Página 1 de 1

inclinação da pás.

Enviado: sexta ago 21, 2015 5:43 pm
por enriparckert
boa tarde amigos, estou com uma grande duvida em relação as pás do meu aerogerador, queria saber qual a inclinação correta em graus que se deve usar. agradeço

Re: inclinação da pás.

Enviado: sexta ago 21, 2015 11:04 pm
por Alves10
Boas, eu penso que não há um só ângulo correto cada caso é um caso, até porque a maioria das pás começa por ter um ângulo mais acentuado junto ao centro do eixo e depois quase que termina sem ângulo algum. Posso-te adiantar que no meu caso tive de modificar o ângulo de ataque das pás em +5 graus, para que rode com menos intensidade de vento, assim ficou com mais rotação mas com menos torque ou força.
Tens de ir experimentando, ate porque cada caso é um caso.

Re: inclinação da pás.

Enviado: sábado ago 22, 2015 2:22 pm
por Wolfire
Já no meu caso para obter mais rotação e mais força, tive que diminuir o angulo para praticamente zero nas pontas. Como o Alves diz cada caso é um caso depende muito do perfil usado.

Re: inclinação da pás.

Enviado: sábado ago 22, 2015 5:16 pm
por jmlflorencio
As pás de um aerogerador não são as peças 'com mais ciência' de todas as necessárias? Creio que poderia ser uma boa opção comprar um conjunto...

Algo muito interessante seria comprar um conjunto (adequado) e comparar o seu rendimento com umas feitas 'em casa'...

Já alguém o fez, por aqui?

Re: inclinação da pás.

Enviado: sábado ago 22, 2015 6:58 pm
por Emanuel Couto
Um debate bem interessante ;)

Re: inclinação da pás.

Enviado: sábado ago 22, 2015 8:46 pm
por Alves10
Sou da opinião que tanto as pás como o gerador em si são peças delicadas para serem feitas em casa, o melhor é comprar feito, (isto se a ideia for de ter o dito a trabalhar por uns anos com algum rendimento). Se a ideia for só brincar de uma forma didáctica, então podemos adaptar um velho alternador de automóvel com uns imas, construir umas pás e aprender com a experiência. O normal é que fiquemos com um aegenerador com pouca fiabilidade, baixíssimo rendimento e muitas vezes gastamos mais dinheiro fazendo do que comprar feito. Mesmo com os de compra o rendimento deixa muito a desejar, por não termos vento forte constante.