A Minha Primeira Emulsão e Agora !

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

A Minha Primeira Emulsão e Agora !

Mensagem por CarlosPoças »

após ter alterado de vasilhame na fase da lavagem e com motor de drenagem. o bd depois de retirada a glicerina e ter juntado água para lavagem[ esta emulsionou parece( maionaise ) como foi a 1ª vez que aconteceu não percebi o que estava a acontecer e dupliquei os litros de água para lavar, não deu en nada .consultei o forum e recolhi algumas dicas 1º juntar a glicerina já retirada e aquecer, fiz isso e não deu em nada 2ª dica juntar vinagre fiz um teste num litro e quase de emediato começou a separar. para 55 litros de emulsão juntei 5 litros de vinagre e agora aguardo pelo amanhã e tentar separar as duas partes. o que faço a seguir?

preciso de ajuda
obrigado
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

se a emulsão quebrar bem, aproveita o bio e descarta o resto.

depois lava normalmente o bio com agua até o ph ficar igual ao da agua de lavagem.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

carlos:
também tive uma emulsão , mas em 100 litros, e o pavor é grande, mas para tudo tem solução.
no tópico que abri:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... b3e06232b1 tratamos de várias maneiras de resolver a emulsão.
o que posso lhe antecipar, é que esses 5 litros que vc usou em 55 litros de emulsão é demasiadamente grande, vai baixar muito o ph do seu bio, o que redundará em prejuízos para o motor.

não sei se existe alternativa melhor para corrigir o ph. na minha opinião, este bio, depois de pronto ( e com ph baixo ) deveria ser misturado em pequenas proporções aos novos bios que vc fará.

o fry tem mostrado ser o sal a melhor maneira de consertar emulsões. estou quase convencido disso, pois o uso do vinagre baixou muito o ph, o que não é desejado.

ainda não medi o ph da emulsão consertada pelo sal. se de fato, não causar mudança brusca no ph, vou usar o sal como remédio em casos de problemas.

lembrando sempre que a emulsão tem que ser vista como excessão á regra, visto que a ocorrencia de emulsões significa que algo falhou no processo.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

tenho andado bastante ocupado, acabei de regressar da finlândia que parece ser outro mundo... depois de ter visto aquelas empresas.... china e japão bye bye... assim como mc donnalds hahahah

para separar a emulsão, o segredo é o sal mas, simplesmente adicionar pouco sal, como 2 colheres de sopa por 10 litros.... em água quente, desde o momento que a separação aconteça , parar a circulação da água.
este biodiesel vai ter um ph baixo, 4 ou 5 talvez... isto acontece devido à electricidade existente...
bem..
na minha resposta, a reparação deste mesmo bd é a lavagens do mesmo lenta durante horas como já aqui foi dito...
1 abraço

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

estou quase convencido disso, pois o uso do vinagre baixou muito o ph, o que não é desejado.
depende da quantidade usada.

deve-se titular uma pequena porção à parte para ver qual a quantidade necessária até o ph baixar para 7.

não usar mais que o necessário para neutralizar a soda caustica presente.

não esquecer que depois da emulsão quebrada e o ph =7 o bio está contaminado com acetato de sódio (nas goticulas dispersas que dão o aspecto de sumo de maçã) e precisa ser lavado com o mesmo numero de lavagens que usas normalmente.

neste caso (quando se usa sal ou vinagre ou outra coisa qualquer para quebrar emulsões) não se pode dar o bio por lavado quando o ph ficar em 7.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Mensagem por CarlosPoças »

red baron Escreveu:se a emulsão quebrar bem, aproveita o bio e descarta o resto.

depois lava normalmente o bio com agua até o ph ficar igual ao da agua de lavagem.


penso que não separou bem , primeiro saiu (cõr de laranja) depois cõr tipo emulsão e novamente côr de laranja . lembro que a quantidade de produto a regenerar é composto por: 30 litros de ov, ,4 de glicerina, 16 de agua e 5 de vinagre.será que nesta fase terei que o aquecer (55º) e recircular para voltar a separar a glicerina.

muito obrigado pela rapidez da resposta

abraço

ps. entretanto estou a fazer nova batelada e o produto a regenerar está a decantar em duas vasilhas.
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Mensagem por CarlosPoças »

luciano kaefer Escreveu:carlos:
também tive uma emulsão , mas em 100 litros, e o pavor é grande, mas para tudo tem solução.
no tópico que abri:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... b3e06232b1 tratamos de várias maneiras de resolver a emulsão.
o que posso lhe antecipar, é que esses 5 litros que vc usou em 55 litros de emulsão é demasiadamente grande, vai baixar muito o ph do seu bio, o que redundará em prejuízos para o motor.

não sei se existe alternativa melhor para corrigir o ph. na minha opinião, este bio, depois de pronto ( e com ph baixo ) deveria ser misturado em pequenas proporções aos novos bios que vc fará.

o fry tem mostrado ser o sal a melhor maneira de consertar emulsões. estou quase convencido disso, pois o uso do vinagre baixou muito o ph, o que não é desejado.

ainda não medi o ph da emulsão consertada pelo sal. se de fato, não causar mudança brusca no ph, vou usar o sal como remédio em casos de problemas.

lembrando sempre que a emulsão tem que ser vista como excessão á regra, visto que a ocorrencia de emulsões significa que algo falhou no processo.

sds

luciano


obrigado luciano

vê p.f. o que escrevi ao red baron

abraço
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Mensagem por CarlosPoças »

casta_baga Escreveu:tenho andado bastante ocupado, acabei de regressar da finlândia que parece ser outro mundo... depois de ter visto aquelas empresas.... china e japão bye bye... assim como mc donnalds hahahah

para separar a emulsão, o segredo é o sal mas, simplesmente adicionar pouco sal, como 2 colheres de sopa por 10 litros.... em água quente, desde o momento que a separação aconteça , parar a circulação da água.
este biodiesel vai ter um ph baixo, 4 ou 5 talvez... isto acontece devido à electricidade existente...
bem..
na minha resposta, a reparação deste mesmo bd é a lavagens do mesmo lenta durante horas como já aqui foi dito...
obrigado


analisa a resposta que dei ao red baron

e dá novamante a tua opinião

grande abraço
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

olá

se não quizerem perder tempo, deixem a emulsão num recipiente á parte e continuem com um novo lote. passado um mês a emulsão está toda separada

posteriormente podem ir juntando 20% em cada depósito pleno do carro.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”