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VE usado - percurso diário 130-135 Kms

Enviado: segunda nov 27, 2017 11:07 pm
por PDN
Boa noite,

Como referi na minha apresentação resido em Guimarães e trabalho na zona do Porto, faço cerca de 130-135kms diários no percurso ida e volta.

O que pretendo perceber é se será viável um Leaf 24Kws de 2013-2015 ou outro de preço equivalente, tendo noção que o percurso de ida terá que ser feito em AE e o de regresso poderá ser maioritariamente em Nacional.
A ideia que tenho é que se tentar fazer ida e volta em AE a 110Km/h não irei ter autonomia suficiente, se fizesse metade em Nacional será que conseguiria chegar ao destino?

Dado que no meu local de trabalho não tenho como carregar, mas tendo a possibilidade de efetuar uma carga rápida num posto público gostaria de ouvir as vossas opiniões quanto à pratica recorrente(diário) deste tipo de carregamento e se o mesmo afetará a durabilidade da bateria.

Basicamente será que a poupança face ao Diesel compensa todas as restrições da autonomia e provável necessidade de efetuar carregamentos rápidos todos os dias sem esquecer a desvalorização deste tipo de viaturas?

Obrigado

Re: VE usado - percurso diário 130-135 Kms

Enviado: terça nov 28, 2017 9:30 am
por serges
Bem antes de me pronunciar deixa lá ver o que a malta dos eléctricos a 100% tem a dizer...

POis eu acho que as Cargas Rápidas no leaf são boas no inverno mas péssimas no verão!

Re: VE usado - percurso diário 130-135 Kms

Enviado: terça nov 28, 2017 10:14 am
por Erbium
Um Leaf de 24kWh com essa idade já terá, por pouca que seja, degradação da bateria por isso esses km's em AE não serão fáceis de atingir e mesmo que consiga com o continuar da degradação ao fim de 2 ou 3 anos será certamente impossível. O ideal seria o de 30kWh pela menor degradação e maior bateria.
Se conseguir carga intermédia o problema fica resolvido. Junto ao trabalho não há postos de carregamento?

Re: VE usado - percurso diário 130-135 Kms

Enviado: terça nov 28, 2017 11:13 am
por mafgod
Concordo que o Leaf de 30kWh é a escolha certa.

Já ponderou o novo Leaf de 40kWh, mais concretamente o 2.zero?
Com os descontos que existem ficará quase ao preço do de 30kWh (Tekna)... e tem mais autonomia e funcionalidades.
É uma questão de fazer contas...

Re: VE usado - percurso diário 130-135 Kms

Enviado: terça nov 28, 2017 1:04 pm
por jmlflorencio
Eu nunca me meteria nessa 'aventura' sem uma bateria de 40 kWh... Também pela capacidade da bateria, mas principalmente pela previsível degradação da capacidade no futuro...

E mesmo assim gostaria que a mesma tivesse um controlo de temperatura mais evoluído (fala-se muito mal do facto de o leaf não o ter)...

E um híbrido 'plugin', não é hipótese?

Re: VE usado - percurso diário 130-135 Kms

Enviado: terça nov 28, 2017 2:59 pm
por serges
jmlflorencio Escreveu: terça nov 28, 2017 1:04 pm E um híbrido 'plugin', não é hipótese?
Pronto já escreveu tudo o que eu tinha ideia...

O Ampera seria interessante, ou mesmo um I3 Rex!
Fazer contas ao orçamento estipulado... pena não existir possibilidade de carga no trabalho!

Re: VE usado - percurso diário 130-135 Kms

Enviado: terça nov 28, 2017 3:03 pm
por rnlcarlov
Com 135 kms por dia, a poupança em combustível até precisar de uma bateria nova num Leaf de 30kW deve compensar. Mesmo face a um híbrido plug-in.
Se usarmos o ampera como exemplo, com 70km/dia movidos a electricidade e 65km a gasolina a gastar 4.7L/100, fazendo as contas a 330 dias, são 21450km a gasolina, a preços de 1.34€/L dá 1350€/ano. Embora não haja ainda muitos dados sobre isso, penso que uma bateria dos leafs de 30kw deve conseguir fazer 135km mesmo após uns 5 anos. Logo aí são 6750€, ao que temos de juntar possíveis encargos que pode ter um híbrido devido à sua componente ICE, e impostos de circulação e revisões.

E claro, durante esses 5 anos o seu carro não anda a lançar gases.

Re: VE usado - percurso diário 130-135 Kms

Enviado: terça nov 28, 2017 10:55 pm
por PDN
Desde já obrigado a todos pelas respostas.

O híbrido não compensa face ao diesel, a não ser que o motor a gasolina estivesse a GPL.

Quanto ao Ampera tive a oportunidade de testar durante uma semana o do Pedromap precisamente neste trajeto e apesar de me ter surpreendido pela positiva e ter feito os 68 Kms de ida numa condução perfeitamente normal, AE 120km/h (A7/A3) e depois VCI e A28 até Perafita, dado que não tenho como carregar no local de trabalho tive que fazer o regresso a gasolina.

Apesar disto adoro o Ampera e se tivesse carga rápida nem hesitava, seria a minha escolha.

Aqui a questão prende-se com a quase obrigatoriedade que terei em fazer uma carga rápida entre ida e regresso, e que consequências isso trará para a saúde da bateria, e se não irei gastar mais dinheiro no Mar Shopping ou no Lidl de São Mamede de Infesta do que o que poupo no gasóleo enquanto faço horas....

O Leaf de 30 kW sai um pouco do orçamento.. daí estar a ponderar o de 24Kw Mk2.

Re: VE usado - percurso diário 130-135 Kms

Enviado: quarta nov 29, 2017 8:54 am
por serges
Aguarda mais um pouco se assim o é

Pois vem muitas novidades e obrigam as anteriores tecnologias, modelos anteriores, a baixar de preço!

Realmente a carga no trabalho era perfeito!

Re: VE usado - percurso diário 130-135 Kms

Enviado: quarta nov 29, 2017 10:55 am
por Volt
O de 24 kWh é muito à queima, mas com carga intermédia faz-se na boa e poupa-se tanto... Com essa quilometragem diária vai ser espectacular! Acho que vai usar muito o PCR do Lidl, e ainda bem, pois eu gosto muito de lá ir para as minhas compras (embora para mim seja um aqui mais perto da capital :-)).

Este ano já fiz esse mesmo percurso com o meu Leaf que já tinha a degradação máxima pré-garantia (menos 4 barras). Carreguei em Guimarães e depois em São Mamede de Infesta. E o meu Leaf estava com 65% da capacidade original... Ida e volta seria impossível.

Acho que vai mesmo ter de contar com os PCR. Uma ou duas cargas por dia não faz mal. As baterias antigas é que se degradavam muito com o calor "normal". Estas novas baterias já são melhores nesse aspecto.

Tem também outros PCR perto (especialmente Porto, Gaia e Matosinhos). Pode ter de fazer um ligeiro desvio, mas é sempre bom saber que há plano B, não vá ter algum azar. Até em Braga já está o PCR instalado para poder dar uns passeios de fim de semana.

Tente comprar um Leaf com pouca degradação e com a bateria do MK2. Há poucos, mas se não optar por isso, faça um esforço para ir buscar o de 30 kWh.

Há um Leaf de 24 kWh como o meu com baterias trocadas há pouco tempo à venda no OLX. É branco e é de um utilizador do fórum Nissanleafpt. Está a 15 mil €, que não é barato, mas um de 30 ainda fica mais caro.

:-).