Página 1 de 1

Inversores trifásicos

Enviado: sexta set 16, 2016 8:49 am
por acorreiajr
Olá a todos,


Tenho andado a estudar a hipótese de instalar paineis solares em Lisboa e no Alentejo.
Em ambas, tenho ligações trifásicas.

Em Lisboa estou a pensar colocar 2 paineis de 315w cada (LG Neon MonoX), pois são a medida perfeita para o espaço que tenho disponível na varanda.

No Alentejo tenho espaço de sobra e logo verei. Vou manter a instalação limitada a 1.5Kw.

Idealmente, deveria usar inversores trifásicos. Contudo, só encontro modelos de 3Kw para cima.

No caso de Lisboa, penso que é pacífico injetar numa só fase os 630w (que, mesmo na produção máxima, serão seguramente menos à saída do inversor).

Quanto ao Alentejo... perderei algo se instalar um inversor para instalações com o dobro da capacidade? I.e., será que funciona sequer? :)

Se puderem comentar, agradeço.

Re: Inversores trifásicos

Enviado: sábado set 17, 2016 7:40 am
por jmlflorencio
Há pelo menos um modelo de micro inversor conhecido, creio que é um APS de 1000w. Mas não sei como se comportará com apenas 630W de campo solar...

Re: Inversores trifásicos

Enviado: domingo set 18, 2016 1:53 am
por Jorge Rocha
Se não é para colocar a trabalhar motores trifasicos, para quê essa complicação? Em ultimo recurso colocam-se 3 inversores, de 500W cada, distribuindo assim pela rede trifasica.

Re: Inversores trifásicos

Enviado: domingo set 18, 2016 9:01 am
por acorreiajr
Obrigado

De facto, tenho equipamentos trifásicos em ambas as instalações.
Contudo, dado que continuarei ligado à rede, julgo que não terei problemas.

Já me falaram num inversor APS 500w. Com as perdas normais, poderia servir para grupos de 2 paineis (ainda que com algumas perdas nos períodos de produção máxima).

Gostaria de comprar inversores que me permitissem evoluir no futuro, mas estou a concluir que terei que ajustá-los à produção atual. Se mais tarde quiser aumentar o campo solar, terei que substitui-los.

Re: Inversores trifásicos

Enviado: sábado out 15, 2016 11:25 pm
por paulofmiranda
Um bocado tarde esta resposta, mas para quem estiver interessado, existe o APS YC1000-3.
Dá para ligar até 4 paineis (até 310W cada painel), ou 3 paineis (até 360W cada painel).

Podem encontrá-lo à venda na Solarshop: http://www.solarshop.pt/index.php?route ... uct_id=442

Ficha técnica: http://emea.apsystems.com/wp-content/up ... _04-16.pdf