Pérola do Atlântico

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

RJSC Escreveu:QC - Quick Charges - Nº de carregamentos rápidos efetuados (através da tomada chademo)
L1/L2 - Level 1 / Level 2 Charges - Nº de carregamentos AC efectuados (através da ficha j1772)

AHr - Capacidade total da bateria em Amperes-Hora (Ah)
SOH - State Of Health - Capacidade total da bateria relativamente a um pack novo de fábrica

Os valores de AHr e SOH vão descendo os 2 com a degradação da bateria.

Hx - Parâmetro que se pensa estar relacionado com a resistência interna da bateria.

SOC - State Of Charge - Estado de carga da bateria relativamente à sua capacidade máxima no momento

Onde vês 385V é a tensão da bateria de tração e onde vês -0.07A é a corrente da bateria de tração. O valor é negativo quando está a sair corrente da bateria e positivo quando se carrega a bateria.

DTE - Distance to Empty - Autonomia do carro calculada com base no consumo médio definido onde tens 6.44 km/KWh, e até atingir 5% como está definido (esse valor pode ser alterado, eu uso 3% que é quando aparece a tartaruga)

GID - Unidade de Media de energia contida na bateria utilizada apenas pela Nissan, cada GID corresponde a 0.08 kWh - Esta unidade de media não se utiliza em mais VE nenhum fora da Nissan, por isso não vale muito a pena ligar-lhe.

Mais vale utilizar a energia em kWh.

Aconselhava-te a passar para o fórum nissanleafpt.com, que é onde está concentrado o pessoal dos carros elétricos, aqui no NovaEnergia vais ter muito menos atenção.
Obrigado pela rápida resposta. Já fiquei mais esclarecido.
Cumprimentos
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por pemifer »

removido
Última edição por pemifer em quinta fev 23, 2017 9:48 pm, editado 1 vez no total.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por O_volt »

Os shunts estão errados, mas também não tem importância.
Fala com o mrider, ele é da Madeira e explica-te isso muito bem.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

pemifer Escreveu:Deram-te mais informação do que a que eu sabia...
Já agora aquela indicação 13.04V é a tensão da bateria de 12V.
É por isso que gosto destes fóruns. Conseguimos mais e melhor informação Imagem
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

O_volt Escreveu:Os shunts estão errados, mas também não tem importância.
Fala com o mrider, ele é da Madeira e explica-te isso muito bem.
Shunts???

Onde e quais? Imagem
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RJSC »

De lado no gráfico das células tens "Shunts 4812", que nas definições deves mudar para 8421, mas isso influencia apenas a marcação das células a vermelho ou azul, sendo as vermelhas as que têm o shunt ativo para fazer o balanceamento do pack.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por O_volt »

RJSC Escreveu:De lado no gráfico das células tens "Shunts 4812", que nas definições deves mudar para 8421, mas isso influencia apenas a marcação das células a vermelho ou azul, sendo as vermelhas as que têm o shunt ativo para fazer o balanceamento do pack.
Isso, obrigado.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

Parece que vi este leaf hoje a descer para o hospital, uma senhora a conduzir bem cedinho pela matina :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

MRider Escreveu:Parece que vi este leaf hoje a descer para o hospital, uma senhora a conduzir bem cedinho pela matina :-)
Olá
É o trajeto habitual dele. E dela...
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

Atualização:

Agora com mais uns quantos quilômetros, está bem perto da barreira dos 10000kms.
Ainda nestes dias, a autonomia foi levada quase ao extremo.
Em condução normal, modo ECO, ficou-se pelos 162kms restando muito pouca bateria para usar.
Tirei umas fotos para confirmar e até um dia mais tarde recordar.
Engraçado que pelas leituras do LeafSpy, a capacidade da bateria aumentou. (Y) Pouco, mas aumentou. Deve ser do frio , pois estes dias estiveram temperaturas mais baixas que o habitual.

Algo que ainda não compreendi é o motivo do LeafSy contar cargas do tipo L1/L2 a mais, pois tenho carregado o carro de três em três dias e ele contar pelo menos uma carga por dia :? Alguém sabe o motivo?
A única coisa que me vem à memória é o facto do Leaf estar programado para carregar todos os dias durante o período noturno, mesmo não o fazendo todos os dias...
Anexos
20170209_185150[1].jpg
Screenshot_20170209-185039[1].png
Screenshot_20170209-185047[1].png
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

Se usa o temporizador conta 2 cargas por carregamento.

Isso tem de fazer mais km com uma carga :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

MRider Escreveu:Se usa o temporizador conta 2 cargas por carregamento.

Isso tem de fazer mais km com uma carga :-)
Ok. E se eu usar o temporizador da climatização? Conta mais uma?

Fazer mais kms? É o que tem dado. Eu raramente o conduzo mas tenho a "Maria" como uma condutora cautelosa e calma na condução.
Tenho deitado a culpa no declive da Ilha... Imagem
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

MRider Escreveu:Se usa o temporizador conta 2 cargas por carregamento.

Isso tem de fazer mais km com uma carga :-)
Ok. E se eu usar o temporizador da climatização? Conta mais uma?

Fazer mais kms? É o que tem dado. Eu raramente o conduzo mas tenho a "Maria" como uma condutora cautelosa e calma na condução.
Tenho deitado a culpa no declive da Ilha... Imagem
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

Eu faço 130 km com um de 24 kw esse tinha de fazer uns 180 km :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

Já agora como faz a condução? Usa o modo B?
Usa o CC?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

MRider Escreveu:Já agora como faz a condução? Usa o modo B?
Usa o CC?
Logo que o veículo fique pronto a andar para a frente, o modo B fica ligado. Nem sei se dá para desligar Imagem
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

Expliquei-me mal. O que eu queria dizer é que como anda sempre no ECO, o modo B está sempre ligado.
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

A subir não é preciso o modo B. E na via rápida também na maior parte não é preciso. So nas descidas maiores.
Porque as vezes é mais prejudicial regenerar e "travar" o carro e depois ter de acelerar novamente. Do que deixar correr o carro.
O meu não tem modo B e só uso o modo eco nas descidas maiores de resto ando em D.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por MRider »

Como está a pressão dos pneus?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Pérola do Atlântico

Mensagem por RSSilva »

A pressão está a 2.5, 2.6.
Vou fazer um ciclo de carga inteiro em modo B e depois ver a diferença
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Responder

Voltar para “Automóveis”