Motores electricos de alta performance

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
luisjanua
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 10, 2007 3:31 pm
Localização: Paredes

Motores electricos de alta performance

Mensagem por luisjanua »

no seguinte link podem ver um mini com 6490 cv e com motores electricos.

vale apena dar uma vista de olhos.

http://www.pmlflightlink.com/archive/news_mini.html


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

luisjanua Escreveu:no seguinte link podem ver um mini com 6490 cv e com motores electricos.
escapou-te aí um "9" a mais, são 640 cv.

este mini foi construido por uma empresa que desenha e fabrica motores eléctricos "roda" para aplicações em veículos, como demonstração dos motores. na verdade o mini tem um motor de combustão, que é accionado quando as baterias estão a precisar de carga e apenas para carga das baterias. cada uma das 4 rodas do mini têm um motor.

infelizmente os preços "a vulso" são super altos (~13300€ / motor, ~5900€ para 1 controlador de 2 rodas ou ~8850€ para um de 4 rodas; ou seja, a conversão de um veículo para eléctrico em 2 rodas ficava por 32500€ fora baterias).

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
luisjanua
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 10, 2007 3:31 pm
Localização: Paredes

Mensagem por luisjanua »

escapou-me!!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

boa, andava mesmo á procura deste link, já tinha visto este mini, mas entretanto não tinha o link e pelo google também não o encontrei.
acho que estes senhores estão a fazer alguma coisa mal, primeiro porque acho absurdo um mini com 640cv eléctricos, isto equivalia a um mini com +- 1900 cv com motor a gasolina, a não ser que eles já tenham feito a conta antes, ou seja na realidade ele deve ter +- 210 cv eléctricos, mesmo assim a duvida subsiste, 210 cv são 285 kw, o que é uma potência muito grande a alimentar mesmo com baterias de lítio de alta performance. ainda em relação á potência devo estar certo, porque este fabricante tem 3 modelos desde tipo de motor; 1 de 120kw, 1 de 80kw e outro de 40 kw, por lógica penso que utilizam o de 40kw multiplicando por 4 seria 160kw totais, ficava perto da conta que fiz inicialmente. cada 1 destes motores tem 350 nm de força (torque) o que dá 1400 nm de torque total (ai meu deus), se isto realmente anda, nem quero imaginar o tipo de condução.

mas contudo ponho dúvidas em relação ao pack de baterias que utiliza, e também ao gerador acionado pelo motor de explosão de 250 cc que ele tem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
luisjanua
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado nov 10, 2007 3:31 pm
Localização: Paredes

Mensagem por luisjanua »

podes ver as especificações dos motores e das baterias utilizadas nexte carrro através do link abaixo. pelas minha contas e pelo que li é bem possivel ter esta potência. e com todo o software de gestão dos motores e das baterias penso que não deve haver problemas em controlar o carro.

http://www.pmlflightlink.com/pdfs/mini_qed2.pdf

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

obrigado, e tal como eu dizia algo está mal, a bateria tem 300v 70 amph o que dá 21kwh, a bateria consegue dar 210kw de pico portanto o máximo de potência mini conseguia ter era 285 cv de potência eléctrica, ou seja isto tudo funciona muito bem, em relação á autonomia é que acho que estão a meter muito, mesmo a andar devagar duvido que faça essa autonomia.

isto prova o que alguns dizem sobre o desenvolvimento de carros eléctricos, porque metem sempre um bocado de água pelo meio, o que não ajuda muito a convencer e a mudar as mentalidades.

bom, isto é tudo muito teórico, mas mais 1 vez temos de esperar para o ver a abrir, se se confirmar estes dados do carro, eu nem quero imaginar o tipo de condução que o animal terá.

obrigado luisjanua pela informação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

escapou-te aí um "9" a mais, são 640 cv.
nao njay, como já vimos atrás são na verdade 640 hp, mais propriamente 643 hp.
ainda em relação á potência devo estar certo, porque este fabricante tem 3 modelos desde tipo de motor; 1 de 120kw, 1 de 80kw e outro de 40 kw, por lógica penso que utilizam o de 40kw multiplicando por 4 seria 160kw totais, ficava perto da conta que fiz inicialmente. cada 1 destes motores tem 350 nm de força (torque) o que dá 1400 nm de torque total (ai meu deus), se isto realmente anda, nem quero imaginar o tipo de condução.


não jmal, o qed tem 3x mais torque do que dizes. não é um animal, é mesmo uma besta. passo a explicar: ele não tem instalado 4 motores de 40kwp mas sim 4 motores de 120 kwp, o que prefaz 4x120=480 kwp = 643,43 hp ( 1hp=746 wp), donde são mesmo os ditos 640 hp electricos mencionados. quanto a questão da potencia e consumos o segredo está no controlador, que é um state of art (ver o lightning gt que tambem utiliza o mesmo sistema), e no motor super-eficiente - lembram-se do que eu vos disse? quanto mais potente mais eficiente. não esquecer. como facilmente estão a ver, não seria sempre possivel por o prego a fundo sem um controlo de tracção, senão este carro bem ... voces sabem. alem disso tem um gestão inteligente da energia. como nao bastasse dá 240 km/h e tem uma autonomia de 900 milhas= 14.400 km !!! com um deposito de gasosa. []

ver
http://www.youtube.com/watch?v=xdrs7evvzbu

da sua classe temos o lightning gt
http://www.lightningcarcompany.com/

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

o torque do qed é 4x 750 nm = 3000 nm às 1800 rpm.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

sim blueskyh20, tens um erro na autonomia, são 1.440 km, até pode ter os tais 640 hp, mas eu meti tantas dúvidas devido a eles dizerem que a bateria tem 300v 70 amph e que dá picos de 700 amph, portanto o carro até pode ter motores disponíveis para debitar os 643 hp, mas a bateria não os consegue alimentar. seguindo as características, o máximo de potência que a bateria debita são 300v * 700amps = 210 kwh / .746 =281 hp.

quanto ao torque só tenho uma coisa a dizer, o motor do bugatti veyron tem 1250 nm @ 2200 rpm debitando 1001 hp @ 6000 rpm.
já agora o mclaren f1 tem 649.4 nm debitando 627.1 hp @ 7400 rpm.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

tens toda a razão. ops, enganei-me ... sao 1440 km de autonomia. o valor de 3000 nm @ 1800 rpm é um valor de pico possivel para aqueles 4 motores. se utilizares a amperagem das baterias com a dos ultracondensadores (com a capacidade de 11 farads a 350v) podes obter maiores amperagens logo mais torque. para obteres a maxima prestação continuamente realmente precisas de mais baterias e de um controlador diferente do sistema hepa drive, que é feito para a economia, porque não um zilla? e nem sequer estamos a falar em sobrealimenta-los, pois não?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

pois claro, tens razão em relação aos condensadores, eles aumentam e bem a potência dos motores mas durante um curto espaço de tempo. mas este veículo a confirmar-se as características, deve ser uma tremenda loucura andar dentro dele.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

blueskyh20 Escreveu:
escapou-te aí um "9" a mais, são 640 cv.
nao njay, como já vimos atrás são na verdade 640 hp, mais propriamente 643 hp. (...)
pois é, tens razão, são hp e não cv. ainda não me habituei à ideia .

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

talvez nao seja um erro, njay. porque hp=horse power=cavalos, agora resta saber se cv=cavalo ou cv=cavalo vapor, só estando errado se tomares o segundo sentido. #

Avatar do Utilizador

d_A_n_G
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 126
Registado: segunda ago 27, 2007 11:11 pm
Localização: Pombal

Mensagem por d_A_n_G »

isto vai dar que falar... potencias elevadas nos electricos, nao sei nao...

parece que tenho um feeling de guerra dura com os combustiveis fosseis.
vao pagar para os electricos se calarem



abraços
Mãe! Não deites fora o óleo frito!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

d_a_n_g Escreveu:isto vai dar que falar... potencias elevadas nos electricos, nao sei nao...

parece que tenho um feeling de guerra dura com os combustiveis fosseis.
vao pagar para os electricos se calarem



abraços
como já é normal á muitos anos, depois o ser humano ainda se orgulha de dizer que é o ser mais inteligente e racional do planeta...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

d_A_n_G
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 126
Registado: segunda ago 27, 2007 11:11 pm
Localização: Pombal

Mensagem por d_A_n_G »

enfim!

um viva!!11 viva!!!11

loooool
Mãe! Não deites fora o óleo frito!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

d_a_n_g Escreveu:enfim!

um viva!!11 viva!!!11

loooool
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

Última edição por Bluesky em terça nov 27, 2007 1:16 am, editado 1 vez no total.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

blueskyh20 Escreveu:
um viva!!11 viva!!!11


devem ser as 11 razões para manter este troll longe deste forum. será que nao existem moderadores por ai?
novamente desnecessario.

não consegue simplesmente ser um pouco cordial, jmal não compreendeu ao que questionou, o blueskyh20 simplesmente parte para a ofensa.
é necessario!

quanto aos moderadores existem e estão atentos!

d_a_n_g já foi avisado...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

só espero que o d_a_n_g não me tenha compreendido mal, eu só estava a apoia-lo na sua afirmação
isto vai dar que falar... potencias elevadas nos electricos, nao sei nao...

parece que tenho um feeling de guerra dura com os combustiveis fosseis.
vao pagar para os electricos se calarem

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”