Página 1 de 1

Cientistas criam o 'Memristor'

Enviado: terça mai 06, 2008 1:02 pm
por Tó Miguel
cientistas criam o 'memristor'


pesquisadores do hp labs criaram os primeiros protótipos funcionais de um novo e importante componente eletrônico que pode possibilitar a criação de pcs que podem ser ligados instantaneamente e computadores analógicos que processam informações da mesma forma que o cérebro humano.

o novo componente é chamado memristor, ou 'memory resistor'. até hoje, este componente havia sido apenas descrito em uma série de equações matemáticas escritas por leon chua, que em 1971 eram um estudante de engenharia estudando circuitos não lineares. chua sabia que o elemento do circuito deveria existir, ele até detalhou com precisão suas propriedades e como funcionaria. infelizmente, nem ele ou o resto da comunidade de engenheiros conseguiram criar uma manifestação física que combinasse com sua expressão matemática.

Imagem

memristor

37 anos depois, um grupo de cientistas do hp labs conseguiram finalmente construir memristores reais e funcionais, adicionando desta forma um quarto elemento à teoria do circuito elétrico, um que se unirá aos três mais conhecidos: o capacitor, resistor e indutor.

os pesquisadores acreditam que a descoberta abrirá o caminho para pcs que podem ser ligados instantaneamente, computadores com baixo consumo de energia e novos computadores analógicos que podem processar e associar informações de forma similar ao que é feito pelo cérebro humano.

o problema maior será relacionado ao tempo e esforço envolvido na criação de um circuito memristor, "o dinheiro investido no design do circuito é atualmente muito maior do que o da criação de fábricas. de fato, você pode usar qualquer fábrica para fazer estas coisas neste exato momento, mas alguém também precisa criar o design dos circuitos e atualmente não existe nenhum modelo de memristor. a chave é obter as ferramentas necessárias na comunidade e encontrar um nicho de aplicação para os memristores. quanto tempo isto vai levar é mais uma decisão corporativa do que tecnológica".



http://www.baboo.com.br/msn08/content.a ... 0&id=32018