obrigado pelas ajudas.

boas!

sobre o seguro, tem aqui na micro-produção este assunto já abordado:
http://forum.novaenergia.net/viewtopic.php?f=77&t=13807

cumpts.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

e sobre o irs também...
aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 96#p152496.

este fórum é um espectáculo! usando a pesquisa descobre-se tanta coisa boa...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Mribeiro1
Membro
Membro

Mensagem por Mribeiro1 »

volt Escreveu:e sobre o irs também...
aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 96#p152496.

este fórum é um espectáculo! usando a pesquisa descobre-se tanta coisa boa...
pelo que percebi, quem investe em 2011 e se não investiu nunca antes, poderá deduzir no próximo ano, ao prencher boletim. correcto?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

é isso que lá diz.
IRS 2010 energias
IRS 2010 energias

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

volt Escreveu: este fórum é um espectáculo! usando a pesquisa descobre-se tanta coisa boa...
tantas perguntas desnecessárias se se utilizasse a pesquisa.
o nosso fórum e o google: qualquer dúvida, zás... google.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Mensagem por Ferreira73 »

atenção!!!!!!

realmente a aquisição de equipamentos novos para a utilização de energias renovaveis continua a ser uma dedução à colecta de 30% do valor dispendido com o limite de 803€.......mas o oçamento de estado para 2011 veio limitar o montante dos beneficios fiscais a partir do 3º escalão de rendimentos, por isso quem se situar no 3º escalão poderá deduzir apenas 100€, no 4º 80€...no 5º 60€, do total de todos os beneficios fiscais que apresentar no irs......isto quer dizer que o beneficio para as energias renovaveis pode significar "0" se já tiver outro beneficio que atinja os montantes de dedução que eu indiquei....

muitos orçamentos vêm com estimativas a incluir no 1º ano de produção os tais 803€....puro engano.......em termos práticos já ninguém usufrui deste beneficio uma vez que os titulares de rendimentos do 1º e 2º escalões, pelos baixos rendimentos não têm colecta para beneficiar de tal montante....

espero que tenha ajudado..........posso não perceber muito de microprodução...mas de fiscalidade posso ajudar

cps

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

ferreira73 Escreveu:atenção!!!!!!

realmente a aquisição de equipamentos novos para a utilização de energias renovaveis continua a ser uma dedução à colecta de 30% do valor dispendido com o limite de 803€.......mas o oçamento de estado para 2011 veio limitar o montante dos beneficios fiscais a partir do 3º escalão de rendimentos, por isso quem se situar no 3º escalão poderá deduzir apenas 100€, no 4º 80€...no 5º 60€, do total de todos os beneficios fiscais que apresentar no irs......isto quer dizer que o beneficio para as energias renovaveis pode significar "0" se já tiver outro beneficio que atinja os montantes de dedução que eu indiquei....

muitos orçamentos vêm com estimativas a incluir no 1º ano de produção os tais 803€....puro engano.......em termos práticos já ninguém usufrui deste beneficio uma vez que os titulares de rendimentos do 1º e 2º escalões, pelos baixos rendimentos não têm colecta para beneficiar de tal montante....

espero que tenha ajudado..........posso não perceber muito de microprodução...mas de fiscalidade posso ajudar

cps
muito obrigado pela sua ajuda.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

ferreira73 Escreveu:atenção!!!!!!

cps

boas!
só mais uma pequena acha na fogueira...
em janeiro, em outra participação aqui no fórum sobre este tema (irs), na altura também o meu conhecimento era igual ao referido pelo ferreira73.
fui alertada por outro colega que já não era assim, foi então que encontrei isto:

"em 2011 mantém-se o limite de 803€ para deduções fiscais nas renováveis, válido para contribuintes dos 1º e 2º escalões. os contribuintes dos restantes escalões terão restrições ao nível dos montantes máximos para os benefícios fiscais.
nos últimos dias foi noticiado o fim absoluto das deduções fiscais para a aquisição de equipamentos de energias renováveis. porém, a actual proposta de lei para o orçamento de estado mantém a possibilidade de dedução de 30% do montante investido em equipamentos de energias renováveis, até ao valor máximo de 803€. este benefício, que pode ser utilizado a cada 4 anos, está agora mais restringido. contudo, 2,5 milhões de 4,5 milhões de contribuintes não serão afectados pela limitação por se encontrarem nos 1º e 2º escalões.
a proposta de lei do orçamento de estado 2011 propõe a passagem dos benefícios fiscais relacionados com energias renováveis e eficiência energética para uma figura fiscal diferente. deixa de ser dedução à colecta (com menor restrição) e passa a pertencer ao grupo dos benefícios fiscais (mais restritivo devido aos tectos máximos). a alteração é realizada pela revogação do artigo 85.º-a do código do irs (cirs) e aditamento da mesma medida ao estatuto dos benefícios fiscais (ebf).
a tabela anexa apresenta os montantes máximos dos benefícios fiscais por escalão de contribuição.
1º escalão - 803 €
2º escalão - 803 €
3º escalão - 100 €
4º escalão - 80 €
5º escalão - 50 €
6º escalão - 50 €
7º escalão - 50 €
8º escalão - 0 €

actualização
a negociação do orçamento de estado para 2011 introduziu alterações ao nível dos benefícios fiscais. o documento final, e em vigor para o próximo ano, mantém as deduções fiscais de 803 € até ao 6º escalão do irs."

a confirmar-se esta actualização, até ao 6º escalão vai abranger 99,9% dos mps... é muita boa gente que merece!

cumpts.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

para quem quiser ter certezas, faça o que eu faço, que é seguir as actualizações de um senhor chamado pedro pais, que tem um blog excelente (http://www.pedropais.com/), onde todos os anos divulga um simulador de irs. o deste ano está aqui: http://www.pedropais.com/simuladores-irs-2010-2956.html. é de fácil utilização. aconselho vivamente. a linguagem usada é perceptível até para aqueles que estão completamente a leste da economia.

Autor do tópico
Mribeiro1
Membro
Membro

Mensagem por Mribeiro1 »

mauri Escreveu:
volt Escreveu: este fórum é um espectáculo! usando a pesquisa descobre-se tanta coisa boa...
tantas perguntas desnecessárias se se utilizasse a pesquisa.
o nosso fórum e o google: qualquer dúvida, zás... google.
obrigado a todos pelo contributo que me esclareceu a questão, dado que tinha "pistas" diferentes, do que vi aqui no forum. a pergunta, para mim, foi necessária, pelo que considero que, neste tópico, a afirmação do moderador em cima indicado, foi precoce e desactualizada. obrigado a todos mais uma vez.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

não te chateies ribeiro. por vezes, pesquisar é o melhor conselho que se pode dar. pois nem sempre, quem responde, consegue se lembrar de todos os pormenores que foram discutidos na altura em que questões como estas foram debatidas... por vezes, um mero esquecimento pode fazer com que se informe erradamente um companheiro que precise de ajuda. mas se o próprio, que procura a informação, encontrar o que já foi discutido, fica mais bem informado.
não sei se me expliquei bem... espero que sim.

Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boa tarde

pelo que tenho vindo a ler neste tópico, toda gente sabe tudo acerca de irs..e parece-me que ninguém sabe mesmo nada...

o diz que disse....as buscas na google....os simuladores de 2010...etc...etc...

quem se enquadra a partir do 3º escalão de rendimentos...pode ficar com a certeza que no máximo poderá ter 100€ de dedução no irs com os seus paineis fotovoltaicos!!!!!!!!!!!!!!!!

mas passo a explicar...

a lei 55-a/2010 (lei do orçamento de estado para 2011) veio revogar o artº 85-a do código do irs onde se enquadravam como dedução à colecta os montantes aplicados na aquisição de equipamentos de energias renováveis.......e veio introduzir no estatuto dos beneficios fiscais o artº 73º onde agora se encontra o tal beneficio dos 30% com o limite de 803€......

ora aqui é que está o grande problema....os montantes aplicados em aquisição de equipamentos de energias renovaveis deixou de ser um dedução à colecta e passou a ser um beneficio fiscal. isto quer dizer que ao ser considerado beneficio fiscal passa a estar sujeito aos tais limites de 100€ no 3º escalão, 80€ no 4º escalão...e por ai fora.........(esses limites encontram-se no nº 2 do artº 88º do cirs)

uma coisa são deduções à colecta...por ex. despesas de saúde, educação, encargos com empréstimos para habitação permanente, que à última da hora através das negociações com o psd apenas ficaram com limites para rendimentos superiores a 60.000€.......outra coisa são os beneficios fiscais, por ex. ppr, donativos e neste caso as energias renováveis (onde se incluem a colocação de janelas com vidros duplos), e estes têm o tal limite do nº 2 do artº 88º do cirs.

é claro que esse valor de 803€, em termos práticos, não vai beneficiar ninguém do 1º e 2º escalões (rendimentos abatidos da dedução especifica do artº 25º do cirs no montante até 7.410€).

espero ter esclarecido as dúvidas daqueles que continuam a pensar que vão receber 803€ por terem colocado uns paineis fotovoltaicos em 2011.

aqueles que continuam a colocar esse valor nos seus orçamentos e estimativas de produção no primeiro ano...por favor deixem de enganar o zé povinho....

qualquer dúvida a nivel fiscal...disponham...

cps

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

ferreira73 Escreveu:boa tarde

pelo que tenho vindo a ler neste tópico, toda gente sabe tudo acerca de irs..e parece-me que ninguém sabe mesmo nada...

quem se enquadra a partir do 3º escalão de rendimentos...pode ficar com a certeza que no máximo poderá ter 100€ de dedução no irs com os seus paineis fotovoltaicos!!!!!!!!!!!!!!!!

mas passo a explicar...

a lei 55-a/2010 (lei do orçamento de estado para 2011) veio revogar o artº 85-a do código do irs onde se enquadravam como dedução à colecta os montantes aplicados na aquisição de equipamentos de energias renováveis.......e veio introduzir no estatuto dos beneficios fiscais o artº 73º onde agora se encontra o tal beneficio dos 30% com o limite de 803€......

ora aqui é que está o grande problema....os montantes aplicados em aquisição de equipamentos de energias renovaveis deixou de ser um dedução à colecta e passou a ser um beneficio fiscal. isto quer dizer que ao ser considerado beneficio fiscal passa a estar sujeito aos tais limites de 100€ no 3º escalão, 80€ no 4º escalão...e por ai fora.........(esses limites encontram-se no nº 2 do artº 88º do cirs)

uma coisa são deduções à colecta...por ex. despesas de saúde, educação, encargos com empréstimos para habitação permanente, que à última da hora através das negociações com o psd apenas ficaram com limites para rendimentos superiores a 60.000€.......outra coisa são os beneficios fiscais, por ex. ppr, donativos e neste caso as energias renováveis (onde se incluem a colocação de janelas com vidros duplos), e estes têm o tal limite do nº 2 do artº 88º do cirs.

é claro que esse valor de 803€, em termos práticos, não vai beneficiar ninguém do 1º e 2º escalões (rendimentos abatidos da dedução especifica do artº 25º do cirs no montante até 7.410€).

espero ter esclarecido as dúvidas daqueles que continuam a pensar que vão receber 803€ por terem colocado uns paineis fotovoltaicos em 2011.

aqueles que continuam a colocar esse valor nos seus orçamentos e estimativas de produção no primeiro ano...por favor deixem de enganar o zé povinho....

qualquer dúvida a nivel fiscal...disponham...

cps
mais uma vez o meu obrigado.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

não percebo essa agressividade e prepotência. pode concretizar? quem é que "diz que disse"? e o que é que o google lhe fez de mal?

quanto ao simulador, primeiro, aconselho-lhe a usar (visto que fui eu que coloquei o link) e depois dizer-me onde é que ele está errado.

fico esperando.

ps: obrigado por participar na ajuda ao companheiro que a pediu, mas, já agora, veja lá se não afugenta os restantes bons samaritanos. a última coisa que quero é ver companheiros com medo de aqui escrever porque alguém se pode colocar em "bicos de pés".

Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado

volt Escreveu:

não percebo essa agressividade e prepotência. pode concretizar? quem é que "diz que disse"? e o que é que o google lhe fez de mal?

quanto ao simulador, primeiro, aconselho-lhe a usar (visto que fui eu que coloquei o link) e depois dizer-me onde é que ele está errado.

fico esperando.

ps: obrigado por participar na ajuda ao companheiro que a pediu, mas, já agora, veja lá se não afugenta os restantes bons samaritanos. a última coisa que quero é ver companheiros com medo de aqui escrever porque alguém se pode colocar em "bicos de pés".
boa tarde

antes de mais as minhas desculpas se "feri" alguém com as minhas palavras......mas sinceramente o que se estava dizer acerca das deduções no irs de 2011 não estavam correctas....e daí a forma que escrevi para chamar de facto a atenção de todos....

quanto ao simulador que neste momento existe é para os rendimentos de 2010 que estão a ser agora declarados....por isso não simula correctamente o ano de 2011, já que as alterações foram introduzidas com o oe 2011... e a questão referia-se efectivamente a 2011, aos equipamentos adquiridos desde 1 de janeiro.

quanto ao google...é de facto uma ferramenta espantosa, mas como eu não sei interpretar o que é uma potência nominal ou potência máxima, também muitos não sabem distinguir entre uma dedução à colecta e um beneficio fiscal, uma dedução especifica ou um abatimento....e depois dá confusão, e conselhos incorrectos.

entrei neste fórum e criei um tópico porque também eu estou interessado na microprodução.....e de microprodução, potências, inversores e paineis....confesso não percebo absolutamente nada....e disso pode estar certo que não vou opinar, apenas vou colocar as minhas duvidas, ouvir e selecionar o que me pode ajudar...

isto de facto é um forum de microprodução e não um forum de fiscalidade, a minha intenção é apenas ajudar numa área em que estou à vontade...ajudar aqueles que me querem ouvir....

quem não me quer ouvir, no próximo ano quando entregarem o irs de 2011 vão-se lembrar que eu de facto tinha razão e que não vão receber os tais 803€.

se mesmo assim não acredita no que escrevi, vá ao portal das finanças e faça a pergunta.....(não se esqueça de mencionar em que escalão de rendimentos está enquadrado).

não me quero por em bicos de pé, mas sei do que estou a falar e apenas quero ajudar nesta questão ou noutras que poderam surgir...

pelo desculpa se fui prepotente ou agressivo mas a humildade de saber ouvir também deve ser uma caractistica daqueles que não dominam determinada área...

acredite que já li muito do que escreve aqui no fórum e tenho sempre em consideração as suas opiniões que me parecem ser de uma pessoa que domina o assunto.

mais uma vez fico a disposição daqules que necessitarem de alguma ajuda a nivel fiscal.

cumprimentos

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

as colaborações são sempre pertinentes, quando enquadradas no respeito mútuo objetivando a partilha do conhecimento, o que parece ser o seu caso, ferreira73.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

ou seja: "o diz que disse", não se enquadra, visto que, aparentemente, ninguém "diz que disse"; o google, enquadra-se, é uma ferramenta espantosa e estamos de acordo; o simulador de 2010, está correcto, para o ano de 2010. fiquei sem saber, então, o porquê da agressividade...

a ajuda, é bem-vinda, não me interprete mal. mas aquela quote sua que reproduzi no post anterior, tirou-me do sério. nada de grave. todos erramos. eu estou sempre a errar. tem contras, mas também é a mais rápida maneira de aprender. .

o que eu disse - espero que concorde - continua válido. o blog é bom e o simulador também.

da minha parte, qualquer utilizador vai continuar a receber a ajuda que, por bem, tento dar no que souber, mesmo não sendo especialista e arriscando errar.

Autor do tópico
Mribeiro1
Membro
Membro

Mensagem por Mribeiro1 »

luciano kaefer Escreveu:as colaborações são sempre pertinentes, quando enquadradas no respeito mútuo objetivando a partilha do conhecimento, o que parece ser o seu caso, ferreira73.
a má notícia neste tópico é que não vamos mesmo receber os +-800 euros, o que é uma perca e, já agora, repararam que na maior parte das propagandas das empresas, on line e por escrito, continuam a referir os tais +- 800 euros como um benefício actual?

Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado

luciano kaefer Escreveu:as colaborações são sempre pertinentes, quando enquadradas no respeito mútuo objetivando a partilha do conhecimento, o que parece ser o seu caso, ferreira73.
muito obrigado

Responder

Voltar para “Micro-Produção”