Truques para abastecimento
Enviado: sexta jul 11, 2008 11:43 am
não sabia onde por isto pôr isso pus aqui:
na leitura de um outro fórum deparei-me com esta informação que supostamente chegou por mail a um dos users.
não querendo fazer juízos previos para não influenciar as vossas opiniões, transcrevo o texto sem mais comentários... por agora.
aqui vai:
o autor deste texto trabalha numa refinaria desde faz 31 anos.
assim que pode você tomar em sério os truques que a seguir lhes expõe para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.
esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º.truque: encher o tanque pela manhã cedo.*
a temperatura ambiente e do solo é mais baixa. todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. o contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º truque: quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. truque: encher o tanque antes de que este baixe da metade.* quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. o combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º truque: não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. ao rreabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
na leitura de um outro fórum deparei-me com esta informação que supostamente chegou por mail a um dos users.
não querendo fazer juízos previos para não influenciar as vossas opiniões, transcrevo o texto sem mais comentários... por agora.
aqui vai:
o autor deste texto trabalha numa refinaria desde faz 31 anos.
assim que pode você tomar em sério os truques que a seguir lhes expõe para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.
esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º.truque: encher o tanque pela manhã cedo.*
a temperatura ambiente e do solo é mais baixa. todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. o contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º truque: quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. truque: encher o tanque antes de que este baixe da metade.* quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. o combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º truque: não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. ao rreabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.