Energia solar para AQS+Piscina
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Energia solar para AQS+Piscina
boas,
quanto ao aquecimento/arrefecimento central já me decidi pelo ac.
agora quanto às aqs e aqpiscina quero usar painéis solares.
visto que a piscina ainda vai ficar um pouco afastada da casa (~10m) acham que devo instalar painéis solares separados para a piscina e para aqs ou não? qual é a vossa opinião?
obrigado!
quanto ao aquecimento/arrefecimento central já me decidi pelo ac.
agora quanto às aqs e aqpiscina quero usar painéis solares.
visto que a piscina ainda vai ficar um pouco afastada da casa (~10m) acham que devo instalar painéis solares separados para a piscina e para aqs ou não? qual é a vossa opinião?
obrigado!
A pensar em juntar-me ao clube das predator...
-
- Membro Silver
- Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Re: Energia solar para AQS+Piscina
faz uma instalação conjunta com os painéis a produzir calor para aqs e para a piscina.
basicamente utilizas 2 bombas circuladoras, uma a debitar caudal para a serpentina do acumulador aqs, e a outra a debitar caudal para o permutador de placas ligado ao circuito da piscina. no controlador define-se prioridade para aqs, ou seja sp q o acumulador de aqs chegue aos 65/70º a bomba circuladora de aqs desliga, e liga-se a da piscina.
pontos importantes para o dimensionamento do sistema:
em q zona de portugal fica a casa?
qual é a área da piscina?
a piscina tem protecção lateral (muros altos) q protejam a superfície dos ventos?
vais usar protecção (cobertura) nocturna?
basicamente utilizas 2 bombas circuladoras, uma a debitar caudal para a serpentina do acumulador aqs, e a outra a debitar caudal para o permutador de placas ligado ao circuito da piscina. no controlador define-se prioridade para aqs, ou seja sp q o acumulador de aqs chegue aos 65/70º a bomba circuladora de aqs desliga, e liga-se a da piscina.
a piscina tem protecção lateral (muros altos) q protejam a superfície dos ventos?
-
- Membro Silver
já agora, uma dica:
opta por painéis de boa qualidade, mas com características térmica mais fracas (possivelmente uma cobertura selectiva mais "básica"), visto q te ficará bem mais barato, e n afectará em praticamente nada o rendimento teu sistema.
opta por painéis de boa qualidade, mas com características térmica mais fracas (possivelmente uma cobertura selectiva mais "básica"), visto q te ficará bem mais barato, e n afectará em praticamente nada o rendimento teu sistema.
-
a casa vai ficar no distrito setúbal, concelho de almada. a piscina terá uma área à volta de 25/30m2, com cobertura total tipo acrílico dividida em secções que deslizam para abrir, não sei se me fiz entender...franzliszt Escreveu:faz uma instalação conjunta com os painéis a produzir calor para aqs e para a piscina.
agora pergunto o seguinte: não posso usar a bomba da piscina para debitar o caudal para o permutador da piscina após passar pelos filtros? a bomba circuladora de aqs está sempre ligada ou existe algum mecanismo de controle mediante a temperatura dos painéis?
não percebi o q queres dizer com isso. sei que existem os painéis convencionais e os de tubos de vácuo, bem mais caros... podias explicar melhor?já agora, uma dica:
obrigado!
-
- Membro Silver
há 3 bombas: 1 bomba da piscina + 2 bombas do circuito solar (aqs e piscina)
o ideal é colocares a arrancar em simultâneo a bomba da piscina e a bomba do circuito solar q alimenta o permutador de placas ligado ao circuito da piscina. um electricista faz isso facilmente usando um contactor, visto q as bombas da piscina geralmente usam motores trifásicos de potência considerável.
aplicando a cobertura, e se a piscina estiver + ou - protegida do vento, 6m2 de área colectora (painéis selectivos planos) para essa área de piscina deve ser suficiente, a n ser q queiras água a + de 30ºc
a bomba circuladora de aqs desliga-se à temperatura q introduzires no controlador. se for regulada por uma sonda inserida na região superior do acumulador, considerando a estratificação térmica vertical no tanque, aconselho 65/70ºc.
mal a bomba circuladora de aqs desliga, o controlador excita o relé ao qual está conectada a bomba do circuito solar q alimenta o permutador de placas da piscina. a bomba de aqs deverá ter sempre a prioridade de funcionamento.
o ideal é colocares a arrancar em simultâneo a bomba da piscina e a bomba do circuito solar q alimenta o permutador de placas ligado ao circuito da piscina. um electricista faz isso facilmente usando um contactor, visto q as bombas da piscina geralmente usam motores trifásicos de potência considerável.
aplicando a cobertura, e se a piscina estiver + ou - protegida do vento, 6m2 de área colectora (painéis selectivos planos) para essa área de piscina deve ser suficiente, a n ser q queiras água a + de 30ºc
a bomba circuladora de aqs desliga-se à temperatura q introduzires no controlador. se for regulada por uma sonda inserida na região superior do acumulador, considerando a estratificação térmica vertical no tanque, aconselho 65/70ºc.
mal a bomba circuladora de aqs desliga, o controlador excita o relé ao qual está conectada a bomba do circuito solar q alimenta o permutador de placas da piscina. a bomba de aqs deverá ter sempre a prioridade de funcionamento.
-
ok, peço-te só mais um pouco de paciência para me tirares as seguintes dúvidas:franzliszt Escreveu:há 3 bombas: 1 bomba da piscina + 2 bombas do circuito solar (aqs e piscina)
1. quais as potências médias das 3 bombas?
2. na minha opinião de leigo na matéria, só tem lógica a(s) bomba(s) dos painéis solares funcionarem se houver diferencial de temperatura entre os paineis e o que se pretende aquecer, pelo que na tua explicação ñ percebi como se garante este controle... ñ teria lógica além da sonda existente no depósito, haver outra a medir a temperatura do líquido dos painéis solares?
3. não é possível usar a mesma bomba para transportar o calor dos paineis solares para o termoacumulador e para a piscina, logicamente com a limitação de ñ transportar o calor em simultâneo?
obrigado!
-
- Membro Silver
em relação à potência das bombas, com rigor teria q fazer o dimensionamento... perdas de carga, caudais, etc; mas um bom instalador saberá qual o material mais adequado. aconselho um grupo de bombagem duplo [com 2 bombas circuladoras (provavelmente a debitar menos de 100w na velocidade máxima) de velocidade variável] para o circuito solar. a bomba da piscina deve rondar os 0,5 cavalos vapor, mas tb depende de mts variáveisnunoneiva75 Escreveu:ok, peço-te só mais um pouco de paciência para me tirares as seguintes dúvidas:franzliszt Escreveu:há 3 bombas: 1 bomba da piscina + 2 bombas do circuito solar (aqs e piscina)
1. quais as potências médias das 3 bombas?
2. na minha opinião de leigo na matéria, só tem lógica a(s) bomba(s) dos painéis solares funcionarem se houver diferencial de temperatura entre os paineis e o que se pretende aquecer, pelo que na tua explicação ñ percebi como se garante este controle... ñ teria lógica além da sonda existente no depósito, haver outra a medir a temperatura do líquido dos painéis solares?
3. não é possível usar a mesma bomba para transportar o calor dos paineis solares para o termoacumulador e para a piscina, logicamente com a limitação de ñ transportar o calor em simultâneo?
obrigado!
o ideal neste tipo de instalação é haver 4 sondas de temperatura:
uma no circuito solar à entrada dos painéis (ou na saída da serpentina do acumulador de aqs)
uma no circuito solar à saída dos painéis solares
uma no topo do acumulador de aqs
uma no circuito da piscina à entrada do permutador de placas (mede directamente a temp. da água da piscina)
o controlador deverá ter um programa q permita controlar bem o funcionamento do sistema a partir da leitura dos valores dessas 4 sondas.
necessitas mesmo de 2 bombas circuladoras para o circuito solar visto teres 2 consumidores diferentes (um tanque de aqs, e um tanque piscina).
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
eu estou de acordo com o nosso compositoragora quanto às aqs e aqpiscina quero usar painéis solares.
se não tens experiência nestes sistemas eis como a coisa funciona:
1- um controlador mede a temperatura em 4 pontos. (no topo dos colectores, no fundo do tanque, no topo do tanque, e no fundo da piscina).
2-programado como o franz diz, sempre que a temperatura no topo dos painéis for superior em seis graus ao fundo do tanque, a bomba do circuito primário arranca.
3-assim que o sensor do topo do tanque indica uma temperatura pré-determinada (60º digamos) é activada uma termo válvula (opção 1) ou uma bomba auxiliar (opção 2) que desvia a energia absorvida para um circuito alternativo (2º tanque ou, neste caso, piscina).
existem ainda algumas coisas a ter em consideração. o aquecimento da piscina tem que ser realizado por um permutador (eventualmente intercalado no circuito de filtragem), não podes injectar água da piscina no circuito solar nem no tanque, a quantidade de cloro presente iria reduzir em muito a sua duração.
das opções presentes parece-me razoável a de utilizar um permutador com uma electroválvula, assim apenas necessitas de uma bomba no circuito primário. o sensor de temperatura deve estar a montante deste permutador.
se necessitares de saber mais detalhes sobre o programador, os restantes componentes e materiais está aí um livro sobre a matéria.
quando tudo estiver a funcionar esperamos um convite para uma banhoca
Porreiro, pá!
-
- Membro Silver
enganei-me num detalhe... n queria dizer 6m2 de área colectora, mas sim 12m2 de área colectora (o equivalente a 6 painéis convencionais)
-
- Staff Member
para uma ideia mais precisa do esquema, basta pensar que o segundo acumulador será tua piscina:
Porreiro, pá!
-
boas,manuelcar Escreveu:eu estou de acordo com o nosso compositoragora quanto às aqs e aqpiscina quero usar painéis solares.
se não tens experiência nestes sistemas eis como a coisa funciona:
1- um controlador mede a temperatura em 4 pontos. (no topo dos colectores, no fundo do tanque, no topo do tanque, e no fundo da piscina).
2-programado como o franz diz, sempre que a temperatura no topo dos painéis for superior em seis graus ao fundo do tanque, a bomba do circuito primário arranca.
3-assim que o sensor do topo do tanque indica uma temperatura pré-determinada (60º digamos) é activada uma termo válvula (opção 1) ou uma bomba auxiliar (opção 2) que desvia a energia absorvida para um circuito alternativo (2º tanque ou, neste caso, piscina).
existem ainda algumas coisas a ter em consideração. o aquecimento da piscina tem que ser realizado por um permutador (eventualmente intercalado no circuito de filtragem), não podes injectar água da piscina no circuito solar nem no tanque, a quantidade de cloro presente iria reduzir em muito a sua duração.
das opções presentes parece-me razoável a de utilizar um permutador com uma electroválvula, assim apenas necessitas de uma bomba no circuito primário. o sensor de temperatura deve estar a montante deste permutador.
se necessitares de saber mais detalhes sobre o programador, os restantes componentes e materiais está aí um livro sobre a matéria.
quando tudo estiver a funcionar esperamos um convite para uma banhoca
obrigado pelo acrescento de informação. concordo com a opção de só ter uma bomba no primário.
como sou leigo na matéria ainda ñ percebi a razão de ter sensores temperatura no topo do tanque acumulador e no fundo da piscina (sou um simplista por natureza ).
1. em principio vou instalar os painéis ditos convencionais pelo que a questão do sobreaquecimento ñ se põe em questão, ou estou errado? mesmo nestes casos de sobrepressão ñ existem válvulas de alívio ou algo do gérero para aliviar a pressão? do modo como eu vejo as coisas, desde que haja o tal diferencial de 6ºc entre os paineis e a parte de baixo do acumulador, é vantajoso haver transmissão de calor para o acumulador, ponto final... alguém que me esclareça por favor...
2. a piscina nmo só deve ser aquecida quando eu quiser, ou seja, o calor só deve ser desviado para a piscina se e quando eu quiser e ñ quando atinge uma temperatura pré-definida no topo do acumulador... estarei errado?... esclarecimentos precisam-se...
obrigado!
-
- Staff Member
bom! vamos lá a ver então. primeiro que tudo pedia-te que editasses a mensagem anterior e anulasses o "quote". não tem muito sentido repetir assim uma mensagem publicada na mesma página (estamos a tentar ser mais económicos ).
relativamente ás questões que colocas, e uma vez que vais investir bom dinheiro, recomendo uma leitura atenta do manual publicado no tópico inamovível nesta secção. só assim podes dimensionar e proteger o teu investimento e também saber quais as expectativas relativas ao seu funcionamento. depois disso podes encontrar aqui vários membros dispostos a esclarecer as duvidas que fiquem.
relativamente ás questões que colocas, e uma vez que vais investir bom dinheiro, recomendo uma leitura atenta do manual publicado no tópico inamovível nesta secção. só assim podes dimensionar e proteger o teu investimento e também saber quais as expectativas relativas ao seu funcionamento. depois disso podes encontrar aqui vários membros dispostos a esclarecer as duvidas que fiquem.
Porreiro, pá!
-
obrigado pelo aconselhamento da leitura do manual, é realmente muito instrutivo. no entanto suscitou-me as seguintes dúvidas:
1. na vossa opinião, vale a pena (€€€) instalar um circuito anti-legionella por aquecimento num termoacumulador de 200/300l, tendo em consideração que estes sistemas ñ são 100% eficazes (apenas abrangem a água do termoacumulador, etc)?
2. confirmam que a água do termoacumulador ñ deve exceder os 60º (na zona superior?) para evitar a precipitação do calcário? mas desta forma ñ estamos a limitar a acumulação de energia em forma de calor? ñ há qq forma de filtrar o calcário à entrada do termoacumulador, ou outro meio de forma a ultrapassarmos esta limitação técnica?
3. as piscinas cobertas (ligeiramente mais quentes), em teoria, têm condições para o desenvolvimento da legionella mais agressiva. o sistema de filtragem/esterilização, por exemplo por electrólise do sal, é suficiente para manter a legionella controlada?
obrigado!
1. na vossa opinião, vale a pena (€€€) instalar um circuito anti-legionella por aquecimento num termoacumulador de 200/300l, tendo em consideração que estes sistemas ñ são 100% eficazes (apenas abrangem a água do termoacumulador, etc)?
2. confirmam que a água do termoacumulador ñ deve exceder os 60º (na zona superior?) para evitar a precipitação do calcário? mas desta forma ñ estamos a limitar a acumulação de energia em forma de calor? ñ há qq forma de filtrar o calcário à entrada do termoacumulador, ou outro meio de forma a ultrapassarmos esta limitação técnica?
3. as piscinas cobertas (ligeiramente mais quentes), em teoria, têm condições para o desenvolvimento da legionella mais agressiva. o sistema de filtragem/esterilização, por exemplo por electrólise do sal, é suficiente para manter a legionella controlada?
obrigado!