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Nissan Patrol

Enviado: quinta mar 15, 2007 9:30 am
por Melobanha
aos amigos oleosos
tenho aí uma "velharia" um nissan patrol de 1988 , é o modelo trl 260 lfq, que utilizo pouco. tem uma bi da marca "kiki", que segundo o que encontrei aqui no forum é compatível com o uso de ovd. por esse motivo, não será rentável investir no fabrico de biodiesel, nem talvez na introdução de kit para ovd.
assim e para iniciação nesta matéria dos combustiveis alternativos vou começar a utilizar o ovd numa percentagem de 5%.
quando tiver alguma noticia sobre o comportamento do "bicho" virei aqui dar noticias.
se alguém quiser dar alguma achega, não façam cerimónia.

Enviado: quarta mar 21, 2007 11:22 am
por Melobanha
já andei 170 km com a mistura de gasóleo com 5% de ov.
não notei qualquer alteração no comportamento do motor.
vou fazer hoje um abastecimento com 10% de ov.
voltarei para relatar qualquer alteração.

Enviado: quinta mar 29, 2007 6:01 pm
por Melobanha
decidi dar férias ao hrv e fazer as deslocações preferencialmente com o patrol. com isto acabei de fazer mais 100 km, agora com 10% de ov.
vou iniciar a adição de 15% de ov. até agora nada a assinalar ao comportamento do motor. tenho visto aqui no forum a recomendação da adição de pelo menos 2% de gasolina, mas não me lembro de ter visto qualquer justificação para isso. será que me poderão dar uma opinião sobre esta questão?

Enviado: quinta mar 29, 2007 10:35 pm
por hynek
melobanha Escreveu:decidi dar férias ao hrv e fazer as deslocações preferencialmente com o patrol. com isto acabei de fazer mais 100 km, agora com 10% de ov.
vou iniciar a adição de 15% de ov. até agora nada a assinalar ao comportamento do motor. tenho visto aqui no forum a recomendação da adição de pelo menos 2% de gasolina, mas não me lembro de ter visto qualquer justificação para isso. será que me poderão dar uma opinião sobre esta questão?
ajuda:
- no arranque do motor frio
- manter os injectores limpos

Enviado: sexta mar 30, 2007 9:03 am
por Melobanha
obrigado pela resposta hynek
vou seguir o conselho, embora até agora não tenha notado maior dificuldade no arranque a frio do que anteriormente.
na verdade sempre tinha dificuldade no arranque a frio mesmo com 100% gasóleo. e não se trata de dificiência nas velas de aquecimento que já inspecionei. com 250.000 km precorridos talvez não seja de estranhar.

Enviado: sexta mar 30, 2007 10:13 am
por hynek
esta percentagem da gasolina é aconselhável também com gasóleo, sem ov

Enviado: sexta mar 30, 2007 2:19 pm
por netcruiser
o irmão de um amigo meu anda com o seu patrol 260, que tem o motor rd28-t, a 30% de ov directo.
agora que a temperatura média ambiente aumentou, não sei se elevou a percentagem, mas acho que a ideia era ir para os 50%

o meu amigo tem um bj40 e esse também tem dieta idêntica!!! lá em casa comem todos igual á mesa hehehehe!!!

vai relatando os factos!

abraço 4x4

Enviado: sexta mar 30, 2007 9:06 pm
por Melobanha
ao hynek e ao netcruiser

grato pelas sujestões, a ideia era fazer a adição da gasolina só quando passasse a precentagem de ov acima dos 30%. a ideia que tinha era de que a gasolina contribuísse para baixar a viscosidade da mistura. depois de adicionar a gasolina irei relatar se houve melhorias no arranque a frio.
por aqui na zona onde habito as temperaturas ainda estão normalmente baixas, cerca de 10º c. só penso aumentar a precentagem acima dos 50% de ov lá mais para o verão.

Enviado: sexta mar 30, 2007 10:25 pm
por manuelcar
só penso aumentar a precentagem acima dos 50% de ov lá mais para o verão.
é uma boa ideia, porque o arranque matinal é o que mais stress provoca no motor. ainda que uma temperatura elevada durante o dia reduza o esforço da bomba de injecção, é muito importante também o que se passa dentro da câmara de combustão. ora um injector a pulverizar óleo a 10ºc numa câmara ainda fria pode, e vai provocar problemas de combustão que se irão traduzir em depósitos de carbono e contaminação do lubrificante.

Enviado: sábado mar 31, 2007 5:43 pm
por netcruiser
eu já li aki algures que para se melhorar a viscosidade (fluidez????) do óleo se adiciona um pouco de acetona. não sei é a proporção correcta!

alguém ajude.................


abraço ajudante

Enviado: sábado mar 31, 2007 5:45 pm
por netcruiser
(baixar a viscosidade ou subir a fluidez) falei bem, não foi???

Enviado: sábado mar 31, 2007 10:20 pm
por Melobanha
caro netcruiser
em mecânica de fluidos usa-se o termo viscosidade para designar o comportamento de um determinado liquido ao passar numa tubagem.
a viscosidade é medida em centistokes (uma das unidades usadas, existem outras) e designa o tempo que uma determinada quantidade de liquido demora a passar por um orificio calibrado. e é tanto maior quanto maior for o tempo que liquido demorar a passar. se um mesmo liquido for aquecido, se a temperatura subir, a viscosidade desce.
quando adicionamos ov ao gasóleo, e porque o ov é mais viscoso, a viscosidade da mistura sobe porque os dois liquidos são misciveis.
se por outro lado se adicionar gasolina à mistura anterior e, porque a viscosidade da gasolina é menor o resultado será a diminuição da viscosidade da mistura.
com a acetona passar-se-á da mesma forma, só não sei se será boa ideia, pois parece-me que irá aumentar muito o poder detonante da mistura.

Enviado: sábado mar 31, 2007 11:13 pm
por manuelcar
a gasolina é um aditivo comprovado e que funciona para reduzir a viscosidade, limpar os injectores e melhorar a combustão. sobre a acetona não me posso pronunciar, mas sugiro algumas cautelas.

Enviado: domingo abr 01, 2007 9:06 am
por Melobanha
caro manuelcar
era exactamente disso que eu estava a falar. também não tenho nenhuma informação fidedigna sobre o efeito da acetona na mistura e na dúvida mais vale não a utilizar.

Enviado: domingo abr 01, 2007 8:42 pm
por netcruiser
apesar de não ser o meu tópico, julgo interessar a todos, qual a % de ganzolina a usar por litro de ovd.

não esquecer que pretendo usar sempre mistura com gasóleo.

abraço agradecido

Enviado: domingo abr 01, 2007 11:15 pm
por manuelcar
eu uso 5% sobre o volume total.

Enviado: segunda abr 02, 2007 1:04 pm
por hynek
eu uso 2% sobre o volume total (recomendado pela europecon).

Enviado: segunda abr 02, 2007 9:30 pm
por Melobanha
obrigado pela participação de todos.
já alinhei pelo uso de 2% de gasolina sobre o volume total.
acho pertinente a questão da manutenção do funcionamento dos pulverizadores em boas condições.
já no que respeita à questão da viscosidade, não me parece de aumentar a precentagem da gasolina para a baixar. para isso conto utilizar as precentagens máximas de ov recomendadas de 25% no inverno e de 50% no verão. embora o patrol seja velhinho não o quero perder, é de estimação.
talvez um dia me decida por processar o óleo vegetal e o transformar em biodisel, aí o problema da viscosidade elevada fica ultrapassado.

Enviado: segunda abr 09, 2007 6:01 pm
por Melobanha
fiz os ultimos 260 km com ov a 15%. o comportamento do motor é excelente, até parece que melhor do que com gasóleo a 100%.

fiz hoje um abastecimento e aumentei a precentagem de ov para 20.

Enviado: segunda abr 09, 2007 6:37 pm
por jossef
é sempre a somar oleo