tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Vermeer
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 25, 2008 11:00 am

tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Vermeer »

a todos:

sou novo no forum e tenho várias questão a colocar relacionadas com a instalação de sistemas de aquecimento que recorrem a tubos de vácuo.

há já algum tempo, adjudiquei um sistema de aquecimento por tubos de vácuo com vidro de borossilicato. na altura, a solução pareceu-me convincente e avancei, sem que a tivesse estudado com a atenção que gostaria. não só foi conviencente para mim como para dois outros amigos que acabram por encomendar esse mesmo sistema. devo acrescentar que a solução nos foi apresentada como cobrindo as necessidades de aquecimento de águas sanitárias, mas também a de aquecimento central. a experiência desses dois amigos tem sido indescritivelmente má, devido à incompetência e laxismo (com uma dimensão que nunca encontrei) da parte da empresa prestadora do serviço. tanto assim é que os sistemas (ainda) não chegaram a funcionar devidamente: num dos casos foi "instalado" há um ano e ainda não funciona; noutro aindo não foi instalado, depois de meses de promessas não cumpridas.

sendo eu recém-chegado a este forum, julgo que não devo entrar "a matar" e vou-me coibir, quer de identificar a "empresa" em questão, quer de entrar em mais detalhes ... pelo menos sem antes perceber se esse tipo de denúncia tem cabimento neste espaço.

posto isto, estando a concluir a construção de uma moradia e avizinhando-se o momento em que deveria proceder à instalação do equipamento e sendo nula a disposição para confiar no instalador a quem adjudiquei o serviço, gostaria de colocar as seguintes questões:

- aquecimento central: é uma solução realmente viável para este fim? ela foi-me apresentada como sendo totalmente capaz de dispensar outras fontes de aquecimento (a não ser em situações raras e extremas). é assim? ou é apenas viável como fonte de aquecimento para águas sanitárias?

- fiabilidade, longevidade: encontrei referências ao sobredimensionamento desta tecnologia para aplicações domésticas. as temperaturas excessivas comprometerão, inevitavelmente o tempo de vida da instalação e/ou frequência das intervenções de manutenção. não posso deixar de referir que na casa em que cresci (e onde vive a minha mãe) está a funcionar um sistema de aquecimento solar que foi instalado no início de 1982, sem que nunca tenha tido qualquer problema, pelo que a minha expectativa relativamente à fiabilidade de uma solução de aqs é alta ...

- encontrei um tópico dedicado a esta tecnologia, com algumas impressões e opiniões (bem interessantes, devo referir, mas - como é normal - divergentes), mas fiquei com dúvidas de que estas partissem de pessoas que tenham uma instalação doméstica deste tipo. sem qualquer desprimor para as restantes opiniões, caso existam "foristas" que tenham sistemas deste tipo gostaria de saber a vossa experiência na primeira pessoa.

- caso a tecnologia seja realmente apropriada, que instaladores não muito distantes (a moradia localiza-se perto de santarém) seriam recomendáveis? trabalharem com esta tecnologia e terem experiência comprovada é condição necessária. é que a alternativa seria ficar com o equipamento (parcialmente) fornecido pela empresa à qual adjudiquei o serviço, mas recorrer a outra para fazer a instalação ...

embora tenha pago uma fracção significativa do custo da instalação , não quero embarcar numa solução que não funcione ou tenha problemas de fiabilidade ... qualquer feedback ser-me-á útil ...

obrigado,
joão


Autor do tópico
Vermeer
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 25, 2008 11:00 am

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Vermeer »

ninguém em nada a acrescentar?

joão


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Mónica »

boa tarde,

há com certeza quem perceba muito mais disto que eu, mas, estamos numa altura de férias, por isso vou tentar dizer-lhe o que sei (pois estou também a pensar colocar tubos de vácuo na minha futura casa).

é uma boa tecnologia, tanto quanto sei, a melhor opção para aquecimento de águas, sobretudo porque poderá ter melhor rendimento no inverno que nos paineis tradicionais. para isso deve procurar a melhor orientação, de forma a maximizar a captação no inverno e não no verão (existem vários tópicos que abordam o tema e a orientação certa não é unânime, mas, a ideia é que esteja mais na vertical do que é normal (tipo 60 graus, em vez de 45), uma vez que o sol, no inverno "anda mais baixo).

em relação ao aquecimento, cheguei a partilhar a sua ideia de usar os paineis para o aquecimento, mas neste momento penso que, apesar de poder dar uma ajuda, não terão quase efeito:
para dimensionar bem o sistema (o sobreaquecimento é prejudicial e podem mesmo "explodir" um tubo), deve fazê-lo de forma a que no verão gaste toda a água quente que ele produz...
ora, inevitavelmente, no inverno ele irá produzir menos... ou seja, a não ser que gaste muito menos água quente no inverno, toda a água que ele produzir será provavelmente pouca para banhos... lembre-se também que pode aproveita a água quente para as máquinas de roupa e loiça.

ou seja, o que me parece é que sobredimensionar o sistema, para que possa dar para o aquecimento, é possível (até há quem os cubra, no verão com lonas, ou instale uma espécie de persianas, que descem quando a temperatura sobe demais), mas não me parece muito seguro, a longo prazo terá tendencia para "desgastar" o sistema (por causa da altas temperaturas que atinge no verão), e sobretudo não me parece muito bom investimento.
se tiver uma piscina, para gastar a água quente no verão, ainda é de ver... mas já ouvi de pessoas que ficam com a piscina tão quente que se torna desagradável....

e não pretendo por o sistema com a "ideia" de que vai fazer o aquecimento, o que pretendo fazer é ter um acumulador único (que serva para o aquecimento e para as águas quentes) e que, sobretudo no inverno, tenha uma segunda (e mesmo talvez terceira) fonte de calor... embora ela seja sempre pré-aquecida pelos paineis...

existem alternativas "ecológicas" para aquecimento, como biomassa... e "possivelmente" (porque gastam menos energia) bombas de calor.
há muitos tópicos que debatem este tipo de combinações (painéis, com outro sistema), tente ver o que mais lhe agrada...

espero ter ajudado.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por DJGH »

amigo vermeer,
realmente estamos numa altura de férias por excelência, e penso eu que deverá ser também essa a razão pela qual ainda não obteve muitas contribuições para as suas questões. eu não sou utilizador do solar térmico porque vivo num apartamento, por isso não tenho a minha experiência pessoal para transmitir, no entanto tenho umas ideais gerais que penso serem consensuais. o solar térmico, seja termossifão, circulação forçada, tubos de vácuo ou outra, são eficientes para aqs (águas quentes sanitárias) mas não tem viabilidade para aquecimento central. esta é uma conclusão velha de discutida nos diversos tópicos deste fórum. no entanto já li por aqui alguém afirmar como utilizador que o solar térmico lhe dá uma ajuda muito significativa em aquecimento por piso radiante (que trabalha com temperaturas mais baixas do que o aquecimento por radiadores como provavelmente saberá). essa opinião pareceu-me que vale pelo que vale a afirmação de 1 (um) user.

quanto á questão da "sua" empresa instaladora, na verdade este não é o sítio próprio, penso eu, para denúnciar empresas/marcas no sentido de denúncias específicas ao mau serviço prestado ou á qualidade do equipamento, que muitas vezes podem ser subjectivas ou fruto de situações particulares que não se podem generalizar para elas. no entanto será sempre útil a todos os que pensam investir nesta área, conhecer as diversas situações com que se podem deparar quando tomam essa decisão, sendo uma ajuda para que tomem os devidos cuidados e sejam exigentes na escolha dos equipamentos, marcas e instaladores por forma a terem o máximo de garantias de qualidade dos equipamentos, da adequação ao fim a que se destinam, e boa execução da instalação.

este fórum é um sítio para troca de experiências e de entreajuda entre todos os participantes que tiverem disponibilidade para o fazer.
DJGH


Autor do tópico
Vermeer
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 25, 2008 11:00 am

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Vermeer »

muito obrigado a ambos pelo feedback!
isto vem confirmar que me saiu caro não ter feito o trabalho de casa na devida altura e ter investigado devidamente a solução ...

agora novas questões se colocam ... more to come

joão


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por NunoNeiva75 »

mónica Escreveu: poderá ter melhor rendimento no inverno que nos paineis tradicionais.
esse argumento, na minha opinião, pode ser uma falsa questão...

tive agora acesso a 2 testes anuais feitos entre 4 paineis solares planos de 1m2 (4m2) e 1 painel tubo vacuo de 1,7m2. os testes provam que a tecnologia de tubos de vácuo é bem mais eficaz a absorver/fornecer energia pois nos 2 testes a qt total anual de energia fornecida à agua do termoacumulador foi sensivelmente a mesma, apesar do painel de vácuo ter menos de metade da área equivalente (de abertura), mas de facto, não foi absorvida maior % de energia nos meses mais frios.

concluindo: o que quero dizer é que, segundo os testes, os painéis de vácuo não têm especificamente mais rendimento no inverno, mas durante todo o ano, visto conseguirem absorver mais energia, quer ela seja proveniente de radiação directa ou difusa... não sei se me consegui fazer entender.

cumprimentos.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por DJGH »

nuno neiva, vamos lá a ver se eu percebi.
comparando a energia produzida por um sistema de 4 painéis planos de 1m2 cada, num total de 4m2, e um sistema constituído por um painel de tubos de vácuo com uma área equivalente de 1,7 m2, verificou-se que a energia produzida por ambos os sistemas era idêntica, certo? isto siginficará que o sistema de tubo de vácuo é cerca de 2,35 vezes mais eficáz que os sistema de paineis planos.
como se conclui que os tubos de vácuo não são mais eficazes no inverno que os paineis planos, só pela quantidade de energia total anual ser a mesma? foram feitas medições mensais, ou de periodicidade inferior? só podemos afirmar isso que compararmos as curvas de produção ao longo do ano. se elas ficarem sobrepostas, as eficiencias são as mesmas e o valor final é obviamente o mesmo. se por exemplo a curva dos "planos" for uma "montanha" com o pico óbvio no verão e um "desfiladeiro" no inverno, pode ter o mesmo valor final anual dos tubos de vácuo, se a sua curva for mais plana (mais alta que os "planos" no inverno e mais baixa no verão). bom, se no verão os tubos de vácuo forem muito mais eficazes que os "planos" é porque em contrapartida são menos eficazes no inverno... para terem um total anual idêntico.
se assim for lá se vai a teoria da mónica do melhor rendimentos dos "vácuo" no inverno, penso eu
DJGH


FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por FranzLiszt »

os colectores c/ tubos de vácuo apresentam obviamente uma diferença de rendimentos (em relação aos planos) mais elevados no inverno do que no verão, devido ao facto de serem menos sensíveis à temperatura exterior.


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Mónica »

pois... eu como disse, não tenho (ainda) a experiência, estava a "vender" o que li.... mas que me pareceu credível (de pessoas sem interesses comerciais...).

é bom poder confirmar isso, porque o que me interessava mesmo era ter uma curva de produção com menos "altos e baixos".


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por NunoNeiva75 »

franzliszt Escreveu:os colectores c/ tubos de vácuo apresentam obviamente uma diferença de rendimentos (em relação aos planos) mais elevados no inverno do que no verão, devido ao facto de serem menos sensíveis à temperatura exterior.
boas franzliszt,

eu também estava convencidíssimo desse facto (devido à imensa qt de informação proveniente dos fabricantes e instaladores nesse sentido), mas após comparar os testes que me foram facultados, cheguei a uma conclusão diferente.

comparei o fornecimento de energia entre os 2 sistemas nos 4 meses mais frios (novembro a fevereiro) e verifiquei o seguinte:

1,7m2 vácuo » 381 kwh num total anual de 1715 kwh (22,2%);

4m2 plano » 373 kwh num total anual fornecido de 1686 kwh (22,1%).

cumprimentos.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...


FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por FranzLiszt »

nunoneiva75 Escreveu:
franzliszt Escreveu:os colectores c/ tubos de vácuo apresentam obviamente uma diferença de rendimentos (em relação aos planos) mais elevados no inverno do que no verão, devido ao facto de serem menos sensíveis à temperatura exterior.
boas franzliszt,

eu também estava convencidíssimo desse facto (devido à imensa qt de informação proveniente dos fabricantes e instaladores nesse sentido), mas após comparar os testes que me foram facultados, cheguei a uma conclusão diferente.

comparei o fornecimento de energia entre os 2 sistemas nos 4 meses mais frios (novembro a fevereiro) e verifiquei o seguinte:

1,7m2 vácuo » 381 kwh num total anual de 1715 kwh (22,2%);

4m2 plano » 373 kwh num total anual fornecido de 1686 kwh (22,1%).

cumprimentos.
mas essa conclusão está a dar-me razão

embora ache q qualquer coisa n está bem aí... a diferença entre áreas é demasiado grande, para se obter um fornecimento energético anual superior ao plano


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Mónica »

queria só fazer uma pergunta: a inclinação e orientação era exactamente a mesma?
é que, tanto quanto tenho lido, para ter o sistema colocado de forma a ter uma diferença o menos acentuada possível (porque existe sempre bastante, claro, estou a falar só de tentar diminuir a diferença) entre a produção de inverno e de verão, é ter um painel mais inclinado que o habitual.
ou seja, seria possível que, com uma inclinação maior os resultados divergissem mais?


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas,

para podermos fazer um "brainstorming" virtual vou colar as imagens dos testes aqui...

Imagem

Imagem

agora vamos trocar opiniões:

franzlistz: realmente como foi acima dito pelo djgh, segundo os testes, os colectores tubo vácuo são 2,35 vezes mais eficazes que os planos.

0,1% é irrisório e desprezável face ao que é anunciado acerca da eficácia dos tubos de vácuo no inverno (com muita pena minha...)

mónica: esse é realmente um ponto importante. na minha futura instalação eu também quero maximizar a energia absorvida no inverno pelo sistema, pelo que estou a pensar colocar os colectores a 55/60º.

como podem ver nos testes, o colector plano tem mais 10º de inclinação que o de vácuo (ñ sei porquê) o que o poderá beneficiar no inverno. mas se essa diferença de 10º é suficiente para anular a grande vantagem da utilização dos tubos de vácuo no inverno... é porque essa não é realmente uma grande vantagem... ou seja, estava à espera de mais...

eu gostaria também de ter acesso a várias configurações de inclinação para comparar os vários desempenhos. agora há uma coisa no teste que não compreendo o que é - o modificador de ângulo - primeiro pensei que fosse um coeficiente de eficiência mediante os ângulos de inclinação... mas depois vi que não fazia muito sentido se assim fosse ( por ex no tubo de vácuo - 0º»1 60º»1,3 90º»0 ) se algum entendido nos poder explicar...

cumprimentos.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...


FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por FranzLiszt »

o colector que foi incluído nesse teste é um colector virtual que é utilizado para efeitos comparativos no âmbito da aplicação do rccte. apresenta rendimento óptico e perdas térmicas mt elevadas. os colectores planos actuais apresentam características ópticas e térmicas muito superiores. a diferença em relação aos de vácuo em termos de fornecimento energético anual geralmente ronda os 10 a 20%.

o modificador de ângulo é um coeficiente que afecta o rendimento óptico quando a incidência solar não é perpendicular ao colector.

por exemplo:
se a incidência dos raios solares for perpendicular ao painel, o modificador de ângulo é igual a 1
se a incidência dos raios solares formar um ângulo de 50º com o painel, o modificador de ângulo geralmente toma um valor entre os 0,85 e os 0,95 (se n for vácuo ou cpc). este valor costuma estar referenciado no certificado do colector.


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por NunoNeiva75 »

franzliszt Escreveu:o colector que foi incluído nesse teste é um colector virtual que é utilizado para efeitos comparativos no âmbito da aplicação do rccte. apresenta rendimento óptico e perdas térmicas mt elevadas. os colectores planos actuais apresentam características ópticas e térmicas muito superiores. a diferença em relação aos de vácuo em termos de fornecimento energético anual geralmente ronda os 10 a 20%.

o modificador de ângulo é um coeficiente que afecta o rendimento óptico quando a incidência solar não é perpendicular ao colector.

por exemplo:
se a incidência dos raios solares for perpendicular ao painel, o modificador de ângulo é igual a 1
se a incidência dos raios solares formar um ângulo de 50º com o painel, o modificador de ângulo geralmente toma um valor entre os 0,85 e os 0,95 (se n for vácuo ou cpc). este valor costuma estar referenciado no certificado do colector.
obrigado franzlistz,

dizes que os colectores de vácuo têm um rendimento superior em 10 a 20% relativamente aos colectores planos actuais? referes-te aos selectivos ou aos cpc?

ainda não percebi o modificador de ângulo. segundo a tua explicação não percebo como é que esse valor pode ser superior a 1 em certos ângulos no colector de vácuo? estamos a falar de inclinação horizontal a simular as várias horas do dia ñ é?

já agora, relativamente à dedução de irs de 30% até ao valor máximo de 777€. esta dedução aplica-se somente ao valor do material com iva, ou pode ser incluído o valor da mão-de-obra (instalação).

ou seja, se eu pagar na totalidade 2590€ por um sistema solar (instalação incluída no valor de 590€), será abatido no irs o valor de 777€ ou 600€?

cumprimentos.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Oinq »

nunoneiva75 Escreveu:já agora, relativamente à dedução de irs de 30% até ao valor máximo de 777€. esta dedução aplica-se somente ao valor do material com iva, ou pode ser incluído o valor da mão-de-obra (instalação).

ou seja, se eu pagar na totalidade 2590€ por um sistema solar (instalação incluída no valor de 590€), será abatido no irs o valor de 777€ ou 600€?

cumprimentos.
se tiveres uma factura que especifique 2590 por um sistema xpto, podes deduzir os 777
Cumprimentos
Nuno Leitão


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por jbaptista »

boas. a empresa para a qual trabalho comercializa unicamente painéis tubulares em vácuo. lembro-me perfeitamente que antes de começar efectivamente as instalações foram encomendados 2 sistemas de 150 l em termosifão para serem testados em duas regiões distintas. uma perto de vendas novas e outra em olhão no algarve.

as duas instalações estão a funcionar muito bem há cerca de 2 anos. mas, (há sempre um mas), no algarve tivemos de retirar 15º á orientação sul para não haver mais excesso de calor no verão (no verão deitava um pouco de água fora). no outro sistema tivemos de mudar para circulação forçada, pois a amplitude térmica acentuada fazia com que a água ficasse fria durante a noite. (o isolamento tb não era suficiente).

abraço a todos!


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Oinq »

e então? opiniões do sistema? achas que a relação preço qualidade é valida para uma moradia?
Cumprimentos
Nuno Leitão


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por jbaptista »

acho que é uma solução muito viável para quem está a pensar num sistema solar.
moro num apartamento (algarve) e tenho um termosifão tubular de 250l. não tive até á data problemas. e está instalado há 1 ano e qq coisa. nos sítios mais frios, penso (opinião técnica) que se deve considerar o sistema forçado.

logo acho que é uma boa solução para uma moradia.

espero ter contribuido com algo.

abraço a todos!

Avatar do Utilizador

Tigre1973
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo fev 08, 2009 1:39 pm
Localização: Montijo

Re: tubos de vácuo: opiniões, experiências e instaladores

Mensagem por Tigre1973 »

olá a todos.

como também quero vir a instalar um sistema destes, e ainda antes disso abrir um novo tópico com os meus pressupostos e as minhas dúvidas, ando primeiro a ler o que já existe...
aproveito então para aqui fazer uma pergunta em relação às tabelas que foram disponibilizadas pelo amigo nunoneiva75.
então é assim, pelo que leio na coluna "fornecido kwh" do teste dos tubos de vacuo, o minimo que ele consegue fornecer são 86kwh no mes de dezembro. se isto é verdade, então bastava 1 painel para servir de aquecimento central para uma vivenda, uma vez que as caldeiras murais a gáz mais utilizadas têm no máximo 30kwh de potência... algo está mal definido de certeza...
será que o valor da tabela é o valor produzido não por hora mas no mês? assim teriamos que potencia nominal por hora = 86000/30/10 = 286wh o que me parece também muito pouco...
alguém consegue explicar estes valores?
muito obrigado.
Sem outro assunto,
Melhores cumprimentos,
Tigre1973

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”