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Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD

Enviado: sexta jun 15, 2007 9:10 pm
por jossef
este tópico foi criado para mostra qual o resultado do interior de um motor após 25.000km a ovd.
carro - land rover
modelo – discovery
cilindrada – 2500cc
ano – 1992 – 15 anos
km – 315.000km
lubrificante – 15w40
mudanças feitas de 7.000 em 7.000 km
tipo de andamento – estradas nacionais, auto estradas e passeios todo o terreno

a utilização de ovd perfez um ano e 25.000km a o óleo utilizado é tanto novo como usado filtrado mas não lavado também fez 2.000km a bio.
as % de óleo teem sido de de 50% a 60% no inverno e de 80% a 90% no verão, sendo incorporado 2% de gasolina.
o carro esta equipado com http://seealte.europecon.net/adapta-o-d ... vel-5.html.

o motivo da abertura do motor foi o surgimento de fumo transparente na vareta de óleo, e somente isto, o land rover não mostrou qualquer tipo de alteração no andamento ou nos mostradores de bordo.
o primeiro diagnostico era segmentos o qual não se veio a confirmar depois.
depois do motor aberto confirmou-se que era a junta que teve uma pequena rotura na abertura onde passava o óleo de lubrificação e que o mesmo entrava para a camera de combustão.
em baixo ficam algumas fotos do aspecto do motor onde se pode ver que a utilização de ovd com moderação (as vezes) não afecta este motor .


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Enviado: sábado jun 16, 2007 12:18 am
por hynek
ainda bem que não foi nada mais grave.

é uma grande máquina.

Discovery

Enviado: sábado jun 16, 2007 12:45 am
por Superdigito
ó jossef foi o teu 200?

cumprimentos,

c. reis

Enviado: sábado jun 16, 2007 9:46 am
por jossef
ó jossef foi o teu 200?
sim

Enviado: domingo jun 17, 2007 11:29 pm
por Biod
pelas fotos ha alguma coisa que de para botar que o carro usava ovd ?

JOSSE4X4 na Dica da semana 5/06 Dia Mundial do Ambiente

Enviado: segunda jun 18, 2007 12:56 pm
por FLGFLG
biodiesel e óleo vegetal conquistam adeptos de energias alternativas ao gasóleo

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Enviado: segunda jun 18, 2007 2:37 pm
por hynek
o jossef não fez barba outra vez ......

ainda vão deixá-lo entrevistar

Enviado: segunda jun 18, 2007 2:57 pm
por manuelcar
tam mais pêlos na cara que o barbas

Enviado: segunda jun 18, 2007 9:26 pm
por jossef
pelas fotos ha alguma coisa que de para botar que o carro usava ovd ?
queres dizer notar em vez de botar se sim a resposta é negativa ,nada estava melhor q alguns a gasoleo .
o trabalho foi feito na porteljeep por o eng. alvaro q é uma oficina de land rover´s

Enviado: segunda jun 18, 2007 9:35 pm
por Biod
sim, foi gaf minha.. queria dizer notar

lindo carrinho

Enviado: quarta jun 20, 2007 5:21 pm
por LUIS MARTINS
sim senhora parece que ainda pode fazer muitos e bons km
será que o meu fronteira 2.8 tdi pode ser iniciado nas artes do ovd ou recorrendo a um adaptação????
estou a "inventar" uma "máquina infernal" para lavagem e secagem do oleo.
para a semana um almoço aqui no cm
confirmação de melhor dia para
[email protected] ou [email protected]

Enviado: sexta jun 22, 2007 12:13 pm
por NCR
boa tarde,

já vi defendido num fórum dos eua, em concreto neste tópico (http://biodiesel.infopop.cc/eve/forums/ ... 076761/p/1) que o grande problema é a formação de depósitos de "carvão" entre os segmentos e os pistons, sendo certo que esta somente poderá ser verificada se se desmontar, pelo menos, um deles. neste caso, e uma vez que parece não se ter chegado a tanto, talvez o teste não seja completamente conclusivo...

o que é que vos parece?

Enviado: sexta jun 22, 2007 2:24 pm
por hynek
formação do carbono (carvão) acontece quando se abusa nas percentagens do ov (arranque a ov com motor frio, ov insuficientemente aquecido, etc...).

quem tiver cuidado e seguir as recomendações deste fórum, não corre riscos.

Enviado: sexta jun 22, 2007 2:34 pm
por NCR
hynek Escreveu:formação do carbono (carvão) acontece quando se abusa nas percentagens do ov (arranque a ov com motor frio, ov insuficientemente aquecido, etc...).

quem tiver cuidado e seguir as recomendações deste fórum, não corre riscos.
o que queria salientar é que a não existência de resíduos visíveis, tendo em conta que só se terá aberto a cabeça do motor, talvez não seja sintoma inequívoco da não formação de carvão.

Enviado: sexta jun 22, 2007 2:55 pm
por hynek
talvez, mas o carvão forma-se, em primeiro lugar, nos bicos dos injectores e na câmara da combustão. se estiver tudo bem aí, não vejo razão para se formar noutro lado e aqui não.

Enviado: sexta jun 22, 2007 4:48 pm
por NCR
hynek Escreveu:talvez, mas o carvão forma-se, em primeiro lugar, nos bicos dos injectores e na câmara da combustão. se estiver tudo bem aí, não vejo razão para se formar noutro lado e aqui não.
se bem compreendi, o que se defende no tal tópico - e que me parece fazer todo o sentido - é que a câmara de combustão atinge temperaturas altíssimas que permitem ao motor "desfazer-se" do carvão. ora, tais temperaturas não serão atingidas nas "paredes" do piston, pelo que se correria o risco de uma câmara de combustão "limpa" apresentar, não obstante, depósitos de carvão entre os segmentos e o piston, facto que poderia levar, obviamente, a graves danos.

Enviado: sexta jun 22, 2007 6:27 pm
por hynek
parece lógico. já vi bastantes motores por dentro e nunca notei tal coisa. vamos pedir opinião a pessoa que sabe mesmo - [***************].

Enviado: sexta jun 22, 2007 10:03 pm
por visitante
vivam ...

é mais ou menos como disse o ncr...

creio ter escrito algures por aqui que é procedimento na minha oficina efectuar todos os 50.000 kms limpeza do sistema de injecção e do sistema de lubrificação..existem aditivos próprios para isso..convém..contudo..não pegar nalgumas mixordias que existem nas prateleiras de supermercado..

de notar também que na operações de limpeza..principalmente ao circuito de lubrificação..não se deve deixar o motor trabalhar ao relanti..mas sim com pelo menos mais 50% desse valor...

abraços
[***************]

Enviado: domingo jun 24, 2007 2:19 pm
por NCR
[***************] Escreveu:vivam ...

é mais ou menos como disse o ncr...

creio ter escrito algures por aqui que é procedimento na minha oficina efectuar todos os 50.000 kms limpeza do sistema de injecção e do sistema de lubrificação..existem aditivos próprios para isso..convém..contudo..não pegar nalgumas mixordias que existem nas prateleiras de supermercado..

de notar também que na operações de limpeza..principalmente ao circuito de lubrificação..não se deve deixar o motor trabalhar ao relanti..mas sim com pelo menos mais 50% desse valor...

abraços
[***************]
boa tarde,

já agora, e um pouco off-topic, pergunto-te se valerá a pena utilizar aqueles produtos de limpeza de injectores da stp? em caso negativo, há outras marcas que aconselhes?

Enviado: sexta out 12, 2007 6:34 pm
por jossef
para limpar os mesmos 1l de oleo a 2t é do melhor.