Poupar metanol

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Autor do tópico
Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
Localização: Portimão

Poupar metanol

Mensagem por Eólibio »

olá a todos

bao tarde

só uso 17% de metanol, processando em dois estágios.
faço lotes de trinta litros de óleo,usando cinco litros de metanol com cinco gramas de soda cáustica mais o valor da titulação.

primeiro estágio: faço reagir o óleo á temperatura de 58º agitando (agitação mecânica) durante uma hora só com 80% do metóxido.depois descansa uma hora e de seguida retiro a glicerina.

segundo estágio: prossigo com a reacção misturando o resto do metóxido agitando durante mais uma hora, fazendo a temperatura subir gradualmente até aos 70º,( como o óleo é usado também tem á mistura gordura animal) depois junto a glicerina do primeiro estágio, agito durante dez minutos e de seguida faço a pré lavagem juntando 1.5l de água, (quente) agitando por mais um quarto de hora, descansa uma hora, retira-se a glicerina e está pronto para lavar.

podem dizer que assim se gasta mais energia por levar mais tempo a processar mas como eu faço não.só agito metade do tempo isto é: agito cinco minutos páro cinco minutos e por aí a diante.
desde que comecei a proceder assim nunca mais tive problemas com a conversão passa sempre no teste 3/27 ainda hoje foi a última vez.

cumprimentos
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Poupar metanol

Mensagem por Fry »

olá

temos mestre onde colheste as bases do protocolo????

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
Localização: Portimão

Re: Poupar metanol

Mensagem por Eólibio »

olá

foi algures por aqui:
http://biodiesel.infopop.cc/eve/forums/ ... /498605551


já agora peço desculpa onde eu antes disse cinco gramas de soda cásutica, deveria ter dito
cinco gramas de soda cáustica por litro de óleo

cumprimentos.
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Poupar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

eólibio Escreveu:olá a todos

bao tarde

só uso 17% de metanol, processando em dois estágios.
faço lotes de trinta litros de óleo,usando cinco litros de metanol com cinco gramas de soda cáustica mais o valor da titulação.

primeiro estágio: faço reagir o óleo á temperatura de 58º agitando (agitação mecânica) durante uma hora só com 80% do metóxido.depois descansa uma hora e de seguida retiro a glicerina.

segundo estágio: prossigo com a reacção misturando o resto do metóxido agitando durante mais uma hora, fazendo a temperatura subir gradualmente até aos 70º,( como o óleo é usado também tem á mistura gordura animal) depois junto a glicerina do primeiro estágio, agito durante dez minutos e de seguida faço a pré lavagem juntando 1.5l de água, (quente) agitando por mais um quarto de hora, descansa uma hora, retira-se a glicerina e está pronto para lavar.

podem dizer que assim se gasta mais energia por levar mais tempo a processar mas como eu faço não.só agito metade do tempo isto é: agito cinco minutos páro cinco minutos e por aí a diante.
desde que comecei a proceder assim nunca mais tive problemas com a conversão passa sempre no teste 3/27 ainda hoje foi a última vez.

cumprimentos
olá
também tenho a minha técnica que funciona bem no meu caso,mas só utilizo 13,3 % de metanol só numa fase. recolho sempre 4 litos de glicerina e tu quantos litros para 30 de lote
abraço carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Poupar metanol

Mensagem por jmal »

carlospoças Escreveu:
eólibio Escreveu:olá a todos

bao tarde

só uso 17% de metanol, processando em dois estágios.
faço lotes de trinta litros de óleo,usando cinco litros de metanol com cinco gramas de soda cáustica mais o valor da titulação.

primeiro estágio: faço reagir o óleo á temperatura de 58º agitando (agitação mecânica) durante uma hora só com 80% do metóxido.depois descansa uma hora e de seguida retiro a glicerina.

segundo estágio: prossigo com a reacção misturando o resto do metóxido agitando durante mais uma hora, fazendo a temperatura subir gradualmente até aos 70º,( como o óleo é usado também tem á mistura gordura animal) depois junto a glicerina do primeiro estágio, agito durante dez minutos e de seguida faço a pré lavagem juntando 1.5l de água, (quente) agitando por mais um quarto de hora, descansa uma hora, retira-se a glicerina e está pronto para lavar.

podem dizer que assim se gasta mais energia por levar mais tempo a processar mas como eu faço não.só agito metade do tempo isto é: agito cinco minutos páro cinco minutos e por aí a diante.
desde que comecei a proceder assim nunca mais tive problemas com a conversão passa sempre no teste 3/27 ainda hoje foi a última vez.

cumprimentos
olá
também tenho a minha técnica que funciona bem no meu caso,mas só utilizo 13,3 % de metanol só numa fase. recolho sempre 4 litos de glicerina e tu quantos litros para 30 de lote
abraço carlos
que técnica é essa ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Poupar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

jmal Escreveu:
carlospoças Escreveu:
eólibio Escreveu:olá a todos

bao tarde

só uso 17% de metanol, processando em dois estágios.
faço lotes de trinta litros de óleo,usando cinco litros de metanol com cinco gramas de soda cáustica mais o valor da titulação.

primeiro estágio: faço reagir o óleo á temperatura de 58º agitando (agitação mecânica) durante uma hora só com 80% do metóxido.depois descansa uma hora e de seguida retiro a glicerina.

segundo estágio: prossigo com a reacção misturando o resto do metóxido agitando durante mais uma hora, fazendo a temperatura subir gradualmente até aos 70º,( como o óleo é usado também tem á mistura gordura animal) depois junto a glicerina do primeiro estágio, agito durante dez minutos e de seguida faço a pré lavagem juntando 1.5l de água, (quente) agitando por mais um quarto de hora, descansa uma hora, retira-se a glicerina e está pronto para lavar.

podem dizer que assim se gasta mais energia por levar mais tempo a processar mas como eu faço não.só agito metade do tempo isto é: agito cinco minutos páro cinco minutos e por aí a diante.
desde que comecei a proceder assim nunca mais tive problemas com a conversão passa sempre no teste 3/27 ainda hoje foi a última vez.

cumprimentos
olá
também tenho a minha técnica que funciona bem no meu caso,mas só utilizo 13,3 % de metanol só numa fase. recolho sempre 4 litos de glicerina e tu quantos litros para 30 de lote
abraço carlos
que técnica é essa ?
--------------------------------------

olá
e tu fazes bio ?
a formula é a conhecida por todos nós ,só que ao fim de tantos litros feitos fui-a aperfeiçoando e quanto ao metanol só utilizo 13.3% e que me dá um bio de qualidade!
faz perguntas mais específicas.

grande abraço
carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Poupar metanol

Mensagem por jmal »

sim,estive no lés-a-lés, e levava um corsa b a b80.

eu faço seguindo a receita normal, os 22 % de metanol com a soda.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Poupar metanol

Mensagem por CarlosPoças »

jmal Escreveu:sim,estive no lés-a-lés, e levava um corsa b a b80.

eu faço seguindo a receita normal, os 22 % de metanol com a soda.
-------------
ès o homem do carro telecomandado !

quanto á receita é a seguinte:
para 30 litros

oleo vu bem decantado quatro semanas minimo

4 litros de metanol
175 gr de soda caustica

aquecer o oleo até aos 55º
juntar o metoxido lentamente

subir a temperatura até aos 70º maximo

o reactor deverá ser tapado com um testo só pousado,e coberto com um pano ligeiramente húmido,de maneira que a evaporação do metanol seja dificultada mas não na totalidade de maneira que não possa ganhar pressão.

manter em recirculação durante 1h 30min a 2 horas

conforme o equipamento que tenhas deixas a decantar durante 6 horas minimo

retiras a glicerina normalmente dá 4 litros tipo liquida pastosa

os cerca de 30 litros de bio para lavar juntas 30 gramas de silicato de magnésio

e mexes com um misturador de tintas (no inverno aqueces o bio)
deixas decantar 6 horas

lavar em 3 aguas

e para finalizar secar de 70º a 90º

deixar arrefecer e encher um gfão (de agua vasio) para apreciar a transparência.

è só
durante 1 h 45 min.
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Poupar metanol

Mensagem por jmal »

carlospoças Escreveu:
jmal Escreveu:sim,estive no lés-a-lés, e levava um corsa b a b80.

eu faço seguindo a receita normal, os 22 % de metanol com a soda.
-------------
ès o homem do carro telecomandado !

quanto á receita é a seguinte:
para 30 litros

oleo vu bem decantado quatro semanas minimo

4 litros de metanol
175 gr de soda caustica

aquecer o oleo até aos 55º
juntar o metoxido lentamente

subir a temperatura até aos 70º maximo

o reactor deverá ser tapado com um testo só pousado,e coberto com um pano ligeiramente húmido,de maneira que a evaporação do metanol seja dificultada mas não na totalidade de maneira que não possa ganhar pressão.

manter em recirculação durante 1h 30min a 2 horas

conforme o equipamento que tenhas deixas a decantar durante 6 horas minimo

retiras a glicerina normalmente dá 4 litros tipo liquida pastosa

os cerca de 30 litros de bio para lavar juntas 30 gramas de silicato de magnésio

e mexes com um misturador de tintas (no inverno aqueces o bio)
deixas decantar 6 horas

lavar em 3 aguas

e para finalizar secar de 70º a 90º

deixar arrefecer e encher um gfão (de agua vasio) para apreciar a transparência.

è só
durante 1 h 45 min.
exactamente, e obrigado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Poupar metanol

Mensagem por RED BARON »

eólibio Escreveu:olá a todos

bao tarde

só uso 17% de metanol, processando em dois estágios.
faço lotes de trinta litros de óleo,usando cinco litros de metanol com cinco gramas de soda cáustica mais o valor da titulação.

primeiro estágio: faço reagir o óleo á temperatura de 58º agitando (agitação mecânica) durante uma hora só com 80% do metóxido.depois descansa uma hora e de seguida retiro a glicerina.

segundo estágio: prossigo com a reacção misturando o resto do metóxido agitando durante mais uma hora, fazendo a temperatura subir gradualmente até aos 70º,( como o óleo é usado também tem á mistura gordura animal) depois junto a glicerina do primeiro estágio, agito durante dez minutos e de seguida faço a pré lavagem juntando 1.5l de água, (quente) agitando por mais um quarto de hora, descansa uma hora, retira-se a glicerina e está pronto para lavar.

podem dizer que assim se gasta mais energia por levar mais tempo a processar mas como eu faço não.só agito metade do tempo isto é: agito cinco minutos páro cinco minutos e por aí a diante.
desde que comecei a proceder assim nunca mais tive problemas com a conversão passa sempre no teste 3/27 ainda hoje foi a última vez.

cumprimentos
viva eólibio.
muito bem pensado, remover a glicerina antes de terminar a reacção ajuda a uma melhor conversão, a glicerina uma vez formada dentro do meio reaccional só fica a impedir o contacto entre os reagentes o que faz abrandar a velocidade de reacção de tal modo que, em teoria, a transesterificação nunca se completa a 100%.
se não estou enganado este método tambem é baseado num processo, modificado, a que se chama de "dois estágios".
os meus parabéns pelo sucesso alcançado e o agradecimento em nome do forum, pois nunca algum user tinha partilhado um procedimento que consiga uma boa conversão só com 17% de metanol.


Autor do tópico
Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
Localização: Portimão

Re: Poupar metanol

Mensagem por Eólibio »

olá

red baron obrigado.

pois é trata-se do processamento em dois estágios, também há quem faça só com 14% de metanol
mas ainda não me aventurei a tanto, mas qualquer dia vou experimentar.


cumprimentos.
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Poupar metanol

Mensagem por egasegas »

boa ideia esta do eólibio
não sei como são os v/ reatores, mas o meu tem fundo conico com uma torneira e como sabem de cada vez que paramos a agitação a glicerina começa logo a acumular no fundo do reactor.
e se de cada vez que paramos a agitação retirasse-mos a glicerina que está no fundo. quando recomeçar a proxima agitação já existiria menos glicerina dentro do bio e por aí fora em cada paragem de agitação.
o que acham disto?

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Poupar metanol

Mensagem por RED BARON »

acho uma boa ideia tentar, lembro-me que a glicerina separava muito rápido, ainda assim guardando a glicerina num garrafão de plástico, sempre dá para aproveitar algum bio que se separe depois.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Poupar metanol

Mensagem por Fry »

digam lá se não é o melhor forum do mundo :lol:

a partilha é nossa arma, e... todos é que sabem tudo.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Poupar metanol

Mensagem por egasegas »

eólibio Escreveu:olá

red baron obrigado.

pois é trata-se do processamento em dois estágios, também há quem faça só com 14% de metanol
mas ainda não me aventurei a tanto, mas qualquer dia vou experimentar.


cumprimentos.
boas pessoal
já fiz esta experiencia e correu +- bem (14% de metanol num só estágio). a unica coisa que não correu totalmente bem, foi o indice de conversão que deve ter andado pelos 90%, porque de resto os resultados foram bons. vou passar a descrever esta experiencia.
fiz a titulação normal e em vez de dissolver a soda caustica em 20% de metanol, fiz em 14%.
1º oleo a 68º, mistura de metoxido, 20 minutos de agitação, paragem de 10 minutos.
2º retirada da glicerina
3º 10 minutos de agitação, paragem de 5 minutos
4º retirada da glicerina
5º 10 minutos de agitação e processo concluido.
6º ao fim de 6 horas ainda retirei uma pequena quantidade de glicerina.
com este processo obtive uma glicerina bastante sólida ( quando a guardei dentro de uma garrafa em quente estava liquida, mas quando arrefeceu solidificou e já não a consegui tirar da garrafa).
penso que esta glicerina deve conter muito pouco metanol.
o unico contra nesta experiencia é que a reacção não ocorreu na sua totalidade, pois no teste 3/27 apareceu uma gotinha de oleo.
vamos ver se mais alguem se arrisca a fazer esta experiencia, para começarmos a poupar metanol.
abraço


weltonluz
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta set 18, 2008 10:48 pm

Re: Poupar metanol

Mensagem por weltonluz »

vou dar uma dica! não usem a coisa venenosa metanólica ...revejam a fórmula desde o início... vocês estão contaminando o ar, a si mesmos e a glicerina...quem sabe o que estão fazendo com ela...
nunca desista!
fui!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Poupar metanol

Mensagem por jmal »

weltonluz Escreveu:vou dar uma dica! não usem a coisa venenosa metanólica ...revejam a fórmula desde o início... vocês estão contaminando o ar, a si mesmos e a glicerina...quem sabe o que estão fazendo com ela...
nunca desista!
fui!
porque é que em vez de mandar coisas ao ar não diz logo o que pretende, seria mais simples, não ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Alquimista
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda ago 13, 2007 8:12 pm

Re: Poupar metanol

Mensagem por Alquimista »

weltonluz Escreveu:vou dar uma dica! não usem a coisa venenosa metanólica ...revejam a fórmula desde o início... vocês estão contaminando o ar, a si mesmos e a glicerina...quem sabe o que estão fazendo com ela...
nunca desista!
fui!
oh amigo welton, deixe o pessoal do bio trabalhar em paz, então o meu amigo vem para aqui amandar bitoques!
ainda diz que se interessa por kimica, não será + por alkimia?

nunca trouxe nada de interessante para este forum, e agora zás toca de mandar bitoques em vários postes.

espero que seja uma koisa passageira.

cumps.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Poupar metanol

Mensagem por lobão »

será que é a volta do xavier maluco ????
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça jul 31, 2007 3:48 pm
Localização: Braga

Re: Poupar metanol

Mensagem por arsoares »

boas numa tentativa de não gastar muito metanol, que está cáro, estou a acabar de fazer um batch com 15% de metanol e 6.5g de soda por litro de oleo. apesar de ter aparecido um pouco de emulsão no inicio das lavagens, até agora tem estado tudo a correr dentro do normal. estou á espera de fazer a secagem para ver os resultados do 3/27.
só mais uma nota, eu fiz a reação em tanque fechado a 55º com 6 horas de agitação. a quantidade de glicerina retirada foi normal de aproximadamente 22%.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”