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Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: segunda mai 10, 2021 6:33 pm
por PedroN1
Boa tarde! Tendo em conta um preço à volta dos 17.600€ para o Renault Zoe e de 22.400€ para o Nissan Leaf (já com subsídios, carros novos com bateria incluída), qual acham que seria a melhor opção?
O carro estaria destinado a fazer viagens de cerca de 60 e tal km diários (maioritariamente via rápida), 5 dias por semana (e, de vez em quando, algumas viagens mais longas ao fim de semana) na Ilha da Madeira.
Sei que acaba por ser algo difícil comparar, são carros diferentes (embora a autonomia seja semelhante entre eles), o Zoe é um carro mais "compacto", comparativamente ao Leaf que além de ter mais CV, é um carro mais familiar, mas tendo em conta a diferença de preço o que acham? Qualquer opinião é bem vinda...
Obrigado!
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: terça mai 11, 2021 12:37 am
por jmlflorencio
Neste caso eu iria para o ZOE.
Eu não moro numa ilha, por isso posso estar a pensar mal nisto... Mas sempre vi os carros grandes como vantajosos para viagens longas.
Qual é a viagem mais longa que se pode fazer na Ilha Madeira?
Creio que se faz bem no Zoe, ou não?
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: terça mai 11, 2021 8:10 am
por Freddy_krueger
Eu só fui aos Açores, mas fiquei com ideia que nas cidades, as ruas são muito apertadas...na Madeira igual, não? Nesse caso ia para o Zoe. Se precisares mais espaço (para 4 ou até 5 pessoas) e bagagem, sem dúvida o Leaf. No Leaf (nunca experimentei um Zoe a não ser à pendura) não há subidas... é só preciso carregar um pouco mais no pedal.... a condução tanto pode ser extra-suave como monstruosa... dos 0-100kmh

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: quarta mai 12, 2021 3:04 am
por PedroN1
Boas! Obrigado pelo feedback. Sim, as distâncias cá não são muito grandes, o maior problema são os declives acentuados, daí que as autonomias devam ser mais reduzidas comparativamente ao continente e Açores. Pois, a vantagem do Leaf é que tem mais espaço e a qualidade dos materiais de construção e nível tecnológico parece ser melhor... Em relação às baterias, em termos de durabilidade (estado a longo prazo), por exemplo, acham que um tem vantagem em relação ao outro? A questão é que se a diferença de preços fosse menor, sem dúvida, que ia para o Leaf. Mas tendo em conta que ainda é considerável, compensará optar pelo Leaf, sabendo que o Zoe, à partida, também serve o propósito?
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: quarta mai 12, 2021 8:34 am
por Freddy_krueger
Se diferença é considerável e não faz falta espaço extra vai para o Zoe...
Autoomia que perdes nas subidas, recuperas parcialmente em regeneração nas descidas.... como velocidade também normalmente mais reduzida, num ZOE 40 penso que podes contar com ca. 200kms autonomia, como o Leaf 40 na boa...sem grandes acelerações mas sem ser a pastar...
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: sexta mai 14, 2021 3:47 pm
por PedroN1
Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta mai 12, 2021 8:34 am
Se diferença é considerável e não faz falta espaço extra vai para o Zoe...
Autoomia que perdes nas subidas, recuperas parcialmente em regeneração nas descidas.... como velocidade também normalmente mais reduzida, num ZOE 40 penso que podes contar com ca. 200kms autonomia, como o Leaf 40 na boa...sem grandes acelerações mas sem ser a pastar...
Pois, é isso. E em termos de degradação da bateria, tens ideia se, tendencialmente, esta será maior no Leaf ou no ZOE? Obrigado mais uma vez!
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: sexta mai 14, 2021 4:02 pm
por Freddy_krueger
Neste caso (tanto quanto sei), penso que as 2 baterias sofrem um bocado pois nenhuma delas tem refrigeração liquida que é a mais eficaz... se isso é uma preocupação séria, tenta ir para soluções mais recentes como da PSA/Stellantis (Peugeot 208, 2008, citoen c4 e, DS 3 e tense, opel corsa e e mokkae) ou da Fiat (500e)... mas sinceramente, acho que nas ilhas o maior problema de qualquer carro (combustão ou elétrico) é mesmo a corrosão marítima...
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: terça mai 18, 2021 3:57 pm
por PedroN1
Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta mai 14, 2021 4:02 pm
Neste caso (tanto quanto sei), penso que as 2 baterias sofrem um bocado pois nenhuma delas tem refrigeração liquida que é a mais eficaz... se isso é uma preocupação séria, tenta ir para soluções mais recentes como da PSA/Stellantis (Peugeot 208, 2008, citoen c4 e, DS 3 e tense, opel corsa e e mokkae) ou da Fiat (500e)... mas sinceramente, acho que nas ilhas o maior problema de qualquer carro (combustão ou elétrico) é mesmo a corrosão marítima...
Certo, obrigado pela ajuda.
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: terça jun 01, 2021 3:21 pm
por Arad
Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta mai 14, 2021 4:02 pm
Neste caso (tanto quanto sei), penso que as 2 baterias sofrem um bocado pois nenhuma delas tem refrigeração liquida que é a mais eficaz... se isso é uma preocupação séria, tenta ir para soluções mais recentes como da PSA/Stellantis (Peugeot 208, 2008, citoen c4 e, DS 3 e tense, opel corsa e e mokkae) ou da Fiat (500e)... mas sinceramente, acho que nas ilhas o maior problema de qualquer carro (combustão ou elétrico) é mesmo a corrosão marítima...
Neste caso, o melhor será um BMW i3. A bateria é refrigerada, degrada pouco, e pouco ou nada sofre com a corrosão. É construído em fibra de carbono e plástico.
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: terça jun 01, 2021 4:02 pm
por Freddy_krueger
Para mim único problema do I3 é eventuais custos.... seja um toque ou algo do género, e ou se vai a uma sucata ou os preços são de bradar aos céus... houve um jornalista inglês que vendeu o dele pois pediram-lhe salvoerro 1000libras (+1000eur) por um retrovisor....
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: terça jun 01, 2021 4:03 pm
por Arad
Freddy_krueger Escreveu: ↑terça jun 01, 2021 4:02 pm
Para mim único problema do I3 é eventuais custos.... seja um toque ou algo do género, e ou se vai a uma sucata ou os preços são de bradar aos céus... houve um jornalista inglês que vendeu o dele pois pediram-lhe salvoerro 1000libras (+1000eur) por um retrovisor....
O retrovisor é partilhado com outros modelos. Há coisas mais agressivas.
Obviamente, ter um i3 sem seguro de danos próprios é uma insanidade.
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: quarta jun 02, 2021 11:48 am
por rnlcarlov
Já que falamos de i3, então os Ioniq também são excelentes, há carros com imensos kms sem degradação apreciável e não é tão caro a nível de peças como um i3. Eu já estraguei um retrovisor do meu, mas consegui mandar vir da Coreia por 200 e tal €.
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: quarta jun 02, 2021 12:02 pm
por Arad
rnlcarlov Escreveu: ↑quarta jun 02, 2021 11:48 am
Já que falamos de i3, então os Ioniq também são excelentes, há carros com imensos kms sem degradação apreciável e não é tão caro a nível de peças como um i3. Eu já estraguei um retrovisor do meu, mas consegui mandar vir da Coreia por 200 e tal €.
Bem lembrado. Até o Soul pode ser interessante, para quem conseguir viver com a estética dele.
Um retrovisor para um i3 completo, aquecido, com a capa e parafusos, de origem, anda nos 500€. Não é barato, longe disso, mas não são 1000£...
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: quarta jun 02, 2021 12:47 pm
por pemifer
Eu não tenho boa impressão dos Zoe por causa da pouca fiabilidade que tinham, não sei se entretanto melhoraram.
Nunca compraria um Zoe!
A alternativa apresentada pelo rnlcarlov parece-me ser a melhor.
São carros mais caros precisamente porque são melhores.
Se comprar usado fica igualmente bem servido dentro da marca, e melhor servido do que qualquer outra marca.
Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)
Enviado: quarta jun 02, 2021 5:46 pm
por rnlcarlov
pemifer Escreveu: ↑quarta jun 02, 2021 12:47 pm
Eu não tenho boa impressão dos Zoe por causa da pouca fiabilidade que tinham, não sei se entretanto melhoraram.
Nunca compraria um Zoe!
Para mim o ponto mais negativo do zoe é a extrema sensibilidade à terra. Eu que faço várias fugas de fim de semana para vários locais, se tivesse um zoe ficava com o coração nas mãos se no sítio para onde ia não conseguia carregar numa ficha schuko.