Paineis solares

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça jan 06, 2009 5:23 pm

Paineis solares

Mensagem por pirika »

boa tarde.
a questão que venho aqui colocar é a seguinte:
- a minha casa é uma vivenda multifamiliar, em que os sistemas de água e aquecimento estão integrados um no outro (ou seja, existe apenas uma fonte). no andar superior existe um fogão a lenha com serpentina que faz o aquecimento de um termoacumulador de 150 litros e no andar inferior existe um recuperador que faz o aquecimento do aquecimento central e de um outro acumulador de 150 litros, ao qual está também integrada uma caldeira a gasóleo.
- devido à subida dos combuistiveis (sendo que apenas ligo a caldeira durante o verão - o inverno é à força de lenha), estava agora a pensar em instalar um painel solar. inicialmente ainda pensei em integrar o mesmo nos termoacumuladores já existentes, mas informaram-me que não tiraria o total proveito dos paineis, e que teria que instalar um 3º termoacumulador de 300 litros.
- assim sendo, é essa a minha ideia (não sei se será melhor??): colocar um kit solar com um termoacumulador de 300 litros de onde sairia a água para os outros termoacumuladores (evitando estar a fazer mais rasgos nas paredes e ligações extra).
- pretendia saber se esta seria a melhor opção e quais as marcas que aconselham, tendo em consideração qualidade - preço (pedi um orçamento à vulcano, mas assustei-me: 4500 euros apenas pelas 2 coisas).
obrigado


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Paineis solares

Mensagem por manuelcar »

olá pirika, bem vindo ao fórum
parece complexo o teu sistema. não estou seguro de ter entendido correctamente mas já vamos ver.
a vantagem de teres acumulação em dois pisos é o facto de desperdiçares menos água antes que chegue a água quente.
não entendo bem a necessidade de outro cilindro uma vez que pretendes utilizar o solar para o mesmo fim que as outras fontes e para não teres que ligar a caldeira no verão. é isto?
Porreiro, pá!


Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça jan 06, 2009 5:23 pm

Re: Paineis solares

Mensagem por pirika »

o que me levou à questão da colocação de outro cilindro foi (pelo menos foi a afirmação do tec da vulcano), que não teria a devida rentabilidade! (ou seja, o q eu pensei foi, seria um investimento grande em paineis para ter so 150 lts de água quente)!


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Paineis solares

Mensagem por jbaptista »

boas. se é uma moradia multifamiliar n será melhor dividir mesmo tudo?

para o 1º andar - termosifão em série com o acumulador existente
para o r/c - termosifão em série com o acumulador existente

que dizes?


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Paineis solares

Mensagem por Oinq »

pirika Escreveu:o que me levou à questão da colocação de outro cilindro foi (pelo menos foi a afirmação do tec da vulcano), que não teria a devida rentabilidade! (ou seja, o q eu pensei foi, seria um investimento grande em paineis para ter so 150 lts de água quente)!

faz me lembrar o tecnico da edp quando me foi instalar 20a em casa; perguntou-me para que eu queria 20a se o dijuntor maior que eu tinha no quadro era de 16a. nem respondi...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”