Porquê instalar um sistema solar térmico?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Porquê instalar um sistema solar térmico?

Mensagem por manuelcar »

cada metro quadrado de superfície de colectores solares que se instala contribui para a protecção do clima:
- os proprietários destes sistemas não têm que esperar por decisões políticas ou mudanças globais. transmitem uma imagem positiva aos mais jovens;
- os sistemas solares são um sinal de um nível de responsabilidade elevado, uma consciência e empenho em relação à protecção ambiental;
- os proprietários de sistemas solares tornam-se menos dependentes do aumento dos preços de energia;
- sistemas solares térmicos para abastecimento de água quente são tecnicamente desenvolvidos e tem um tempo de vida de 20 anos;
- um sistema solar standard instalado na latitude de portugal pode fornecer energia suficiente para cobrir a 100% a energia necessária para ter água quente entre os meses de maio a setembro;
-a instalação de sistemas solares para aquecimento de água nas piscinas é económico e pode ser amortizado num curto espaço de tempo;
- durante o tempo de vida útil os sistemas solares disponibilizam uma reserva de energia cerca de 13 vezes maior do que a utilizada na sua construção;
- os sistemas solares requerem pouca manutenção e a energia produzida está constantemente disponível;
- a tecnologia solar cria emprego na produção, instalações e serviços de manutenção; e
- com a diminuição crescente das reservas de energia estamos perante um esforço para a distribuição relativa. os que começam a usar sistemas de energia solar no tempo certo contribuem significativamente para diminuir guerras cujo objectivo passa pelo controlo de recursos energéticos.
in "energia solar térmica manual sobre tecnologias, projecto e instalação".
Porreiro, pá!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Porquê instalar um sistema solar térmico?

Mensagem por Ferra »

tudo verdades!
para mim quando tiver uma casinha e optar por um painel solar os principais motivos serão os atrás referidos mas em especial:

-"uma consciência e empenho em relação à protecção ambiental;"
porque se posso ter água quentinha de graça e sem poluir não vou pagar e produzir fumo para a obter!

- "os proprietários de sistemas solares tornam-se menos dependentes do aumento dos preços de energia;"
tudo dito!

- "e tem um tempo de vida de 20 anos;"
sem perda de rendimento diria eu...

- "durante o tempo de vida útil os sistemas solares disponibilizam uma reserva de energia cerca de 13 vezes maior do que a utilizada na sua construção"
são construidos para disponibilizar energia sem nada em troca, ao contrario de todos os outros sistemas que são construidos também para disponibilizar energia mas que para o fazerem têm de consumir a mesma ou mais do que a que oferecem!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”