Suzuki DR 350 EV

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Suzuki DR 350 EV

Mensagem por Bluesky »

ola a todos, apresento-vos a menina que vou converter. é uma suzuki dr 350 . é uma mota de enduro, galga tudo com facilidade, proporciona voos espetaculares e grandes aterrizagens tambem. aceito sugestões.

dr 350 1995
overall length: 2 165 mm (85.2 in)
overall width: 885 mm (34.8 in)
overall height: 1 250 mm (49.2 in)
seat height: 920 mm (36.2 in)
wheelbase: 1 440 mm (56.7 in)
ground clearance: 310 mm (12.2 in)
dry weight: 122 kg (268 lbs)
engine type: air/oil-cooled 349 cc sohc single-cylinder, 4 valves.
30 hp (22.1 kw)/ 7.600 rpm, 29,4 nm/ 6.200 rpm (sweden).
6-speed transmission.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por rocker_pt »

então para ti, dava jeito teres a scooter do tavares, tiravas o que interessava da scooter electrica e colocavas na tua....ficaria hibrida.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 345
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am
Localização: Sintra

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por marcoluz »

bela mota,

há uns tempos também tive uma mota de enduro, curtia loucamente em cima daquilo!

se for para manteres as caracteristicas principais da mota, para a qual foi desenhada, terás de colocar um motorzinho elétrico bem potente, pelo menos uns 15 kw de força.
quanto ao resto já não é comigo...
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Avatar do Utilizador

Duxk
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 115
Registado: sexta nov 21, 2008 5:51 pm
Localização: Alentejo

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por Duxk »

bluesky Escreveu:ola a todos, apresento-vos a menina que vou converter. é uma suzuki dr 350 . é uma mota de enduro, galga tudo com facilidade, proporciona voos espetaculares e grandes aterrizagens tambem. aceito sugestões.

dr 350 1995
overall length: 2 165 mm (85.2 in)
overall width: 885 mm (34.8 in)
overall height: 1 250 mm (49.2 in)
seat height: 920 mm (36.2 in)
wheelbase: 1 440 mm (56.7 in)
ground clearance: 310 mm (12.2 in)
dry weight: 122 kg (268 lbs)
engine type: air/oil-cooled 349 cc sohc single-cylinder, 4 valves.
30 hp (22.1 kw)/ 7.600 rpm, 29,4 nm/ 6.200 rpm (sweden).
6-speed transmission.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
(...aceito sugestões...)

desde já os meus parabens pela eniçiativa vou acompanhar até ao fim....

sugestões...1º localisar uma farmaçia e comprar uma caixinha de "aspirinas" para as dores de cabeça heheheheh.....não nada disso vou investigar umas coisas com tenpo depois ponho aqui,...força não desistas a moto é linda acho que vai ficar um espétáculo....
Duxk___«d(-.-)b»

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por jmal »

um motor de 6-8 kw chega e já te dá muitos problemas de transmissão, não comparem kw eléctricos com kw a gasolina, se meteres ai umas belas baterias e com o motor de 6-8 kw, já se vai dar muitas correntes partidas.

entretanto arranjo-te especificações de motores para ela.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por Barrocas »

sai uma quantya de fabrico caseiro ali prá mesa do fundo!

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por hmgp »

parabéns blue por tomares a iniciativa. eu tenho andado pela internet á procura de conversões de motos para eléctricas e até tenho andado a pensar em criar um negócio desse tipo. razões? é mais barato e menos complicado que os carros, e assim dá-nos experiência para podermos almejar a voos mais altos. existem muitas e alguma bem perfeitinhas.

deixo-te aqui uma que não sendo igual poderá dar-te algumas ideias:

http://www.evmotorcycle.org/home/node/6

e o canal dele no youtube

[youtube]http://www.youtube.com/user/evmotorcycle[/youtube]

mais uma vez parabéns e muita força. talvez o pior seja a homologação, mas como o tozé já desbravou imenso caminho talvez seja mais simples.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por zegalote »

boa ideia sim senhor.

só por curiosidade vejam esta motinha:

http://www.zeromotorcycles.com/zero-x-specs.php

já agora, o que vais fazer ao motor da suzuky?

cumps

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por Bluesky »

o motor vendo-o barato a quem tiver interessado, bem como a ponteira que é da speed.

hmpg, gostei muito do projecto da varadero, mas existe um problema, da maneira como o motor está montado é obrigado a rodar no sentido anti-horário, que não é o sentido preferencial do motor. corrijam-me se estou errado.

o projecto que estou a usar como referencia é o da el moto ninja.

Imagem

http://www.21wheels.com/elninja.html
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por zegalote »

boas,
se o motor ainda estiver bom para rodar tenho um amigo que andava a procura dum motor, quanto pedes por ele?


adoro o conceito duma moto eléctrica para andar no mato. esgravatar no silencio e sem fumo ao inicio até deve de fazer confusão.

mas anda-me aqui a roer, qual é a resistência desses motores à água, para quando quiseres passar um barranco ou por um lamaçal?

já de origem são isolados, ou vais ter que inventar algo para o isolares?

cumps


marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 345
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am
Localização: Sintra

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por marcoluz »

zegalote Escreveu:boa ideia sim senhor.

só por curiosidade vejam esta motinha:

http://www.zeromotorcycles.com/zero-x-specs.php

já agora, o que vais fazer ao motor da suzuky?

cumps
uuuuuuuuuuuuuu....uuuuuuuuuuuuuu!!!!!! lindo!!!!

estive a ver os videos, que loucura, só se ouvem as suspensoes a trabalhar!!!! é a loucura!

há uns tempos pratiquei enduro e quando vi esses videos, bem nem vão acreditar, parecia um puto agarrado ao ecrâ a gritar de excitação e a curtir a ausência de som, sentir apenas o ventinho e as suspensões a trabalhar.

tb quero uma!
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms


zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por zegalote »

marcoluz Escreveu:
zegalote Escreveu:boa ideia sim senhor.

só por curiosidade vejam esta motinha:

http://www.zeromotorcycles.com/zero-x-specs.php

já agora, o que vais fazer ao motor da suzuky?

cumps
uuuuuuuuuuuuuu....uuuuuuuuuuuuuu!!!!!! lindo!!!!

estive a ver os videos, que loucura, só se ouvem as suspensoes a trabalhar!!!! é a loucura!

há uns tempos pratiquei enduro e quando vi esses videos, bem nem vão acreditar, parecia um puto agarrado ao ecrâ a gritar de excitação e a curtir a ausência de som, sentir apenas o ventinho e as suspensões a trabalhar.

tb quero uma!
para mim e dos que conheço é o melhor veiculo a 2 rodas eléctrico.. vejam só estes testes a mota, a picar-se com uma yamaha yz 250 a 4 tempos.....
este é o link do 1º video, tem 5 partes. vale a pena ver. da para ter uma boa ideia da "pujança" e da potencialidade que os ev's têm.

http://www.youtube.com/watch?v=_ic9fdpnnua

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por jmal »

blue, o motor que falo é este, o preço é bom, mas tem menos potência que o pmg, o controlador é o mesmo preço.

http://www.thunderstruck-ev.com/marskit.htm

quanto ao pmg 132 tens aqui kits

http://www.electricmotorsport.com/store ... pmg132.php
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por Bluesky »

eu estava a pensar numa solução ac, ficará muito cara?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:eu estava a pensar numa solução ac, ficará muito cara?
penso que o preço não será o principal problema, para ac tens de ter mais tensão, e para isso tens de ter mais baterias, ac é sempre melhor, em termos de preço também é mais elevado, além do mais que os motores são bem maiores e pesados. penso que o melhor é mesmo ires para um setup dc tipo 72v, e quando comprares o equipamento deixa-o com margem para elevares a tensão até 96v, podes precisar de mais rpms.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Crazy Nuts
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por Crazy Nuts »

boas bluesky

já à bastante tempo que tenho como objectivo vir a converter uma mota ou adquirir uma. no entanto, ainda não reuni as condições necessárias para o efeito.
assim sendo, felicito-te pelo teu projecto e desejo-te toda a sorte.
tenho algumas ideias que possivelmente podes aproveitar para o teu projecto mas antes de mais gostaria de saber qual a utilização que vais dar à tua futura moto: todo-o-terreno ou para o dia-a-dia (ou os dois )

1-para o dia-a-dia, uma ideia interessante é aproveitar o espaço do reservatório para fazer uma espécie de “top case” ou “met-in” à semelhança da aprilia mana.
http://thekneeslider.com/archives/2007/ ... ntroduced/

2-outro elemento que considero positivo é colocar a transmissão a ser feita por correia (se a utilização a dar à moto for em alcatrão) pois é mais silenciosa e com muito menor manutenção.

3-uma possibilidade igualmente interessante (desnecessária se o motor ficar colocado no braço oscilante) é o de tentar de alguma forma colocar o eixo do “pinhão-de-ataque” alinhado com o eixo de ancoragem do braço oscilante ao quadro (por exemplo, através de um sistema de dupla transmissão). desta forma, a tensão da corrente/correia é sempre mantida constante o que trás vários benefícios. é uma situação comparável àquela que a bmw desenvolveu para a nova x 450 g
http://www.motorcycle-usa.com/73/765/mo ... eview.aspx

4-acho muito interessante a abordagem do “el moto” para a colocação dos vários elementos (também considero seguir muitos passos do mesmo “manual”). no entanto, tenho reservas quanto à colocação do motor no braço oscilante.

vantagens: - colocação favorece o arrefecimento do motor
- o que referi no ponto 3 é inerente a este conceito

desvantagens: - aumento do peso não suspenso
-maior exposição em caso de queda

fico bastante indeciso. caso conseguisse descobrir uma localização alternativa para o motor que promovesse um bom arrefecimento do mesmo, roubando o mínimo espaço possível às baterias e mais protegido, optaria por essa solução. caso contrário, seguia mesmo com o projecto “el moto” com o motor montado no braço oscilante.

5-quanto aos motores, a minha preferência vai para o motor ac da electric motorsport.
vantagens: - vendem motor e controladores em kit
- motor e kit baratos para um kit ac
- bastante potente
- empresa tem um bom historial de assistência pós venda
- experiencia como fabricantes de motos eléctricas

desvantagens: - valor de aquisição mais elevado face a um motor dc
- ainda não consegui decifrar qual a marca do motor e respectivo historial do mesmo.

caso esta hipótese não se mostre atractiva, existem vários motores dc com provas dadas que se podem aplicar.
e por agora são estes os elementos que me ocorrem.
mais ideias que surjam para a conversão, cá estarei para as dar.
aproveita os pontos que achares interessantes.

boa sorte e boas curvas

crazy nuts

p.s.- peço desculpa a todos pelo alongar do texto

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por Bluesky »

tenho algumas ideias que possivelmente podes aproveitar para o teu projecto mas antes de mais gostaria de saber qual a utilização que vais dar à tua futura moto: todo-o-terreno ou para o dia-a-dia (ou os dois )
supermotard, vou mudar os pneus para piso misto e mais algumas peças. em principio maioritariamente asfalto e terra seca.
1-para o dia-a-dia, uma ideia interessante é aproveitar o espaço do reservatório para fazer uma espécie de “top case” ou “met-in” à semelhança da aprilia mana.
certo, quero por todos os mostradores no "tanque de gasosa" e libertar o guiador.
2-outro elemento que considero positivo é colocar a transmissão a ser feita por correia (se a utilização a dar à moto for em alcatrão) pois é mais silenciosa e com muito menor manutenção.
possivelmente sim, pois tambem estou a pensar adoptar uma cvt. mas ainda nao é definitivo.
3-uma possibilidade igualmente interessante (desnecessária se o motor ficar colocado no braço oscilante) é o de tentar de alguma forma colocar o eixo do “pinhão-de-ataque” alinhado com o eixo de ancoragem do braço oscilante ao quadro (por exemplo, através de um sistema de dupla transmissão). desta forma, a tensão da corrente/correia é sempre mantida constante o que trás vários benefícios. é uma situação comparável àquela que a bmw desenvolveu para a nova x 450 g
excelente ideia e conceito, se nao for dificil implementar na prática vou considerar esta opção ... talvez uma corrente entre o pinhao de ataque do motor e o pinhao do eixo de ancoragem do braço oscilante, seguido de um cvt por correia entre esse mesmo pinhão do braço oscilante e a cremalheira da roda traseira. os termos tecnicos dos elementos nao estarão certos, mas topam a ideia?
4-acho muito interessante a abordagem do “el moto” para a colocação dos vários elementos (também considero seguir muitos passos do mesmo “manual”). no entanto, tenho reservas quanto à colocação do motor no braço oscilante.
definitivamente ja nao vou colocar o motor no braço oscilante como a "hell moto", como já disse atrás. ficará dentro do chassis da mota. a novidade será a inversao da cremalheira que esta do lado esquerdo para o lado direito da mota, por troca com o travao de disco traseiro. a razão centra-se na preservação do sentido preferencial de rotação dos motores electricos (sentido horário), directo sem inversor (perdas mecanicas). o arrefecimento do motor será garantido, o espaço para as baterias será a pior questão, talvez tenha de optar pelo litio. vamos ver!
5-quanto aos motores, a minha preferência vai para o motor ac da electric motorsport.
vantagens: - vendem motor e controladores em kit
era esse o meu objectivo. vamos analizar melhor! ($$$$$$$) alguem me arranja patrocinios?
caso esta hipótese não se mostre atractiva, existem vários motores dc com provas dadas que se podem aplicar.
o motores dc, especialmente o de imans permanentes, sao robustos, com um torque imbativel, baratos e extremamente eficientes. nao ficaria mal servido não senhor, tambem ainda nao exclui essa hipotese. mas o que eu ando à procura é de mais umas rpms extra, e nesse campo julgo que ficaria melhor servido com um motor ac. que acham?

um abraço malta. comentem!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por jmal »

e bem verdade que o motor ac tem mais rpm's, mais eficiente, desvantagens; são maiores, mais pesados, e também mais caros. blue vê os vários existentes e verifica o tamanho deles. quanto ás rpms, quantas mais tiveres, maior a redução que vais ter de fazer. não se esqueçam que esse motor de 6200 rpm a gasolina já está muito desmultiplicado na caixa.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Crazy Nuts
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por Crazy Nuts »

boas,
crazy nuts Escreveu: 3-uma possibilidade igualmente interessante (desnecessária se o motor ficar colocado no braço oscilante) é o de tentar de alguma forma colocar o eixo do “pinhão-de-ataque” alinhado com o eixo de ancoragem do braço oscilante ao quadro (por exemplo, através de um sistema de dupla transmissão)...
exemplo:

http://www.quantya.com/img/quantya_dsc_0005.jpg
http://www.quantya.com/img/quantya_dsc_0103.jpg

algo que também iria tentar implementar seria a travagem regenerativa. não tanto pelo aumento da autonomia (o que não é de desprezar), mas como uma forma de auxiliar e poupar travões especialmente em descidas acentuadas (tal como num veículo com motor de combustão interna utilizamos o travão motor). de igual forma, seria util para antes da entrada em curva quando usualmente se tenta tirar um pouco de velocidade sem ter que recorrer constantemente aos travões.

existem várias formas de aplicação. vou deixar aqui algumas:

- a forma patenteada do acelerador da vectrix que se torna num “desacelerador” quando se enrola o punho no sentido inverso ao de acelerar.

- utilizar a manete de embraiagem que deixa de ter função com a remoção da mesma.

- colocar um segundo acelerador no punho esquerdo.

- executar uma programação em que sempre que a moto se desloque abaixo de uma certa velocidade e se deixe de acelerar é automaticamente activada a travagem regenerativa.
o funcionamento seria complementado por uma das hipóteses já apresentadas.


quanto às baterias, descobri recentemente esta empresa que poderá ter interesse pelos preços e pelo facto de disponibilizarem packs completos de lítio com bms e carregador.
http://www.elitepowersolutions.com/products/

boas curvas,

crazy nuts

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Suzuki DR 350 EV

Mensagem por jmal »

essa empresa é americana, a importação e portes para cá inviabiliza qualquer compra.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”