Ajuda na escolha de um sistema de auto-consumo
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta jun 01, 2016 9:02 pm
Ajuda na escolha de um sistema de auto-consumo
Boa noite
Aqui em casa estamos a pensar instalar uns painéis fotovoltaicos, vivo numa moradia numa aldeia e temos algum espaço no entanto estamos na duvida pelo tipo de sistema a optar.
A fatura da edp é de 40 € mensais.
Grande parte do consumo é feito a noite, com luz, televisão, 2 portateis, router,etc. Durante o dia fica-se pela arca congeladora, frigorífico, CCTV e pouco mais.
Um sistema off grid acho que era bom mas a minha preocupação são a vida util das baterias.
Gostava de saber a vossa opinião se devo optar por um off grid que fica por perto de 2000 € ou por um grid-tie de 250w para o pouco consumo que tenho durante o dia.
Antes de ir a uma empresa gostava de saber mais opiniões porque já ouvi que um off grid nunca se paga devido a vida util das baterias.
Aqui em casa estamos a pensar instalar uns painéis fotovoltaicos, vivo numa moradia numa aldeia e temos algum espaço no entanto estamos na duvida pelo tipo de sistema a optar.
A fatura da edp é de 40 € mensais.
Grande parte do consumo é feito a noite, com luz, televisão, 2 portateis, router,etc. Durante o dia fica-se pela arca congeladora, frigorífico, CCTV e pouco mais.
Um sistema off grid acho que era bom mas a minha preocupação são a vida util das baterias.
Gostava de saber a vossa opinião se devo optar por um off grid que fica por perto de 2000 € ou por um grid-tie de 250w para o pouco consumo que tenho durante o dia.
Antes de ir a uma empresa gostava de saber mais opiniões porque já ouvi que um off grid nunca se paga devido a vida util das baterias.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Re: Ajuda na escolha de um sistema de auto-consumo
Eu tenho uma loja, completamente off grid, com dois pack de baterias diferentes e ainda apenas 500W de painéis.
Para a iluminação LED, está funcionar com umas baterias de chumbo velhas que iam para a sucata, com tensões mais baixas do que as novas do mesmo tipo, com vantagem de ir diminuindo a intensidade da iluminação dos led's na medida que a sua capacidade termina, o que faz com que nunca se fique sem luz, apenas se vá diminuindo de intensidade. Estes LED's gastam pouco, mas com metade do brilho, gastam apenas uns 20%, o que ajuda a fazer render muito a capacidade da bateria quando começa a findar.
E para alguns equipamentos e maquinaria, tenho um inversor a funcionar com um pack baterias de lítio LiFePO4, retiradas de veículos eléctricos, onde para a função já não estavam a servir muito bem, passando assim a ter uma nova vida, muito mais tranquila, com descargas muito lentas. Penso que assim tenho baterias para uma vida.
Muitas vezes o que faz com que o investimento em baterias seja pouco amortizado, é apenas porque seu dimensionamento foi mal concebido, ficando a trabalhar com correntes muito fortes para o pack que se tem.
Dando um exemplo de algo com semelhanças: Uma lâmpada de filamento, destinada para trabalhar a uma tensão, dura 1000 horas. Mas se diminuirmos a tensão em 20%, a sua durabilidade passa para mais de 2000 horas. Se for com menos 40% da tensão, a durabilidade passa para mais de 20.000 horas.
Há coisas que se degradam muito rapidamente, mas sempre haverá formas de diminuir esse efeito, só temos de saber quais e seguir esses critérios de poupança.
Tenho conversores DC/DC com tensão de saída regulável, para receber a energia dos painéis (dá para tensões de 50V a 144V) e converter de forma segura para as baterias de 12V (equipamentos usados nos VE's)
Este é um exemplo de solução para um investimento pequeno. Bem a baixo dos 2K que refere. "Quem não tem cão, caça com gato"
Para a iluminação LED, está funcionar com umas baterias de chumbo velhas que iam para a sucata, com tensões mais baixas do que as novas do mesmo tipo, com vantagem de ir diminuindo a intensidade da iluminação dos led's na medida que a sua capacidade termina, o que faz com que nunca se fique sem luz, apenas se vá diminuindo de intensidade. Estes LED's gastam pouco, mas com metade do brilho, gastam apenas uns 20%, o que ajuda a fazer render muito a capacidade da bateria quando começa a findar.
E para alguns equipamentos e maquinaria, tenho um inversor a funcionar com um pack baterias de lítio LiFePO4, retiradas de veículos eléctricos, onde para a função já não estavam a servir muito bem, passando assim a ter uma nova vida, muito mais tranquila, com descargas muito lentas. Penso que assim tenho baterias para uma vida.
Muitas vezes o que faz com que o investimento em baterias seja pouco amortizado, é apenas porque seu dimensionamento foi mal concebido, ficando a trabalhar com correntes muito fortes para o pack que se tem.
Dando um exemplo de algo com semelhanças: Uma lâmpada de filamento, destinada para trabalhar a uma tensão, dura 1000 horas. Mas se diminuirmos a tensão em 20%, a sua durabilidade passa para mais de 2000 horas. Se for com menos 40% da tensão, a durabilidade passa para mais de 20.000 horas.
Há coisas que se degradam muito rapidamente, mas sempre haverá formas de diminuir esse efeito, só temos de saber quais e seguir esses critérios de poupança.
Tenho conversores DC/DC com tensão de saída regulável, para receber a energia dos painéis (dá para tensões de 50V a 144V) e converter de forma segura para as baterias de 12V (equipamentos usados nos VE's)
Este é um exemplo de solução para um investimento pequeno. Bem a baixo dos 2K que refere. "Quem não tem cão, caça com gato"
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm
Luis... metes um painel de 250w e pronto.
gastas +-500€ de electricidade/ano? Eu nao sei se vale muito a pena investires em baterias e afins...
gastas +-500€ de electricidade/ano? Eu nao sei se vale muito a pena investires em baterias e afins...
-
Autor do tópico - Membro
Obrigado pelas respostas.
Depois de alguma pesquisa pelo fórum decidi optar pelo grid tie, no entanto gostava de saber se há algum micro inversor em que se possa usar o excesso para carregar baterias, por exemplo se tiver uma produção de 200 e só precisar de 100 enviar o excesso para um carregar de baterias.
Depois de alguma pesquisa pelo fórum decidi optar pelo grid tie, no entanto gostava de saber se há algum micro inversor em que se possa usar o excesso para carregar baterias, por exemplo se tiver uma produção de 200 e só precisar de 100 enviar o excesso para um carregar de baterias.
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Então #luisp16 como está isso a correr?
A decisão mantem se!
by #serges
A decisão mantem se!
by #serges
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro
Optei por um sistema com 2 paineis de 250 w mais um micro inversor APS 500
Ainda estou em testes em relação ás produções.
Ainda estou em testes em relação ás produções.
-
Autor do tópico - Membro
Alguém sabe se é possivel ligar um micro-inversor a um banco de baterias em vez de um painel solar?
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Bom Dia,luisp16 Escreveu:Alguém sabe se é possivel ligar um micro-inversor a um banco de baterias em vez de um painel solar?
Eu tenho um inversor ligado a um banco de baterias e a injetar em casa durante varias horas da noite.
Há algumas considerações a ter em conta:
1 - O inversor vai trabalhar a topo porque tem disponibilidade de energia, logo vai injetar quase toda a sua capacidade em continuo. Dai que a escolha da potencia é importante no sentido de ser aquela que faz sentido para o que queremos ver entrar em casa.
2 - Como o inversor vai trabalhar a topo e em continuo, vai aquecer! Se é micro, não tem sistema de arrefecimento e não sei se aguenta muito tempo sem queimar alguns transístores. Nesse caso não sei dizer-lhe se esses micro podem ou não ser reparados. Dai que uso inversores com arrefecimento, e tal como está escrito no meu tópico sobre a escolha do inversor, tenho trabalhado na melhoria dos parâmetros de arrefecimento.
3 - O banco de baterias terá de ser bem definido. Se for "curto", a profundidade de descarga vai ser maior e a tensão nas baterias vai diminuir, logo sobe a corrente e aumenta o aquecimento! Aquecendo mais, vai-se o rendimento e potencia que os transístores se queimem!
Convém ter um banco de baterias sobrado para que as profundidades de descarga sejam pequenas.
Eu tenho um inversor de 350W, que por um sistema de relógio trabalha varias horas por dia. Desde o pôr do sol até de ás 24h e das 7 ás 9 da manhã, mas já tive alguns problemas pelos os motivos atras apontados. Ainda assim, e porque carrego a 12V tenho dois grupos de baterias que na descarga entram a 24V para diminuir a corrente e o aquecimento.
O micro-inversores de 250W são feitos para trabalhar abaixo desse valor, Normalmente um painel de 250W não dá mais de 220 a 230W nos melhores picos, e que não são continuas. Assim que nunca ou quase nunca estão a topo continuamente e por isso não padecem dos potenciais problemas de um inversor que "leva" com total disponibilidade de energia, tal como se tivesse n painéis a alimenta-lo.
Espero ter ajudado.
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Membro Silver
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 1&start=20luisp16 Escreveu:Alguém sabe se é possivel ligar um micro-inversor a um banco de baterias em vez de um painel solar?
Tem aqui resposta á sua pregunta. Com experiencias já testemunhadas.
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
ztxnew! adoro ler as suas explicações 

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
Bom Dia Emanuel,Emanuel Couto Escreveu:ztxnew! adoro ler as suas explicações
Eu tento ser claro e aproveitar o tempo que levo a escrever algumas linhas, para ajudar especialmente naquilo que tive de descobrir sozinho e/ou em paginas técnicas.
Se não houver essa mais valia no tempo que perco, os outros não ganham nada!
Por outro lado creio que não há assim tanta informação e devemos partilhar o pouco que há.
Abraços,
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Exatamente...ztxnew Escreveu:Bom Dia Emanuel,Emanuel Couto Escreveu:ztxnew! adoro ler as suas explicações
Eu tento ser claro e aproveitar o tempo que levo a escrever algumas linhas, para ajudar especialmente naquilo que tive de descobrir sozinho e/ou em paginas técnicas.
Se não houver essa mais valia no tempo que perco, os outros não ganham nada!
Por outro lado creio que não há assim tanta informação e devemos partilhar o pouco que há.
Abraços,

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/