Imposto sobre utilização de biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
labut
Membro
Membro
Registado: quarta jan 31, 2007 9:21 pm

Imposto sobre utilização de biodiesel

Mensagem por labut »

cuidado com o fabrico de biodisel.
há dias fui surpreendido com uma operação da alfandega que me apreendeu o veiculo, porque pura e simplesmente andava a biodisel sem autorização.
aparentemente, ou melhor, segundo eles, desde que carburante tem de ser pagar imposto. isto é, se se urinar no deposito e o veiculo andar tem de se pagar imposto.
neste momento estou à espera da coima......
cuidado com o fabrico de biodisel caseiro.
mais estranho se torna quando há gente a dar cursos de formação para a feitura de biodisel e ainda a venderem maquinas domesticas.
um abraço

pretenderpt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 20, 2007 7:28 pm

Mensagem por pretenderpt »

mais dia menos dia estamos como os ingleses a pagar imposto pelo ovd.
mas se ja temos de pagar imposto tb ja o podemos ir levantar aos restaurantes para reciclar? ou nao perguntas-te isso ao agente?
Clube Skoda Portugal
www.clubeskoda.com

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am

Re: Imposto sobre utilização de biodisel

Mensagem por Sa »

labut Escreveu:cuidado com o fabrico de biodisel.
há dias fui surpreendido com uma operação da alfandega que me apreendeu o veiculo, porque pura e simplesmente andava a biodisel sem autorização.
aparentemente, ou melhor, segundo eles, desde que carburante tem de ser pagar imposto. isto é, se se urinar no deposito e o veiculo andar tem de se pagar imposto.
mais estranho se torna quando há gente a dar cursos de formação para a feitura de biodisel e ainda a venderem maquinas domesticas.
um abraço
boas

explica lá isso melhor.
como é que foste apanhado, e onde. como é que eles souberam que andavas a bd, encostaram o nariz ao escape
onde está a lei que diz isso, mostraram-te ou por acaso sabiam qual o decreto.
O que eu detesto mesmo sao B.........as

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

faz scan ao papel da coima e manda-me, vamos tentar fazer alguma coisa com isso
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

pretenderpt
Membro Silver
Membro Silver

simples cheiro-lhes a batatas fritas,sabes como e a autoridade!!
mas tb nao entendo como e que a alfandega te foi multar!!

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Re: Imposto sobre utilização de biodisel

Mensagem por Fry »

labut Escreveu:cuidado com o fabrico de biodisel.
um abraço
conta lá esse episódio melhor por favor, tim tim por tim tim.

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

eu tenho experiência diferente:
dia 29 de julho fui abordado pelos polícias no aeroporto, repararam nos autocolantes e pediram-me informação, foram muito simpáticos.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

acho que nem os policias da alfândega nem tu estão a dizer coisa com coisa.. espero que te expliques e não desapareças, pois estou a achar este tópico muito estranho.. faz-me lembrar outros tópicos que são colocados apenas para assustar o pessoal, e acabam por não ter fundamento.
3º sócio novaenergia

pretenderpt
Membro Silver
Membro Silver

tu nao teras por acaso um daqueles ibizas nexidos que fazem uma fumarada que mais pareçe um petroleiro?!
chamaste-lhes a atenção e tudo o resto foi castigo!!

mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

meus amigos !
vamos por partes , tipo hercule poirot.

há dias fui surpreendido com uma operação da alfandega
aqui em portugal é brigada fiscal da gnr, alfandega é para fora do espaço schengen,
que me apreendeu o veiculo, porque pura e simplesmente andava a biodisel sem autorização.
aparentemente, ou melhor, segundo eles, desde que carburante, combustível carburante só nas traducoes do canal historia, tem de ser pagar imposto. isto é, se se urinar no deposito e o veiculo andar tem de se pagar imposto.
neste momento estou à espera da coima...... aqui a multa é logo na hora, ja se paga por multibanco, que é uma invencao dos portugueses, "ajuntar" todos os bancos numa só maquina de atendimento automatico.cuidado com o fabrico de biodisel caseiro.
mais estranho se torna quando há gente a dar cursos de formação para a feitura producao de bio, feitura vem dos fritos de biodisel e ainda a venderem maquinas domesticas., nao sao maquinas domesticas , sao reactores caseiros.. um abraço

e esta hem ! ao nosso saudoso fernando pessa.. te deus o tenha

Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm

Mensagem por Pmatos »

caro mtavares,

essa distinção que faz entre alfândega e gnr/brigada fiscal não está correcta.
no caso em questão, que diz respeito a combustiveis, e por arrasto o isp, normalmente a autoridade é a alfândega, pois esta tem sobre a sua alçada algums impostos especiais sobre o consumo, tais como isp, ia, etc..
por exemplo, para obter isenção de isp para algums solventes, para uso como mp industrial é na alfândega que se trata de tudo...
agora que a brigada fiscal faça a detecção do uso de bd, apreenda e depois o caso passe para a alfândega, isso já me parece o mais provavel.
esse caso faz lembrar o que se passa com o gasoleo agricola, pois caso sejamos apanhados num veiculo com gasoleo desse, este é apreendido e perdido a favor do estado além de pagarmos uma multa altissima e podermos levar com um processo-crime em cima, pois este tipo de fuga é um crime fiscal, e é uma das situações mais vigiadas e combatidas pelo estado/fisco.
agora não me lembro da legislação em vigor, mas esta não isentava de isp os produtores caseiros????

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

ola a todos os confrades.

depois de analisar com atenção os parcos, mas reveladores comentários que foram aqui escritos pelo no amigo labut, concluo o seguinte:
colocada: qui fev 01, 2007 21:00 assunto: apresentação

--------------------------------------------------------------------------------

sou novo nisto dos foruns tenho alguma curiosidade nas energias renovaveis nomeadamente biocumbustiveis.
como estou aqui essencialmente para aprender....espero consegui-lo
no dia 1 de fevereiro deu-se o inicio da actividade ou pelo menos parece.
assunto: lavagem de filtros industriais

--------------------------------------------------------------------------------

estou com um problema....preciso de lavar filtros de exaustores de restaurantes e nao sei como fazer.....falaram-me numa solução de agua com um produto qualquer desengordurante....alguem me diz que produto é esse???? sendo certo que nao pode ser abrasivo
quem geralmente faz este tipo de limpeza de filtros aos restaurantes, são as empresas de recolha de óleos usados.

esse preço é muito baixo....por aqui compra-se e vende-se a 0,30 euros no minimo
quem está assim tão informado dos preços que correm no mercado são empresas ou pessoas que trabalham no ramo dos óleos usados.

bem...eu arranjo biodiesel....o preço neste momento está a o,70 euros
só pode vender bd quem tem uma empresa autorizada, legalizada e isenta do isp. acho muito estranha esta situação. o preço é com iva? é passado o documento da venda (factura)?

bem...eu entro nessa..organizem-se como quiserem....se me arranjarem 10 toneladas de oleo vegetal usado com um maximo de 3% de humidade e impurezas vou buscar onde for preciso
ora aqui está o que eu suspeitava. uma empresa que recolhe óleos usados em restaurantes, que vende bd sem estar autorizada para isso, e que se oferece para comprar 10 toneladas de produto. bem... não estamos perante um particular que faz 60 litros de bd no quintal, com o óleo que os vizinhos deitam no esgoto.

conclusão: peço desculpa se estou errado. certamente esta empresa foi visitada pela inspecção dos serviços alfandegários, que por sua vez deve ter aprêendido todo o material dentro das instalações, incluindo as viaturas.
colocada: seg set 03, 2007 17:34 assunto: imposto sobre utilização de biodiesel

um abraço
claro que perante esta situação de dolo, o autor dificilmente estará á vontade para contar o sucedido, caso não esteja errado na minha analise. se assim não for, aguardemos o veredicto.

abraço.
Última edição por Fry em terça set 04, 2007 4:25 pm, editado 2 vezes no total.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

fry!

muito bem apanhado. e tudo sem ser preciso sair do forum.

isto é que eu chamo um moderador com "m" grande.

abraço,

marco.

pretenderpt
Membro Silver
Membro Silver

a isto se chama um trabalho de detective!! parabens...

Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm

Mensagem por Pmatos »

a confirmar-se o teu raciocinio fry, então não se tratará de um simples particular, que usa bd para consumo próprio, mas sim uma empresa, ou particular, que produz, utiliza, e possivelmente comercializa bd, sem licença e isenção de isp. assim realmente já se justifica uma intervenção da alfândega directamente. é um caso de fuga fiscal, e "eles"não perdoam...
a propósito, bom trabalho de detective, realmente, visto esses "posts", parece ser essa a situação.
a ver da explicação do forense em questão.
cumps.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

forense???? não queria dizer outra coisa.

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

usuário
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
labut
Membro
Membro

Mensagem por labut »

vejamos.....
ao sr detective quero-lhe dizer que uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
assim, era intenção comercializar o biodisel inicialmente.
dadas as condicionantes legais a ideia de uma unidade de produção de biodisel foi, não abandonada, mas sim posta em pendente.
depois..... o veiculo em questão estava a circular tratando-se da minha propria viatura, alias foram analisadas todas as viaturas nesse local....tudo o que andasse a gasoleo foi retirada uma amostra e selados os depositos.
foram lavrados autos de noticia, autos de apreensão, e mais....auto de apreensão cautelar....
não pretendo com este aviso que me paguem a multa...simplesmente informar do que pode acontecer.
já agora, segundo os agentes alfandegarios não foi cumprido o art 39 do regime geral das infracções tributarias ( rgit ) aprovado pela lei 15/2001 de 5 de junho. abraço

Autor do tópico
labut
Membro
Membro

Mensagem por labut »

ah...é verdade....
sim..pode-se vender biodisel a frotistas. o preo neste momento está a 0.75 euros + iva e tende a subir. a empresa esta devidamente licenciada para o fabrico de biodisel. passa factura.

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am

Mensagem por Sa »

labut Escreveu:vejamos.....
ao sr detective quero-lhe dizer que uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
assim, era intenção comercializar o biodisel inicialmente.
dadas as condicionantes legais a ideia de uma unidade de produção de biodisel foi, não abandonada, mas sim posta em pendente.
depois..... o veiculo em questão estava a circular tratando-se da minha propria viatura, alias foram analisadas todas as viaturas nesse local....tudo o que andasse a gasoleo foi retirada uma amostra e selados os depositos.
foram lavrados autos de noticia, autos de apreensão, e mais....auto de apreensão cautelar....
não pretendo com este aviso que me paguem a multa...simplesmente informar do que pode acontecer.
já agora, segundo os agentes alfandegarios não foi cumprido o art 39 do regime geral das infracções tributarias ( rgit ) aprovado pela lei 15/2001 de 5 de junho. abraço

boas
mas com é que foste mandado parar. circulavas onde e com o quê no carro. pra que é que selaram os depositos se ja tinham as amostras e se te tinham apreendido o carro. e os carros com deposito selado, como é que depois circulam.
ou será que foste um daqueles que foram apanhados na vasco da gama, e o bd só serviu pra agravar ainda mais as multas
explica melhor lá isso.
já agora como é que eles sabem que nao pagaste imposto acho que ainda nao somos obrigados a andar com taloes de combustivel a provar que o pagamos. penso eu de quê.
O que eu detesto mesmo sao B.........as

Responder

Voltar para “BioDiesel”