LAVAR BIODIESEL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

LAVAR BIODIESEL

Mensagem por escalavardo »

já ouvi várias técnicas para a lavagem do bd. gostava de vê-las expostas aqui, e já agora qual será a mais eficiente?


alane_santos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta abr 21, 2006 12:15 am
Localização: Nisa/Portugal

Mensagem por alane_santos »

a lavagem é o que me anda a deixar um bocado desmoralizado com isto


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

o meu tá a sair perfeito...

eu lavo com burbulhação em 3 seesões de 6 horas e fica bom.

esta última foram 4 sessões.

desde que o ph caia para valores proximos do 7 estás a fazer bem.

como podes ver numa das experiências um bio não lavado tem um ph de 11 e que é muito caustico logo corrosivo (não é só o ácido que corroi...)

se por acaso emulsionares também é fácil, agua+sal e é quase instantanio!!!

cumprimentos

barbas


alane_santos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta abr 21, 2006 12:15 am
Localização: Nisa/Portugal

Mensagem por alane_santos »

amigo barbas o sal é uma medida de recurso a ser usada em último caso. não se pode considerar o uso do sal uma medida rotineira e sistemática , isso só levará á continuação de um biodiesel menos bom.
a usar sal na lavagem , acho preferível nem lavar


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

porque dizes isso alane?

há que adicione sal logo na primeira lavagem como medida preventiva da criação de uma emulsão.

todo o sal é eliminado nas lavagens subsequentes e alem disso cloreto de sódio não é muito "diferente" de hidroxido de sódio na questão da solvabilidade com gorduras e glicerol pelo que penso que não vai afectar o bio...

um quimico que nos ajude por favor!!

barbas


alane_santos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta abr 21, 2006 12:15 am
Localização: Nisa/Portugal

Mensagem por alane_santos »

"también puedes probar con sal común, es decir, cloruro de sodio. diluye la sal en agua, añadela mientras agitas con suavidad, y sigue añadiendo mientras empieza a separarse."

"de esta manera se separa la emulsión, con el problema de que la sal es una impureza. quitar toda la sal del combustible es difícil. el agua salada no es tan inocua como el agua normal del lavado, así que ten cuidado cuando te desagas de ella."

"uses el método que uses, una vez separada la emulsión, continúa con el resto de los lavados hasta que el combutible quede tan limpio y seco como de costumbre. ya puedes usar el lote reparado, y aprender miestras cómo hacer mejor combustible la próxima vez."

in "journey to forever"


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

alane,

o meu castelhano tá um bocadinho ferrujento mas no teu texto diz que uma vez separada a emulsão continua com o processo de lavagem e podes usar o bio...

é que eu penso que o sal não se dissolve nas gorduras...


barbas


misk
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta fev 16, 2006 2:02 pm
Localização: Porto

Mensagem por misk »

e porque não adicionar mais óleo para reagir com o restante metanol+soda que existe?
sabemos que o ph do biodiesel tem que ser aproximadamente de 7 (neutro) ou seja se o valor de ph for muito elevado, temos ainda metanol+soda por reagir entao porque não adicionar mais óleo?
ok, como dizia o amigo fry, temos mais glicerina, mas em contrapartida temos mais biodiesel e o processo de lavagem será menos custoso e a formação de emulsões mais dificil de acotnecer
my 2 cents


misk
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta fev 16, 2006 2:02 pm
Localização: Porto

Mensagem por misk »

e após ler a parte da secagem, deparei-me comoutro factor importante

ao adicionar mais óleo menos metanol exisitirá, logo o processo de secagem menos tempo irá demorar


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

caros,

atenção às reações incomplectas...

cada molecula de óleo é um triglicérido que se vai partir em 3.

a receita de metanol+soda caustica está cálculada para uma reacção complecta, ou seja para partir os 3 bocados da molecula.

alias, até está calculada para uma margem de segurança...

adicionar mais óleo para aquele metanol/soda pode não se conseguir uma reacção complecta.

o motor queima na mesma (pois se até oleo puro queima) mas o bio não tem tão boa qualidade pois a queima deixa resíduos no motor, por outro lado sendo parte de uma molecula de óleo logo é emulsionante, i.e. agarra-se a moleculas de água levando-as para dentro do motor...

para este tipo de coisa é menos prejudicial ao motor queimar óleo puro...

mas isto é só teoria, nada como um bom teste documentado para que nós o possamos repetir!

se a reacção for incomplecta o bio vai ficar muito turvo muito tempo talvez mesmo não chegando a clarear (pois funcionará como detergente para a loiça agarrando as moleculas de água da lavagem).

força!

barbas


misk
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta fev 16, 2006 2:02 pm
Localização: Porto

Mensagem por misk »

nao estou a falar em adicionar oleo a vontade do fregues, mas sim adicionar o óleo de forma a:

1- nao ser preciso lavagem ou pelo menos reduzir o tempo de lavagem ou as lavagens sucessivas;

2- o tempo de secagem diminuir.

isto tudo porque existe um excesso de catalizador(soda) e reagenet (metanol)


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

amigo misk

eu precebi perfeitamente!

o problema é medir isso e conseguir avaliar qual a quantidade...

faz uns testes com várias medidas por exemplo 5%, 10%, 15%, 20%, documenta a coisa e depois "posta" nas experiências!

vamos fazer investigação!

empirica mas investigação na mesma!

barbas


poupabio
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta mai 05, 2006 1:19 pm

voltando um pouco a lavagem...

Mensagem por poupabio »

caros amigos

sou novo nisto, na verdade nunca fiz nada disto, e como devem saber tenciono antes de iniciar ter uma ideia de como as coisas funcionam, uma vez que foi na parte da lavagem que fiquei com mais duvida aqui vai a minha pergunta:

segundo me pareceu, a lavagem deve ser um processo em que se pojecta uma nevoa de agua a 35º sobre o biodisel que está num recipiente em repouso, durante cerca de 6 horas, ou até q o ph do biodisel atinja o ponto optimo de 7 no ph.

é isto a lavagem??
ou estou redondamente enganado?


poupabio
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta mai 05, 2006 1:19 pm

Mensagem por poupabio »

ah outra pergunta:

em relacao ao metanol como se calcula a percentagem que se deve misturar??

a soda e calculada pelo processo do ph que deve passas pra 8, né?


poupabio
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta mai 05, 2006 1:19 pm

Mensagem por poupabio »

bem fiquei esclarecido, vou proceder a producao em pequena escala de inicio. é mais seguro.
5 litros, né?

é uma coisa, o que fazem voces com os outros produtos de reacao, como a agua da lavagem, a glicerina, a "maionese"?

Avatar do Utilizador

pintas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 1:13 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por pintas »

desculpem a pergunta mas ainda nao percebi uma coisa! quando se faz a lavagem por nevoa de agua a agua está sempre a circular?expliquem lá melhor de onde vem a agua e para onde vai


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

há quem misture os dois processos...

para meter água dentro do contentor usa-se o modelo do chover muito levemente água para dentro do bio.

essa leve entrada de água vai lavando o bio.

depois de termos (no meu caso 20%) de água inicía-se a borbulhação.

as bolhas de ar levam pequenas quantidade de água até ao topo do bio e rebentam libertando a água. essa água acaba por descer outra vez para o fundo e assim tens o processo de circulação que é bem visivel a olho.

eu pessoalmente não tenho paciencia para esperar pelo que meto água com cuidado no bio e inicio logo o processo de burbulhação.

burbulho por 6 horas e repito 3-4 vezes dependendo da claridade e ph da água e do bio.

barbas


astronauta
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta mai 04, 2006 12:59 pm

Mensagem por astronauta »

eu ainda lavo o bd por agitação com um berbequim e uma hélice, após adicionar a água morna agito por cinco minutos (sem salpicos e sem vórtice) deixo separar cerca de 30 minutos e dreno a água. repito até que o ph seja neutro e a água clara.

porque não fazem assim? é bastante rápido!
será que conseguem evitar as emulsões que aqui e ali acontecem ou ainda têm esse problema?

cumprimentos

astronauta


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

hummm parece-me bem

pelo menos é mais rápido...

e tens muitas emulsões?


barbas


astronauta
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta mai 04, 2006 12:59 pm

Mensagem por astronauta »

ainda não realizei experiências suficientes para dizer com segurança (3 ou 4) destas 1 emulsionou, mas acho que se deveu a algo errado na reacção e não devido ao processo de lavagem.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”