Bagaço de azeite

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
borges
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mai 18, 2007 3:31 pm
Localização: Lisboa

Bagaço de azeite

Mensagem por borges »

solicito á comunidade bio que se debruce sobre a possibilidade e processos de aproveitar o bagaço do azeite para produzir bio.
parece-me uma possibilidade a explorar.


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

o bagaço de azeite não tem uma acidez muito alta??


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

geralmente tudo o que se pode extraír do bagaço de azeite tem ido para azeite/oleo refinado.(azeite não virgem).
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Jeep V8
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta abr 25, 2007 1:34 pm
Localização: Santa Maria da Feira/Mont.-o-Velho

Mensagem por Jeep V8 »

bagaço de azeite ou bagaço de azeitona?
pode parecer uma pergunta estupida, mas tem algum fundamento!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

tudo
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Jeep V8
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: quarta abr 25, 2007 1:34 pm
Localização: Santa Maria da Feira/Mont.-o-Velho

Mensagem por Jeep V8 »

esta é uma das vias:

http://www.centroliva.pt/central/central-biomassa.html

a mais directa, bagaço de azeitona = energia

há que utilize tambem para aquecimento, por exemplo de aviarios!


Autor do tópico
borges
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mai 18, 2007 3:31 pm
Localização: Lisboa

Bagaço de azeitona

Mensagem por borges »

obrigado pelo contributo ppl.
mas a especificamente a pergunta era:
como podemos aproveitar o bagaço da azeitona?
tecnicas a aplicar para separar o sólido do liquido ?
centrifugação?
e o oleo é bom para fazer biodiesel?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

que oleo se pode tirar do caroço de azeitonoa já moido e esmifrado???? só se aproveita mesmo para a queima em secadores ou aquecedores de pintos
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Re: Bagaço de azeitona

Mensagem por mtavares »

borges Escreveu:obrigado pelo contributo ppl.
mas a especificamente a pergunta era:
como podemos aproveitar o bagaço da azeitona?
tecnicas a aplicar para separar o sólido do liquido ?
centrifugação?
e o oleo é bom para fazer biodiesel?
ola!
o bagaço de azeitona já está mais do que espremido,
o oleo que sai do processo é demasiado caro para fazer bio.
o bagaço só é aproveitado para a producao de energia térmica, como já está granulado , é bom para queima, o problema é armazenar uma vez que começa a fermentar e a emitir odores fortes.

se quiseres soluçoes pra queimar bagaço de azeitona envia-me uma mensagem privada pm.

abraço
mtavares


pgilm
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 24, 2007 9:23 am

Mensagem por pgilm »

bom dia

de acordo com o q foi dito antes, realmente é verdade "o bagaço cheira mal", mas e se o descaroçarmos?

è verdade, não precisamos do bagaço todo, so precisamos do caroço, que é a madeira com mais poder calorifico que existe, e não cheira mal.

deixo apenas um conselho, quem quizer comprar, compre no ano anterior para ele secar, ja que se o comprarmos seco em estufas (não sei se ja se faz), o produto que custa na origem cerca de 10cent./kg passaria a custar muito mais.

já agora, é muito mais rentavel que pellets.

estou a disposição para dúvidas.

pedro gil


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

bagaço azeitona descaroçado.

Mensagem por mtavares »

pedes explicar melhor o bagaço de azeitona descaroçado.

a palavra leva-me a pensar que é sem caroço.


pgilm
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 24, 2007 9:23 am

Mensagem por pgilm »

bom dia e feliz natal

quando digo descaroçamos, quero dizer que tiramos ao bagaço o caroço e é isso que aproveitamos (o caroço).
conheço algumas empresas que o fazem e em qtd industriais, porque estou ligado ao ramo do azeite.
passo a explicar o processo.
num lagar de azeite, a azeitona é moida (com caroço e tudo, isto pq ha gente que pensa que se tira o caroço antes de moer) depois é feita a extração do azeite atravez de processo mecanicos de centrifugação. no final ficamos com azeite e bagaço. é este sub-produto, que ate a pouco tempo era um residuo, que enviamos para uma empresa que ao chegar lá o bagaço a primeira coisa que fazem é retirar o caroço, depois voltam a fazer o processo que se faz num lagar duas vezes em que se retira o chamado azeite de repasso (para refinar visto ter muita acidez e alto teor em ceras, peroxidos, etc.) depois a polpa que sobra poderá ser enviada para centrais de biomassa mais a nivel industrial ou para refinarias que por processos quimicos (misturando exano) retiram o chamado oleo de bagaço.
a madeira do caroço é entao um produto limpo e que depois de seco, não tem cheiro e por isso eu dizer que deve ser comprado no ano anterior ao que pretendemos fazer a queima.

p.s. se calhar este post foi colocado num sitio onde se estava a falar de biodiesel, e eu falo de aproveitamento para aquecimento. ainda assim, acho que a gordura que existe no bagaço, é mt pouca e visto ja ter o aproveitamento que tem se calhar tornava-se excessivamente cara.

continuo a disposição

pedro gil
Última edição por pgilm em terça dez 25, 2007 11:13 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

por aquilo que tenho visto do bagaço, aquilo fica tudo misturado, resto de azeitona e respectivo caroço esmagado. como é possível retirar os restos do caroço?


pgilm
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 24, 2007 9:23 am

Mensagem por pgilm »

ora bem,
o bagaço qd é moido princilpalmente num moinho de martelos, a azeitona é forçada a passar por um "crivo" com 4 , 5 ou 6 mm logo o caroço tem +- essa medida.
ao fazer passar por força centrifuga por uma rede com apenas 3mm, o caroço com mais de essa medida sai pelo fim do cilindro de centrifugação pq nao cabe nos furos da rede e a polpa é projectada pelos furos e sai por outro lado.
é claro q não se consegue tirar todo o caroço, apenas o q tem mais dessa medida, senão tb ficavamos com muito caroço miudo.
fica a promessa de colocar aqui algumas fotos para visualizarem todo o processo.
ja agora pedia se alguem encontrasse uma tabela com valores de calorias de biomassa onde aparecesse caroço de azeitona, casca de amendo serradura, etc. agradecia. encontrei ume vez na net mas agora não encontro. reparei nessa tabela que o caroço situava-se acima dos pellets, casca de amendoa, etc.
este caroço já se utiliza muito em padarias com fornos a lenha, salamandras, e aquecimento central. deixa mt pouca cinza.

pedro gil

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Mensagem por Rui de Carvalho »

eu gostava de fazer alguma correcções e chamadas de atenção, os óleos acidos podem ser transformados em biodiesel sem problemas, não pode ser é pelo metodo tradicional de transterificação basica.

contudo apesar de ser possivel aproveitar esse óleo e fazer biodiesel, a pergunta a seguir relevante é: porque alguém haveria de gastar óleo caro para fazer biodiesel barato. logo esta solução é inutil. depois o bagaço tem um muito baixo teor de óleo. e apesar de ter um bom valor energito é um desperdiçio queimar visto poder ser vendido a muito melhor preço para razões animais.


pgilm
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 24, 2007 9:23 am

Correcção

Mensagem por pgilm »

bom dia,

acho que houve aqui uma confusao gerada por mim.´
é que este topico falava em oleo para bio e eu sempre que respondi, falava do aproveitamento do caroço e não do oleo, sim porque como diz o rui este oleo vende-se sempre com um valor proximo dos 2€, os azeites de repasso tambem 2€ e o azeite sempre mais (estes valores oscilam de acordo com a "bolsa de azeite").
peço desde ja desculpa.

pedro gil

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”