que gerador utilizar ??

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
gorak
Membro
Membro
Registado: terça nov 27, 2007 12:00 am

que gerador utilizar ??

Mensagem por gorak »

boa noite.

antes de mais quero dar os parabéns a todos os participantes deste exelente forum pelos trabalhos que tem desenvolvido e pela ajuda que tem prestado.

sou aluno de engenharia mecânica e numa das disciplinas estamos a projectar um mini gerador eólico que produza uma potência nominal de 5kw.

depois de várias pesquisas e de desenvolver algumas ideias sobre geradores eólicos o "bichinho" começou a pegar. o que quero dizer, é que estou com vontade de construir um mini gerador para por em casa. não será nada de especial mas, por curiosidade e pelo gozo que dá em ver as coisas que construímos funcionarem decidi fazer um.

como estamos na época de natal irei utilizar o mini gerador para acender umas luzes de natal, vulgarmente designadas por piscas, que colocarei numa arvóre que tenho no jardim.

já estive a ler alguns dos pot's relacionados com este tema e já tenho uma ideia bastante definida da estrutura do mini gerador.

as luzes que estou a pensar colocar funcionam a 12v. como tal, teria um gerador que fornecia energia para uma bateria de 12v, que posteriormente cedia energia para acender as luzes.

a bateria que estou a pensar utilizar é uma de carro, uma vez que isto é apenas uma brincadeira e para funcionar por pouco tempo (talvez mais tarde faça uma coisa mais séria), então este tipo de bateria serve perfeitamente.

o problema é o gerador....pelo que tenho lido o meu problema é o que a maior parte de vocês tem.
falam em muitos tipos de motores e até em alternedores de carros como opções possiveis. com tanta informação não consigo perceber qual a melhor solução.

uma exelente opção seria utilizar o alternador do carro, que tem uma tensão de saída de 12v, que é o valor que preciso e já tem os reguladores para dc e tudo o que é necessário para um bom funcionamento. mas o grande problema é que só funciona a rotações bastante elevadas, logo teria de ter uma ralação entre o rotor e o gerador de modo a ter as rotações necessárias, mas seria muito difícil de obter essa relação.

[b]o que vos quero pedir é me ajudem a escolher o melhor gerador possível para que consiga acender as luzes.[/b]

prometo ir publicando fotos mediante o que for construíndo.

agradeço a todos a ajuda

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

ai tanta gente a meter fotos mas não aparece praticamente nada .ora bem como sabe as rotações num motor não sao constantes . vão do ralenti até aos altos regimes, por exemplo nas grandes subidas ou quando se pedem grandes avanços rápidos (ultrapassagens inserção em aoto estrada etc) . então o dínamo deve no mínimo ter 3000rpm e pode ir até 14000. se não estou certo alguém que comente , pessoalmente aconselho-le um dínamo de aotomovel e aproveitar enquanto ainda existam por ai alguns
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Autor do tópico
gorak
Membro
Membro

Mensagem por gorak »

agradeço antes de mais a sua ajuda.

dínamo de automóvel...?

refere-se a um alternador de automóvel, ou não?

mas para por o alternador a altas rotações é complicado por causa da relação que é necessária criar para que se consiga rotações mínimas de modo a que o alternador comece a gerar energia.

por exemplo:
se colocarmos uma polia com um diametro de 60cm incorporada no veio do rotor e este estiver a 50rpm e o alternador estiver a 3000rpm (penso que este deve ser o valor mínimo, em geral), no alternador temos de colocar um veio de 1cm. ou seja, a relação entre a polia e o veio do alternador é de 60x....isto se o rotor estiver a 50rpm. o que acontece poucas vezes, uma vez que, para termos 50rpm o vento tem de estar a velocidades elevadas...se estiver enganado por favor digam-me..

de qualquer forma vou tentar arranjar um alternador para ver se funciona...

peço que me continuem a dar dicas para eu ir desenvolvendo a minha ideia.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

no caso do alternador podes ter sucesso se o alterares, isso porque o alternador não tem imanes permanentes, o nucleo do alternador quando o carro está em funcionamento, é alimentado com 12v da bateria, o que gera um campo magnético semelhante a um íman, a alteração consiste exactamente nisso, substituir o nucleo do alternador por imanes permanentes.

o dínamo que se falava atrás é exactamente isso um alternador com ímanes permanentes, a dificuldade tá em conseguir encontrar-lo tipo em sucatas, também já andei á procura mas não encontrei, se alguém souber a marca e modelo de carros que tenham esses dínamos, será bem vinda essa informação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm

Mensagem por truka »

ora viva amigos mas ,
5kw ,são 5 000 watts.
assim será dificil fazer a maquina.

saude,
truka.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

peço que me continuem a dar dicas para eu ir desenvolvendo a minha ideia. se ler ja tem por ai bastante informaçao e o pessoal tambem nao terao os conhecimentos todos ou pelo menos os que tem sao fruto de suas esperiencias ou dificuldades atavessadas os carros antigos praticamente todos tinham um dinamo enves do alternador vw sinca ford etc sera mais dificel encontrar um alternador nos modelos antigos à parte os asiaticos que nunca vi nenhum com dinamo . mas 5kw tambem me parece muita fruta mas enfim é essa a forma de esprtessar a potencia em geradores tipo carregar baterias? mas deve haver ai um problema porque um gerador de 230v com 5kw é um matacao do caracas e so o utilizam quem solda ou tem maquinas bastante potentes com um de 2500w faço tudo o que me faz falta até ja soldei uns pingos de solda mas ai foi mesmo no limite felizmente que nao era trabalho muito rigoroso
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Autor do tópico
gorak
Membro
Membro

Mensagem por gorak »

eu não quero fazer um mini gerador que produza 5kw....
essse é um projecto que estou a desenvolver na faculdade..
o mini gerador que estou a tentar fazer para por em minha casa é apenas pelo gozo de ver aquilo a funcionar e produzir energia.
e a minha ideia é que ele produza apenas energia suficiente para alimentar umas luzes de natal..
não existirá nada mais simples que eu possa transformar em gerador..?
aqui no forum li que muitos usam motores de impressoras, dá bom resultado.?

um abraço e obrigado a todos..

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

nesse caso utilize um dinamo de pedaleira e quando tiver vento tera uma pequena contidade de energia nao iluminara muito mas se for para fazer um farol ele sera vizivel a umas bas centenas de quilometros

Autor do tópico
gorak
Membro
Membro

fotos de mini gerador

Mensagem por gorak »

olá a todos.

tinha prometido que colocava aqui umas fotos do meu mini gerador eólico.
pois bem, como ja tenho alguma coisa feita, nomeadamente as pás deixo-vos algumas fotos que ilustram o que eu já fiz.

o material que utilizei para fazer as pás foi um tubo de pvc com 1m de comprimento e 200mm de diâmetro.

para obter o perfil das pás fiz um desenho em papel que posteriormente coloquei em torno do tubo para poder cortar as pás.

o perfil desenhado em papel é o seguinte:

http://img340.imageshack.us/img340/1130/p1060889rj6.jpg

depois de cortado tem este aspecto:

http://img150.imageshack.us/my.php?imag ... 894ox7.jpg

http://img150.imageshack.us/my.php?imag ... 895qe3.jpg

coloquei as pás fixas na croseta de um tambor de uma máquina de lavar

http://img89.imageshack.us/my.php?image=p1060890xs3.jpg

http://img89.imageshack.us/my.php?image=p1060893vm5.jpg

como vemos nas imagens, também aproveitei a polia e a estrela para a construção do mini gerador.
com a polia faço a desmultiplicação para o gerador e a estrela será a parte que fixara toda a estrutura.
o gerador que irei utilizar será o motor da máquina de lavar. que tem de sofrer umas pequenas alterações, segundo o que tenho lido e me têm contado.

http://img134.imageshack.us/my.php?imag ... 892sw8.jpg

ainda não fiz as alterações no motor.

por agora é isto que tenho.

comentem e se tiverem dúvdas coloquem-nas.

abraço

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

oi, muito bem, bela construção e boa ideia com as cenas da máquina de lavar, já agora como vais fazer as alterações no motor para torna-lo em gerador.
Cumps Inovadores

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

muda para o link img para as imagens carregarem automaticamente.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

felicitaçoes gorak .prometeo e" comprio para o principio esta bastante bem depois voce propio ira tomando esperiencias nao se esqueca de anotar permenores que julgue serem relevantes. antes de espor ao vento nao esqueca de preparar um falso catavento ou um travao ou mecanico ou automatico com essas pas e muito vento isso atige velocidades fenomenais .repare que o problema a que se vai deparar frequentelente é que com ventos baixos voce tem pouco rendimento pois é precizo muita forca para fazer rodar o gerador .mas o vento quando ser muito sobra para carregar e ainda chega para partir tudo .boa coragem para as esperiencias .nao lhe vou falar em desiquilibrios e outros permenores que os profissionais nessa materia se defrontam todos os diazs para venderem aerodinamos com suçesso e garantia . segure bem o bicho e faça favor de bnap desistir

Autor do tópico
gorak
Membro
Membro

Mensagem por gorak »

olá a todos.

aproveitando o facto de estar de férias continuei a construção do meu mini-gerador eólico e já o acabei. melhor dizendo acabei a estrutura e já o coloquei no sítio e já vi que funciona. o problema é que ainda não alterei o motor da máquina de lavar que quero utilizar como gerador. sei que tenho de colocar um condensador mas não sei onde. penso que será entre o enrolamento principal e o secundário. como os identifico? e será que é mesmo ali que tenho de colocar o condensador?
peço que me ajudem.

entretanto deixo aqui mais algumas fotos do mini-gerador. comentem

Imagem

podem ver que alterei as pás. cortei a parte que está dentro do rectângulo na foto da esquerda, uma vez que esta zona prejudicava a acção do vento. as pás ficaram como se vê na foto da direita.

Imagem

vemos aqui o perfil da pá e um recipiente verde. muitos perguntaram para que serve o recipiente verde. ele está ali colocado para que o vento que atinge aquela zona escoe para as pás, ou seja, se o recipiente não estivesse ali o vento ia contra a croseta que segura as pás e provocava um maior impedimento ao movimento do rotor, colocando o recipiente o vento escoa para as pás e desta forma causa menor embaraço ao movimento do rotor.

Imagem

o que vemos aqui é a estrutura de fixação. o que está por baixo do plástico vermeho é o motor, que apesar de não estar alterado está lá para que eu podesse verificar que realmente a estrutura funciona.

Imagem

esta é uma foto do mini-gerador completo incluindo o leme.

o que faz a estrutura girar é um veio que está soldado na parte inferior da chapa que segura a estrutura e o motor. esse veio passa por dentro de um rolamento que por sua vez está soldado a um tubo que está colocado no topo do poste.

tinha fotos promenorizadas destas partes mas o cartão onde estavam as fotos parece que pifou. assim que conseguir fotos destas partes coloco aqui para que melhor se entenda o que fiz.

como o motor ainda não está alterado arranjei um motor de uma ventoinha de um radiador de carro. pelo que tenho lido por ai parece que tem imans permanentes e que funciona bem como gerador.

fica aqui uma foto do motor

Imagem

um pequeno aparte.
ontem ao final da tarde tive de parar as pás devido ao mau tempo que estava. digo-vos que aquilo rodava com uma velocidade muito muito impressionante. estava com receio que aquilo se estragasse mas felizmente nada aconteceu.

uma boa noite a todos

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

tá com muito bom aspecto sim sr.! comentários mais específicos não tenho, não sou entendedor de eólicas... mas, e o que vais fazer com os "2 fios" que vêm do motor, já pensaste?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

existem certas maquinas de lavar que tem motores com imans permanentes, é facil de reconhecer porque geralmente tem apenas 2 terminais

cumprimentos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

oi, era importante saber quais as marcas de máquina de lavar que têm esse motor, tenho 1 amigo que trabalha numa sucata e perguntei-lhe se alguma vez viu uma máquina de lavar que tinha um motor semelhante ao que está na foto e ele disse que sim, portanto existem por cá.

na net dizem que a fischer & paykel e a hitachi equipam algumas das suas máquinas de lavar com esse tipo de motores (brushless).

Imagem

este motor converte-se facilmente para um excelente gerador e gera energia com pouca rotação, facilmente também se rebobina para a tensão que pretendemos.

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

infelizmente as máquinas que usam estes motores são práticamente inexistentes em portugal. são desisgnadas por "direct drive" motors porque o veio do motor é tambem o veio do tambor.
são muito mais comuns nas maquinas de lavar de carga vertical muito usadas na américa e canadá.
estes motores funcionam a 110v, nos estados unidos, e com menos de 50 rpm conseguem quase fundir fundir uma lampada de 12v.
vejam este video:

http://br.youtube.com/watch?v=bj70-7k8jj4

Autor do tópico
gorak
Membro
Membro

Mensagem por gorak »

respondendo ao sr. njay.

os cabos que estão no motor são os cabos por onde sai a corrente. vou ligar as estes um cabo de maior comprimento e depois ligo a um controlador de tensão para que tenha à saida 12v, isto porque pertendo carregar uma bateria de automóvel e posteriormente fornecer energia a uma serie de lampadas.

ainda ninguém sabe como ligar o condensador no motor da máquina de lavar?

abraço a todos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

não estou a perceber a cena do condensador, explica melhor o que queres fazer.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

e esse controlador de tensão, é um regulador de tensão "simples", ou tens alguma coisa própria para eólicas?

também não entendi essa do condensador. onde viste referências à utilização de um condensador? só se fôr para "suavizar" a tensão de saída.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Energia Eólica”