Ligar painel solar a termoacumulador simples

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
gancho
Membro
Membro
Registado: sexta out 31, 2008 6:19 pm

Ligar painel solar a termoacumulador simples

Mensagem por gancho »

estou a pensar construir um painel solar +/- com 1,5m por 2m, composto por uma caixa de madeira mdf19mm fibrada por fora, isolada com placas de pliestireno(sobraram-me do isolamento quando fiz a casa), folha de aluminio pintado de preto e com uma serpentina de tubo de cobre com +/- 20m inteiriça com entrada inf e saida sup e vidro de 8mm.
vou tambem usar um termoacumulador simples de 100lt.
é para funcionar como termossifão uma vez que o acumulador fica dentro de casa e o painel ao nivel do solo(a distancia de ambos não ultrapassa os 8m e os tubos vão ser isolados e enterrados no solo.
a minha dúvida é,(uma vez que a entrada do painel vai ser ligada a água da rede ), se necessito de colocar um vaso de expansão?
é que eu queria ter o sistema mais simples possivel,logo mais barato e fiavel
alguem comenta?
Última edição por gancho em quinta abr 23, 2009 11:29 pm, editado 1 vez no total.
Objectivo: Auto-suficiência...

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am

Re: Ligar painel solar a termoacumulador

Mensagem por Arieira »

tens ai alguns gatos... só folha de alumínio no painel não te vai dar muito rendimento, deveria ser chapa para absorver a energia e transporta-la aos tubos, a serpentina para estar a funcionar por termossifao tem que estar sempre a subir até ao acumulador, o acumulador simples? logo vais meter agua sanitária no painel não sei qual a tua zona mas no inverno se gelar a serpentina estoura.
Cumprimentos de Rafael Arieira

Autor do tópico
gancho
Membro
Membro

Re: Ligar painel solar a termoacumulador

Mensagem por gancho »

arieira Escreveu:tens ai alguns gatos... só folha de alumínio no painel não te vai dar muito rendimento, deveria ser chapa para absorver a energia e transporta-la aos tubos, a serpentina para estar a funcionar por termossifao tem que estar sempre a subir até ao acumulador, o acumulador simples? logo vais meter agua sanitária no painel não sei qual a tua zona mas no inverno se gelar a serpentina estoura.
obrigada pelo comentário, quando disse folha quis referir-me á chapa de aluminio com 2mm daquelas usadas nos tapetes auto dos tunings.
da parte superior do painel até á inferior do termoacumulador(é simples sim) são cerca de 1,4m e este vai ficar na vertical,
se tudo resultar bem, faço depois uma placa isolada com borracha á volta do tamanho do painel com um automatismo para funcionar como se de um capot de um carro se tratasse.
isto para quando a temperatura baixe dos +/- dos 25º no painel o capot baixe e o tape e ajuda conservar alguma temperatura durante a noite.
se quiser ir mais longe, isto porque ideias não faltam , ponho um espelho dentro do capot para absorver mais tempo de calor quando está aberto, com as respectivas orientações estudadas
como o painel vai ficar ao nivel do solo e pelo que conheço do terreno, o vento é irrelevante, logo não há perigo de alguma coisa levantar voô, coisa que já não é tão segura no cimo de um telhado....

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Ligar painel solar a termoacumulador simples

Mensagem por tlicas »

olá
convém meteres um vaso de expansão com pelo menos 10% da capacidade do acumulador e não esquecer uma válvula de segurança, com segurança por pressão e temperatura .
quanto ao isolamento, usa lã de rocha ou de vidro encostado ao absorvedor, pois se encostares lá as placas de poliestireno elas deformam-se todas . já agora, onde arranjas essas placas de aluminio e a que preço ?
cumprimentos
tlicas

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

boas.
este projecto é parecido com o meu que continua a ser adiado...
deixe que lhe diga que esse projecto tem de respeitar certas condições:
a chapa apesar de ter pouca inercia serve. não use poliestireno, use poliuretano pois aguenta mais temperatura.
o tubo dentro do painel deve ficar sempre a subir e encostado à chapa para receber a temperatura desta.
os tubos que vão ligar o painel ao termoacomulador tambem devem ficar sempre a subir e de preferencia com uma inclinação igual do principio ao fim.
no termoacomulador, por ser simples, tem de ter atenção onde vai ligar os tubos que vêm do painel pois alguns possuem uma valvula anti retorno e se a ligação for feita antes dessa valvula, a diferença de densidade da água não vai ser suficiente para a abrir!
o balão em certas condições pode ser evitado mas eu não o faria. as valvulas de segurança são obrigatorias.

esse projecto só peca por uma coisa. se reparar ao ligar o painel ao termoacomulador directamente está a criar um bypass entre a água quente e a água fria. desse modo não pode garantir que a água que sai do termoacomulador vai sair do tubo da água quente ou da fria! algo que é de evitar!!

no inverno o painel vai gelar com todos os inconvenientes daí inerentes!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

gravedigger
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 22, 2008 3:52 pm

Mensagem por gravedigger »

viva!
um termoacumulador simples não tem as ligações necessárias para isso funcionar como deve. mesmo que isso fosse funcionar em termossifão directo a saída da água quente não pode ser a mesma por onde entra a quente que vem do painel.

Autor do tópico
gancho
Membro
Membro

Mensagem por gancho »

gravedigger Escreveu:viva!
um termoacumulador simples não tem as ligações necessárias para isso funcionar como deve. mesmo que isso fosse funcionar em termossifão directo a saída da água quente não pode ser a mesma por onde entra a quente que vem do painel.
mas a água quente do painel iria ser ligada á entrada fria do termoacumulador...acho que assim funcionaria,não?

gravedigger
Membro Dedicado
Membro Dedicado

não pode ser ligado assim.
a água aquecida pelo painel tem que entrar um bom bocado acima da água de retorno, logo não podes ligar á entrada da fria para o termoacumulador porque essa está na parte mais baixa.
nos termossifões directos, apesar de a água ser a mesma as ligações não são comuns, por baixo está a entrada da rede (fria), um pouco mais acima está o retorno para o painel (fria), a meio do deposito está a entrada da quente vinda do painel, e por ultimo e na parte superior do deposito é a saída da quente para utilização.

Autor do tópico
gancho
Membro
Membro

Mensagem por gancho »

gravedigger Escreveu:não pode ser ligado assim.
a água aquecida pelo painel tem que entrar um bom bocado acima da água de retorno, logo não podes ligar á entrada da fria para o termoacumulador porque essa está na parte mais baixa.
nos termossifões directos, apesar de a água ser a mesma as ligações não são comuns, por baixo está a entrada da rede (fria), um pouco mais acima está o retorno para o painel (fria), a meio do deposito está a entrada da quente vinda do painel, e por ultimo e na parte superior do deposito é a saída da quente para utilização.
Anexos
Esquema
Esquema
novaenergia.jpg (23.75 KiB) Visto 9982 vezes

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

boas

o esquema desse desenho apenas pode garantir (se houver sol) que a água durante o dia vai entrando para o acumulador quente, desde que haja sol suficiente e exista consumo de água, tendo este consumo de ser suficientemente lento de forma a dar tempo à água dentro do colector aquecer.

não serve como solução prática.

tem de alterar para
aqs.JPG
aqs.JPG (25.74 KiB) Visto 9974 vezes
mantendo a entrada agua da rede por baixo e a saída para aquecimento tb, de forma ao circuito de termosifão ficar garantido somente para o depósito.
tem de ver a possibilidade de colocar um purgador no topo do acumulador ou então em alternativa tem fazer um pescoço na linha de saída do painel e colocar aí mas ficando sem garantia de funcionamento quando o sistema apanha ar no acumulador, até este sair pelo lado do consumo.

cumprimentos

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am

Mensagem por Arieira »

viva! o esquema anterior nem por sonho funciona, ora este ultimo o sistema aquece mas quando for a consumir a agua vai sair misturada! vai passar pelo painel em simultâneo.
mas é possível adaptar um acumulador destes ao sistema mas minimamente a saída do mesmo tem que ser 3/4.
Imagem
pormenor só ligação de saída de agua (consumo) e ligação do ida do colector

o vermelho será a saida da agua quente (consumo)
Última edição por Arieira em terça abr 28, 2009 10:44 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos de Rafael Arieira

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

ora aí está o que eu queria dizer com bypass...
o primeiro não funciona.
o segundo tem o problema de misturar a água... por isso é que tenho adiado o projecto. ainde não encontrei a solução!

Autor do tópico
gancho
Membro
Membro

Mensagem por gancho »

arieira Escreveu:viva! o esquema anterior nem por sonho funciona, ora este ultimo o sistema aquece mas quando for a consumir a agua vai sair misturada! vai passar pelo painel em simultâneo.
mas é possível adaptar um acumulador destes ao sistema mas minimamente a saída do mesmo tem que ser 3/4.
Imagem
pormenor só ligação de saída de agua (consumo) e ligação do ida do colector

o vermelho será a saida da agua quente (consumo)
mas qual é a explicação tecnica para não funcionar, ainda não percebi.
a água quente não sobe? e a fria desce...

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

[url=http://img520.imageshack.us/my.php ... .png[/img]
[/url]
nada impede que a água siga pelo percurso a verde misturando tudo!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

espero que tenha conseguido compreender

Autor do tópico
gancho
Membro
Membro

Mensagem por gancho »

ferra Escreveu:espero que tenha conseguido compreender
sim,é verdade nada impede que a água se misture, pelo menos "mecanicamente" ,mas teóricamente continuo a achar que não, principalmente atendendo ao príncipio básico de que a água quente sobe e a fria desce. só tenho dúvida em relação ao comportamento da circulação da água estando esta sujeita a pressão da rede...gostava de tirar essa dúvida com alguem que tivesse feito uma experiência similar....

gravedigger
Membro Dedicado
Membro Dedicado

ferra Escreveu:[url=http://img520.imageshack.us/my.php ... .png[/img]
[/url]
nem mais!
a água de saída não vem toda do deposito, talvez 50% por um lado e os outros 50% pelo outro, quando se acabar a quente que está nos tubos (três ou quatro litros) do colector vai arrefecer bastante a mistura. no tempo mais fresco isso não iria resultar.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

gravedigger Escreveu:
ferra Escreveu:[url=http://img520.imageshack.us/my.php ... .png[/img]
[/url]
nem mais!
a água de saída não vem toda do deposito, talvez 50% por um lado e os outros 50% pelo outro, quando se acabar a quente que está nos tubos (três ou quatro litros) do colector vai arrefecer bastante a mistura. no tempo mais fresco isso não iria resultar.
ou à noite.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

gancho Escreveu:
ferra Escreveu:espero que tenha conseguido compreender
sim,é verdade nada impede que a água se misture, pelo menos "mecanicamente" ,mas teóricamente continuo a achar que não, principalmente atendendo ao príncipio básico de que a água quente sobe e a fria desce. só tenho dúvida em relação ao comportamento da circulação da água estando esta sujeita a pressão da rede...gostava de tirar essa dúvida com alguem que tivesse feito uma experiência similar....
então se mecanicamente até aceita que acontece porque é que teóricamente havia de ser melhor?
teóricamente a água sob pressão corre para onde existe menos pressão (torneira) independentemente do circuito por onde passe! basta que não exista impedimento para tal!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”