que gerador utilizar ??

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
gorak
Membro
Membro
Registado: terça nov 27, 2007 12:00 am

que gerador utilizar ??

Mensagem por gorak »

boa noite.

antes de mais quero dar os parabéns a todos os participantes deste exelente forum pelos trabalhos que tem desenvolvido e pela ajuda que tem prestado.

sou aluno de engenharia mecânica e numa das disciplinas estamos a projectar um mini gerador eólico que produza uma potência nominal de 5kw.

depois de várias pesquisas e de desenvolver algumas ideias sobre geradores eólicos o "bichinho" começou a pegar. o que quero dizer, é que estou com vontade de construir um mini gerador para por em casa. não será nada de especial mas, por curiosidade e pelo gozo que dá em ver as coisas que construímos funcionarem decidi fazer um.

como estamos na época de natal irei utilizar o mini gerador para acender umas luzes de natal, vulgarmente designadas por piscas, que colocarei numa arvóre que tenho no jardim.

já estive a ler alguns dos pot's relacionados com este tema e já tenho uma ideia bastante definida da estrutura do mini gerador.

as luzes que estou a pensar colocar funcionam a 12v. como tal, teria um gerador que fornecia energia para uma bateria de 12v, que posteriormente cedia energia para acender as luzes.

a bateria que estou a pensar utilizar é uma de carro, uma vez que isto é apenas uma brincadeira e para funcionar por pouco tempo (talvez mais tarde faça uma coisa mais séria), então este tipo de bateria serve perfeitamente.

o problema é o gerador....pelo que tenho lido o meu problema é o que a maior parte de vocês tem.
falam em muitos tipos de motores e até em alternedores de carros como opções possiveis. com tanta informação não consigo perceber qual a melhor solução.