Página 1 de 1

Legionella: cuidados a ter com termoacumuladores

Enviado: terça nov 11, 2014 8:31 pm
por gbento
Boas, inserindo um tópico sobre o tema destes dias, a legionella.
Tenho várias dúvidas pois o meu pai tem uma caldeira a pellets ecoforest hidrocopper , salvo erro.
A minha dúvida é saber que parâmetros de temperaturas de saída da água da caldeira para evitar riscos. É que como neste momento a caldeira desprogramou e não sei se os valores estão correctos e gostava de saber as vossas opiniões antes de ir lá o técnico.

Re: Legionella: cuidados a ter com termoacumuladores

Enviado: terça nov 11, 2014 9:48 pm
por fsaraiva
Daquilo que sei a legionella não resiste a temperaturas superiores a 60º, no entanto poderá ser feito uma ou duas vezes por ano um aumento da temperatura até ao máximo que o sistema aguente para eliminar a possibilidade de se desenvolver a bactéria.
Isto só é valido se existir um termo acumulador para AQS pois em caso de sistemas apenas para aquecimento central não há contacto entre o circuito fechado e as pessoas. Além de nesses casos a temperatura ser quase sempre alta.

é importante que se perceba que essa bactéria só se torna perigosa no caso de inalação, quando a agua é pulverizada, e isso pode acontecer tanto numa fonte na rua no verão como num sistema de ar condicionado sem manutenção.

Re: Legionella: cuidados a ter com termoacumuladores

Enviado: quarta nov 12, 2014 11:19 am
por serges
Exactamente.

"Para quem tem termoacumuladores, a temperatura deve ser mantida acima dos 75 graus, porque a bactéria "não tem condições de crescimento" acima deste valor."
Atenção a esta situação mais vale prevenir!