Óleo de Palma

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

obrigado crazyscientist.

é mais uma fonte a considerar para a compra.

ainda continuo à espera do material de vidro encomendado à labset.

o meu agitador magnético está quase pronto.

o oleo de palma está à espera.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

red!

já tinha entendido o que tinhas explicado acerca de um aquecimento prévio e comportamento do oleo, mas agora com imagens está 5 estrelas. entende-se perfeitamente a situação.

só por curiosidade, a amostra que aqueceste foi aquecida a que temperatura?

abraço,


marco.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

aqueci até 130ºc durante 10 minutos, até deixar de sair bolinhas de vapor.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

viva red!

para mim acho que já compreendi, com os 130ºc está tudo explicado.
os 55ºc da reacção não devem ser suficientes para evitar que futuramente o bio/oleo volte a solidificar.

penso que a solução é fazer a reacção com uma temperatura superior. os teus testes o dirão.

o que acho estranho é isto acontecer com oleo usado. se fosse novo, tinha alguma razão de ser uma vez que o oleo estava "crú".
mas uma vez que o oleo é usado e já atingiu essas temperaturas durante as frituras, penso que não deveria condensar. a não ser que o oleo tenha tipo uma "memoria" e estando durante muito tempo a baixas temperaturas volte a mudar de estado. não sei, estou só a especular.

abraço,


marco.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Óleo de Palma

Mensagem por katzilla »

a condensação deve surgir devido ás particulas de agua e outros introduzidos atraves dos alimentos durante a fritura e não totalmente evaporados.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

boas mnunespt e katzilla.

o que acho estranho é isto acontecer com oleo usado. se fosse novo, tinha alguma razão de ser uma vez que o oleo estava "crú".

há aqui alguma confusão no conceito de "oleo crú". o designado oleo crú, é o oleo em bruto antes de sofrer a refinação final para remover gomas e outros contaminantes provevientes do meio de extração.
o oleo de palma que se usa comercialmente para fritura já está defidamente refinado não estando assim no estado de "crú".
existe tambem um oleo de palma que se vende para fazer alguns pratos com a finalidade de temperar que não está devidamente refinado. este tem normalmente uma cor avermelhada. este oleo não é bom fazer fazer bio directamente.

a condensação do oleo de palma verifica-se a uma temperatura superior, tal como disse o katzilla, quando existem contaminantes tais como a agua. o restante oleo, que o mnunes me enviou, aqueci até fundir totalmente e depois deixei arrefecer, voltou a ficar como estava, tipo margarina mole, enquanto a amostra que foi "desidratada" lá continua com uma camada solida no fundo mas, mais de metade está no estado liquido.(t=14ºc).

vamos esperar pelos resultados obtidos com diferentes valores de metóxido e temperatura, mas posso já adiantar que não é de esperar que o bio de oleo de palma fique liquido a zero graus, o bio feito com oleo de palma começa a soldificar pelos 13ºc e quanto a isto nada a fazer.
o meu interesse é chegar a um protocolo para que o bio fique com a conversão o mais elevada possivel de modo a passar o teste 3/27.
não tenho dúvidas que o oleo de palma, sendo um oleo muito saturado, seja mais dificil de transesterificar.

http://www.biofuelsjournal.com/articles ... 38269.html

este link contem informação sobre uma empresa que produz bio de oleo de palma com "cloud point" abaixo de zero graus. penso que eles devem usar a porção menos saturada do oleo depois de removido os triglicéridos do acido esteárico que são a porção mais saturada da composição do oleo de palma.

abraço.
red.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Óleo de Palma

Mensagem por katzilla »

red baron tanto quanto sei esse oleo de palma vermelho para temperar, se conter condimentos, é totalmente desaconselhada para bio, o caso do tomate mesmo em pequenas quantidades dá cabo de todo o bio. aliás qualquer oleo com condimentos é para esquecer, penso que seja por se dissolver e não ser possivel a sua filtragem. é como açucar que colocamos no cafe, mexemos e dissolveo.
para o oleo de palma não será melhor tratar como o sebo?

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

viva red

o "crú" estava entre aspas pois o significado não era oleo por refinar, mas sim oleo que nunca tinha sido aquecido, no entanto percebeste o que quis dizer.

em relação ao bio de oleo de palma solidificar a 0ºc é bem provavel, se bem que no bio que tenho feito com 30% de oleo de palma e 70% de oleo de girassol, o mesmo aguenta-se aos 0ºc em estado liquido embora baço.

é verdade, peguei numa amostra de bio feito com 30% de oleo de palma que ainda tinha aqui em casa e fiz o teste 3/27 que revelou cerca de 5 a 10% de oleo não processado, ou seja além do oleo de girassol, o oleo de palma também deu bio, o que implica que o processamento sempre se deu apesar de não completo.

o que achas destes resultados red?

marco.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

boas:

acho que, tal como dizes, no final o teu bio continha algun oleo não processado ou semi-processado, isto leva-me a supor a parte não processada seja compsta, maioritáriamente pela porção do oleo de palma, se vier a ser constatado que o oleo de palma necessita de um processo diferente.
não tenho problema em afirmar que vair sair um processo para obter bio de palma de qualidade, mesmo superior a algum bio feito a partir de outras fontes de oleo.
essas melhorias tem a ver com a resistência à oxidação e tambem no índice de cetano que é superior ao bio feito com oleos vegetais menos saturados.
o problema das baixas temperaturas resolve-se fazendo misturas com um b mais baixo ou misturando com outros oleos mens saturados, no entanto o poder anticongelante do gasoleo é muito superior ao do bio "normal".
abraço.

katzilla escreveu:
red baron tanto quanto sei esse oleo de palma vermelho para temperar, se conter condimentos, é totalmente desaconselhada para bio, o caso do tomate mesmo em pequenas quantidades dá cabo de todo o bio. aliás qualquer oleo com condimentos é para esquecer, penso que seja por se dissolver e não ser possivel a sua filtragem. é como açucar que colocamos no cafe, mexemos e dissolveo.
para o oleo de palma não será melhor tratar como o sebo?
em relação ao oleo vermelho para temperar, eu estava a referir-me ao oleo virgem com polpa, sem aditivos tipo molho de tomate.
o oleo de palma provem do cacho da palmeira dendém, as bagas tem uma cor avermelhada e obtêm-se um oleo rico em polpas, de cor vermelho alaranjada, que dá um sabor muito peculiar a alguns pratos como por exemplo a "galinha de chabéu".
o prato depois de cozinhado fica tipo um guisado e a cor avermelhada é devida é devida à cor do oleo de palma que é obtido por esmagamento das bagas da dendém.
no interior tem um caroço do qual também é extraído industrialmente um oleo com caracteristicas diferentes deste.
abraço.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

red, além de cientista vejo que tens bom gosto gastronómico!

abraço!

marco.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Óleo de Palma

Mensagem por katzilla »

... e agora á hora de jantar dá cá umas ideias...

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

eheheh
já estou com água na boca.

katzilla, tens de começar a ler este post depois de jantar...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

acho que não vou o oleo de palma todo nos testes, vou reservar algum para culinária. eheheh

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

primeiros resultados com o oleo de palma.

para começar, escolhi o valor de 5 grams por litro e fiz dois testes:

um a 55ºc durante duas horas.

100 ml de oleo de palma
0,5g de naoh
25ml metanol.

outro a 70ºc durante duas horas.

100ml de oleo de palma
0,5g de naoh
25ml de metanol

foi usado um balão de erlenmeyer com capacidade para 25oml.
um agitador magnético com aquecimento
um multimetro com sonda de temperatura
um termostáto electrónico para manter a temperatura.

as imgens seguintes foram tiradas com uma temperatura ambiente de 17ºc, sendo a conrrespndente à das amostras pois ficaram toda a noite expostas a esta temperatura.

Imagem
imagem do bio produzido a 55ºc
pode-se ver um precipitado no fundo que corresponde a oleo não reagido e que está a cristalizar com o frio.

Imagem

aqui o bio produzido a 70ªc.
está limpo embora exposto à mesma temperatura.

Imagem

imagem da glicerina que separou, o tubo da esquerda contem 15 ml e é proveniente da reacção a 55ºc.
o tubo da direita contem 19ml proveniente do processamento a 70ºc.

Imagem

aqui o teste de conversão, ou teste 3/27.
novamente o tubo da esquerda pertence ao processamento a 55ºc e o da direita pertence ao de 70ºc.

os testes vão continuar.
estou a pensar em aumentar a soda para 7 e 9 gramas para as mesmas temperaturas, pois penso que vou conseguir ainda melhor conversão com estes valores. nota-se que no teste 3/27 da amostra processada a 70ºc ainda existe uns farrapinhos.
este oleo é usado e na próxima tambem vou indicar qual o valor da titulação ( devia ter começado por aqui).
aceito sugestões.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

wow!

melhor que muitos documentários da bbc. parabens, excelentes testes comparativos, imagens muito ilucidativas.

quanto a sugestões para mais testes acho que as ideias que tens são boas: ver o valor da titulação. e que tal usar um processamento a 70ºc com 11gr soda? assim viamos como esse oleo se porta com o processo dos nossos amigos brasileiros. talvez venha a fazer excesso de sabão, mas penso que esse oleo não é 100% palma deve ter outros oleos misturados.

abraço, muito obrigado,

marco.

ps: esta experiencia talvez venha a criar um protocolo para conversão de oleo de palma em bd, no entanto o restaurante onde arranjava o oleo de palma fechou. é pena, agora que tinhamos um protocolo a seguir... paciencia.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Óleo de Palma

Mensagem por lobão »

red, preciso como sempre, parabéns!!!!
acho que não vou o oleo de palma todo nos testes, vou reservar algum para culinária. eheheh
aqui no brasil, é comum o azeite de dendê se quiser eu mando para você, para sua farra gastronômica!!!!

um abraço ao amigo!!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

depois de alguns dias sem tempo para dedicar ao fórum nem às experiências, consegui um dia para avançar com os testes ao óleo de palma.

comecei pela titulação que deu 5 gotas de solução de naoh.
com esta titulação deve ser adicionado mais 0,28g de soda cáustica por cada litro de óleo.
passando agora aos testes, decidi testar duas amostras de óleo de palma, 100ml cada, para as temperaturas de 55ºc e 70ºc, desta vez com o catalizador naoh a 8g/litro de óleo.

a reacção a 55ºc produziu um bio normal enquanto quente, mas que depois de arrefecer até aos 15ºc mostrou a formação de uma geleia que se pode ver na foto, por cima da glicerina soldificada, depois de ter retirado o bio.
massa gelatinosa.JPG
massa gelatinosa.JPG (0 Bytes) Visto 5955 vezes

esta geleia foi removida com a ajuda de uma colher, e pelos testes que fiz leva-me a crer que estamos em presença de sabão.
massa gelatinosa detail.JPG
massa gelatinosa detail.JPG (0 Bytes) Visto 5952 vezes
já o processo a 70ºc deu um bio sem qualquer sedimentação ainda que submetido à mesma temperatura.

a quantidade de glicerina separada foi de 20ml no processo a 55ºc e 25ml a 70ºc.

depois de remover o sabão do bio feito a 55ºc fiz o teste de conversão 3/27 para ambas as amostras.

uma imagem vale mais que mil palavras.
Teste conversão.JPG
Teste conversão.JPG (0 Bytes) Visto 5934 vezes
uma conversão muito boa em ambos os processos.
tentei arranjar uma explicação para o aparecimento do sabão na reacção a 55ºc e não aparecer na reacção a 70ºc.
o oleo de palma é uma mistura de triglicéridos com diferentes indíces de saturação.
na sua constituição tem gorduras muito saturadas que são equivalentes, em termos moleculares, às encontradas nas gorduras da banha de porco, e outras de menor saturação mais fáceis de transesterificar cujas propriedades se assemelham mais aos óleos comuns uilizados para fritura e tempero, soja, milho, girassol etc.
durante o processo a 55ºc a fracção menos saturada é fácilmente convertida em biodiesel enquanto a fracção mais saturada não reage e é convertida em sabão devido ao excesso de catalizador ( 8g/litro).
já na reacção progressiva até 70ºc todo o oleo é convertido em biodiesel justificado pela elevada percentagem de glicerina obtida de 25% contra os 20% na reacção a 55ºc.
penso que o processo ideal para o oleo de palma deverá passar pela reacção até aos 70ºc e com um valor de catalizador em volta dos 8g/litro para o caso da soda cáustica.
acima deste valor não interessa testar pois o teste de conversão mostra que este valor é suficiente para uma boa conversão e sem formação nenhuma de sabão.
desprezei o valor da titulação visto que numa amostra de oleo de 100ml a correcção seria de apenas 0,028g.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas red baron:

hoje tomei a decisão de mandar desligar o canal pago da bbc. não é mais preciso. suas reportagens valem muito mais do que aquele canalzaeco !

sem nenhuma sobra de dúvida, está mais uma vez provado que as gorduras mais difíceis de trabalhar, se afrouxm quando a temperatura passa para 70ºc.

isso já havia ocorrido com o bio de sebo, e agora confirma-se com o óleo de palma.

arrisco-me a dizer que o óleo de palma foi usado para fritar peixes, carnes de porco, bifes bovinos. no momento da fritura, a "gordura animal" presente no objeto da fritura, deitou no óleo de palma resíduos de gorduras animais ( equivalente à sebos do ponto de vista de dificuldade de conversão ).

vi, atentamente, a diferença de glicerina apurada entre as duas temperaturas de reação:

Imagem

isso já aguçou minha curiosidade num ponto de pensar em romper estigmas:

e a reação, não só de bios de palma e de sebo, à 70ºc, mas de todos os outros óleos ?

vamos avançar nas investigações.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

a pergunta do luciano era exactamente a que eu queria fazer...

porque não processar todos os oleos a 70ºc.
uma vez que restos de gorduras de peixes e carnes etc.. podem estar no oleo, mesmo para oleos se soja, girassol poderiamos fazer sempre a 70ºc. claro está que o processador tem de estar preparado para essa temperatura.

abraço.


marco.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

mnunespt escreveu:
porque não processar todos os oleos a 70ºc.
uma vez que restos de gorduras de peixes e carnes etc.. podem estar no oleo, mesmo para oleos se soja, girassol poderiamos fazer sempre a 70ºc. claro está que o processador tem de estar preparado para essa temperatura.
em minha opinião, no processo a 70ºc:

1-não deve ser utilizado outro reactor que não seja do tipo fechado e de preferência com recuperação de vapores de metanol. um reactor aberto perde quase todo o metanol que não reage durante o processo e dificulta a compleição da reacção, com os perigos da toxicidade
3-a temperatura do oleo não deve ultrapassar o 55ºc quando se junta o metóxido.
2-com a recuperação dos vapores de metanol monitoriza-se quando a resistência deve ser desligada, isto ocorre quando o metanol começa a pingar continuamente na saída do condensador.
3- a temperatura de ebulição da mistura oleo metóxido depende da percentagem de metóxido presente no meio reaccional, sendo que a temperatura pode ser aumentada gradualmente conforme a reacção vai prosseguindo e o metanol vai sendo consumido ou evaporando.

a titulo de exemplo para um processo a 70ºc pode ser usado:
10l oleo usado.
2,2l metanol.
50g naoh mais a titulação.

aquecer o oleo a té 50ºc e preparar o metóxido.
ligar a bomba de recirculação.
adicionar o metóxido.
ligar o aquecimento até atingir os 55ºc e manter durante 15 minutos.
aumentar a temperatura até aos 60ºc e manter durante mais 15 minutos.
aumentar novamente a temperatura até 65ºc e manter mais mais 15 minutos.
finalmente aumentar para 70ºc e manter durante mais 20 a 30 minutos.

estes valores são dados a titulo indicativo e podem não conrresponder à realidade porque há outros factores envolvidos como por exemplo o método usado para agitação, e o caudal e rpm da turbina da bomba utilizada para a quantidade de oleo a reagir.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”