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VE numa dobravel Dahon

Enviado: quarta fev 04, 2015 6:12 pm
por MPires
Uma Dahon roda 20" é óptima para passear em cidade mas para tirar o melhor partido dela e não se preocupar com subidas o melhor é auxiliar as pernas com um motor elétrico :).
Depois de uma série de pesquisas para arranjar uma solução que preservasse quanto possivel as caracteristicas base da bicicleta (dobrabilidade e peso reduzido), optei por um motor central de 250W e uma bateria litio tipo CK 36V/11Ah.
Como a tenho apenas há uma semana e apenas tive a oportunidade de fazer meia centena de kms apenas posso dizer que estou satisfeito com a solução. Irei complementando a informação. Para já fica uma foto de baixa qualidade tirada com o tlm.

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: quarta fev 04, 2015 6:26 pm
por serges
Os meus parabéns!

Partilha as tuas experiencias!

Pois é bem gira!

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: quarta fev 04, 2015 11:07 pm
por jmlflorencio
Ena, muito bem. Aguardamos mais pormenores!

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: quinta fev 05, 2015 12:14 am
por Celestino
Apreciei particularmente.
Parabéns!
Gostava de ver mais detalhes em fotos.

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: quinta fev 05, 2015 12:22 am
por Mumia
bem interessante sem duvida Parabéns!! :)

Mostra mais fotos aí do trabalho feito :) e claro vai deixando opinião e relatos ;)

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: quinta fev 05, 2015 10:59 pm
por apr
Bem! O numero de pessoas que conheço que optou por um VE dobravel duplicou! Era um agora são 2!


Parabens! Está muito bem construida a bike! Como conseguiste aplicar o motor ao quadro?

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: sexta fev 06, 2015 2:54 pm
por MPires
apr Escreveu:Bem! O numero de pessoas que conheço que optou por um VE dobravel duplicou! Era um agora são 2!


Parabens! Está muito bem construida a bike! Como conseguiste aplicar o motor ao quadro?

Como temos 50% do mercado :D impõe-se prestar tanta informação quanto pudermos.

Este sistema (solução completa) é aplicado directamente tirando a pedaleira/eixo original e substituindo por novo conjunto eixo/motor/pedaleira. Trata-se de um sistema quase de aplicação universal (sistemas standard) e, tanto quanto sei, dispõe de sistemas com potências de 250/500/750 w. O meu é o mais fraco. Para malta que queira velocidade (verifiquei que és um ciclista aditivado :)) julgo que ficará bem servido com o sistema de 750w.

Próximamente postarei fotos mais detalhadas. Entretanto e porque a quilometragem ainda é muito reduzida deixo apenas umas considerações genéricas mas que me deixam satisfeito:

- manutenção do caracter de "dobravel" da bicicleta;
- consideravel (a precisar posteriormente) autonomia;
- sistema extraordináriamente suave de assistência;
- potência "natural" da assistência (na pedaleira);
- condução práticamente igual ao sistema sem assistência;
- ausência total de ruído;

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: sexta fev 06, 2015 3:47 pm
por Emanuel Couto
Os meus parabéns!
Venha lá mais fotos desta bonita e-bike :)

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: sexta fev 06, 2015 7:11 pm
por jordison
Esse kit parece ser um 8fun e tem muito boa reputação.
É possivel aumentar a potencia atraves de reprogramação do software, o hardware é igual em todas as versões.
Eu sou adepto dos motores centrais que usam as mudanças, são muito mais eficientes do que os hub, deve dar para fazer bastantes quilometros.

parabens pela compra.

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: domingo fev 08, 2015 7:28 pm
por MPires
jordison Escreveu:Esse kit parece ser um 8fun e tem muito boa reputação.
É possivel aumentar a potencia atraves de reprogramação do software, o hardware é igual em todas as versões.
Eu sou adepto dos motores centrais que usam as mudanças, são muito mais eficientes do que os hub, deve dar para fazer bastantes quilometros.

parabens pela compra.

É mesmo um 8fun. Tanto quanto julgo saber a tua afirmação está correcta em parte. Recorrendo à programação podem fazer-se alterações à potência mas o hardware não é igual em todas as versões. Julgo que as versões de 350 e 250 W usam o mesmo hardware e as de 750 e 500W usam outro. Entretanto esta programação parece só estar ao alcance de alguns distribuidores com recurso a software do fabricante. Isto "vendendo o peixe" pelo que fui lendo em foruns ...
A eficiência declarada é de facto elevada e tanto quanto posso avaliar corresponde à publicidade. Para já estou satisfeito, veremos se a durabilidade do sistema não desmente a impressão inicial. À medida que for dando uso darei conta da eficiência e autonomia da solução :)

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: terça fev 10, 2015 3:15 pm
por MPires
Aqui ficam mais umas fotos.

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: sábado mai 02, 2015 2:53 pm
por MPires
Já estão cumpridos os primeiros 1000 kms de utilização sem problemas.
Com uma utilização de assistência elétrica moderada mas sistemática a bateria tem uma autonomia entre os 70 e os 80 kms sem esgotar, autonomia mais que suficiente para o uso que lhe dou. Entretanto já lhe fiz um upgrade. Mudei a pedaleira com que o sistema elétrico foi entregue (46T) pela maior que encontrei (52T) - idêntica à que vinha com a bicicleta. A utilização ficou mais equilibrada (e veloz) e se encontrasse uma de 54 ainda mudava. Pode ser que o fabricante a velha a disponibilizar, o que acho pouco provavel.

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: sábado mai 02, 2015 11:34 pm
por serges
Muito bem...

Essas meninas são amigas do ambiente e inimigas do comodismo e do sedentarismo

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: segunda mai 04, 2015 9:32 pm
por jordison
parabens pela máquina e pela autonomia conseguida.
fazendo umas contas:
36v x 11ah=396wh dos quais seram usados no maximo 90%= 356wh,
imaginando que a média horaria atingida seria de 25km/h(deve ser mais baixo)
para fazer 75km levaria 3 horas
a media de consumo ronda os 118w (356/3), a minha consome mais do que isso sem sair do sitio
dava jeito saber qual o consumo sem carga,


se não tiver a fazer bem as contas corrijam me

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: terça mai 05, 2015 2:39 pm
por MPires
Jordison eu faço cicloturismo e não ciclismo :D . As minhas médias estão mais entre os 12 e os 18 kms/h embora de vez em quando me dê o entusiasmo e pedale acima dos 30 kms/h (durante uns metros...).
O consumo é baixo porque além de andar devagar também ando com assistência baixa (normalmente no 2 numa escala de 0 a 9) para fazer algum (ainda que pouco) exercicio. Uma vez resolvi chegar ao fim da bateria e esgotei-a aos 93 Kms. O meu display não indica consumos pelo que não posso fornecer dados mais precisos.

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: terça mai 05, 2015 9:07 pm
por jordison
se tivesses algo para medir o consumo permitia ver o consumo com a roda no ar, a diferença entre esse valor e o valor total de consumo instantaneo seria o que realmente estas a usar para mover a bicicleta.

a uma velocidade media de 15km/h para fazer 93km levarias 6.2 horas o que da um consumo medio de 64w usando a totalidade dos 396wh da bateria

estes 64w devem andar perto do valor que o kit consome sem carga

o que eu acho é que se tirares o peso do kit e bateria consegues fazer os mesmo km's

uma conta simples que vi fazer para os motores hub que são um pouco menos eficientes são:
396wh/20=19.8milhas x 1.6= 31.68km
é claro que pode variar consoante o tipo de condutor, percurso e eficiencia do kit.

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: quinta mai 07, 2015 4:15 pm
por MPires
A conclusão que tenho tirado é que o sistema é de facto "poupado" andando com uma assistência baixa como habitualmente ando. Tenho um amigo com uma dobravel parecida mas com o motor na roda da frente e aparentemente (as distâncias percorridas tem sido pequenas e a forma de uso da assistencia também é algo diferente) tem consumos um pouco superiores levando a autonomias mais entre os 60 e os 70 kms com bateria identica à minha.

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: quinta mai 07, 2015 7:41 pm
por RJSC
Estou interessado em saber o preço e onde posso comprar motores desses.

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: segunda mai 11, 2015 2:23 pm
por MPires
O meu comprei-o à sanelkit de Vila da Feira. Podem tambem ser comprados via net de várias origens, neste caso o comprador terá que fazer a montagem ou arranjar quem a faça.

Re: VE numa dobravel Dahon

Enviado: segunda mai 11, 2015 10:17 pm
por jordison
Na sanelkit é um pouco mais caro, mas inclui a montagem e assistencia pos venda.
Comprado noutro lado pode ser mais barato mas se tiver que pagar a instalação pode ir dar ao mesmo preço.
Para quem se quiser aventurar até não é dificil, o meu kit deve ser mais dificil de montar mas o vendedor mandou-me intruções com fotos detalhadas, o que tornou a instalação relativamente fácil.