Isolante para fazer painel solar caseiro

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

olá a todos.chamo-me joão e moro no algarve ,onde contrariamente ao que se diz faz frio dentro de casa(são mal isoladas é normal).fascino-me com todos os assuntos relativos às energias renováveis.estou a construir um painel com +- 2x1 mts com aquelas latas normalíssimas para aquecer o ar ,e ando super-entusiasmado com isto.já fiz os buracos nas latas e uni-as com silicone próprio.quando estiver pronto ponho aqui as fotos por fases para partilhar convosco.

infelizmente tenho uma dúvida respeitante ao isolante termico a utilizar.pensei em utilizar roofmate ou wallmate que é simples para fazer buracos e cortar.o problema é que pesquisei na net e reparei que estes materiais deformam a partir dos 70 ,80º c,e o painel pelos vistos poderá ultrapassar estas temperaturas em dias de sol.vi no youtube uns tipos que utilizam um material que penso que seja lã de rocha coberto com papel de aluminio ,extremamente facil de cortar e trabalhar.já procurei na leroymerlin,izzi,maxmat e afins e nao encontro nada.

alguma dica onde poderei encontrar isso?

obrigado

Avatar do Utilizador

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm
Localização: Serra de Santo António

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Nezocas »

boas,

tenta procurar em casas que vendam material para fazer paredes de "pladur",,...ou então em casas que vendam salamandras ou recuperadores de calor

depois mostra aí as fotos


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Ferra »

penso que poliuretano tambem pode ser usado, é parecido com o wallmate só que esfarela-se muito (quando é em placas). mas em minha opinião, é melhor que a lã de rocha para o efeito.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por jbaptista »

caro joão! tb sou do algarve (olhão) acho que o poliuretano é excelente para isso! se precisares de ajuda. tás á vontade!


abraço


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Arieira »

nao usem lá de rocha em paineis a ar... ha sempre particulas que se soltam e vai para dentro de casa, metam esferobit do que se usa no capoto e depois façam capoto rede e cimento cola do bom isso com uma espatula é sempre andar de pois de seco tinta e latas para dentro tenho cerca de mil latas para fazer um mega painel para um amigo e vai ser assim!
Cumprimentos de Rafael Arieira


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

ola a todos.

antes de mais, obrigado pelas rápidas sugestões.a impressão que fica é de um forum com pessoas que gostam de trabalhar em equipe,o que é mto bom.penso têr arranjado a solução,ontem em conversa com um amigo.vou utilizar aquela cortiça em formato de mosaico para revestir o chão(aquela de colagem),é fininha,leve ,fácil de cortar e colar e assim o wallmate já não fica em contacto directo com a superfície que está sujeita às temperaturas mais altas.e a cortiça já não deforma sujeita a temperaturas na ordem dos 80-100º.encontram isso na leroy merlin a 7 €/m2.por isso a estrutura do caixilho ficará algo deste tipo ,visto por cima....
----------------------------------------------------------
madeira ou contraplacado
----------------------------------------------------------
roofmate ou wallmate
----------------------------------------------------------
cortiça
----------------------------------------------------------
papel de aluminio autocolante ou de cozinha
----------------------------------------------------------

já tenho 3 fornecedores de latas e o trabalho está a ir em ordem,vou precisar cerca de 256.vou pôr acrílico em vez de vidro para que pese menos.estou também a pensar em ligar um termostato digital daqueles de ac ligado a umas ventoinhas para fazer a circulação forçada.ando relutante é relativamente à tubagem,talvez use aquela manga de pex apenas para testar o rendimento.o painel não vai ficar agarrado directamente à parede mas sim em cima de uns troncos que tenho a decorar por cima do terraço,por isso tenho que prevêr o tipo de tubagem a utilizar.sugestões aceitam-se.
vou partilhar algum material já comprado e os preços para trocar umas ideias convosco:

1- 4 paineis polietileno extrudido (vulgo floormate) 120x60cm 30mm - 3.30€/unid. leroy merlin
codigo 12257035
(é capaz de nao chegar)

2- 2 tubos de vedante alta temperatura solyplast 300ml(vulgo silicone) - 6.05 €/unid. leroy merlin
codigo 8410020404917
-comprem um que seja plástico pois há uns para salamandras e recuperadores que têm uma mistura parecida com grãos de cimento,com este as latas nao aderem nada bem e com qualquer pancada a fileira descompoe-se facilmente apenas c uma pequena queda que seja)

3-1 lata pintura térmica preto mate vaporizador - 15,25€/unid. -leroy merlin
codigo 3323430049508

4- 2 pack fita aluminio rolo 10 mts(fita adesiva autocolante) - 4.15/unid. - leroy merlin
codigo 8412386668323

5-painel acrilico 200x150cm 46,92€/unid. - dagol (zona industrial de loulé)
o corte fica mais 9,39€

para já é o que tenho.....vou actualizando à medida que for fazendo.tenho um apanhado das facturas para contabilizar no fim por quanto ficou o painel.

um abraço

joaott

ps: jbatista ,obrigado pela disponibilidade,certamente irei chatear quando surgirem outras duvidas.já tens algum feito artesanalmente?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Ferra »

meta para aí umas imagens ou esquemas que não estou a entender...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por pseudominus »

joaott Escreveu:
1- 4 paineis polietileno extrudido (vulgo floormate)

devia querer dizer, poliestireno e do tipo wallmate.

o poliestireno encolhe com temperaturas "altas".
devia antes utilizar poliuretano, que não necessitava de cortiça.
acrílico, envelhece rápidamente e é mais caro que o vidro.
escolhas dependem do tempo de vida que pretende para o painel.

cumpts


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

pseudominus Escreveu:
joaott Escreveu:
1- 4 paineis polietileno extrudido (vulgo floormate)

devia querer dizer, poliestireno e do tipo wallmate.

o poliestireno encolhe com temperaturas "altas".
devia antes utilizar poliuretano, que não necessitava de cortiça.
acrílico, envelhece rápidamente e é mais caro que o vidro.
escolhas dependem do tempo de vida que pretende para o painel.

cumpts
perdoem-me a ignorância,mas eu nao percebo nada desses isolamentos.o que comprei foi mesmo floormate,é o que diz nos painéis.já agora se esse poliuretano aguenta altas temperaturas ,onde o posso aquirir em paineis da forma do wallmate ou floormate? já reparei que existem espumas ,mas isso nao me interessa ,pois fica disforme.quanto ao acrílico ,o fornecedor disse-me que o painel em questão tem uma garantia de 10 anos.por isso se estragar antes,vou lá reclamar.

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por pseudominus »

joaott Escreveu:
perdoem-me a ignorância,mas eu nao percebo nada desses isolamentos.o que comprei foi mesmo floormate,é o que diz nos painéis.já agora se esse poliuretano aguenta altas temperaturas ,onde o posso aquirir em paineis da forma do wallmate ou floormate? já reparei que existem espumas ,mas isso nao me interessa ,pois fica disforme.quanto ao acrílico ,o fornecedor disse-me que o painel em questão tem uma garantia de 10 anos.por isso se estragar antes,vou lá reclamar.

floormate é geralmente para telhado, com frisos para "agarrar" argamassa, e preço igual ou superior ao wallmate (painel liso).
por experiência, o poliestireno quer seja expandido ou extrudido(testei da dow, o normal), em placas encolhe rápidamente a temperaturas altas. em 48h a cerca de 80-90ºc ao ar encolheu para cerca de 30 a 50%.

os paineis de poliuretano foram sempre estáveis, notando-se ao fim de muito tempo apenas um "esfarelar" quando esfregamos com os dedos.
para adquirir paineis procure na net ou pamarelas por: isolamentos, poliuretano, isolamentos térmicos, fabricantes de contentores frigorificos, etc.
já adquirí numa empresa da zona do porto, se não achar mais perto de si posso dar contacto.

quanto ao acrílico, este envelhece quer seja pelo frio, quer seja pelo sol. reparei que é do algarve, logo penso que o frio não é problema.
o problema do envelhecimento começa por ser notado por microfissuras que vão tornando o vidro mais "opaco". tb vai ficando + quebradiço.
devido á posição e exposição que se pretende para um painel, penso que o efeito do sol vai ser acentuado, logo ao fim de três ou quatro anos já vai apresentar microfissuras.

já utilizei de vários fabricantes em testes, em protecções de placas, e em substituição de vidros de máquinas e sempre com o mesmo resultado. estou na beira-litoral, perto da beira-alta.

cumpts.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Ferra »

pseudominus Escreveu:
joaott Escreveu:
perdoem-me a ignorância,mas eu nao percebo nada desses isolamentos.o que comprei foi mesmo floormate,é o que diz nos painéis.já agora se esse poliuretano aguenta altas temperaturas ,onde o posso aquirir em paineis da forma do wallmate ou floormate? já reparei que existem espumas ,mas isso nao me interessa ,pois fica disforme.quanto ao acrílico ,o fornecedor disse-me que o painel em questão tem uma garantia de 10 anos.por isso se estragar antes,vou lá reclamar.

floormate é geralmente para telhado, com frisos para "agarrar" argamassa, e preço igual ou superior ao wallmate (painel liso).
por experiência, o poliestireno quer seja expandido ou extrudido(testei da dow, o normal), em placas encolhe rápidamente a temperaturas altas. em 48h a cerca de 80-90ºc ao ar encolheu para cerca de 30 a 50%.

os paineis de poliuretano foram sempre estáveis, notando-se ao fim de muito tempo apenas um "esfarelar" quando esfregamos com os dedos.
para adquirir paineis procure na net ou pamarelas por: isolamentos, poliuretano, isolamentos térmicos, fabricantes de contentores frigorificos, etc.
já adquirí numa empresa da zona do porto, se não achar mais perto de si posso dar contacto.

quanto ao acrílico, este envelhece quer seja pelo frio, quer seja pelo sol. reparei que é do algarve, logo penso que o frio não é problema.
o problema do envelhecimento começa por ser notado por microfissuras que vão tornando o vidro mais "opaco". tb vai ficando + quebradiço.
devido á posição e exposição que se pretende para um painel, penso que o efeito do sol vai ser acentuado, logo ao fim de três ou quatro anos já vai apresentar microfissuras.

já utilizei de vários fabricantes em testes, em protecções de placas, e em substituição de vidros de máquinas e sempre com o mesmo resultado. estou na beira-litoral, perto da beira-alta.

cumpts.
permita-me que acrescente as unhas dos pássaros e as areias levadas pelo vento. para paineis, a opção acrilico para mim, está fora de questão.
o bom, velho e resistente vidro! isso sim.
ps: vidro na escala de mohs ronda os 7 quer adivinhar qual o valor para o acrilico?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por pseudominus »

bem postado ferra,
passaram-me ao lado esses pormenores, mais as bicadas e as cacasdos pássaros, etc.
para mais o vidro é mais barato.

cumpts


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Ferra »

serralharia civil em acção! e alguma engenharia...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por jcaiado »

para isolante termico, estou a pensar usar este material http://www.ventilnorte.com/piralvent/piralvent.html, já lá tenho uma placa para testar no verão. parece que aguenta temperaturas na casa dos 110-120º sem deformar.. mas só comprovando. é pouco mais caro que as placas de poliuretano...

para a cobertura do painel, vidro simples sempre e nunca acrilicos e policarbonatos, pois com o sol vão à vida num instante...

cpts,
jc


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Ferra »

jcaiado Escreveu:para isolante termico, estou a pensar usar este material http://www.ventilnorte.com/piralvent/piralvent.html, já lá tenho uma placa para testar no verão. parece que aguenta temperaturas na casa dos 110-120º sem deformar.. mas só comprovando. é pouco mais caro que as placas de poliuretano...

para a cobertura do painel, vidro simples sempre e nunca acrilicos e policarbonatos, pois com o sol vão à vida num instante...

cpts,
jc
sim sr...
ora ai está um produto que me parece melhor que o poliuretano! e com o aluminio já dispensa fazer o caixote ! é só juntar uns perfis para o vidro e já está! sim sr... muito bem! está-se sempre a aprender!
e com classificação s1 e f1!...
já ganhei o dia! obrigado!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por jcaiado »

ferra Escreveu:
jcaiado Escreveu:para isolante termico, estou a pensar usar este material http://www.ventilnorte.com/piralvent/piralvent.html, já lá tenho uma placa para testar no verão. parece que aguenta temperaturas na casa dos 110-120º sem deformar.. mas só comprovando. é pouco mais caro que as placas de poliuretano...

para a cobertura do painel, vidro simples sempre e nunca acrilicos e policarbonatos, pois com o sol vão à vida num instante...

cpts,
jc
sim sr...
ora ai está um produto que me parece melhor que o poliuretano! e com o aluminio já dispensa fazer o caixote ! é só juntar uns perfis para o vidro e já está! sim sr... muito bem! está-se sempre a aprender!
e com classificação s1 e f1!...
já ganhei o dia! obrigado!

penso que este material não terá resistencia mecanica para servir de caixote, só for para aplicar na verticalmente na parede e mesmo assim... eu como vou colocar os paineis na cobertura plana, tenho sempre que fazer a caixa em chapa para depois a poder fixar devidamente, senão num dia de vento lá vão os paineis dar uma volta

jc


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

pondo de parte o acrilico....não ficará mto pesado o painel com vidro??(o meu problema é que o painel vai ficar apoiado nuns troncos..não é preciso vidro temperado?será que um vidro normalissimo nao parte com amplitudes termicas abruptas? è que se for temperado secalhar custa tanto ou mais que um painel em acrilico....digo eu.a vantagem do acrilico no meu caso seria mesmo o peso.
não há ninguem aqui que já tenha um painel caseiro feito com fotos.era interessante trocar umas ideias.já tenho todas as latas.ando na fase de junção das latas com silicone e na pintura.mas já vi que ainda se gastam pelo menos umas 4 latas de tinta térmica.

não tou a ver onde posso adquirir esse poliuretano......queria comprar numa loja grande sem grandes chatices...mas já vi que é impossivel,vou procurar entao numa dessa lojas especializadas.o meu problema é qto cobrarao por serem lojas da especialidade.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Ferra »

joaott Escreveu:pondo de parte o acrilico....não ficará mto pesado o painel com vidro??(o meu problema é que o painel vai ficar apoiado nuns troncos..não é preciso vidro temperado?será que um vidro normalissimo nao parte com amplitudes termicas abruptas? è que se for temperado secalhar custa tanto ou mais que um painel em acrilico....digo eu.a vantagem do acrilico no meu caso seria mesmo o peso.
não há ninguem aqui que já tenha um painel caseiro feito com fotos.era interessante trocar umas ideias.já tenho todas as latas.ando na fase de junção das latas com silicone e na pintura.mas já vi que ainda se gastam pelo menos umas 4 latas de tinta térmica.

não tou a ver onde posso adquirir esse poliuretano......queria comprar numa loja grande sem grandes chatices...mas já vi que é impossivel,vou procurar entao numa dessa lojas especializadas.o meu problema é qto cobrarao por serem lojas da especialidade.
o vidro das janelas tambem não parte... e não é temperado.

o vidro não era para acentar em cima do painel. é fazer a estrutura dos cantos e apoiar os paineis e o vidro nessa estrutura.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por Arieira »

viva! todos paineis que eu fiz até hoje foi sempre com vidro normal de 4mm, e tenho um para aguas sanitarias na casa de um amigo á uns 5 anos e ainda nao estourou pois no verao malha-lhe bem o sol! o meu de ar e agua está feito em vidro tb http://arieira.com.sapo.pt/painel.jpg
Cumprimentos de Rafael Arieira


Autor do tópico
joaott
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 29, 2009 5:34 pm

Re: Isolante para fazer painel solar caseiro

Mensagem por joaott »

arieira Escreveu:viva! todos paineis que eu fiz até hoje foi sempre com vidro normal de 4mm, e tenho um para aguas sanitarias na casa de um amigo á uns 5 anos e ainda nao estourou pois no verao malha-lhe bem o sol! o meu de ar e agua está feito em vidro tb http://arieira.com.sapo.pt/painel.jpg
realmente esse está gigantesco. se percebi...esse faz as duas coisas.ar e água certo?era interessante dar umas dicas mais detalhadas de como o fez....gostava que me indicasse materiais e que me sugerisse outras ideias.
relativamente a vidro acredito que sirva,mas o exemplo das janelas não é a melhor analogia,pois as janelas não estão sujeitas a temperaturas tao altas como às que chega um painel solar(eu já percebi que o vidri nao encosta em cima do painel(no meu caso sao latas),mas mesmo assim a temperatura concerteza é bastante elevada.se qualquer forma obg a todos pelas dicas.cada vez estou mais entusiasmado com isto,estou em pulgas para ver o rendimento

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”