Óleo de Palma

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

penso que esse seja o procedimento mais correcto, esse de ir subindo a temperatura no decorrer do processo.
dessa forma, mesmo com mistura de vários oleos, os oleos mais "faceis" processam primeiro, e os mais "duros" ficam para converter no final.

nada como experimentar...

o meu processador novo estará pronto até 15 de fevereiro, (penso eu). ainda lá tenho 100 litros de oleo de palma que vão para lá directinhos!

abraço!

marco.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

luciano kaefer Escreveu:boas red baron:

sem nenhuma sobra de dúvida, está mais uma vez provado que as gorduras mais difíceis de trabalhar, se afrouxm quando a temperatura passa para 70ºc.

isso já havia ocorrido com o bio de sebo, e agora confirma-se com o óleo de palma.

arrisco-me a dizer que o óleo de palma foi usado para fritar peixes, carnes de porco, bifes bovinos. no momento da fritura, a "gordura animal" presente no objeto da fritura, deitou no óleo de palma resíduos de gorduras animais ( equivalente à sebos do ponto de vista de dificuldade de conversão ).

vi, atentamente, a diferença de glicerina apurada entre as duas temperaturas de reação:



isso já aguçou minha curiosidade num ponto de pensar em romper estigmas:

e a reação, não só de bios de palma e de sebo, à 70ºc, mas de todos os outros óleos ?

vamos avançar nas investigações.

sds

luciano
boas luciano:

concordo em absoluto com tudo o que foi aqui dito.
aliás eu já não utilizo outro processo que não seja o de 70ºc, depois de ter tomado consciencia dos riscos envolvidos, para evitar que algo corra mal.
o processador tem uma saida de vapores ligada a um condensador por isso não há valvulas que possam colar ou avariar, deste modo garanto que a pressão no interior é sempre igual à pressão do exterior.
como o meu reactor tem um bom agasalho, posso garantir que uma vez atingida a temperatura máxima desligo o aquecimento porque já não é mais necessário, mesmo ao fim de dois dias a glicerina ainda sai bem quentinha.
tambem não faço paragens intermédias nas temperaturas porque assim que o oleo atinge os 50 a 55ºc junto o metóxido e deixo a resitência ligada, a temperatura vai subindo até aos 70ºc ao longo de cerca de 40 minutos e aqui desligo e mantenho a bomba ligada mais meia hora. estou sempre por perto a vigiar possiveis fugas etc.
é como limpar o rabinho a bebés.

chamo a atenção para o seguinte:
se por algum motivo a temperatura do oleo subir acima de 60 graus antes de juntar o metóxido, não se deve cair na tentação de juntar o metóxido(desligar a resistência e esperar o tempo suficiente até a temperatura descer para valores apropriados) pois este assim que toca no oleo entra de imediato em ebulição e cria uma pressão enorme dentro de um reactor fechado que pode rebentar se a temperatura do oleo estiver ainda mais alta.
ainda que com a temperatura dentro dos limites os primeiros decilitros de metóxido devem entrar no processador muito lentamente para "apalpar o terreno", estes procedimentos contribuem muito para evitar situações desagradáveis.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por Luciano Kaefer »

medidas de segurança indispensáveis tratando-se de produto tóxico.
não é de hoje que muitos fazem procedimentos sem luvas, mascaras.
depois a velhice chega mais cedo e não sabem porquê.
exposição à insalubridade chama-se isto.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Óleo de Palma

Mensagem por Fry »

o reactor deve estar em local bastante arejado e longe de fontes de ignição
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

estive de folga neste sábado, (coisa muito rara) então aproveitei para fazer mais um pouco de bacalhau à fry do pipo.
deste vez com a introdução de uma nova receita. além do azeite virgem extra, usei um outro azeite que virgem nem de signo. passo a explicar: o nosso amigo oleo de palma.

tentei uma vez fazer bd de 50 litros de oleo de palma, mas a coisa não correu muito bem. fiz a reacção a 70ºc com 11gr de naoh. o problema penso que foi a naoh que já estava aberta e teria perdido a "força".

desta vez fiz o seguinte.
fiz uma batelada (minha tradução de batch) de 155 litros. 105 litros de oleo vegetal "normal" e 50 litros de oleo de palma. ou seja cerca de 1/3 de oleo de palma para 2/3 de oleo girassol.
para achar a quantidade certa de soda fiz a titulação para os 105 litros de oleo que me deu 7gr/litro.
para os 50 de oleo de palma, uso o protocolo de 11gr/litro
no total deu-me 105 x 7 + 50 x 11 = 1285 gr de naoh. isto perfaz uma média de 8,29 gr/litro.
fiz a reacção por 2 horas a 70ºc. depois deixei a decantar e tive de me vir embora. mas pelo que me pareceu aquilo estava a decantar bem. a ver se é desta. para mim se o bio resultante tiver uma taxa de conversão de pelo menos 85% e se aguentar bem liquido a 10ºc já fico contente.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

ainda não fui lá para tirar a glicerina já lá vão dois dias. espero que não esteja coalhada. (mas com este tempo mais quente penso que não).
assim que tiver mais novidades posto.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Óleo de Palma

Mensagem por Fry »

no total deu-me 105 x 7 + 50 x 11 = 1285 gr de naoh. isto perfaz uma média de 8,29 gr/litro.
olá

o ideal seria fazer a mistura no reactor das duas gorduras e achar a titulação do conjunto.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

já tentei titular o oleo de palma mas sem resultados muito concretos. talvez misturadas dê. ou então falsifica-me o resultado.
estou a tentar o mesmo protocolo da banha a ver se funciona. no maximo tiro sabão, mas hei-de saber se sempre é possivel converter o oleo de palma de forma a não solidificar a baixas temperaturas.

o ideal era refazer um batch só com oleo de palma. o que da outra vez fiz não correu bem penso que por causa da soda. o problema é que como não tenho o reactor em casa, não me é muito pratico andar a fazer testes.
Última edição por mnunespt em terça ago 19, 2008 6:20 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por Luciano Kaefer »

a opção de tentar fazer biodiesel utilizando-se o protocolo da banha e do sebo, deve-se à uma questão levantada por mim à algum tempo e já constatado a veracidade:

a banha de porco e o sebo, precisa de quantidades maiores de naoh( não emulsiona ) e temperatura de 70ºc.

vão me perguntar porque fazer isso com óleo vegetal ( palma ) ?

e eu vou responder:

depois de fritar em oleo vegetal várias vezes, costeletas de porco, frango, e todo o tipo de carnes, que percentual de óleo vegetal acham que obtem no resíduo a ser transesterificado ?

100% é certo que não, pois o simples contato da gordura vegetal com a animal, já causa uma mistura. quanto mais fritos, mais gordura animal.

e no final, depois de tanto fritar, o que vocês tem na mão para transesterificar: óleo vegetal, gordura animal ? ambos ? em que relação ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

evidente, não haveria titulação correcta, pois o resultado não se aplicaria a um tipo de gordura única mas sim a uma mistura de várias gorduras com caracteristicas diferentes, na qual não sabemos qual a percentagem de cada uma.
por experiencia, penso que é sempre melhor ter soda a mais do que a menos. por isso alinho nos 11gr para o oleo de palma. como fiz um batch com oleos misturados mas sabia a % de cada 1, usei o protocolo dos 11gr para os litros de oleo de palma e o protocolo de titulação para o restante.
aquilo estava a decantar bem, mas tive de vir embora. talvez amanhã de manhã tenha tempo de lá passar. faço os testes e posto os resultados.

de qualquer das maneiras, se tivesse um reactor pequeno só para testes eu experimentava fazer um processo só com oleo de palma. é que o oleo de palma é muito manhoso. enquanto está quente porta-se igualzinho ao oleo vegetal, converte igual e dá glicerina igual, tem a mesma espessura. tudo certo.
quando arrefece abaixo dos 10º - 15º c passa-se a portar como a banha. fica pastoso, opaco até dá dó.
o interesse é arranjar um protocolo que seja capaz de após a conversão, manter o oleo de palma o mais liquido possivel. nem que seja juntando-o em pequenas quantidades ao oleo vegetal.
no entanto por experiencia, mesmo 1 litro de oleo de palma diluido em 100 litros de oleo vegetal, quando convertido para bd ao esfriar ele vai aparecer pastoso quando usamos o processo normal com a titulação e a 55ºc.

este processamento ultimo que fiz foi com 70ºc a 75ºc e 8,29gr de soda (média do valor da titulação para o oleo girassol e os 11gr para o de palma).

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Óleo de Palma

Mensagem por lobão »

mnunespt Escreveu:o interesse é arranjar um protocolo que seja capaz de após a conversão, manter o oleo de palma o mais liquido possivel. nem que seja juntando-o em pequenas quantidades ao oleo vegetal.
no entanto por experiencia, mesmo 1 litro de oleo de palma diluido em 100 litros de oleo vegetal, quando convertido para bd ao esfriar ele vai aparecer pastoso quando usamos o processo normal com a titulação e a 55ºc.
essa resposta só quem tem é o xm

mas falando sério, isso seria o ideal, também para o caso do bd de banha ou de sebo, mas com trabalho e paciência chegamos lá!

mnunespt , acho muito mais fácil trabalhar( como existe protocolo para o óleo, para o sebo, para a palma etc...) com um tipo só de gordura do que esse mix que você esta fazendo, depois de pronto o bd aí sim fazer as misturas para que ele fique mais líquido em temperaturas baixas.

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

desvendei o mistério.

hoje voltei lá, e tirei a glicerina, estava castanha mas semi-transparente (como das ultimas vezes que tenho feito)
vi logo que a coisa não ia correr bem.
no fim fiz o teste 3/27 que deu uma taxa de conversão de 30% a 40% muito mau. além disso lá estavam os flocos e pasticidade do bd. já estava a dizer mal do oleo de palma outra vez quando me lembrei de alguns aspectos que me fizeram pensar:
1) a glicerina não devia sair nem tão liquida nem tão transparente.
2) lembro-me de que quando iniciei a reacção tanto desta vez como das 3 ultimas vezes, no inicio formava-se uma emulsão branca que preenchia todos os tubos e ao fim de minutos desaparecia.
3) da ultima vez este aspecto foi camuflado pela soda "fraca" mas neste ultimo batch, a soda fez uma reacção muito violenta com o metanol.
4) o metanol que tenho usado sempre vêm de um fornecedor de confiança. mas o metanol que usei nos ultimos 4 batch's veio de um fornecedor novo que não conheço bem.

depois de pensar nisto tudo, "matei a charada" o metanol tem uma percentagem significativa de agua incluida.
é essa agua que está a causar uma reacção tão violenta com a soda.
é essa agua que emulsiona no inicio da reacção fazendo a inicial espuma branca.
a agua também deve anular a reação completa, por isso tão maus testes 3/27
a agua também deve sair juntamente com a pouca glicerina que se forma, dando ideia que a glicerina está a sair na totalidade, embora venha mais transparente e liquida pela presença da agua.

isto inviabiliza todos os testes que fiz com o oleo de palma até aqui. vou ter de começar tudo do inicio.
hoje de manhã já fui buscar metanol do bom. quero ver se durante esta semana ainda tenho tempo de repetir o processo.

ainda lá tenho 20 litros daquele metanol adulterado. raios para esses aldrabões.
nunca mais vou comprar metanol a outro lado.
alguem sabe de algum teste que permita verificar se o metanol tem agua incluida? (abri um topico sob isto aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=19&t=8036)

abraço.

marco.

ps: o bom de tudo é saber que o possivel protocolo para o oleo de palma ainda não está perdido.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

ontem à noite e já com o metanol novo fiz um novo processamento do mesmo oleo.
vi logo que a soda custou muito mais a diluir no metanol (como é normal) sem aquela reacção violenta que acontecia com aquele metanol com agua.
ao iniciar a reacção correu tudo muito bem, ficando logo os tubos com aquela cor normal (escura). fui me embora após a reacção e deixei a decantar.
hoje de manhã fui lá, tirei a glicerina (esta sim como deve ser) e o bio que tinha por cima estava perfeito. lembro que o meu reactor é todo isolado. ontem o processo foi feito a 70ºc e desliguei a resistencia ás 22h. hoje ás 10h a temperatura ainda estava nos 67ºc. muito bom isolamento.
fiz o teste 3/27 (ainda com o bio por lavar) e deu aproximadamente 95% o que para mim é muito bom.
agora só falta saber como se vai portar o bio em baixas temperaturas. tirei uma amostra para arrefecer mas ficou lá.
logo à noite vou lá busca-la e arrefece-la no frigorifico. depois tiro fotos e posto os resultados.
se o bd com os 33% de oleo de palma se mantiver baixa viscosidade a pelo menos 10ºc já fico todo contente.
finalmente parece que as coisas vão no bom caminho.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por Luciano Kaefer »

perceba que o bio feito com gordura animal( semelhante ao óleo de palma ) comporta-se diferente dos demais óleos vegetais:

sempre, à baixas temperaturas, vai modificar-se.

experimentei fazer um b50 e resultou. talvez a alternativa para o uso correto do bio de gordura animal ( ou palma ) seja estabelecer um protocolo seguro. como estão encaminhando-se para o inverno europeu, experimente fazer várias amostras, desde b10 até b100. e faça uma curva de acompanhamento dos resultados: com temperatura xºc, o bio bxx foi o melhor, por exemplo.
de forma que se possa trabalhar com segurança nas temperaturas baixas. aqui no brasil, um b50 ficou sempre igual no inverno. talvez uma mistura menor também resulte. só testando e informando aqui para todos.

O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

já me estás a dar muito trabalho de casa...
tenho inveja desses users, tipo o lobão, que têm paciencia para fazer esses testes todos.
para já vou ver (hoje à noite) a b100 e várias temperaturas como se porta.
depois posso fazer com b75, b50 e b25.
mas muito sinceramente: se for para meter mais gasoleo que bd, o oleo de palma vai já para a gaveta...

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por Luciano Kaefer »

quando deitares no esgoto 200 litros de óleo de palma, pense quantos euros estarás botando fora.

armazene em bidons e vá usando aos poucos no inverno e aumente a dose no verão. eu prefiro 200 litros guardados do que deitados fora.

o lobão ia me dar razão. mais que isso, ia trocar tudo por alcool combustível ( dele é claro ).
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

deitar fora? nunca, menos ainda no esgoto.
nem que seja acrescentando 5% a 10% de oleo de palma em cada processo ele vai indo embora.

o que eu quero dizer com por na gaveta é a possibilidade de fazer bd apenas com oleo de palma.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Óleo de Palma

Mensagem por lobão »

com certeza o luciano tem razão, guarda o óleo de palma para usar no verão e ir testando até que temperatura ele permanece líquido!

ou então trocava tudo por canha!!!!!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por RED BARON »

viva mnunespt.
para evitar chatices no futuro, podes comprar um alcoolimetro (etanol) por menos de 10 euros e num minuto sabes se estás a ser enganado ou não. qualquer vendedor minimamente honesto aceita que se "pese" o alcool logo na hora da compra.

a densidade do etanol e metanol são práticamente iguais e na prática pode-se ler a % do metanol num densimetro calibrado para etanol.

valores de densidade para etanol e metanol a 20ºc.
etanol- 0,789
metanol-0,791

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Óleo de Palma

Mensagem por mnunespt »

viva red.

comprei ontem no ebay, ficou-me por 16 á com portes para portugal. é uma ferramenta barata que nos evita apanhar barretes.

já tenho comigo os resultados do oleo de palma, estou a tirar fotos à medida que a temperatura vai baixando. tenho uma amostra do bd no congelador. assim que chegar a 0ºc eu posto aqui as fotos todas.

abraço.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”