adaptação com orçamento apertado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

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manuelcar
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adaptação com orçamento apertado

Mensagem por manuelcar »

em resposta à crónica falta de capacidade de investimento das famílias portuguesas, mais ainda atendendo à conjuntura de crise e à subida da euribor, temos pensado que andamos a perder o nosso tempo em busca da optimização das nossas adaptações. a seguir este caminho, esta comunidade nunca mais vai fazer alguma diferença na redução das emissões de co2 e não vai usufruir do uso de um combustível que vai sendo mais barato. não temos que esperar pelas consequências no preço do petróleo decorrente de um provável ensaio nuclear na república islâmica do irão para irmos a correr montar os kits que nessa altura seguramente vão esgotar, para além de serem mais caros. podemos começar desde já a aproveitar os benefícios dos biocombustíveis desenhando um kit que seja o mais económico possível bem como de fácil instalação, no respeito estrito das normas de segurança e respeito pela integridade dos motores que são aceites pela comunidade ovd internacional e que têm sido escrupulosamente recomendadas pela moderação deste fórum. vamos lá então ver onde podemos poupar alguns euros transferindo para o cuidado do condutor a facilidade e conforto que os kits industriais proporcionam. as regras são estas. resta acrescentar que não serão aceites propostas que comprometam a durabilidade dos próprios componentes bem como do motor.
partimos do principio que os veículos a serem adaptados são idi ou tdi de 1ª geração, com bombas autorizadas. a partir daqui poderemos pensar nos outros e poderemos também pensar em formas de realizar o upgrade dos kits entretanto instalados.
com poucos componentes e de fácil instalação, um workshop de fim-de-semana pode resolver os problemas de muita gente.
vem aí o verão, vamos então ver se podemos aproveitar esta estação favorável para adquirir, instalar e utilizar um kit que se amortize antes de chegar o frio do inverno. vamos ver se, dentro dos nossos apertados orçamentos conseguimos levar a família à praia, a dar um passeio pela serra, ou ainda, quem sabe, uma volta pela vizinha espanha, onde o óleo alimentar é mais barato
aqui fica o desafio então, para quem o quiser agarrar.
saúde da boa!
Última edição por manuelcar em terça abr 17, 2007 11:12 pm, editado 1 vez no total.


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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

aqui vai o esquema de alimentação tradicional de uma bomba rotativa tal como equipa o meu citroen saxo:
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

e aqui vai uma primeira proposta de alteração:

Imagem
a lista de material é suficientemente curta:
permutador hidraulico;
electroválvula 3x2;
tê para realimentação do circuito de retorno;
jerrycan ou qualquer depósito de plástico 10, 20 litros;
ligação roscada para adaptação da mangueira ao jerrycan;
mangueira de combustivel 1, 2 metros;
7 braçadeiras para tubo de combustivel;
mangueira de água 1, 1,5 metros;
2 tês para o circuito hidraulico;
6 braçadeiras;
fusivel e porta fusivel;
interruptor;
cabo electrico 2, 3 metros;
terminais para instalação eléctrica.
a instalação pode variar de carro para carro, mas deve ser sempre inferior a um dia de trabalho.
o funcionamento é simples e óbvio. o veículo aquece com o combustivel de um dos tanques (indiferentemente) e quando o condutor verifica que o liquido de refrigeração atingiu a temperatura normal de funcionamento, comuta para o tanque que contém o ovd. um bocado antes do estacionamento prolongado volta a comutar para o tanque principal a fim de realizar a purga do conteúdo do filtro, bomba e injectores, ficando o veículo pronto para o próximo arranque a frio.
hynek, tu que estás a par dos preços destes equipamentos podes orçamentar tudo?


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Mensagem por manuelcar »

esta proposta pressupõe a instalação de outro filtro que pode ser adquirido num sucateiro. a diferença da instalação é minima, mas não tendo que purgar o conteúdo do filtro, os tempos de purga devem ser de poucos segundos ao ralenti. isto torna a instalação muito mais atraente para as voltas mais curtas pois gasta muito menos gasoleo (cerca de 2 dl por purga, segundo as contas do hynek). esta é a instalação que pretendo realizar no meu saxo, uma vez que faço viagens de 20 km entre casa e o emprego, embora lhe vá aplicar uma pequena alteração para o tornar ainda mais interessante. mas como aqui se discutem as opções mais económicas vamos deixar a conversa por aqui.
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hynek
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Mensagem por hynek »

muito bem, são boas ideias.


já estou a fazer algumas experiências neste sentido. se tudo correr bem, será possível criar kit por módulos, desde mais básico até mais sofisticado. as pessoas poderão começar com o mais barato e, com tempo, completar os kit's para aumentar a comodidade e diminuir os riscos.

estou a fazer um documento explicativo que publico, em breve, no e-shop. também faço os orçamentos para cada módulo.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


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Mensagem por manuelcar »

aqui vai uma alteração à proposta 1:
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a colocação do permutador no circuito de retorno é muito mais interessante. de facto, por aqui passa muito mais combustível do que pela e.v. e esta configuração vai realizar o aquecimento do filtro e da bomba de injecção antes de comutar para ovd, dispensando assim o aquecimento eléctrico de ambos os componentes e preparando-os para o combustível mais viscoso. tem também a vantagem de ir realizando progressivamente o aquecimento da bomba evitando assim choques térmicos (bombas lucas )
este esquema parece-me bastante razoável e económico. parece-me também cumprir todos os requisitos para a correcta utilização do ov em motores diesel, tendo no entanto o inconveniente relativo de demorar um pouco a purgar todo o sistema. ainda assim é um ganho de economia e deve-se amortizar com facilidade. vamos esperar pelos preços.
em principio, com uma bomba eléctrica de transferência auxiliar, deve servir também para motores equipados com bombas lucas, mas gostava de discutir o assunto com o [***************] primeiro.
no arranque inicial todo o circuito está cheio de gasoleo, filtro, bomba, tubos permutador. quando o carro arranca, pode estar logo comutado para ov uma vez que este vai entrando muito devagar no filtro e misturando-se com o gasoleo existente no circuito. o maior inconveniente que vejo neste sistema é a necesidade de purgar tudo lentamente no final da viagem. para uma viagem grande isto não é problema, mas para as voltas pequenas...
claro que o problema dos tempos de purga se resolvia com mais uma ev:
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Última edição por manuelcar em terça mar 13, 2007 1:07 pm, editado 2 vezes no total.


Biod
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Mensagem por Biod »

excelente topico..

o retorno vai directo para o deposito?


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Mensagem por manuelcar »

olá biod
antes da adaptação, o retorno da bomba e dos injectores volta para o tanque. é por isso que já não é necessário purgar manualmente os nossos carros sempre que o combustível acaba ou se muda um filtro, porque quaisquer bolhas de ar são remetidas para o tanque. o que sucede é que temos vindo a descobrir que num país com um clima como o nosso, não é prudente enviar o óleo aquecido de volta ao tanque. por isso o que recomendamos é que ele seja realimentado. claro que, nas situações acima descritas vamos ter que nos familiarizar com o procedimento, de resto simples, de purga do circuito de injecção
Última edição por manuelcar em segunda mar 12, 2007 10:27 pm, editado 1 vez no total.


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Mensagem por manuelcar »

quanto mais penso nesta ultima proposta mais interessante me parece. proponho-me ser o primeiro a montar e testar este sistema, vou só realizar uma ligeira alteração e colocar uma luzinha no interruptor. apesar de tudo é o carro da minha mulher
vou tentar fazer aqui umas continhas para ficarmos a saber quais os valores e quantos quilómetros demorará a amortizar.
podem-se fazer mais alguns melhoramentos mas vamos manter a coisa simples e económica por agora.


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Mensagem por manuelcar »

aqui vai uma primeira consulta:
-permutador 1.2 kw (tenho um destes instalado, serve perfeitamente para um veículo ligeiro) - 50€ incluindo ligações;
-electroválvula 3/2- 70€ incluindo ligações (também tenho uma coisa destas)
-braçadeiras - 13 braçadeiras +/- 7€
-tubo de combustivel - 10€ 2 metros
- 2 tês para agua e um para combustível- +/- 5€
- cabo eléctrico + fusivel + terminais + interruptor - 10€ ?
+ jerrycan de plástico - ?
+ ligações do jerrycan à mangueira 2€
total dos componentes deste kit (excepto tanque adicional) - 154€
agora, para além de mim, quantas pessoas acham que vão conseguir amortizar este valor antes do fim do verão?
claro que falta ainda a instalação... mas, a julgar pelo número de rapazes que encontro a babarem-se sobre a montra das lojas das ferramentas enquanto as miúdas se babam sobre as montras das lojas de roupas, dá-me alguma confiança de que os portugueses não são gente para se acanhar perante uma tarefa destas. de qualquer forma não deve ser mais de um dia de trabalho.
convém terem presente que este é um kit muito básico, sem mimos nenhuns. se se esquecerem de purgar, na manhã seguinte têm que purgar manualmente todo o conteúdo do sistema a jusante da electrovalvula, incluindo os tubos dos injectores, e se a purga for demasiado incompleta podem ver-se na contingência de ter de aquecer uma panela de agua antes de dar à chave. com o tempo vão começar a sentir necessidade de ir realizando alguns upgrades para evitar situações incómodas, mas a ideia é que entretanto o custo foi amortizado.


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Mensagem por manuelcar »

um desenho mais claro. este sistema dispensa a purga do filtro e do permutador. portanto maior economia:
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Mensagem por manuelcar »

parte 2

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Mensagem por manuelcar »

e no fim da viagem, 30 segundos ao ralenti:
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Mensagem por manuelcar »

no caso de quererem purgar tambem o permutador e o filtro, ou diluir o oleo aí presente, basta um esquema com duas valvulas de retenção (baratas e com utilidade):
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Hilário
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Mensagem por Hilário »

olá compadre manel, tudo bom pros teus lados????
cá por estes as temperaturas começam a aquecer realmente.

parabéns pelos esuqemas estão muito giros, umas linhas direitinhas e tal.....

não sei porquê, pareço um burro a olhar para um palácio.....

um dia que passes para estes lados vem com um tempinho de sobra pra uma cafezada e diz-me qualquer coisa para falarmos nisto, acho bem interessante.

o meu cunhado, sabendo do meu interesse por isto, mandou-me um mail com um site brasileiro, onde o aquecimento do óleo era feito apartir do aproveitamento da água do circuito de referigeração. a água quente do circuito era canalizada até uma serpentina que passava no depósito do ov ou junto ao tubo do ov.

a minha maria foi consultar os mails e resolveu fazer uma limpeza
nem preciso dizer o k aconteceu lol.

vou pedir que me envie novamente o site (se ele ainda souber) e posto-o aki pra tu veres se tem algum interesse, para melhorar o teu esquema.

como tenho algumas dificuldades em mecânica n sei avaliar da viabilidade da coisa, mas parece-me uma solução pouco dispêndiosa e viável, uma vez que n será necessário esforçar a bateria para alimentar o sistema de aquecimento do ov. pode ter o inconveniente de ter de se deixar aquecer bem a água antes de fazer o ov entrar no circuito de alimentação, mas pelo que me apercebi das leituras que fiz, também n se deve utilizar o ovd antes do motor estar bem quentinho..... (será assim?).

(também gostava de falar contigo por causa do aquecimento central.. pode ser?)

um abraço

hilário

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Hilário
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Mensagem por Hilário »

afinal ela meteu no lixo mas não o despejou

não era um site mas sim o que de lá foi retirado, vou tentar descobrir qual era.

inexplicávelmente as fotos do sistema não aparecem, por isso tens de ler atentamente e puchar pela moleirinha, e imaginar o esquema.

eu não sou capaz


subject: instruções para motor a óleo



algumas das vantagens do sistema
- emissão de menos carbono na atmosfera do que seqüestrado pela planta, já que uma parte vira folha, caule, bagaço etc.;
- despoluição dos esgotos, com a reciclagem do óleo utilizado em restaurantes;



motor diesel
pode ser adaptado para
óleo vegetal puro


o principal problema da utilização do óleo vegetal puro nos motores a diesel é a viscosidade. muito mais denso do que o diesel, para o qual os motores modernos foram desenvolvidos, o óleo vegetal pode causar danos em componentes internos mais sensíveis, como a bomba e os bicos injetores. nesta matéria, o permacultor ecologista paulo roberto lenhardt e o permacultor ecoversitário frederico pölking lenhardt ensinam, passo-a-passo, uma técnica simples e segura de fazer a adaptação.
___a solução passa pela redução da viscosidade do óleo vegetal, que pode ser feita de duas maneiras: um processo químico, complexo e dispendioso (biodiesel), ou uma técnica mais simplificada que reduz a viscosidade do óleo através da elevação de sua temperatura e com a vantagem de se aproveitar energia excedente do motor.
___utilizando a água quente do radiador do carro, pode-se atingir esta temperatura ideal do óleo bem rapidamente. basta equipar o carro com um tanque exclusivo para o óleo vegetal, provido de um pequeno radiador ou serpentina por onde a água quente vai circular.
___o tanque suplementar é necessário, porque o motor continuará sendo acionado com o diesel até que o óleo vegetal atinja a temperatura certa. a troca de combustível pode ser feita de cinco a dez minutos após a partida, mesmo com o carro em movimento, bastando acionar um botão instalado no painel.
___cinco minutos antes de desligar o carro – no caso de uma parada longa – é necessário retornar ao sistema diesel, para impedir que o óleo vegetal esfrie dentro do motor e se torne viscoso novamente.

passo-a-passo


como adaptar um veículo a diesel para óleo vegetal

a conversão de um carro a diesel para o combustível vegetal requer algum conhecimento de mecânica e de manuseio de ferramentas. é recomendável pedir ajuda ou mesmo contratar o serviço de um especialista.



.:: o tanque ::.



___o tamanho e o modelo variam conforme o tipo de veículo e a necessidade do proprietário. são mais adequados os tanques plásticos, usados em alguns modelos de caminhões e facilmente encontrados em lojas especializadas, ou tanques de carros-de-passeio, que podem ser comprados, de segunda-mão, em ferro-velhos. outra possibilidade é fazer o tanque sob medida.
___as pick-ups são os modelos de mais fácil adaptação, porque possuem caçambas espaçosas. mas, se o seu veículo tem menos espaço ocioso, instale o tanque sob a carroceria ou converta o tanque principal para o óleo vegetal. neste caso, destine um tanque pequeno ao óleo diesel, que é utilizado em menor quantidade.

.:: o radiador do tanque ::.



___instale uma serpentina ou um radiador de ar quente (o mais indicado) no tanque de óleo vegetal. encontrados em diversos modelos, eles são pequenos e têm grande superfície de troca de temperatura, aquecendo o óleo rapidamente. originalmente, estão no painel do veículo, para aquecer o ar que entra na cabine.

.:: óleo vegetal ::.

vantagens do sistema
- melhor lubrificação interna do motor;
- 40% menos emissão de fuligem e, no geral, 75% mais limpo;
- emissão de menos carbono na atmosfera do que seqüestrado pela planta, já que uma parte vira folha, caule, bagaço etc.;
- despoluição dos esgotos, com a reciclagem do óleo utilizado em restaurantes;
- economia, no bolso do consumidor, de até r$ 1,00 por litro na utilização de óleo novo.


1 ::. montando o radiador no tanque

___fixe o radiador numa placa metálica de, aproximadamente, 10x20cm, que será pregada no tanque. faça dois furos na placa e solde dois joelhos de metal de 3/8 com rosca. coloque dois nippels em cada joelho, para conectar as mangueiras. no lado que vai ficar para dentro do tanque, os nippels devem apontar para baixo e, no lado de fora do tanque, os outros dois nippels ficam na horizontal. nos nippels de dentro, conecte pedaços pequenos de mangueira para diesel e, depois, fixe as pontas opostas no radiador, de forma que o radiador fique submerso, a meia distância, dentro do tanque.
___no tanque, onde vai ser encaixada a placa com o radiador, faça um corte um pouco menor do que a placa. passe o radiador pelo buraco e, se o tanque for de metal, solde a placa no tanque. se o tanque for de plástico, fixe a placa com parafusos, usando um material vedante entre a placa e o tanque.

2 ::. montando o tanque no veículo

___você deve ter algum conhecimento de ferramentas elétricas para fazer a instalação no veículo e uma boa noção de mecânica para escolher o lugar mais funcional e seguro. o ideal é que esta parte da instalação seja feita por um mecânico.

3 ::. instalando a válvula selenóide

___instale a selenóide o mais próximo possível da bomba injetora, para que não acumule óleo frio na mangueira. o modo de fazê-lo varia conforme o espaço no motor. o melhor é instalar a peça num suporte e depois fixá-lo no local escolhido. como a selenóide é acionada por corrente elétrica, cuide para que a sua base metálica fique em contato direto com alguma parte também metálica do veículo, e que não seja isolada. depois, prenda a ponta de um fio no parafuso da selenóide e a outra ponta em um dos pinos do interruptor instalado na cabine do veículo. conecte o segundo pino no pólo positivo da bateria.

4 ::. instalando o filtro

__fixe o filtro em um suporte e, depois, instale-o em um local que facilite a conexão das mangueiras.

5 ::. instalando os registros

___o registro manual de três vias deve ficar a uma distância não muito grande entre a bomba injetora e o sistema de retorno do motor. o cuidado é para evitar que o looping seja muito extenso, ocasionando muita sobra de combustível no sistema e aumentando o tempo de "lavagem" antes de paradas longas.


6 ::. conectando as mangueiras

___três mangueiras principais vão conectar o motor ao tanque de óleo vegetal. pelas duas mais grossas (1/2 polegada) vai circular a água quente, do radiador do motor até o radiador do tanque. uma mais fina (3/8 de polegada) vai conduzir o óleo do tanque até o filtro e, depois, até a selenóide.
instale as mangueiras em local protegido, para evitar furos e rasgos, e com firmeza, para que a trepidação não ocasione perfurações. uma dica importante: unte e isole as três mangueiras, para que a água quente vá aquecendo o óleo em todo o trajeto.
___se você vive em regiões mais frias, faça com que a mangueira de água quente passe antes por uma serpentina de cobre instalada ao redor do filtro. para fazer a serpentina, use um cano de cobre moldado em forma de espiral, com espaço para encaixar o filtro.

7 ::. montando o looping

___uma as duas mangueiras do retorno (bomba e bicos) por um "t" e este à parte de baixo do registro de três vias. em seguida, utilize um pedaço de mangueira para juntar uma das laterais do registro a outro "t", localizado na linha que sai da solenóide e entra na bomba injetora. a segunda conexão lateral do registro é unida à mangueira de retorno que segue em direção ao tanque de diesel.

8::. tirando o ar do sistema

___depois de conectadas todas as mangueiras, é hora de tirar o ar do sistema. coloque o registro na posição retorno/retorno e utilize a bomba manual do motor (ou o sistema utilizado no seu veículo) para puxar o combustível até a solenóide. faça primeiro com o diesel e, depois, acione a solenóide e repita o procedimento com o óleo vegetal. feito isso, é hora de conferir as braçadeiras e dar a partida.

9 ::. finalizando

___parabéns! se todos os passos foram seguidos corretamente, você está pronto para sair por aí dirigindo um carro movido a um verdadeiro biocombustível.




.:: sistema de alimentação do motor e retorno ::.

.:: a válvula selenóide ::.
___é responsável pela conversão do combustível, de diesel para óleo vegetal e vice-versa. tem duas entradas e uma saída. é elétrica e acionada por um interruptor instalado dentro da cabine do veículo.

.:: o filtro de óleo vegetal ::.
___é independente do filtro original do óleo diesel. o mais indicado é um modelo comum de filtro diesel metálico, para que possa ser aquecido.



.:: registro manual de três vias ::.

___os motores possuem um sistema de retorno. ele leva de volta para o tanque todo o combustível que entra no motor e não é queimado. o registro de três vias é utilizado no looping, para que o óleo vegetal não retorne ao tanque de diesel.

.: as mangueiras :.

___ são utilizadas mangueiras comuns para óleo diesel, com bitolas 3/8 de polegada e 1/2 polegada. são encontradas em lojas de autopeças.
___a metragem deve ser suficiente para fazer o caminho do tanque do óleo combustível até o motor, para o trajeto de ida e volta da água do radiador ao tanque e, também, para as ligações de looping.

.: as conexões e braçadeiras :.

___ as coneções em "t" são usadas no looping e devem ser da mesma bitola da mangueira de óleo, assim como as braçadeiras.

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Hilário
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Mensagem por Hilário »

repara que é referido o aspecto do retorno do óleo ao depósito do ov, não prevendo em vez disso, o retorno dirigido para filtro, também não sei quanto tempo tem este texto, possívelmente ainda não se tinham apercebido dos maleficios da oxidação do ov.

será que é um sistema viável e mais económico???
se conseguir saber qual é o site dou noticias, poderia ser úril ver as fotos ou esquemas da montagem.....

um abraço

hilário


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Mensagem por manuelcar »

olá hilário
não há novidades nenhumas nesse artigo para além de um dos autores ser "permacultor" e o outro ecoversitário"
o aquecimento do tanque (ou do combustivel no tanque) e o envio do retorno para o tanque são práticas pouco recomendáveis no nosso clima. repara também que o sistema descrito necessita de 5 minutos para purgar.
quanto à conversa sobre o aquecimento solar, pode ser quando quiseres.
saúde da boa!


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Mensagem por manuelcar »

aqui fica outro esquema para estudo. este permite uma purga muito rápida, logo, maior economia no gasóleo. tem a vantagem adicional de aquecer apenas o circuito de ov, deixando o gasóleo funcionar à temperatura normal. desenhei-o a pensar num carro como o meu mercedes que tem bomba de transferência, mas pode facilmente ser adaptado para outro. para além de mangueiras e ligações usa apenas duas electroválvulas, um permutador e uma filtro adicional.
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Mensagem por manuelcar »

a lavagem do circuito processa-se da seguinte forma:
Imagem
assim o que tem que ser lavado é apenas o conteúdo da bomba de injecção, injectores e tubagens. não tendo que lavar o conteúdo do filtro e do permutador poupa-se considerável tempo e quantidade de gasoleo. não aquecer o gasoleo é uma questão de prudencia, este tem um ponto de evaporação bastante mais baixo que o ov e há dúvidas acerca da sua capacidade lubrificante a temperaturas elevadas. por isso é mais prudente deixá-lo em paz. vamos lá então ouvir a apreciação dos especialistas. se valer a pena vamos orçamentar o custo de uma coisa destas.

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