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Ford Focus 1.8 TDi

Enviado: sábado ago 05, 2006 11:28 pm
por Jorge Santos
amigos do òleo,

este post tem por finalidade concentrar e divulgar experiências, aconselhamento, advertências a quem utiliza ou pretende utilizar oleo vegetal (novo ou usado) em ford focus tdi.

assim, na incipiente parte que me toca e sem qualquer adaptação (tb não faço ideia de qual a bomba, nem onde fica):

1ºs 300km's a 95%diesel + 5%ov (novo)
performances iguais; consumo -0,8lts


um oleoso abraço a todos,

jorge santos


obs: sugestões de promoções a oleo tb são bem vindas

Enviado: sábado ago 12, 2006 11:36 pm
por Jorge Santos
saudações oleosas a todos,

ao que parece não tenho ford-colegas, no entanto deixo aqui a minha evolução, que recordo sem qualquer alteração na viatura:
500km a 5% ovd - tudo ok
500km a 10%ovd - tudo ok
500km a 20%ovd - tudo ok

rodo agora a 30%ovd e continua tudo ok , notando apenas um menor consumo aos 100km (aprox. -1lt) desde que me meti no oleo e tb à medida que a mistura leva mais oleo o tempo de abastecimento é mais demorado (uma garrafa de litro leva 50" a verter para o depósito).

Enviado: domingo ago 13, 2006 12:06 am
por Hugo
olá jorge

pelo que pude apurar se o teu focus for anterior a 2001 usa uma bosh e à partida estás safo... se for posterior a 2001 é possivél que use uma delphi e penso que as delphi são tipo lucas


alguém sabe alguma coisa sobre as delphi?


quanto ao tempo a abastecer... quando emborcas a garrafa pega num canivete e faz-lhe um furo no fundo, vais ver como corre


chill...
h

Enviado: domingo ago 13, 2006 12:08 am
por Hugo
outra coisa...

para saberes onde está a bomba... localiza os injectores e segue os tubos, estes vão ter à bomba, depois é só procurar a marca que costuma estar relativamente bem visivél.

h

Enviado: sexta ago 25, 2006 12:14 am
por Jorge Santos
olá pessoal,

passo a informar que já rodo com 50% de ovd, sem problemas, apenas no arranque matinal é um pouco mais dificil, mas não se nega. para facilitar o arranque acrescentei 2% de gasolina s/chumbo 95 e talvez vá para os 5%. não sei se o arranque é mais dificil devido a temperatura da manha, se por estar parado durante a noite e devido a uma diferença de densidades entre o ov e o gasoleo estes se separem,se for este o caso, pela manha, terei de abanar o carro antes de o colocar a trabalhar, a tal máxima de agitar antes de usar .

um oleoso abraço a todos,

jorge santos

obs: hugo, obrigado pela sugestão, é básico mas não me tinha lembrado do furo.

Enviado: sexta ago 25, 2006 2:06 pm
por padrinho
não te eskeças do oleo 2t

Enviado: sexta ago 25, 2006 4:52 pm
por Fry
verifiquem bem as bombas injectoras... as reparações são carissimas. depois não se venham queixar que foi no forum que aprenderam. os nossos professores [***************] e manuelcar devem estar de férias por isso agurdem a a vinda deles para qualquer dúvida que tenham.

Enviado: sábado ago 26, 2006 1:06 am
por padrinho
apoiado fry
è sempre melhor ver primeiro os posts anteriores e as recomendações do [***************] e do manuelcar.
os conselhos que dou alguns dos membros mais novos são sempre baseados em conselhos do fr ed do mc.
tdodo o cuidado é pouco e os € custam muito a ganhar.
prudencia acima de tudo
abraços do padrinho

Enviado: quarta set 06, 2006 10:41 pm
por Jorge Santos
olá ppl,

após 2500km's de andar a fritar óleo e depois de várias experiências nos patamares de mistura desde 5%ovd até 50%(neste caso com ou sem +5%de gasolina s/chumbo e +3% de o2t), cheguei à conclusão que para a minha viatura o ideal está na mistura com 25 ou 30% de ovd, sem mais nada.
é o patamar de mistura onde tem mais autonomia e em termos económicos é idêntico à mistura de 50%+5%s/chumbo+3%o2t, com a vantagem de não esforçar a bomba pela manhã, e de ter de fazer um cocktail (q encarece a mistura) cada vez que é necessário meter combustível.
no entanto se ouvesse por aí alguém com viatura idêntica em exprimentações agradecia troca de informação.
ah! antes que me esqueça tb já fritei algum oleo aqui de casa, após 2 filtragens simples com um pano e tudo grundig!

Enviado: quinta set 07, 2006 2:15 am
por Rogi
olá, eu tenho uma ford escort 1.8td de 98 motor endura e tb. rolo a ov30 sem mais misturas e rolo sem nenhum problema até agora e só fiz cerca de 500 km, embora ainda não saiba a marca da bomba injectora pois eu já dei uma espreitadela mas não consigo ver a marca será que me pode dar alguma dica, abraços.

Update

Enviado: domingo nov 26, 2006 2:51 pm
por Jorge Santos
oleosos amigos,

este post é apenas para informar, que a minha viatura ainda mexe sem problemas, nesta altura circulo +/- a 35% de ovd em virtude de o tempo arrefecer e com percentagens maiores notava-se uma ligeira dificuldade a pegar.
já "frito" òleo à +/- 12.000km, já queimei a 90% (uma vez, não notei diferença mas não arrisquei muito), várias vezes a 70%(viagens maiores), e muitas a 50%. juntei as percentagens "recomendadas" gasolina e oleo 2t, mas não notei diferença, pelo que actualmente não uso.
também já "fritei" oleo usado, apenas com duas filtragens simples, e também não notei alterações.
a ùnica alteração a registar é que faz muito menos fumo e quando faz é um branco/cinza claro, quando dantes era cinza escuro/preto.

um oleoso abraço,

Enviado: domingo nov 26, 2006 3:47 pm
por balurcos
boa sorte para os próximos km, a minha transit também rola sem problemas desde o inicio...

Enviado: domingo nov 26, 2006 6:56 pm
por manuelcar
olá jorge, catita este teu avatar do homer simpson
a ideia aqui não é ver o máximo que o veículo aguenta antes de estoirar a bomba. primeiro porque a bomba não estoura subitamente (geralmente) depois porque já existe um trabalho de compilação de resultados reportados pela comunidade e que está disponível por aí em forma de tabela. se gostas de experimentar, então deves ir tentando diversos dispositivos que permitam aumentar a temperatura, dentro de parâmetros razoáveis, e associar a eles percentagens seguras, (para isso deves precisar de termómetros e manómetros, bem como realizar a desmontagem periodica de velas de incandescência e injectores para aferir da boa combustão. ou talvez experimentar diversos métodos de comutar o combustivel, quer por meios mecânicos, quer por meios electricos, dentro de um esquema bicombustivel. ou então pensar numa boa forma de instalar um segundo tanque dentro do teu carro.
esta atitude de ir reportando percentagens crescentes, e temerárias, semana a semana, não ajuda grande coisa, e pode até induzir algumas pessoas em erro.
aqui vai uma dica se quiseres ajudar: num esquema que utiliza a realimentação do retorno de combustivel, para comutar os tanques basta uma valvula de 3 vias (do género das que manda agua para o duche ou para a torneira). se descobrires uma boa forma de integrar um dispositivo destes dentro do habitáculo em local facilmente acessivel ao condutor evitávamos o recurso a dispendiosas e pouco fiáveis electroválvulas para realizar a mesma função.
saúde da boa!

Enviado: domingo nov 26, 2006 10:09 pm
por orbis
não estou a ver qual o mal de relatarmos as nossas experiências. são apenas isso, não são conselhos nem obrigações para alguém seguir. todos sabemos que agimos por nossa conta e risco, ou não?

Enviado: domingo nov 26, 2006 10:36 pm
por padrinho
certissimo orbis.
mas o manuecar apenas recomenda prudência e não obriga niguem a nada, so que prudencia e caldos de galinha na fazem mal a ninguem.
abraços e boas experiencias.

Enviado: segunda nov 27, 2006 11:26 am
por manuelcar

nós somos bons a descobrir soluções simples e a desenrascar. de resto basta consultar as bases de dados para saber aquilo que se vai passando pelos motores de todo o mundo.

Enviado: segunda nov 27, 2006 6:43 pm
por hynek
manuelcar Escreveu:olá jorge, catita este teu avatar do homer simpson
.... evitávamos o recurso a dispendiosas e pouco fiáveis electroválvulas para realizar a mesma função.
saúde da boa!
.... podes informar quais as electroválvulas pouco fiáveis? já experimentaste alguma?

Enviado: segunda nov 27, 2006 8:23 pm
por manuelcar
ok, acuso o toque
onde se lê: "...pouco fiáveis electroválvulas" deve lêr-se: " muito mais dispendiosas, menos fiáveis,e consumidoras de energia electroválvulas"
fica melhor e é mais preciso

Enviado: segunda nov 27, 2006 9:13 pm
por hynek
perfeito.

o que tens contra válvulas?

já viste uma senhora manipular tal válvula se um simples butão com 2 posições nunca liga para posição certa? sabes qual será o resultado?


Enviado: segunda nov 27, 2006 10:17 pm
por manuelcar