Página 1 de 1

Ajuda para Kit Solar

Enviado: segunda mar 16, 2009 9:23 pm
por taunuspt
olá a todos,

pretendo montar um sistema de energia solar para iluminar a zona exterior da minha casa +- 200m2 que tipo de painel e equipamento devo comprar? deve funcionar a 12 v ou colocar um inversor para 220v ? qauntas baterias iria necessitar para 8 a 10 pontos de iluminaçao?

desde já agradeço
henrique

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: segunda mar 16, 2009 10:59 pm
por jmal
taunuspt Escreveu:olá a todos,

pretendo montar um sistema de energia solar para iluminar a zona exterior da minha casa +- 200m2 que tipo de painel e equipamento devo comprar? deve funcionar a 12 v ou colocar um inversor para 220v ? qauntas baterias iria necessitar para 8 a 10 pontos de iluminaçao?

desde já agradeço
henrique
que potência necessitas e para quantas horas de iluminação diárias.

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: terça mar 17, 2009 8:45 am
por taunuspt
obrigado pela resposta jmal

pretendo iluminaçao nocturna apenas com a colocaçao de um sensor de luminusidade. quanto a potencias penso optar por lampadas economizadoras de 11w ou inferior, ou entao uma soluçao de lampadas de led cujo consumo é ainda mais baixo.

aguardo uma resposta

saudaçaoes
henrique

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: domingo abr 19, 2009 11:11 pm
por giles
se utilizares lâmpadas economizadoras penso que terás mesmo que instalar um inversor. eu não conheço lâmpadas economizadoras que funcionem a 12v ou a 24v. admito que haja mas eu não conheço. considerando que será para funcionar de forma intermitente, activadas por um sensor de movimento, é mais uma razão para não aconselhar ao uso destas lâmpadas. demoram algum tempo a atingir o seu brilho máximo.
para uso intermitente é preferível o uso dos leds mas terás que ter em conta o seu custo. porque não utilizar lâmpadas de incandescência de 12v ?
penso que o melhor mesmo será decidires o tipo de iluminação que vais utilizar e começar a fazer as contas a partir daí. deverás saber quanto tempo terás a iluminação ligada. se é para ser sensível ao movimento, vais ligá-las todas ao mesmo tempo ou vais ter um sensor em cada ponto ? tudo isto são questões a ter em conta para o teu projecto.

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: terça abr 21, 2009 11:51 pm
por levathar
olá, também creio existir uma gama grande de lâmpadas fluorescentes de 12v que eventualmente iriam eliminar a utilização de um inversor.
a questão tem mais a ver com a luminescencia ja que me parece que 11w de potência em lâmpadas economizadoras e equivalente a 70w de luz.

não sei quais as capacidades disponiveis mas creio que até aquelas lâmpadas a usar nas gambiarras dos carros servem.

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: quarta mai 06, 2009 9:55 pm
por Ivanling
boas a todos,
eu sem fazer grandes contas e admitindo que a iluminação servira para iluminação de presença e não para uma iluminação de serviço optava por um painel de 24v 40w para começar e iluminação baseada em leds, aplicava também uma bateria de automóvel 12v +/- 50ah para funcionar como acumulador dispensava assim o inversor. a electrónica para o carregador e para controlo e alimentação da iluminação é de fácil aquisição ou construção (eu gosto de construir tudo, mesmo que as vezes não seja a melhor ideia lololol).
pensando nisto desta forma, e se fosse eu a fazer um sistema deste genero implementava um controlo com auxilio de um microcontrolador de modo a poder regular o brilho dos leds bem como o seu funcionamento perante a presença.

já me esta a dar ideias, lololol.

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: sábado mai 09, 2009 9:07 pm
por josericardo
amigo, aqui vai um kit solar barato e rentável.
lista de material:
1 painel solar de 40w
1 bateria de 18 a http://www.troquedeenergia.com
1 regulador dos mais baratos
1 sensor de luminosidade de 12v mk125
1 fonte regulável desde 1v ate 12v de 1ª k1823 www.velleman-kit.com
8 a 10 lâmpadas
1m tubo de pvc 40
montagem: instala-se todo o material, quando chegar à fase de montagem das lâmpadas, retira-se os dois pernos das lâmpadas e com uma broca retira-se a massa branca e parte-se 0 filamento até abrir um buraco para passar os dois fios, que têm que ser o mais fino possível. com uma faca, retira-se o vidro da frente da lâmpada,que se compra na loja dos chineses,uma lanterna de seis leds. retira-se o cabeçote onde se encontra os nove leds, solda-se os dois fios e coloca-se no interior das lâmpadas . volta-se a colar o vidro da frente com cola de silicone transparente. corta-se 6cm de tubo pvc , dá-se um calor numa das pontas para moldar-se à lâmpada. coloca-se um suporte em chapa, pinta-se com a cor desejada.
este sistema pode funcionar a chuva no exterior de uma vivenda.
este sistema acende quando anoitece e apaga-se quando amanhece
as lâmpadas funcionam a 4v para evitar , por resistencias que consomem e tira a qualidade do lede
eu tenho um sistema igual a funcionar

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: quarta mai 13, 2009 8:25 pm
por taunuspt
quero desde já agradecer as sugestoes que me foram feitas ao longo destas semanas em que estive ausente e sem possibilidade de fazer comentarios.
a sugestao do jose ricardo vai de encontro ao que pretendo alem disso com custos contidos. genial a transformaçao da lampada...
dado que o que pretendia era colocar mais alguma iluminaçao no jardim que nao fosse apenas de sinalizaçao esta sugestao permite ter alguma luminusidade.

vou comecar a comprar os componentes e vou dando noticias.



henrique

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: quinta mai 28, 2009 1:57 pm
por serhumano
ola a todos.

nao percebo nada de electronica nem de electricidade. mas sou muito curioso por estas 2 areas...

a minha pergunta para voçes é a seguinte... é possivel eu utilizar um carregador solar de baterias auto, ligado a uma bateria e por uma ou mais lampadas 12 volts ligadas a este sistema? queria por "isto" no wall de entrada da minha casa... se sim... qual a bateria que recomendam ? quanto mais amperagem melhor? ou nao tem nada a ver?

ainda pensei utilizar um conversor 12v para 220 v... mas ja disseram que nao é a melhor opçao... para depois utilizar lampadas economizadoras...

a minha ideia seria no futuro ligar as lampadas la de casa que sao todas economizadoras a baterias no sotao que seriam carregadas por carregadores solares... é a minha ideia.... nao sei se é possivel...

peço desculpa se for uma pergunta muito basica... mas nao tenho muito conhecimento sobre a materia... ainda...

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: quinta mai 28, 2009 2:50 pm
por serhumano
josericardo...

se nao for pedir muito... poderia por outra fotos? é que essas estao desfocadas... nao se consegue perceber bem o que quer mostrar

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: sexta mai 29, 2009 12:23 pm
por serhumano
e... se em vez do painel solar... se aderir ao tariario bi horario e nas horas de vazio se puser a carregar as baterias que vao ser usada durante o dia? será que compensa ?

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: sexta mai 29, 2009 8:45 pm
por rocker_pt
apenas uma sugestão:
existe muito material eléctrico de iluminação e não só, para baterias de 12 v, que podem ser ligados directamente aos paineis solares ou aerogeradores. basta dar uma olhada nos acessórios de caravanismo e autocaravanismo.

Re: Ajuda para Kit Solar

Enviado: sábado jun 06, 2009 12:46 am
por josericardo
serhumano Escreveu:josericardo...

se nao for pedir muito... poderia por outra fotos? é que essas estao desfocadas... nao se consegue perceber bem o que quer mostrar

ok

saudações energéticas