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2ª tentativa Metanol
Enviado: quarta jul 19, 2006 11:59 am
por escalavardo
decidi continuar com os testes e fazer orelhas de mercador aos pequeninos barulhos que o carro começou a fazer antes.
50/50 gasolina e metanol.
até agora sem problemas.
Enviado: quarta jul 19, 2006 4:58 pm
por EnergiaDiesel
escalavardo , nesta 2ª parte da exp. quantos km´s são para percorrer com m50 , a duração de um depósito:?:, se possível verif. os consumos, fumos, perf., desgaste das peças e aquec. do motor e afins , boa sorte nisso
Enviado: quarta jul 19, 2006 6:01 pm
por escalavardo
bem, será para levar até ao fim.
consumo já sei que será um pouco mais.
o desgaste das peças não posso verificar, pois implicaria pagar a um mecânico para isso..
aquecimentos no motor nada a registar.
era bom que alguém fizesse também este tipo de experiencias, para comparar..
Enviado: segunda jul 24, 2006 5:01 pm
por EnergiaDiesel
escalavardo , então e a mecânica honda como se tem portado na exp. do methanol
Enviado: segunda jul 24, 2006 5:18 pm
por escalavardo
nada de especial. continua tudo na mesma.
Enviado: segunda jul 24, 2006 9:11 pm
por barbas
escalavrdo,
então e o litrinho de oleo 2t?
pergunta lá ao fernando a ver o que ele diz...
barbas
Enviado: segunda jul 24, 2006 11:26 pm
por escalavardo
barbas, o meu carro é a gasolina. não posso colocar óleo a 2t, senão engasga-se todo, fica com lubrificação a mais..
digo isto porque há uns tempos atrás fiz isso e não correu nada bem.. e só pus 200 ml..
Enviado: quarta jul 26, 2006 1:30 am
por escalavardo
bem, acabei mais esta experiência.
noto claramente um ganho de potência, e o relantin ficou certinho (antes estava meio irregular).
acredito que este ganho de potencia e relantin se deva ao facto do metanol ter limpo a porcaria que estaria no circuito da gasolina.
agora vou andar uns tempos a gasolina, até investigar mais sobre o assunto.
Enviado: quarta jul 26, 2006 7:50 am
por Fry
não sei onde está a parte ecológica nessas tuas experiências também não deve ser nada saudável para o motor. pode ser mais barato o metanol mas por outro lado vais gastar muito mais nas médias que fazes.
Enviado: quarta jul 26, 2006 10:37 am
por escalavardo
bem, a parte ecológica está no facto de que a queima de metanol apenas produzir vapor de água e dióxido de carbono, nada de so2, nox, etc, que são substâncias que batem de longe a perigosidade em relação ao co2, devido à sua toxicidade.
nos eua já se usa m85 (25% gasolina + 85% metanol), tal como e85 (25% gasolina + 85% etanol).
quanto ao motor noto que levou uma limpeza, por isso está melhor.. resta saber é se o metanol corroeu alguma coisa ou não..
quanto ao consumo, penso que isso se pode resolver se aumentar o fluxo de ar que entra na combustão (será, [***************]?).
Enviado: quinta jul 27, 2006 2:26 am
por EnergiaDiesel
escalavardo Escreveu:quanto ao consumo, penso que isso se pode resolver se aumentar o fluxo de ar que entra na combustão (será, [***************]?).
escalavardo , penso que aumentar o fluxo de ar só irá fazer com que a combustão seja feita de um modo mais eficiente (rápida/constante), o consumo fica benefeiciado devido á + eficácia de c. mas o que poderá ser determinante para o mesmo é o tipo de percurso/utilização da caixa da máquina, penso eu..
Enviado: sexta jul 28, 2006 2:18 am
por djembe_vtec
viva!
fiquei a conheçer hoje o site atraves da prova oral !!!!
muito bom trabalho de investigação que aqui tem! e achei curioso o uso de combusteveis alternativos que não gasolina! alias, ja ando a investigar a mt tempo... e acho que está mais desenvolvido para o diesel que para a gasolina (se estiver errado sory). pelo menos em portugal! no brasil sei que usam o ethanol, ou methanol (nem sei bem) e que corre tudo bem. mas, pelo que sei, os carros tem de ser p"reparados" para utilizar tal combustivel..... por isso essa experiencia até é interessante.
também eu possuo um honda 1.6 e gostaria de experimentar tal mistura! logicamente que em menor proporção. escrevo tudo isto para saber onde se pode comprar tais "materias" e a que preço fica ao litro!
cumprimentos a todos ... e espero aprender muito por aqui!
Re: 2ª tentativa Metanol
Enviado: sexta jul 28, 2006 2:46 pm
por EcoPonto
escalavardo Escreveu:decidi continuar com os testes e fazer orelhas de mercador aos pequeninos barulhos que o carro começou a fazer antes.
50/50 gasolina e metanol.
até agora sem problemas.
escalavardo:
onde se consegue adquirir o metanol ? preço ?
é necessario alguma alteração no motor ?
obrigado
Enviado: sábado jul 29, 2006 2:39 am
por escalavardo
o metanol compro a 0,55€.. a alteração no carro, pelo que tenho lido não é nada do outro mundo, a questão é saber qual é!!!!
djembe_vtec, eu ando a fazer estas experiências porque o meu honda civic já é velho e não gosto dele..
mas notei algumas diferenças.. o relantin ficou certinho (antes não estava) pois o metanol deve ter limpo o circuito.
nos eua já se usa até 85% de metanol.
quando descobrir que porra de alteração que se tem de fazer no carro logo digo.
de qualquer forma o metanol não será o meu futuro combustivel, pois o carro fica a gastar até 70% mais, devido ao facto da mistura combustivel/ar necessitar de mais combustivel para compensar.
Enviado: quarta nov 01, 2006 7:58 pm
por balurcos
tenho um renautl 5 e também vou testar esta mistura a questão é onde posso comprar metanol vou iniciar com 10% assim que o conseguir comprar. se alguém souber diga. ok?
Enviado: sexta nov 03, 2006 8:40 pm
por carlos
boas eu sou novo por aqui, e tb gostava de saber onde arranjar ethanol ou methanol.
as alterações que se tem que fazer é:
1ª aumentar a taxa de compressão de 8:1 para 10:1 - para opter uma boa combustão , se optarem por nao aumentar a taxa de compressão o motor trabalha na mesma, mas nao e tao efeciente.
se colocarem o vosso carro a trabalhar a methanol ou ethanol , é normal que consuma mais combustivel do que em relaçao á gasolina.
2ªpara o carro pegar logo de manha a ethanol teriam que substituir as camisas do motor por outras (nao me perguntei quais, nao sei
Enviado: sexta nov 03, 2006 9:47 pm
por escalavardo
bem, usei metanol e não tive qualquer problema de potência, o carro até andava mais solto..
quanto ao pegar, igual como se tivesse gasolina (atenção que tinha mistura de 50-50).
o que me levou a abandonar foi mesmo o consumo, que disparou muito. acabava por não compensar.
Enviado: sexta nov 03, 2006 9:52 pm
por orbis
carlos Escreveu:boas eu sou novo por aqui, e tb gostava de saber onde arranjar ethanol ou methanol.
as alterações que se tem que fazer é:
1ª aumentar a taxa de compressão de 8:1 para 10:1
como farias isso? abrindo o motor e substituindo as bielas e pistões?
Enviado: domingo nov 05, 2006 12:25 pm
por carlos
as bielas não sao necessarias substituir.
para aumentar a taxa de compressão terias por começar em rebaixar a cabeça do motor (esta é a forma mais comum), se mesmo assim taxa de compressão não chega-se á taxa que tu pertendias terias que substituir os piston por piston denominados por pistons cabeçudos.
Enviado: domingo nov 05, 2006 12:38 pm
por carlos
escalavardo Escreveu:o metanol compro a 0,55€....
onde compras o methanol???
onde compras tambem tem ethanol?
gostava de aquirir mas nao sei onde...