Opel ampera

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
Jsilva ampera
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo ago 20, 2023 10:56 pm

Opel ampera

Mensagem por Jsilva ampera »

Bom dia a todos os usuários.
Sou proprietário de um Opel Ampera de 2012. O carro já está na minha posse quase um ano. Até agora bastante satisfeito. Problemas zero , já conta na minha mão 20 mil kilometros is tendo um total de 208 mil kilometros. O único senão tenho tido e nos postos de carregamento, já recebi contas astronómicas, uma delas foi no palácio do gelo em Viseu só foi a módica quantia de 20€, só carreguei até 80% por não ter mais tempo para esperar. Noutros postos anda na ordem dos 12€. Este e o primeiro carro eléctrico que tenho não estou familiarizado com estas situações. E normal neste modelo ter estes custos carregamento nos postos? Em casa pelo que vejo na factura da luz anda por volta dos 2€

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Opel ampera

Mensagem por serges »

Olá muito bem vindo...


Infelizmente estes e outro veículos sem carga rápida e limitados a velocidade máxima de carregamento de 3.4kwh vamos ter sempre este problema pois a maioria dos pontos de carga são por tempo de carga o que nos eleva i então o custo ou temos a sorte de encontrar um posto que paga o que consome sendo este mais favorável...

Tenho um veículo igual e só carrega em casa fora disso o motor a combustão servirá como gerador nas grandes viagens pois o custo de carga será sempre mais caro que o consumo de gasolina...

Que posso dizer a não ser que os decisores acharam que os veículos antigos vão desaparecer e com isso obrigar a todos a trocarem o veículo por um mais recente... nada sustentável pois estes veículos tem um tempo de vida muito considerável mais ainda com a degradação baixa das baterias...

Boa sorte e muitos KMS.

Enviado do meu Pixel 6 através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Opel ampera

Mensagem por accoelho »

Exactamente os nossos amperas e outros não compensa carregar nos públicos.
Mais vale queimar gasolina....


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Opel ampera

Mensagem por civic »

Uma treta a forma como a Mobi-e vê a mobilidade, postos de 3,4kW deviam ser aos montes, não percebo qual o problema.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Opel ampera

Mensagem por serges »

civic Escreveu:Uma treta a forma como a Mobi-e vê a mobilidade, postos de 3,4kW deviam ser aos montes, não percebo qual o problema.
Tamb€m não p€rc€bo...

Mas honestamente quando falei com quem, diz que nos defende, disse me que eram dores de crescimento...

Enviado do meu Pixel 6 através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Opel ampera

Mensagem por civic »

Em relação ao Ampera, tenho 1 na familia que continua a rolar sem problemas, só mesmo a questão da Opel não fazer a manutenção em viseu, tem que a fazer no Porto.
Alem deste, tenho outro comprado em 2ª mão, mas neste caso o Ampera-e que teve mais uma nota negativa da Opel, por ser um carro não comercializado em Portugal a Opel não qus fazer a manutenção, acabou ppor ter que ir a Espanha e levou logo uma bateria nova, ou seja, esse meu familiar ficou com um Ampera-e com 6 anos e bateria nova.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Opel ampera

Mensagem por civic »

serges Escreveu: segunda ago 28, 2023 3:45 pm
civic Escreveu:Uma treta a forma como a Mobi-e vê a mobilidade, postos de 3,4kW deviam ser aos montes, não percebo qual o problema.
Tamb€m não p€rc€bo...

Mas honestamente quando falei com quem, diz que nos defende, disse me que eram dores de crescimento...

Enviado do meu Pixel 6 através do Tapatalk
Os postos de 3,4kw não precisam de grande transporte de eletricidade,
Os proprios municipios deviam incentivar isso, mas há alguns que abominam mesmo a mobilidade elétrica pelas suas ações... ou falta delas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Opel ampera

Mensagem por Freddy_krueger »

ui...um muniipio a por um posto...teriam que se tornar OPC.... bla bla bla....enfim...entraves, e depois chama-lhes dores de crescimento.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Opel ampera

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: terça ago 29, 2023 5:38 pm ui...um muniipio a por um posto...teriam que se tornar OPC.... bla bla bla....enfim...entraves, e depois chama-lhes dores de crescimento.
Não queria dizer diretamente o municipio, mas que têm muita força nestas coisas é muito obvio, por exemplo, Mangualde tem 2 PCNs, Tondela tem 4 PCNs e 3 PCRs, isto só pode ser devido à força que cada municipio faz, digo eu... ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1909
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Opel ampera

Mensagem por Freddy_krueger »

sim, sem dúvida.... municipios de interior deviam fazer mais força, pois é onde os OPC's menos se interessam...é um bocado como as juntas agora terem postos de correio...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Opel ampera

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu:
Freddy_krueger Escreveu: terça ago 29, 2023 5:38 pm ui...um muniipio a por um posto...teriam que se tornar OPC.... bla bla bla....enfim...entraves, e depois chama-lhes dores de crescimento.
Não queria dizer diretamente o municipio, mas que têm muita força nestas coisas é muito obvio, por exemplo, Mangualde tem 2 PCNs, Tondela tem 4 PCNs e 3 PCRs, isto só pode ser devido à força que cada municipio faz, digo eu... ;)
No Barreiro os PCN (22kW) parecem cogumelos! Acho que vai no bom caminho para ter um posto de carregamento por rua... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Opel ampera

Mensagem por civic »

zeuz Escreveu: quarta set 06, 2023 10:47 pmNo Barreiro os PCN (22kW) parecem cogumelos! Acho que vai no bom caminho para ter um posto de carregamento por rua... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Pois, o problema é que potencias de 22kw nos postos servem para muito pouca gente, poucos carros têm carregadores dessa potência, ao menos faziam como nos Continentes onde tens vários patamares de potência e pagas em função do que usas, assim tu pagas por usar um de 22kw e usas apenas os 3,7kw. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Opel ampera

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu:
zeuz Escreveu: quarta set 06, 2023 10:47 pmNo Barreiro os PCN (22kW) parecem cogumelos! Acho que vai no bom caminho para ter um posto de carregamento por rua... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Pois, o problema é que potencias de 22kw nos postos servem para muito pouca gente, poucos carros têm carregadores dessa potência, ao menos faziam como nos Continentes onde tens vários patamares de potência e pagas em função do que usas, assim tu pagas por usar um de 22kw e usas apenas os 3,7kw. ;)
Sem dúvida!

Mas também acredito que a diferença de custo entre um posto de carregamento 32A, monofásico, e um 32A, trifásico, deve ser "pequena", por isso deve compensar, principalmente a longo prazo, ao OPC apostar em equipamentos de 22kW.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Opel ampera

Mensagem por civic »

zeuz Escreveu: sexta set 08, 2023 11:13 am
Sem dúvida!

Mas também acredito que a diferença de custo entre um posto de carregamento 32A, monofásico, e um 32A, trifásico, deve ser "pequena", por isso deve compensar, principalmente a longo prazo, ao OPC apostar em equipamentos de 22kW.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
O problema não é o custo do posto, pois a diferença será cabos e pouco mais entre as diversas potências, o custo é mesmo o carregador que se encontra no carro, o grande problema destas coisas é a potência instalada, 10 postos de 22kw são 220kw de potência instalada, 10 postos de 3,7 são 37kw, não faz sentido andarem a colocar tanta potência instalada e depois quase ninguém a usa, eu preferia ter 10 postos de 3,7kw ao pé de casa para carregamentos noturnos do que ter uns 2 de 22kw que não encaixam nas modalidades de estacionamentos de longa duração. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Opel ampera

Mensagem por serges »

civic Escreveu:
zeuz Escreveu: sexta set 08, 2023 11:13 am
Sem dúvida!

Mas também acredito que a diferença de custo entre um posto de carregamento 32A, monofásico, e um 32A, trifásico, deve ser "pequena", por isso deve compensar, principalmente a longo prazo, ao OPC apostar em equipamentos de 22kW.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
O problema não é o custo do posto, pois a diferença será cabos e pouco mais entre as diversas potências, o custo é mesmo o carregador que se encontra no carro, o grande problema destas coisas é a potência instalada, 10 postos de 22kw são 220kw de potência instalada, 10 postos de 3,7 são 37kw, não faz sentido andarem a colocar tanta potência instalada e depois quase ninguém a usa, eu preferia ter 10 postos de 3,7kw ao pé de casa para carregamentos noturnos do que ter uns 2 de 22kw que não encaixam nas modalidades de estacionamentos de longa duração. ;)
Concordo plenamente mais vale ter muitos a pouca velocidade que muitos a baixa velocidade...

Por isso a mobie cresceu imenso em 2010 por ser fácil essa potência...

Mas lá está depende de como será taxado pois o minuto matou as motas e os veículos "vintage"...

Enviado do meu Pixel 6 através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Opel ampera

Mensagem por civic »

É obvio que não podes taxar uma potência de 3,7kw ao preço de uma de 22kw, mas é +/- isso que acontece por cá.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Opel ampera

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu:
zeuz Escreveu: sexta set 08, 2023 11:13 am
Sem dúvida!

Mas também acredito que a diferença de custo entre um posto de carregamento 32A, monofásico, e um 32A, trifásico, deve ser "pequena", por isso deve compensar, principalmente a longo prazo, ao OPC apostar em equipamentos de 22kW.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
O problema não é o custo do posto, pois a diferença será cabos e pouco mais entre as diversas potências, o custo é mesmo o carregador que se encontra no carro, o grande problema destas coisas é a potência instalada, 10 postos de 22kw são 220kw de potência instalada, 10 postos de 3,7 são 37kw, não faz sentido andarem a colocar tanta potência instalada e depois quase ninguém a usa, eu preferia ter 10 postos de 3,7kw ao pé de casa para carregamentos noturnos do que ter uns 2 de 22kw que não encaixam nas modalidades de estacionamentos de longa duração. ;)
Não tinha pensado nesses dois pontos.

Mas reparo que a maioria das pessoas quer usar um carro com motor eléctrico tal como um carro com motor de combustão: Ir a um lugar específico, abastecer e seguir caminho.

Pessoalmente prefiro a ideia de chegar ao destino, ligar à ficha e fazer o que tenho a fazer.

Também não devemos desprezar o risco de roubo do cabo de carregamento, daí não ser muito conveniente estar a carregar durante a noite.

O ideal seria ligar à ficha, durante a noite, mesmo para quem estaciona na rua. Aí bastaria os pontos de 16A, monofásico. Mas estamos longe desse ideal de sociedade... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Opel ampera

Mensagem por civic »

zeuz Escreveu: sexta set 08, 2023 11:45 pm Não tinha pensado nesses dois pontos.

Mas reparo que a maioria das pessoas quer usar um carro com motor eléctrico tal como um carro com motor de combustão: Ir a um lugar específico, abastecer e seguir caminho.

Pessoalmente prefiro a ideia de chegar ao destino, ligar à ficha e fazer o que tenho a fazer.

Também não devemos desprezar o risco de roubo do cabo de carregamento, daí não ser muito conveniente estar a carregar durante a noite.

O ideal seria ligar à ficha, durante a noite, mesmo para quem estaciona na rua. Aí bastaria os pontos de 16A, monofásico. Mas estamos longe desse ideal de sociedade... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
É verdade que as pessoas ainda estão a mudar o chip para a realidade EV, mas se o custo de um posto lento for de facto muito mais barato que o outro as pessoas vão mudar rapidamente. ;)
Quanto ao roubo dos cabos é uma coisa que vai deixar de fazer sentido quando ficarem com preços mais baixos, pois a proliferação de EVs vai tornar isso realidade, alem de que as fichas ficam presas, tanto no carro como posto.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Automóveis”