Paineis Solares "homemade"

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Paineis Solares "homemade"

Mensagem por d_pintassilgo »

boas.
eu já há que tempos que ando com ideia de fazer um painel solar para aquecer agua (só mesmo no sentido do desafio), mas nunca tive motivação.
como agora tenho ali uma piscina pequenita, lembrei-me de novo dessa ideia.

tenho algumas duvidas, por exemplo:
é sequer possível pensar em manter a agua da piscina tépida com uma painelzeco feito em casa? ou sem um equipamento "á céria" nem vale a pena pensar nisso?

(cerca de 3 ou 4 metros de agua)

para começar é isto


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por marcopns »

este topico ja mostra qualquer coisa
viewtopic.php?f=28&t=6433

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por d_pintassilgo »

tenho continuado a pensar nisso, e independentemente da utilização a dar á agua, estava-me a pensar em usar a 'grelha' de trás de uma arca frigorífica velha para fazer a exposição da agua ao sol.

que acham?


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por MrOverclock »

eu sei que o verão já está a acabar e que para este ano já quase não vale a pena, mas vou deixar o meu testemunho.

com grelha de traz de um pequeno frigorífico (grelha com 50x40cm mais coisa menos coisa) consegui aquecer 10l de água a uma temperatura suficiente para achar quente de mais para tomar banho com ela em 1 hora. (não tinha termómetro)
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock


alexisscout
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta ago 28, 2008 9:14 pm

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por alexisscout »

ora aqui vai um video daquilo que eu e o mr.overclock temos andado a fazer. ainda nao está acabado mas ja dá para ter uma ideia daquilo que se quer fazer.


Link


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por cblfreitas »



fantástico!
a isto chamo aproveitar bem o tempo livre.
a locução também está muito boa.
parabéns.


Jonh
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta set 12, 2008 12:49 pm

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por Jonh »

epa ..excelente!! parabéns pela partilha tambem!

digam me so uma coisa, quanto ao painel, vi que têm uma pequena bomba, nao ha possibilidade de a circulação ser natural?

um abraço


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por MrOverclock »

eu julgo que não será viável. com uma circulação natural ou não funcionaria ou ficaria muito lento.
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por Filho da Natureza »

muito bem feito de facto.
no meu curso já se realizou experiências do género,mas com menos equipamento. fizemos apenas com caixa de esferovite, tubo de plástico preto flexível,lâmpadas a substituir o sol, placa de vidro e termómetro.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por d_pintassilgo »

já comecei a fazer o colector solar, optei por reciclar tudo o que podia:

para começar, arranjei a base de um guarda-vestidos velho que faz uma caixa e forrei-a com esferovite de umas placas de umas maquinas quaisqueres (achei-as quando andava á procura de um pesqueiro bom ao é do tejo)

comprei 25 metros de tudo de rega que se usa na gota a gota, e meti lá dentro qualquer coisa como uns 15/20 metros.


para já é só, pretendo agora pinta de preto por dentro, colocar uma 'camada' de plastico transparente forte logo encostado onde termina o esferovite, e como ainda fica uns 2 centimetros até ao fim da caixa meto depois outro plastico á face da caixa. fica tipo,.. vidro duplo, mas "em versão" plástico

fotos: http://www.box.net/shared/5om02xmrly#

ImagemImagem

o que acham? vai no bom caminho, ou nem por isso?


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por Arieira »

olá jovem não te quero desanimar, já é uma boa iniciativa mas esse painel não vai dar assim tanto como esperas, porque o absorvedor é única e simplesmente o tubo, isso precisava de um absorvedor de maneira que dissipasse para os tubos mas isso com plástico não é facil.
bem mas isso tb é uma pequena experiencia um dia ainda fazes um como o meu http://arieira.com.sapo.pt/painel.jpg super dimencionado
Cumprimentos de Rafael Arieira

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por d_pintassilgo »

possa! isso é que é.

a diferença de rendimento seria brutalmente diferente se mete-se um vidro em vez de plástico, ou também 'não era por ai'... ?

que rendimento poderei eu esperar que aquilo me dê? (é que eu não tenho a mínima ideia) por exemplo,.. supondo que meto um deposito de 30 litros ligado a esse colector, numa hora (durante um dia de sol) qual o delta da temperatura da agua que poderia esperar?


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por Arieira »

sim com vidro dá mais rendimento, mas vidro com máximo 4mm o plástico corta muito e então ao fazer em duplo piora mais.
bem mas já que estas numa de reciclagem! aproveita a chapa de alumínio de um frigorifico e aplica bem pressionado encima dos tubos com uns parafusos ao fundo da caixa envasando o esferovite e depois pinta a chapa de preto pode ser spray alta temperatura.
agora diz-me isso vai aquecer por termósifao ou vai ser forçado? da maneira que tens os tubos vai criar bolças de ar, e não vai funcionar por termosifao.
Cumprimentos de Rafael Arieira

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por d_pintassilgo »

arieira Escreveu:o e então ao fazer em duplo piora mais.
olha,..e eu a pensar precisamente o contrario....
bem mas já que estas numa de reciclagem! aproveita a chapa de alumínio de um frigorifico e aplica bem pressionado encima dos tubos com uns parafusos ao fundo da caixa envasando o esferovite e depois pinta a chapa de preto pode ser spray alta temperatura.
tb está bem pensado. a ideia é o aluminio receber o calor e difundi-lo pelos tubos se bem entendi, certo?
agora diz-me isso vai aquecer por termósifao ou vai ser forçado? da maneira que tens os tubos vai criar bolças de ar, e não vai funcionar por termisifao.
a ideia é termosifão. para o problema do ar eu planeava deixar uma entrada de ar no tudo antes do deposito. (com um tudo na vertical mais alto do que o nível da agua.


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por Arieira »

para funcionar por termósifao tens que meter o tubo sempre a subir no painel até ao deposito,
no teu caso eu fazia da seguinte maneira fazia o painel na horizontal entrava com o tubo num canto (pior no plástico é fazer as curvas rápidas) e subia sempre em s.
Cumprimentos de Rafael Arieira

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por d_pintassilgo »

aaa...acho que já estou a perceber o problema. como não está sempre a subir o tubo, não vai circular a agua pois teria em certas partes de descer, certo?

ena pá... nunca mais consigo fazer nada de jeito com aquilo estou mesmo a ver...

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por Filho da Natureza »

[quote="d_pintassilgo"]aaa...acho que já estou a perceber o problema. como não está sempre a subir o tubo, não vai circular a agua pois teria em certas partes de descer, certo?

ena pá... nunca mais consigo fazer nada de jeito com aquilo estou mesmo a ver... [/quote

no termossifão joga-se com a densidade da água. quando a água aquece,ela fica mais leve,logo ela vai subir.
para a cobertura porque não ir a uma sucata e arranjar um vidro de fogão ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por d_pintassilgo »

eu agora vou 'meditar' se calhar mais uns dias sobre como fazer isso. logo trago mais novidades.


Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por Arieira »

espero não ter desanimado nao era minha intençao relendo o que escreveu
supondo que meto um deposito de 30 litros
bem para um deposito destes o melhor é meter o deposito dentro do painel e pintalo de preto, nem precisa de serpentiana.!
Cumprimentos de Rafael Arieira


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Re: Paineis Solares "homemade"

Mensagem por MrOverclock »

acho que estás a ir no bom caminho, só precisas trocar os tubos por tubos metálicos.

com essa dimensão acho que consegues muito bom rendimento para começar, especialmente se meteres o tubo em "s" com a linha de cima a tocar na linha de baixo, deixando assim muito pouco esferovite à mostra
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”