Estacionamento irregular nos Postos de Carregamento de VE, como agir...
Enviado: quarta abr 28, 2021 3:41 pm
Já lá vão uns anos desde que temos postos de carregamento nas ruas.
Os "Xicos Espertos" tinham as passadeiras, os passeios, as segundas filas, os locais para deficientes, e passaram a ter mais um local de estacionamento: os Postos de Carregamento de Veículos Eléctricos.
O mais frequente até há pouco tempo atrás era encontrarmos veículos não eléctricos a ocupar estes locais. Muitas vezes por distracção, ou ignorância, ou a famosa "xicoespertice".
Mas, pelo menos nos locais onde passo habitualmente, essas situações são cada vez mais raras...
No entanto os "Xicos Espertos" estão claramente a migrar para VEs. E fazendo jus a sua mentalidade tacanha, a nova "xicoespertice" é estacionar o carro nos PCN, ligar o cabo e nem activar o posto. Ou mesmo activando e sabendo que o carregamento termina, deixam lá o carro o resto do dia.
Assim, ao chegar tem sempre estacionamento garantido e não pagam nada o dia todo.
Deparei-me com algumas situações destas... e em alguns locais já são mais os interessados nesta prática que os lugares disponíveis...
Ora, mesmo partindo do principio que neste forum só participam pessoas bem formadas e esclarecidas, logo não tem esse tipo de comportamentos, gostava de deixar aqui algumas sugestões de como actuar quando nos deparamos com estas situações:
Nunca ignorar e seguir... Por uma questão de civismo é importante denunciar a situação. Não só porque não denunciar uma infracção, perante a Lei, é crime. Mas também porque não só ficamos impedidos de carregar, como todos os outros condutores de VE que cheguem depois não o poderão fazer, como a situação torna-se recorrente....
Tendo eu um plug in, posso simplesmente seguir a gasolina... mas se o próximo for um VE a precisar mesmo de carga, fica pendurado...
Possivelmente a denuncia não resolve o problema no momento, excepto nas zonas em que as autoridades tem reboques em permanência... mesmo assim demora, mas evitará que no dia seguinte o mesmo condutor volte a repetir o mesmo comportamento.
Eu, antes de denunciar a situação costumo deixar um aviso da UVE. Pode ser obtido aqui: https://www.uve.pt/page/avisos-de-corte ... rsao-2018/
Imprimo, recorto e ando sempre com alguns no carro...
Ás vezes resolve... mas já me aconteceu passar no local no dia seguinte, estar lá o mesmo carro estacionado e o aviso amarrotado no chão... sim, no chão, pois não é de esperar que as pessoas com este tipo de mentalidade coloquem os papeis no lixo!
Nesse caso só resta chamar as autoridades locais e pedir o cumprimento da legislação. Normalmente só multa, mas em alguns caso também o reboque.
Ao terceiro dia o mesmo carro já não está lá. Se estiver, é só voltar a denunciar... duplica a multa.
Mas provavelmente estará outro a fazer o mesmo.... é só repetir o processo. E a malta vai apreendendo!
Chamar as autoridades, leva por vezes a uma situação caricata... é que por vezes os agentes de autoridade (seja GNR, PSP, ou outros) não conhecem a legislação.
E nem sabem ver se o carro está em carga... vêm o cabo ligado e pronto. É preciso explicar... Para além da indicação do equipamento, mostrar na Miio o tempo em que o posto está disponível, por exemplo, ou ainda ligar para o OPC e pedir que confirme ao agente que de facto o posto não está a carregar.
Um agente da autoridade bem informado, simplesmente verifica e multa...
Para evitar dúvidas dos agentes de autoridade, eu ando com cópias da legislação, para entregar aos mesmos... que pode ser obtida aqui: https://dre.pt/home/-/dre/75132644/deta ... h=0Fzdo986
Chamo a atenção para os pontos 3, 4 e 5 do Artigo 7º.
Como isto de andar a explicar a cada Agente torna-se cansativo, acabo sempre por enviar um email para a esquadra da zona com a explicação... também já enviei para os respectivos Comandos Nacionais.
Seria bom que a UVE, insistisse junto das autoridades policiais, ou com poder de fiscalização, para terem mais atenção a estas infracções.
De referir ainda que apesar de os OPC puderem definir tempos de tolerância após a carga, essa tolerância é habitualmente de ZERO. Ou seja, o carro terá que ser removido de imediato após a carga. E ninguém pode alegar que não sabia que o carregamento terminou, pois compete-lhe estar munido das ferramentas para o saber.
Resumindo:
Não há desculpa para postos ocupados indevidamente.
E também não há desculpa para quem não denuncia estas situações, tornando-se cúmplice.
Os "Xicos Espertos" tinham as passadeiras, os passeios, as segundas filas, os locais para deficientes, e passaram a ter mais um local de estacionamento: os Postos de Carregamento de Veículos Eléctricos.
O mais frequente até há pouco tempo atrás era encontrarmos veículos não eléctricos a ocupar estes locais. Muitas vezes por distracção, ou ignorância, ou a famosa "xicoespertice".
Mas, pelo menos nos locais onde passo habitualmente, essas situações são cada vez mais raras...
No entanto os "Xicos Espertos" estão claramente a migrar para VEs. E fazendo jus a sua mentalidade tacanha, a nova "xicoespertice" é estacionar o carro nos PCN, ligar o cabo e nem activar o posto. Ou mesmo activando e sabendo que o carregamento termina, deixam lá o carro o resto do dia.
Assim, ao chegar tem sempre estacionamento garantido e não pagam nada o dia todo.
Deparei-me com algumas situações destas... e em alguns locais já são mais os interessados nesta prática que os lugares disponíveis...
Ora, mesmo partindo do principio que neste forum só participam pessoas bem formadas e esclarecidas, logo não tem esse tipo de comportamentos, gostava de deixar aqui algumas sugestões de como actuar quando nos deparamos com estas situações:
Nunca ignorar e seguir... Por uma questão de civismo é importante denunciar a situação. Não só porque não denunciar uma infracção, perante a Lei, é crime. Mas também porque não só ficamos impedidos de carregar, como todos os outros condutores de VE que cheguem depois não o poderão fazer, como a situação torna-se recorrente....
Tendo eu um plug in, posso simplesmente seguir a gasolina... mas se o próximo for um VE a precisar mesmo de carga, fica pendurado...
Possivelmente a denuncia não resolve o problema no momento, excepto nas zonas em que as autoridades tem reboques em permanência... mesmo assim demora, mas evitará que no dia seguinte o mesmo condutor volte a repetir o mesmo comportamento.
Eu, antes de denunciar a situação costumo deixar um aviso da UVE. Pode ser obtido aqui: https://www.uve.pt/page/avisos-de-corte ... rsao-2018/
Imprimo, recorto e ando sempre com alguns no carro...
Ás vezes resolve... mas já me aconteceu passar no local no dia seguinte, estar lá o mesmo carro estacionado e o aviso amarrotado no chão... sim, no chão, pois não é de esperar que as pessoas com este tipo de mentalidade coloquem os papeis no lixo!
Nesse caso só resta chamar as autoridades locais e pedir o cumprimento da legislação. Normalmente só multa, mas em alguns caso também o reboque.
Ao terceiro dia o mesmo carro já não está lá. Se estiver, é só voltar a denunciar... duplica a multa.
Mas provavelmente estará outro a fazer o mesmo.... é só repetir o processo. E a malta vai apreendendo!
Chamar as autoridades, leva por vezes a uma situação caricata... é que por vezes os agentes de autoridade (seja GNR, PSP, ou outros) não conhecem a legislação.
E nem sabem ver se o carro está em carga... vêm o cabo ligado e pronto. É preciso explicar... Para além da indicação do equipamento, mostrar na Miio o tempo em que o posto está disponível, por exemplo, ou ainda ligar para o OPC e pedir que confirme ao agente que de facto o posto não está a carregar.
Um agente da autoridade bem informado, simplesmente verifica e multa...
Para evitar dúvidas dos agentes de autoridade, eu ando com cópias da legislação, para entregar aos mesmos... que pode ser obtida aqui: https://dre.pt/home/-/dre/75132644/deta ... h=0Fzdo986
Chamo a atenção para os pontos 3, 4 e 5 do Artigo 7º.
Como isto de andar a explicar a cada Agente torna-se cansativo, acabo sempre por enviar um email para a esquadra da zona com a explicação... também já enviei para os respectivos Comandos Nacionais.
Seria bom que a UVE, insistisse junto das autoridades policiais, ou com poder de fiscalização, para terem mais atenção a estas infracções.
De referir ainda que apesar de os OPC puderem definir tempos de tolerância após a carga, essa tolerância é habitualmente de ZERO. Ou seja, o carro terá que ser removido de imediato após a carga. E ninguém pode alegar que não sabia que o carregamento terminou, pois compete-lhe estar munido das ferramentas para o saber.
Resumindo:
Não há desculpa para postos ocupados indevidamente.
E também não há desculpa para quem não denuncia estas situações, tornando-se cúmplice.