Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

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O_volt
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por O_volt »

Então se gastas mais do que 42ah e a mota carrega até aos 3,5v, isso quer dizer que o SW permite aumentar a capacidade do pack sem preocupações (mas com moderação)? No mesmo sentido deverá avisar quando a celula + baixa chegar ao vermelho certo?
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serges
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por serges »

Obrigado pelo esclarecimento adicional!

Creio que todos os utilizadores ficaram esclarecidos!
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jasmim
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jasmim »

O_volt Escreveu:Então se gastas mais do que 42ah e a mota carrega até aos 3,5v, isso quer dizer que o SW permite aumentar a capacidade do pack sem preocupações (mas com moderação)? No mesmo sentido deverá avisar quando a celula + baixa chegar ao vermelho certo?
Deverá ser isso. O Jorge Rocha instalou um pack de 60 ah sem fazer alteração ao firwmare, firmware que é o original da de 42 ah.
Como um módulo do BMS não está a desempenhar bem o seu papel, o carregamento não está a ser feito na totalidade. Também indica qual a célula mais baixa, assim se chegar ao limite deverá acender a luz vermelha. Ainda são suposições.
Enquanto não estiver colocado o novo módulo BMS, não carrego até ao limite, aliás a mota deixa de carregar com a célula mais alta por volta dos 3,40, se não estou em erro.
Também não estou a deixar ir para além dos 3,05v, antes ponho à carga.
Espero ter ajudado.
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RuFuS
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por RuFuS »

jasmim Escreveu:
O_volt Escreveu:Então se gastas mais do que 42ah e a mota carrega até aos 3,5v, isso quer dizer que o SW permite aumentar a capacidade do pack sem preocupações (mas com moderação)? No mesmo sentido deverá avisar quando a celula + baixa chegar ao vermelho certo?
Deverá ser isso. O Jorge Rocha instalou um pack de 60 ah sem fazer alteração ao firwmare, firmware que é o original da de 42 ah.
Como um módulo do BMS não está a desempenhar bem o seu papel, o carregamento não está a ser feito na totalidade. Também indica qual a célula mais baixa, assim se chegar ao limite deverá acender a luz vermelha. Ainda são suposições.
Enquanto não estiver colocado o novo módulo BMS, não carrego até ao limite, aliás a mota deixa de carregar com a célula mais alta por volta dos 3,40, se não estou em erro.
Também não estou a deixar ir para além dos 3,05v, antes ponho à carga.
Espero ter ajudado.
Nesse caso é andares com cuidado...estás a descarregar mais que os 42Ah?
Última edição por serges em segunda fev 23, 2015 4:01 pm, editado 1 vez no total.
Razão: by serges
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Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


O_volt
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por O_volt »

3,05v em repouso?
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jasmim »

RuFuS Escreveu: Nesse caso é andares com cuidado...estás a descarregar mais que os 42Ah?
Ainda só fiz duas viagens. Em nenhuma delas descarreguei mais do que os 42 Ah.
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Jorge Rocha
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por Jorge Rocha »

O_volt Escreveu:3,05v em repouso?
Reparem que estamos perante baterias novas de grande capacidade (os 60Ah) que numa descarga pacifica de 30A (0,5C) a tensão desce muito pouco, fazendo pouca diferença se é em repouso ou se é em trabalho (com os 30A de descarga).

Já tinha referido no outro tópico, durante os primeiros 85Km seguidos a tensão em trabalho nunca desceu dos 130, com excepção de um pequeno percurso que levei ao limite do controlador (com 116A) e a tensão ficou nessa altura em 126V mínimos (durante o trabalho, porque depois, quando diminui de velocidade, com os 30A de consumo, voltou novamente para os 130V).
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ogadiv
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por ogadiv »

Seguindo este tópico parece-me que muitas das perguntas que são feitas aqui, é para tentar descobrir erros nesta transformação para poder apontar o dedo, não deveria ser questionado se foi tido a atenção de determinados promemores, e tentar minimizar esses erros? Bem secalhar sou eu que estou a ver isto distorcido ...
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serges
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por serges »

Ogadiv aponta mas é as questões e vamos procurar respostas...

Quanto ao resto, desafio te a ignorar pois fazer algo de novo e desafiante é sempre difícil.

Já passei por isso e fui um beta tester e sim sofri com isso em muita coisa mas olha ainda cá estou, vamos ajudar o Jasmim a ser mais um sucesso e claro mais uns quantos a lerem e aprenderem o que se deve e não deve fazer...

Este testemunho é mais que importante, a partilha chega mais longe que pensam.
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jasmim »

Hoje fiz 117 km divididos em 55km + 62 km sem carga intermédia. A viagem foi 80 % em estradas praticamente planas a velocidades constantes entre 55 e 60 km/h. Deu para ver que nestas condições a mota consumia entre 20 e 30 ah.
Ao sair de casa, o CB indicava uma autonomia de 130km. Mas nos primeiros km de andamento rapidamente foi indicando 95/100 km de autonomia estimada. Ao longo do percurso pude constatar que entre os km percorridos e a autonomia estimada, as contas batiam certas com a indicação do início da viagem, os tais 95/100 km. Quando a última barra desapareceu indicava 5 km de "Est. Range". Chegado a zero, eu tinha percorrido 95km, mais precisamente 94,6 km. A partir daí continuei a viagem tendo mais 22 km sem qualquer tipo de anomalia.
Parece que nestas condições não será difícil chegar aos 150 km de autonomia.
Quando o módulo do BMS for substituído e as temperaturas ambientes subirem creio que os resultados superarão as minhas melhores expetativas.
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galt
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por galt »

Muitos parabéns Jasmim pela grande máquina que tens agora.

Vai ser um Verão com muitas viagens.
:lol:
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por cuttysark76 »

Grande canhão! 150kms...
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jasmim »

Entretanto descobri que é possível selecionar vários níveis de potência para o carregamento.
podem ver aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 76#p253076 ;)
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jmal
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jmal »

ogadiv Escreveu:Seguindo este tópico parece-me que muitas das perguntas que são feitas aqui, é para tentar descobrir erros nesta transformação para poder apontar o dedo, não deveria ser questionado se foi tido a atenção de determinados promemores, e tentar minimizar esses erros? Bem secalhar sou eu que estou a ver isto distorcido ...
Nem por isso ogadiv, alias, os mais graves nem foram falados, basta olhar para as fotos, os mesmos já foram muito falados e documentados pelo fórum e também não faltam exemplos dos seus resultados.
jasmim Escreveu:Entretanto descobri que é possível selecionar vários níveis de potência para o carregamento.
podem ver aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 76#p253076 ;)
Descobriste ???? todos os proprietários sabem dessa info, não é segredo.
jasmim Escreveu:Hoje fiz 117 km divididos em 55km + 62 km sem carga intermédia. A viagem foi 80 % em estradas praticamente planas a velocidades constantes entre 55 e 60 km/h. Deu para ver que nestas condições a mota consumia entre 20 e 30 ah.
Ao sair de casa, o CB indicava uma autonomia de 130km. Mas nos primeiros km de andamento rapidamente foi indicando 95/100 km de autonomia estimada. Ao longo do percurso pude constatar que entre os km percorridos e a autonomia estimada, as contas batiam certas com a indicação do início da viagem, os tais 95/100 km. Quando a última barra desapareceu indicava 5 km de "Est. Range". Chegado a zero, eu tinha percorrido 95km, mais precisamente 94,6 km. A partir daí continuei a viagem tendo mais 22 km sem qualquer tipo de anomalia.
Parece que nestas condições não será difícil chegar aos 150 km de autonomia.
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Tanto a li/li+ como as nimh usam o mesmo algoritmo para calculo de estimativa, não é mais que calcular o que se gastou em determinada distancia e calcular a estimativa em km com base no que ainda resta no "deposito", o problema é que nem todas têm a mesma capacidade, logo as contas não saem certas, o que faço quando instalo é ajustar essa capacidade à capacidade real do pack. Outro problema é que essa formula é minimamente correta quando a estrada é plana, quando deixa de o ser passa a ser muito oscilante, mas tem vantagens em relação a outras, que fazem o calculo usando amostras de ciclos completos e acumulados, que é o de ser muito rápida a actualizar entre tipos de percurso e até condução.
Quando testei a bmw c, deparei-me com isso, é que ela calcula a autonomia com base na ultima descarga ou com base em amostras com mais kms, ou seja, se tivermos uma descarga em que andamos devagar, quando tiver 100% carregada, ela vai mostrar autonomia > 100 kms, mas se nesta próxima descarga tivermos uma condução mais desportiva, ela não actualiza o valor da estimativa consuante a condução que estamos a usar, quando voltarmos a carregar, ela já mostra a estimativa para o tipo de condução/percurso que usamos antes.
Qualquer um dos 2 tipos de cálculos têm vantagens, eu ando a elabora uma formula que seja algo entre as 2,com base em desvios padrão para calculo mais aproximado.
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu: Já tinha referido no outro tópico, durante os primeiros 85Km seguidos a tensão em trabalho nunca desceu dos 130, com excepção de um pequeno percurso que levei ao limite do controlador (com 116A) e a tensão ficou nessa altura em 126V mínimos (durante o trabalho, porque depois, quando diminui de velocidade, com os 30A de consumo, voltou novamente para os 130V).
Não foste bem ao seu limite, o limite do controlador deverá estar nos 135-139 ou então 165 - 169, não sei qual dos 2, mas são as 2 parametrizações existentes.
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jasmim »

jmal Escreveu:
jasmim Escreveu:Entretanto descobri que é possível selecionar vários níveis de potência para o carregamento.
podem ver aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 76#p253076 ;)
Descobriste ???? todos os proprietários sabem dessa info, não é segredo.
Sim, descobri por mim. Estava a tentar programar o delay e deparei-me com isso. Claro que não é segredo e que todos os donos das Li sabem. Como sou caloiro, ainda não sabia. :)
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jmal »

jasmim Escreveu:
jmal Escreveu:
jasmim Escreveu:Entretanto descobri que é possível selecionar vários níveis de potência para o carregamento.
podem ver aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 76#p253076 ;)
Descobriste ???? todos os proprietários sabem dessa info, não é segredo.
Sim, descobri por mim. Estava a tentar programar o delay e deparei-me com isso. Claro que não é segredo e que todos os donos das Li sabem. Como sou caloiro, ainda não sabia. :)
Ok, mas o que queria dizer é que quando compraram ou tiveram o sw actualizado com estas funcionalidades foram informados, o teu caso como compraste em segunda mão, podem não ter passado essa informação.
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jasmim »

Exato, porque a mota tinha o pack já desmontado e claro não se podia ligá-la.
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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por sugarstorm »

Mas o NE existe para tirar dúvidas. Tenho a certeza que existem aqui inúmeras pessoas que te poderiam ter informado.
Bastava teres perguntado... :lol:

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Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jasmim »

Como pergunto algo que ignoro a existência? :shock: :D
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