MISTURA SODA COM METANOL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sorna
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jul 25, 2006 9:46 pm
Localização: Entroncamento

MISTURA SODA COM METANOL

Mensagem por sorna »

primeiro quero felicitar todos quanto contribuem para este forum e a disponibilidade para passarem informação aos menos conhecedores da matéria.
segundo já li o bastante para entender a forma como tudo é processado para obtermos o bd, vou iniciar-me no assunto este fim de semana, só necessito da seguinte informação, a mistura, em quantidades calculadas, da soda que pelo que entendi é caustica, pode ser misturado com o metanol de qualquer forma ou vertese o metanol para cima da soda com cuidado ou vice versa, soda para o metanol?
a mistura deste metoxico com o oleo também tem que ser devagar ou basta juntar?
obrigado

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Re: MISTURA SODA COM METANOL

Mensagem por luismiguel »

sorna Escreveu: só necessito da seguinte informação, a mistura, em quantidades calculadas, da soda que pelo que entendi é caustica, pode ser misturado com o metanol de qualquer forma ou vertese o metanol para cima da soda com cuidado ou vice versa, soda para o metanol?
a mistura deste metoxico com o oleo também tem que ser devagar ou basta juntar?
obrigado
boas

é isso mesmo a soda é caustica, tem de ser uma soda boa, se tiveres duvidas quanto á sua qualidade podes fazer o teste á soda, tens aqui no forum a experiencia que o "barbas" fez á soda da higilim vendida no aki, podes fazer uma igual e veres as quantidades que dao melhor resultado.
quanto a misturar, olha eu costumo medir o metanol e depois colocar a soda mas penso que tambem podes fazer o contrario logo que seja com cuidado, no oleo basta juntar, tambem com cuidado.
nao te esqueças de usar protecçoes pois os produtos que vais usar nao sao de brincadeira.

bom trabalho
cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sorna
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jul 25, 2006 9:46 pm
Localização: Entroncamento

Mensagem por sorna »

muito obrigado, já comprei a mascara os oculos e as luvas, nunca mais chega sabado, vou fazer como já li a qui no forum num local que eu julgo ser arejado o suficiente, na garagem que de um lado tem a janela aberta e do outro o portão tb aberto.
ainda não entendi foi se a titulação é unicamente para os oleos usados ou não?

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

boas

a titulaçao é mais usada nos oleos usados, de modo saberes a quantidade extra de soda que teras de adicionar para neutralizar as substancias criadas aquando a fritura do oleo, de maneira a nao interferirem no processo.
mas nao quer dizer que nao possas fazer a titulaçao do oleo novo, alias ate podes fazer para experimentar mas acho desnecessario.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sorna
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jul 25, 2006 9:46 pm
Localização: Entroncamento

Mensagem por sorna »

obrigado luísmiguel, essa foi deveras rápida.

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

boas

assim podes ir dormir sem pensares nessa duvida

cumprimentos

Avatar do Utilizador

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Localização: valongo
Contacto:

titulaçao

Mensagem por conde_de_valongo »

fiquei a perceber o mesmo quanto as quantidades de soda no metanol eu costumo meter 2.5 gramas por litro de oleo usado estou serto ou errado ?????
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

têns de fazer a titulação se usas oleos usados.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... sc&start=0
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

colocas 2.5g/litro de oleo usado mais a soda base suponho...
atençao pois as quantidades de soda podem variar de oleo para oleo, por isso é que se faz a titulaçao.
VW Golf3 TD 190kkm
->B50


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

com a titulação é sempre garantido. há oleos que chegam a levar no total 9grs/litro outros levam apenas 6grs/litro. meia grama de erro por vezes compromete todo o processo.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

Mensagem por caracol »

como no caso da produção do bd a experiência é muito importante, gostava que os mais experientes indicassem os resultados de uma titulação mal feita.
ou seja, quais os resultados visiveis se colocarmos soda a mais e quais os resultados visiveis se colocarmos soda a menos.
não sei se a explicação será fácil ou dificil, mas acho que seria interessante e até me ía ajudar a identificar o meu erro.
abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

soda a menos ficas com estes resultados

Imagem


Imagem


teste com 50% agua 50% bio, agitando vigorosamente e deixando repousar +/- 5 dias

Imagem

com soda a mais, nunca passei por isso
VW Golf3 TD 190kkm
->B50


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

há uma serie de factores que podem influênciar um mau processo.

1- o oleo não pode conter nenhuma água. têns de o secar com a resistência ligada a 55º em circulação com a tampa aberta.

2- a soda tem de estar bem diluida no metanol.

3- a temperatura do oleo tem de estar a 55º quando se junta o metodixo.

4- soda a menos o biodiesel fica com glicerina, não consegues lavar...e vai afectar os componentes do motor.

5- soda a mais, fazes sabão e por mais que queiras também não consegues lavar.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

Mensagem por caracol »

há qui um facto que pode levar ao engano. a mistura de água destilada com 1gr de soda tem de ser mt bem feita, ou podemos estar a comprometer o resultado da titulação. certo??

outra questão: caso o processo fique mal feito (soda a menos), existe alguma forma de remediar a coisa ou é deitar para o lixo e pronto??

mais uma: caso o processo não fique perfeito e supondo que mesmo assim se consegue fazer as lavagens. se com essas lavagens conseguir um ph que ronde os 7, será que essa coisa (espécie de bd) pode ser queimada na viatura, ou o ph nesse caso não é suficiente para avaliar o bd??

abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

há qui um facto que pode levar ao engano. a mistura de água destilada com 1gr de soda tem de ser mt bem feita, ou podemos estar a comprometer o resultado da titulação. certo??
esse facto é importantissimo
outra questão: caso o processo fique mal feito (soda a menos), existe alguma forma de remediar a coisa ou é deitar para o lixo e pronto??
podes reprocessar com 12% metanol e mais a soda 3% soda.
mais uma: caso o processo não fique perfeito e supondo que mesmo assim se consegue fazer as lavagens. se com essas lavagens conseguir um ph que ronde os 7, será que essa coisa (espécie de bd) pode ser queimada na viatura, ou o ph nesse caso não é suficiente para avaliar o bd??
o ph não te dá informação da glicerina, mas podes gastar em pequenas percentagens.

a percentagem da glicerina é muito importante. terá de ser sempre acima de 16% se não se juntar os 5% de água, porque nesse caso são 16+5%
Última edição por Fry em quarta jan 24, 2007 5:09 pm, editado 1 vez no total.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

caracol Escreveu:há qui um facto que pode levar ao engano. a mistura de água destilada com 1gr de soda tem de ser mt bem feita, ou podemos estar a comprometer o resultado da titulação. certo??
correcto.
caracol Escreveu: outra questão: caso o processo fique mal feito (soda a menos), existe alguma forma de remediar a coisa ou é deitar para o lixo e pronto??
podes reprocessar outra vez, mas desta vez como se fosse oleo novo.
caracol Escreveu: mais uma: caso o processo não fique perfeito e supondo que mesmo assim se consegue fazer as lavagens. se com essas lavagens conseguir um ph que ronde os 7, será que essa coisa (espécie de bd) pode ser queimada na viatura, ou o ph nesse caso não é suficiente para avaliar o bd??

abraços
caracol
o ph é um dos meios de avaliaçao do biod, existem muitos outros metodos de avaliaçao, agora se seguires os passos que estao descritos no forum tenho a certeza que podes colocar "essa coisa" para queimar no carro sem ter problemas
VW Golf3 TD 190kkm
->B50

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

2 mensagens colocadas exactamente em qua jan 24, 2007 6:06 pm
VW Golf3 TD 190kkm
->B50


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

epa.......... tiro certo
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

Mensagem por caracol »

mais rápidos que o pepe!!!!

purguei cerca de 23% de glicoporcaria (pondo os 5% de água no processo).

já agora, o que é que faço àquilo, já li por aqui que posso usar como acendalha?????
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

mistura com serradura e é bom para atear a lareira. atenção que não se deve usr em grelhadores.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”