Circum-navegação do globo com ajuda portuguesa
Enviado: domingo jun 29, 2008 12:03 pm
novo recorde mundial de velocidade de circum-navegação do globo com ajuda portuguesa
um novo recorde mundial de velocidade de circum-navegação do globo em barco a motor foi batido esta sexta-feira e conta com participação portuguesa. o projecto dá pelo nome de earthrace challenge e conseguiu terminar a viagem de 24000 milhas em 61 dias, utilizando exclusivamente combustíveis renováveis. a empresa portuguesa sgc energia foi a fornecedora desse combustível.
o projecto earthrace challenge conseguiu, esta sexta-feira, alcançar um novo recorde mundial de velocidade de circum-navegação do globo com um barco a motor utilizando exclusivamente combustíveis renováveis.
a iniciativa contou com a participação da empresa portuguesa sgc energia, escolhida a nível mundial pela earthrace challenge para fornecer, em exclusivo, o biocombustível necessário para a realização da prova. a sgc energia é a empresa de energia da holding sgc, detida pelo empresário joão pereira coutinho.
o objectivo inicial do projecto era realizar a viagem em 65 dias mas o earthrace (nome do barco), conseguiu cumprir a proeza em apenas 62 dias. o barco chegou esta sexta-feira a valência, cerca das 13:30, conseguindo assim bater o anterior recorde de 75 dias de circum-navegação marítima em barco a motor, conseguido em 1998.
o earthrace foi construído em 2006 na nova zelândia, com a ambição de bater o referido recorde do mundo. tem um design revolucionário, semelhante ao de uma aeronave, que lhe permite atravessar as ondas.
para o recorde, a sgc energia produziu um biodiesel especialmente adaptado às exigências da prova.
a circum-navegação do earthrace teve como objectivo promover internacionalmente os desenvolvimentos tecnológicos recentes em matéria de mobilidade renovável num contexto de alta competição.
presente em valência, joão pereira coutinho lamentou a falta de investimento do poder político em portugal neste sector.
o empresário deu como exemplo a fábrica de biodíesel que o grupo construiu em vila franca de xira e que está parada porque não tem como vender o biocombustível produzido.
joão pereira coutinho lembra que a estrutura de comercialização em portugal está ligada apenas à galp e que, ao contrário da realidade de outros países, não foram impostas taxas mínimas de comercialização de biodiesel dentro da venda geral de combustíveis.
depois desta viagem, o earthrace vai iniciar uma digressão mundial de 2 anos, testando, em condições extremas, o programa de inovação e desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de nova geração produzido pela sgc energia, em particular os combustíveis resultantes de micro-algas e de óleo vegetais não alimentares, e os resultantes da valorização energética dos resíduos urbanos.
http://tsf.sapo.pt/paginainicial/vida/i ... g=ambiente
um novo recorde mundial de velocidade de circum-navegação do globo em barco a motor foi batido esta sexta-feira e conta com participação portuguesa. o projecto dá pelo nome de earthrace challenge e conseguiu terminar a viagem de 24000 milhas em 61 dias, utilizando exclusivamente combustíveis renováveis. a empresa portuguesa sgc energia foi a fornecedora desse combustível.
o projecto earthrace challenge conseguiu, esta sexta-feira, alcançar um novo recorde mundial de velocidade de circum-navegação do globo com um barco a motor utilizando exclusivamente combustíveis renováveis.
a iniciativa contou com a participação da empresa portuguesa sgc energia, escolhida a nível mundial pela earthrace challenge para fornecer, em exclusivo, o biocombustível necessário para a realização da prova. a sgc energia é a empresa de energia da holding sgc, detida pelo empresário joão pereira coutinho.
o objectivo inicial do projecto era realizar a viagem em 65 dias mas o earthrace (nome do barco), conseguiu cumprir a proeza em apenas 62 dias. o barco chegou esta sexta-feira a valência, cerca das 13:30, conseguindo assim bater o anterior recorde de 75 dias de circum-navegação marítima em barco a motor, conseguido em 1998.
o earthrace foi construído em 2006 na nova zelândia, com a ambição de bater o referido recorde do mundo. tem um design revolucionário, semelhante ao de uma aeronave, que lhe permite atravessar as ondas.
para o recorde, a sgc energia produziu um biodiesel especialmente adaptado às exigências da prova.
a circum-navegação do earthrace teve como objectivo promover internacionalmente os desenvolvimentos tecnológicos recentes em matéria de mobilidade renovável num contexto de alta competição.
presente em valência, joão pereira coutinho lamentou a falta de investimento do poder político em portugal neste sector.
o empresário deu como exemplo a fábrica de biodíesel que o grupo construiu em vila franca de xira e que está parada porque não tem como vender o biocombustível produzido.
joão pereira coutinho lembra que a estrutura de comercialização em portugal está ligada apenas à galp e que, ao contrário da realidade de outros países, não foram impostas taxas mínimas de comercialização de biodiesel dentro da venda geral de combustíveis.
depois desta viagem, o earthrace vai iniciar uma digressão mundial de 2 anos, testando, em condições extremas, o programa de inovação e desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de nova geração produzido pela sgc energia, em particular os combustíveis resultantes de micro-algas e de óleo vegetais não alimentares, e os resultantes da valorização energética dos resíduos urbanos.
http://tsf.sapo.pt/paginainicial/vida/i ... g=ambiente