testemunhos reais

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
infravermelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: terça abr 29, 2008 10:54 pm

testemunhos reais

Mensagem por infravermelho »

boas,
estou a analisar a viabilidade de instalação de um painel solar para aqs mas gostava de ter alguns testemunhos reais funcionamento dos painéis (termocifão ou acumulador interno) para ver se adequa com os nossos hábitos de consumo de água quente. por exemplo:
1 º num dia de bastante sol (verão), a que temperatura está a água ao fim do dia? e na manha do dia seguinte?
2 º num dia de inverno que temperatura pode chegar a água? e ao outro dia de manha?
3 º qual o consumo (electricidade) médio de um painel termodinamico?

obrigado a todos


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por manuelcar »

olá infravermelho, bem vindo ao fórum
as tuas perguntas, embora não sejam as fundamentais, têm muita pertinência.
aqui fica o meu pequeno contributo:
1- para os meus colectores planos, a temperatura mínima verificada durante os dias de inverno foi de 25º, a qualidade do painel e do seu isolamento tem muito a ver com estes valores;
2- o meu sistema tem um tanque de armazenamento de 500l interior, durante a noite a temperatura desce 1 ou 2 graus;
3- no verão a temperatura atinge o máximo por volta das 11 horas da manhã pelo que o controlador desliga a bomba do circuito primário.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
infravermelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: terça abr 29, 2008 10:54 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por infravermelho »

manuelcar, obrigado pelo teu testemunho. é realmente desta informação que procuro. já agora de que zona do país és? a nível de termocifao obviamente que a perda de temperatura durante a noite é superior... mas quanto? obrigado a todos.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por manuelcar »

eu habito no alentejo litoral. infelizmente não posso ajudar mais.
Porreiro, pá!


pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mar 12, 2008 4:24 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por pumpdown »

o painel solar termodinamico que eu tenho em casa e somos 4 tem um consumo de 6 euros no inverno e 3 a 4 euros por mes no verão a consumir uma media de 250 litros por dia eu pessoalmente tomo banho á noite e de manhã.
espero ter ajudado.


Autor do tópico
infravermelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: terça abr 29, 2008 10:54 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por infravermelho »

alguem com termocifão que queira dar o seu testemunho seria benvindo


xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo jun 29, 2008 9:39 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por xicofixas »

ja fiz algumas instalaçoes e posso dizer que é pra esquecer solar termico pra aqueciemento central é um desperdicio de dinheiro, temosifao é bom pois nao é preciso manutençao, os comuns n tem fluido o que é bom, os termosifoes com tubos de vacuo sao os que têm mais remdimento mas a nivel de estetica de intalaçao sao os piores. ja me queimei com agua de um termosifao a perto dos 120º mais o menos a 1hora da tarde. é obvio que numa instalaçao normal ha uma valvula misturadora que mistura a uma temperatura mais normal.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por toze_feup »

infravermelho Escreveu:alguem com termocifão que queira dar o seu testemunho seria benvindo
eu conheço quem tem termossifão com tubos de vacuo e esteve o ano passado e este (e ainda está) a fazer um estudo de supressão de necessidades q o sistema instalado faz.
com o ano q tivemos posso dizer-te q ele começou a ligar o backup electrico em alguns dias de outubro para atingir a temp de conforto e só deixou de precisar totalmente do mesmo (q era ligado e desligado manualmente tds os dias) em junho deste ano (de notar q este ano foi frio, normalmente em maio já dá pra desligar por vários dias seguidos).
a temperatura este ano medida no inverno à tarde foi como alguém bem disse na ordem dos 25-26º, nos meses de outubro, abril e maio já conseguiu este ano temperaturas na ordem dos 40, acima dos 40 em alguns dias mas tb abaixo dos 40 noutros.
o sistema é termossifão é fixe pois não tens q gastar + qq outra fonte de energia de verão (electricidade das bombas, etc) mas de inverno e nos meses intermédios as perdas de 1 dia para o outro sentem-se e bem.de verão(junho a setembro) n tens qq problema com essas perdas, podes tomar banho ao fim da tarde e no outro dia ás 9h q n há problema (a n ser q tenhas dias atipicos para a altura do ano). no entanto nos meses intermédios isto já n é verdade assim como não o é no inverno. nos meses intermédios o comportamento tipico é q de manhã não tomas banho com água quente do solar (só se ligares o backup electrico ou tiveres gasto mt pc água no dia anterior) mas ao fim da tarde já tomas, de inverno nem com um nem com outro tomas banho "solar" precisas sempre de backup.

cumps!

ps: alguém disse q levou um escaldão com a água de um tubo de vácuo a 120º, mas a água entre os 90 e 98º evapora...há qq coisa q n tá bem explicada ou então a temperatura mal medida (qd apanho um escaldão acho sempre q temperatura foi de mil graus! ) para além disso uma termoestatica misturadora q aguente 120º nem conheço e a existir deve ser absurdamente cara (e sem sentido pois a água evapora a uma temp mais baixa qual era a vantagem?!uma de 85º de temp maxima custa no mercado á volta de 85€ e uma com temp max de 100º custa à volta de 300€!!!) e todas as "normais" q conheço iam de vela com temperaturas dessa ordem na entrada se existisse água q conseguisse lá entrar em estado liquido a 120º ...só se forem farhneit e não celsius


xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo jun 29, 2008 9:39 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por xicofixas »

toze_feup Escreveu:
infravermelho Escreveu:alguem com termocifão que queira dar o seu testemunho seria benvindo
eu conheço quem tem termossifão com tubos de vacuo e esteve o ano passado e este (e ainda está) a fazer um estudo de supressão de necessidades q o sistema instalado faz.
com o ano q tivemos posso dizer-te q ele começou a ligar o backup electrico em alguns dias de outubro para atingir a temp de conforto e só deixou de precisar totalmente do mesmo (q era ligado e desligado manualmente tds os dias) em junho deste ano (de notar q este ano foi frio, normalmente em maio já dá pra desligar por vários dias seguidos).
a temperatura este ano medida no inverno à tarde foi como alguém bem disse na ordem dos 25-26º, nos meses de outubro, abril e maio já conseguiu este ano temperaturas na ordem dos 40, acima dos 40 em alguns dias mas tb abaixo dos 40 noutros.
o sistema é termossifão é fixe pois não tens q gastar + qq outra fonte de energia de verão (electricidade das bombas, etc) mas de inverno e nos meses intermédios as perdas de 1 dia para o outro sentem-se e bem.de verão(junho a setembro) n tens qq problema com essas perdas, podes tomar banho ao fim da tarde e no outro dia ás 9h q n há problema (a n ser q tenhas dias atipicos para a altura do ano). no entanto nos meses intermédios isto já n é verdade assim como não o é no inverno. nos meses intermédios o comportamento tipico é q de manhã não tomas banho com água quente do solar (só se ligares o backup electrico ou tiveres gasto mt pc água no dia anterior) mas ao fim da tarde já tomas, de inverno nem com um nem com outro tomas banho "solar" precisas sempre de backup.

cumps!

ps: alguém disse q levou um escaldão com a água de um tubo de vácuo a 120º, mas a água entre os 90 e 98º evapora...há qq coisa q n tá bem explicada ou então a temperatura mal medida (qd apanho um escaldão acho sempre q temperatura foi de mil graus! ) para além disso uma termoestatica misturadora q aguente 120º nem conheço e a existir deve ser absurdamente cara (e sem sentido pois a água evapora a uma temp mais baixa qual era a vantagem?!uma de 85º de temp maxima custa no mercado á volta de 85€ e uma com temp max de 100º custa à volta de 300€!!!) e todas as "normais" q conheço iam de vela com temperaturas dessa ordem na entrada se existisse água q conseguisse lá entrar em estado liquido a 120º ...só se forem farhneit e não celsius
foi entre 100 e 120º o máximo que dava o termómetro e se tive-se valvula misturadora nao acontecia isso eu ate te mostrava o meu dedo vermelhinho mas ja passou...acredites ou nao foi isso!

Avatar do Utilizador

mika9
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jun 27, 2008 7:24 pm
Localização: Vale de Cambra

Re: testemunhos reais

Mensagem por mika9 »

é quase imposivel dizer pois depende da orientação do painel.
ja estive numa istalação de um terfosifao a agua estava a 20ºc a 10km de distancia a agua estava a ferver.
e isso foi no mesmo dia com um painel da mesma marca.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por toze_feup »

mika9 Escreveu:é quase imposivel dizer pois depende da orientação do painel.
ja estive numa istalação de um terfosifao a agua estava a 20ºc a 10km de distancia a agua estava a ferver.
e isso foi no mesmo dia com um painel da mesma marca.
desculpa mas não percebi o teu post, podias explicar melhor? referes-te a q?

cumps!


box8389
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: domingo jul 06, 2008 10:46 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por box8389 »

infravermelho Escreveu:alguem com termocifão que queira dar o seu testemunho seria benvindo
tenho painel+tanque incorporado (temosifão) e após vários meses de monitorização tenho constantado que em média a temperatura da agua é de 2,5x a tempreatura maxima do dia no verão e perdendo 3 graus durante a noite no verão e 5-7 no inverno. se não houver consumo o painel estabiliza a temperatura da agua em cerca de 80, 85º. vivo em lisboa

cumprimentos
marc


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por Abiliodinis »

boas tenho um painel solar forçado desde 1984 muito bom, de inverno com temperaturas de 10 graus eleva a agua a 40 de verão nunca ultrpassou os 65 graus o acumulador e de 200l, mas atenção o painel tem 3m2 de superficie.
tambem tenho um de sistema termossinfão da solco á dois anos não dava tanto rendimento como o meu antigo, mas agora dá o mesmo, eu proprio fiz um painel de uma base de chuveiro montei-o em paralelo com este e dá o mesmo rendimento, tambem já vai aos 60 graus, é uma boa opção investir nos sistemas solares.
cumprimentos


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: testemunhos reais

Mensagem por Oinq »

testemunhos de tubos de vácuo, há?
Cumprimentos
Nuno Leitão


xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo jun 29, 2008 9:39 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por xicofixas »

oinq Escreveu:testemunhos de tubos de vácuo, há?

eu montei alguns, do genero cpc (deitados)

em termos de rendimento, sao superiores, é preciso um pouco mais manutençao quando ha fluidos, e tambem é mais dispensioso e necessita de mais espaço


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: testemunhos reais

Mensagem por Oinq »

mais espaço? agora fiquei baralhado... então não tem um rendimento superior que os planos da mesma area de colector?
Cumprimentos
Nuno Leitão


xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo jun 29, 2008 9:39 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por xicofixas »

oinq Escreveu:mais espaço? agora fiquei baralhado... então não tem um rendimento superior que os planos da mesma area de colector?
quando eu disse mais espaço estava a falar que é preciso ter um acumulador, que normamente fica no interior da casa, contando com a tubagem e o kit de circulaçao fica ''maior'' que um sistema termosifao, pois se formos a ver so os coletores (apenas o painel) o tamanho é menor


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: testemunhos reais

Mensagem por Oinq »

ok, assim ja entendo, estava só a ver o colector. no meu caso não há crise... tenho 80 mq de sotão , deve la caber o deposito e outras bugigangas
Cumprimentos
Nuno Leitão


xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo jun 29, 2008 9:39 pm

Re: testemunhos reais

Mensagem por xicofixas »

oinq Escreveu:ok, assim ja entendo, estava só a ver o colector. no meu caso não há crise... tenho 80 mq de sotão , deve la caber o deposito e outras bugigangas
claro nao esquecer tb a altura, e a largura tambem, ouve uma vez que a entrada para o sotao onde iamos instalar apenas tinha exatamente o diametro do acumulador nem espaço para as entradas do acumulador tinha mas ele lá entrou


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: testemunhos reais

Mensagem por Oinq »

tenho 2,20 m no ponto mais alto, chega. a escada tem um metro de largura , é igual a escada do res do chão po 1º andar...

assim ponho o deposito, logo debaixo do painel.
Cumprimentos
Nuno Leitão

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”