Página 1 de 2

A minha VE Naked

Enviado: sexta jun 27, 2014 2:54 am
por hjmrodrigues
A pedido de várias famílias... deixo aqui algumas fotos e o relato daquilo que é a minha mais recente paixão do mundo dos veículos eléctricos.

Trata-se de uma moto que eu converti para eléctrica.
A base foi uma MH7 Naked do fabricante Espanhol Motor Hispania:
http://www.motorhispania.es/en/models/n ... uid_cooled

Alguns já a viram no encontro de Ourem.. na minha opinião foi a moto mais bonita que por lá passou... ;)



Técnicamente falando.
Motor: 5kW BLDC
baterias: Prismaticas LiFePO4 20Ah (24S2P)
Controlador: Kelly 8kW
Carregador 15Amp.
Velocidade máxima: 90kmh
Autonomia: 80km

Sobre a mecânica... irrepreensível. :o


Imagem


Imagem
O conta rotações apresenta a capacidade restante da bateria quando o acelerador é zero, [0~100%]
Apresenta a corrente instantânea no pack de baterias quando o acelerador != zero.[0~120A]

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem
Em ourem.


Imagem
É extremamente sociável... :D


Imagem
Que belo grupo... no regresso de Ourem uma curta paragem em Pombal.



Por agora é isto que tenho para mostrar... um abraço!

Re: A minha VE Naked

Enviado: sexta jun 27, 2014 4:58 am
por Jorge Rocha
Mesmo muito bem conseguida!
Muitos parabéns por todo o trabalho!
Só tem um defeito! É não ser minha! ;)

O mais divertido foi ver tua adrenalina durante toda a viagem de regresso! Aí se verificou que estavas a curtir cada km percorrido. Gostei de ver! :D

Re: A minha VE Naked

Enviado: sexta jun 27, 2014 8:43 am
por MRider
Fantástico.

Já a conseguiste legalizar ?

Re: A minha VE Naked

Enviado: sexta jun 27, 2014 12:24 pm
por RJSC
Autonomia de 80 km com 24 células e 40Ah? (2x20Ah)
A que velocidades?

Re: A minha VE Naked

Enviado: sexta jun 27, 2014 12:29 pm
por BondadeSua
RJSC Escreveu:Autonomia de 80 km com 24 células e 40Ah? (2x20Ah)
A que velocidades?
Aqui não meto prego nem estopa...porque: ergonomia, peso do "conjunto", velocidade, material, temperatura terão sua importância! Digo eu que nada sei!
Mas que está bonita, está!

BondadeSua

Re: A minha VE Naked

Enviado: sexta jun 27, 2014 12:30 pm
por Fidel
Tá muito muito fixe, os meus parabéns. Gostei de ver.

Re: A minha VE Naked

Enviado: sexta jun 27, 2014 2:22 pm
por Mumia
uma interessante conversão sem duvida! ;)

Venha de lá mais informação/relatos e mais fotos do trabalho feito (conversão) que o pessoal aqui é curioso e adora fotos desses trabalhos ;)

O pack não ha espaço/possibilidade de ser de maior capacidade num futuro próximo?

E da legalização como foi a a aventura? ou como está a ser? :)

Re: A minha VE Naked

Enviado: sexta jun 27, 2014 3:23 pm
por MVS
Estás de parabéns Humberto.

Os entusiastas que se deslocaram ao Encontro Nacional em Ourém tiveram a oportunidade de ver de perto este interessante VE.

Acredito imenso nessa configuração para quem gosta realmente de andar de moto.

Tenho clientes que aguardam a oportunidade de comprar uma configuração idêntica desde que os preços que não sejam muito dissuadores.

Re: A minha VE Naked

Enviado: sexta jun 27, 2014 3:37 pm
por MRider
Mas esta mota já pode andar em estrada ?

Re: A minha VE Naked

Enviado: sábado jun 28, 2014 4:18 pm
por hjmrodrigues
RJSC Escreveu:Autonomia de 80 km com 24 células e 40Ah? (2x20Ah)
A que velocidades?
Consigo esta autonomia a velocidades médias de 60 km/h. Em estrada nacional, sem pára-arranca e sem forçar nas subidas...
Se fizer uma viagem sempre a velocidade máxima ou perto a autonomia desce para 50 km...

Re: A minha VE Naked

Enviado: sábado jun 28, 2014 4:34 pm
por hjmrodrigues
Obrigado a todos pelas palavras simpáticas.
Sobre a legalização como veiculo eléctrico, não me preocupei ainda com isso, pelo que sei faltam condições para a realização de uma inspecção.. logo se eu não posso provar que está tudo bem com a moto, será que outros podem provar que algo está mal??

Sei que andam largas centenas de motos sem espelhos, sem carenagens, sem piscas a fazer ruído infinito.. e... podem circular... certo??
E lâmpadas de xénon em faróis normais??

Porque motivo iria alguém no seu juízo perfeito incomodar o condutor de uma moto que tem seguro e pagou impostos, tem todos os acessórios de segurança com os quais foi homologada em perfeito funcionamento, faz menos ruído que o normal e polui menos que o normal???

Sim... um dia destes vou ao IMTT, quando tiver tempo.

Re: A minha VE Naked

Enviado: sábado jun 28, 2014 6:05 pm
por MRider
Estas a andar ilegalmente portanto.

Re: A minha VE Naked

Enviado: sábado jun 28, 2014 6:07 pm
por Celestino
visitante2 Escreveu:Estas a andar ilegalmente portanto.
Não estou a ver como é que a polícia vai resolver uma questão dessas.
Vai ter que mandar a mota à inspecção... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: A minha VE Naked

Enviado: sábado jun 28, 2014 6:13 pm
por MRider
Celestino Escreveu:
visitante2 Escreveu:Estas a andar ilegalmente portanto.
Não estou a ver como é que a polícia vai resolver uma questão dessas.
Vai ter que mandar a mota à inspecção... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Entao esta resolvido o problema hehe toca a converter motas :-)

Re: A minha VE Naked

Enviado: sábado jun 28, 2014 7:52 pm
por jmal
hjmrodrigues Escreveu:Obrigado a todos pelas palavras simpáticas.
Sobre a legalização como veiculo eléctrico, não me preocupei ainda com isso, pelo que sei faltam condições para a realização de uma inspecção.. logo se eu não posso provar que está tudo bem com a moto, será que outros podem provar que algo está mal??

Sei que andam largas centenas de motos sem espelhos, sem carenagens, sem piscas a fazer ruído infinito.. e... podem circular... certo??
E lâmpadas de xénon em faróis normais??

Porque motivo iria alguém no seu juízo perfeito incomodar o condutor de uma moto que tem seguro e pagou impostos, tem todos os acessórios de segurança com os quais foi homologada em perfeito funcionamento, faz menos ruído que o normal e polui menos que o normal???

Sim... um dia destes vou ao IMTT, quando tiver tempo.

As lâmpadas de xénon em motas podem ser usadas sem qualquer problema, isto porque a lei não diz o contrário.

O caso da tua mota convertida levanta outras questões, uma delas são os dados que constam no DU não correspondem, como não existe inspecção, apreendem o veiculo (os documentos). No caso de um acidente (espero que nunca, toc toc toc) caso a seguradora/perito dê pela alteração, livram-se de responsabilidades. Não estou a meter medo a ninguém, nem sou a pessoa mais hábil a explicar isto, mas acho que devem estar cientes dos perigos.

Re: A minha VE Naked

Enviado: sábado jun 28, 2014 8:26 pm
por sergiomms
hjmrodrigues Escreveu: Sim... um dia destes vou ao IMTT, quando tiver tempo.
Aconselho-te a despachares-te, é que está para entrar uma lei com impostos para as conversões!

O que é meramente burocrático hoje, vai ser burocrático e dispendioso no mês que vem.

Re: A minha VE Naked

Enviado: sábado jun 28, 2014 8:38 pm
por hjmrodrigues
Obrigado pela dica ;)

Re: A minha VE Naked

Enviado: domingo jun 29, 2014 2:38 am
por Jorge Rocha
Há pessoas que se dizem importantes, sabe-se lá porquê, e podem fazer roubos à descarada e em grande escala, ficam mais famosos por isso, depois pagam a bons advogados e ainda pedem indemnizações por bens morais, ou coisa do género!

Há outras, que produzem algo inovador, muito à frente da nossa velha época, algo que poderia ser implementado em grande escala para o bem da comunidade, e ficam estas pessoas intimidadas com o que lhes possa vir a acontecer!

Exemplos deste deveriam ser alvo de promoção para o país, que mesmo pequeno que seja, poderia estar muito à frente nas áreas das tecnologias, inovação e sustentabilidade.

Poderíamos deixar de ser conhecidos no Mundo, pela velha História da época dos descobrimentos (onde éramos os Srs. do Mundo), e passarmos a ser conhecidos por uma actual, de pessoas construtivas, que olham por uma sustentabilidade sem abdicarem do conforto (já que o meu maior conceito de sustentabilidade seria ir viver para a selva em tendas de palha, como algumas , mesmo que em vias de extinção, culturas indígenas).


Tive o privilégio de andar nesta bela mota e fiquei apaixonado por sua potencia em arranque, pelas rampas que sobem ao Castelo de Ourém, estando dois em cima dela.

Re: A minha VE Naked

Enviado: terça jul 01, 2014 10:48 am
por pedrotfmendes
Aí está um excelente exemplo! Ultrapassando todos os medos que alguns de nós temos (eu inclusive)... Muitos parabéns pela iniciativa e pela qualidade apresentada.

E fotos sobre a fase de conversão? E preço final da conversão (ou um valor aproximado)?

Um abraço a todos,
Pedro Mendes.

Re: A minha VE Naked

Enviado: terça jul 01, 2014 11:49 am
por JoseB
jmal Escreveu: As lâmpadas de xénon em motas podem ser usadas sem qualquer problema, isto porque a lei não diz o contrário.
.

Onde é que isso esta escrito na lei?