Reacção de transesterificação

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
ElFox
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 27, 2008 4:03 pm

Reacção de transesterificação

Mensagem por ElFox »



li num tópico de aqui, mais proriamente num projecto de reactor, que lhe iam aplicar uma entrada de água para acabar a reacção de transesterificação!
uma vez que nunca lavo o bio a água,
a minha questão é:
porquê adicionar água no final da reacção?
se é devido a um auxilio de baixar logo a temperatura, para isso basta-me uma resposta, se não agradecia a resposta e explicação do porquê
entretanto, já tive uma vez o caso de ter um bio translucido e com particulas inferiores a 3 microns num deposito inox, e somente ao fim do 4º dia, voltar a decantar, numa temperatura ambiente de 5ºc ou seja, durante uma semana a 5º, apto numa segunda feira, no sábado apareceu-me um pouco de glicerina!
alguém tem sujestões do porquê?
obrigado!

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Reacção de transesterificação

Mensagem por lobão »

elfox Escreveu:porquê adicionar água no final da reacção?
se é devido a um auxilio de baixar logo a temperatura, para isso basta-me uma resposta
chamamos de água de paragem, com o nome diz é para parar a reação, como a glicerina é avida por água com esse processo paramos a reação e ao mesmo tempo a glicerina decanta com mais facilidade.
elfox Escreveu:entretanto, já tive uma vez o caso de ter um bio translucido e com particulas inferiores a 3 microns num deposito inox, e somente ao fim do 4º dia, voltar a decantar, numa temperatura ambiente de 5ºc ou seja, durante uma semana a 5º, apto numa segunda feira, no sábado apareceu-me um pouco de glicerina!
bom aí precisamos saber, se a reação foi completa (provavelmente não), geralmente quando a reação se da por completo, poucos minutos depois começa a decantar a glicerina, o que costuma acontecer em temperaturas baixas é o endurecimento dessa glicerina.

espero ter diminuído suas dúvidas!!

um abraço!!

ps:procure ler mais nesse fórum que verás os acertos e erros aqui cometidos, boa leitura!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Autor do tópico
ElFox
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda out 27, 2008 4:03 pm

Re: Reacção de transesterificação

Mensagem por ElFox »

obrigado!
quanto à decantação, normalmente tenho a amostra a decantar e logo aos 6 minutos +/- ela (glicerina) começa a aparecer! axo estranho pois foi só no 5 dia que volta a aparecer!
será do material do deposito??
quanto ao endurecimento da glicerina, bem sei o que é pois várias vezes tive a cuba entupida, cheguei a ter que usar um aquecedor (tipo cabelo) mas industrial.
vou fazer o que diz e pesquisar bem este forum a ver se tenho mais umas respostas.
obrigado e abraço.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Reacção de transesterificação

Mensagem por Luciano Kaefer »

vais encontrar todas as respostas.

divirta-se!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”