Página 1 de 15
FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 12:06 am
por PMCBF_EV
dia 1 - 01/08/2008
chegou, tudo ok; poucas supresas o aspecto era o esperado. e embora faça bastante barulho o carro até consegue andar. descarregado pelos seus proprios meios do camião.
FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 12:12 am
por PMCBF_EV
18/08/2008
chegou o cd da ford, que consegui no ebay, com manual de serviço e muito mais.
versão 1996 mas numa palavra... perfeito !?
explica com todos os detalhes como desmanchar e montar cada “parafuso” do carro.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 12:16 am
por PMCBF_EV
dia 2 – 04/09/2008
1º dia de trabalho a “serio”. o carro foi colocado em cima de europallets que o elevam cerca de 50cm do chão, permite o trabalho na parte inferior e facilita o trabalho superior.
retirado o capô, bateria e jantes.
FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 12:19 am
por PMCBF_EV
dia 3 – 05/09/2008
a maior parte dos trabalhos foram debaixo do carro, retirados os varios tubos que ligavam o deposito ao tampão de abastecimento do combustivel, retirada toda a gasolina do deposito. o deposito não saiu a primeira tentativa teremos de tentar noutro dia. (é enorme, se necessario de certeza consigo colocar um suporte para varias baterias)
desliguei varios conectores do motor e as proteções metalicas dos farois, na realidade não seria necessario faze-lo mas como penso que lhes vou dar um toque de branco ficam já cá fora.
o passo seguinte seria retirar a proteção inferior, mas os parafusos de 17mm não quiseram colaborar, definitivamente necessito de ferramentas “pro”.
FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 12:29 am
por PMCBF_EV
dia 4 – 11/09/2008
com a ajuda das “pro” e principalmente muita força, foram retiradas as duas proteções metalicas inferiores.
também removidas proteções de plastico inferiores laterais.
a partida estas proteções inferiores regressam a sua posição após instalação do motor electrico.
desligados os tubos e retirado o sistema de radiador com as ventoinhas incluidas, este de certeza não vai voltar ao lugar.
os tubos do combustivel já tinham saido, retirei também o tampão da gasolina, qualquer dia temos um conector electrico aqui...
FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 12:34 am
por PMCBF_EV
dia 5 – 12/09/2008
primeiros grandes progressos !! o numero de peças retiradas começa a acumular-se.
todo o sistema de escape e deposito de gasolina “out”, o sistema de escape deu bastante “luta”. os parafusos do lado do motor (3+3) foram possiveis de desapertar (embora dois tenham mesmo partido face a força exercida. mas todos os outros completamente impossivel ... solução serrote de ferro.
o sistema de escape acabou por sair quase completo. as borachas de suporte foram cortadas.
o deposito de combustivel não representou qualquer dificuldade.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 8:54 am
por Bluesky
quando vi este ford probe lembrei-me imediatamente do bmw 850 devido às suas semelhanças...
a questão que tenho é relativo ao peso do veiculo, sabes qual é? será interessante tambem saber o peso de tudo que vais remover para saber a disponibilidade ao sistema electrico que o veiculo tem e se é possivel equilibrar esse peso nos eixos...
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 10:59 am
por serges
os meus parabéns pela iniciativa pela máquina e pela descrição com que queres dar ao teu diário de construção!
gostaria de saber o que esperas de desempenho do mesmo como eléctrico!
força qualquer coisa apita estamos cá para ajudar!
bem vindo!
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 1:01 pm
por jmal
serges Escreveu:os meus parabéns pela iniciativa pela máquina e pela descrição com que queres dar ao teu diário de construção!
gostaria de saber o que esperas de desempenho do mesmo como eléctrico!
força qualquer coisa apita estamos cá para ajudar!
bem vindo!
sim também gostava de saber e qual o "set up" que estás a pensar aplicar.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 1:01 pm
por EcoPonto
o ford probe é nacional ou veio do estrangeiro?
se tem matricula estrangeira, vai ser legalizado em portugal depois de transformado em ve?
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 2:51 pm
por Zerocool
antes de mais quero dar os parabéns pela iniciativa!
espero que continues a detalhar os próximos passos( e com muitas fotos de preferência) e força com o projecto.
bluesky Escreveu:
a questão que tenho é relativo ao peso do veiculo, sabes qual é? será interessante tambem saber o peso de tudo que vais remover para saber a disponibilidade ao sistema electrico que o veiculo tem e se é possivel equilibrar esse peso nos eixos...
tive a ver a ficha desse carro, e a tara com o motor 1.9l pesa 1229kg, mas nada melhor que o dono para confirmar
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 3:31 pm
por rocker_pt
para ficarmos com uma ideia dos custos aproximados sabemos que o volvo de viseu custou 14.000€ (eles dizem que um segundo poderia ser feito com apenas 10.000) mas este foi desenvolvido com algumas inovações: o sistema de cablagem de todos os equipamentos eléctricos (luzes, etc) foi com base num barramento tipo ubs (2 para energia + 2 para sinal). levou motor ac. se for necessário tenho a revista "super interessante" onde este carro saiu com destaque (mas o que diz na revista, umas 4 páginas, já todos nós sabemos).
e o do toze uns 8.000. assim já temos uma ideia dos custos.
o ford é um desportivo muito bonito. e eléctrico mais bonito fica por ser muito mais higiénico.
só o peso do motor ci, irá libertar muito espaço e peso para as baterias.
para quem não tem oficina...custa mais a conversão, pois tem de comprar todas as ferramentas, máq. soldadura, etc. mas é um bom desafio e muito aliciante pela experiência que se adquire e para além do mais mostramos que conseguimos fazer como amadores o que a indústria não consegue (ou não lhe convém conseguir).
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 8:01 pm
por Filho da Natureza
rocker_pt: consegues digitalizar a revista ?
blueskey: esse bmw vendeu-se em portugal ?
pmcbf_ev: boa sorte !
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda set 22, 2008 9:57 pm
por Bluesky
nao, so o modelo tradicional. a foto é de um bmw 850 alpina b12 de 1991.
FORD PROBE'94
Enviado: terça set 23, 2008 12:41 am
por PMCBF_EV
antes de mais agradeço todos os comentarios de incentivo recebidos...
o peso do carro pelos documentos é de 1.609 kg a versão é a de 1994 2.5 l (2497 cc) dohc 24 valve v6.
o carro já percorreu meio mundo, é original dos estados unidos, foi importado para a alemanha e agora para portugal.
foi uma longa pesquisa (cerca de 4 meses) até encontrar aquele que penso ser a escolha certa.
o carro está impecavel de interiores, chapa e pintura bastante razoavel e como tinha o motor "partido" ficou bastante em conta.
espero poder legaliza-lo após a conversão, mas sinceramente este projecto conta com a evolução de diversos temas nos proximos meses/anos, este é apenas um deles.
o "setup" (144v) :
motor : fb1-4001a advanced dc motor ( 72v - 144v ) 18hp - 30hp
controlador : 1231c-8601 curtis (96v - 144v) 500 amp (após muitas duvidas com o kelly kdh14650b)
depois uma longa listagem de componentes "menores" com especial atenção para a segurança :
- bomba de vacuo para os travões.
- interruptor de inercia (auto-shunt off)
- fusiveis e contactores
-...
esta primeira parte por mais alternativas que procure ronda sempre os 5.000 eur. (altos)
mas praticamente fica apenas a faltar as baterias, que como todos sabemos é um tema para horas. em resumo lifepo4, e cá estou eu a contar novamente com a evolução.
o objectivo é colocar o orçamento total nos 10.000 €. ao dia de hoje digo já que é impossivel, mas provavelmente daqui a 365 dias julgo que não será assim tão dificil.
numa primeira fase quero colocar a parte electrica o mais flexivel possivel, segurança total, montagem o mais limpa possivel, e que aceite sem problemas um pack "evolutivo" de baterias, quem sabe começar com 144v50ah ou até menos.
já vai longo...
Re: FORD PROBE'94
Enviado: terça set 23, 2008 10:46 am
por serges
filho da natureza Escreveu:rocker_pt: consegues digitalizar a revista ?
blueskey: esse bmw vendeu-se em portugal ?
pmcbf_ev: boa sorte !
o pedido que fazes está
aquimais bem colocado!
obrigado rocker_pt
Re: FORD PROBE'94
Enviado: sábado set 27, 2008 6:50 am
por TOZEVE
boas
boa sorte com a conversao, nao compres ainda nada nos eu já que temos na europa material equivalente ou melhor.
pesa tudo o que tirares do carro, isso vai ser uma grande ajuda.
muito boa sorte e alguma ajuda que queiras é só dizeres.
FORD PROBE'94
Enviado: domingo set 28, 2008 7:10 pm
por PMCBF_EV
dia 6 – 26/09/2008
estou a seguir as instruções do cd da ford para retirar o motor.
segundo essas instruções, ao que pareçe, a transmissão vai sair junto com o motor.
assim sendo é necessario desmontar os eixos da transmissão, e foi exactamente isso que foi feito hoje, infelizmente só deu tempo para retirar o do lado direito.
tecnicamente não foi dificil, mas fisicamente foi desesperante.
resta a consolação de que para o lado esquerdo já temos pratica.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: domingo set 28, 2008 7:42 pm
por PMCBF_EV
tozerrvm Escreveu:boas
boa sorte com a conversao, nao compres ainda nada nos eu já que temos na europa material equivalente ou melhor.
pesa tudo o que tirares do carro, isso vai ser uma grande ajuda.
muito boa sorte e alguma ajuda que queiras é só dizeres.
bem nesse caso preciso mesmo de ajuda,porque tudo o que tenho procurado em portugal não têm resultado.
para o motor e controlador sugeres-me algumas alternativas ? segue-se o meu estado actual.
motor :
nesta altura tenho uma cotação de $1.550,00 nos eu para o fb1-4001, a unica alternativa que considerei até hoje foi o netgain warp 9, que até têm contacto de portugal no site mas até hoje não recebi cotação para o meu pedido. infelizmente em todos os locais que procurei este motor têm mais de dois meses de espera e é pelos menos mais $250 do que o adc.
controlador :
também dos eu tenho uma cotação de $1.495 para o 1231c-8601. até hoje continuo com serias duvidas se não seria melhor optar pelo kelly, até é mais barato, mas os relatos que obtenho de varios "colegas" não são assim tão positivos. se tivesse expriencia quase de certeza o escolhia, mas de momento estou numa estrategia conservadora.
contactei o representante da curtis em portugal e é melhor nem referir o preço que obtive, nem sequer deu para considerar entrar em negociação (sei que aos $ temos de adicionar transporte, taxas e i.v.a.).
nota: não sei se posso referir marcas e modelos, de qualquer forma vou sempre que possivel evita-lo.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: domingo set 28, 2008 8:20 pm
por TOZEVE
como referencia temos de saber + - o que se vai querer.
potencia
tensao
peso do carro
relacoes de caixa
velocidade maxima que vais querer
...
toda a informacao que conseguires é importante
já agora já viste algum alterado?
é sempre bom saber o que foi usado e assim fazer melhor.
quando tiveres essa informacao posso tentar saber o motor mais indicado e depois logo te encaminho...
se tiverem motor para ti acho que vais ficar bem servido até porque pela conversa os motores podem ser feitos a "medida" e como tambem vou querer um para o meu sinquecento pode ser que venham mais baratos.
ainda estou a espera de saber promenores para o meu e se for favoravel logo espalho por aqui a informação.