temperatura no acumulador de inverno

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Colegas, quem tem sistemas de painel solar para unicamente aquecimento de aguas sanitárias de circulação forçada que temperatura é que a agua atinge dentro da cuba num dia de sol em pleno inverno? sem apoio nenhum, so com o sol? isto assumindo que a instalção esta devidamente e correctamente feita com a inclinação e orientação adequadas..
É muito importante eu saber isso em especial na zona do Porto, Norte.

Consegue atingir os 60 graus ou 65 num dia de sol no Inverno?

Desde ja o meu obrigado a quem partilhar a sua experiência e conhecimento.



Edit: Nota: Um painel solar e cuba de 200 litros
Última edição por Jcab em quinta mar 20, 2014 4:06 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

Só seria possivel responder concretamente se soubessemos as carateristicas do equipamento que falas, existem muitas versões, uns com 2 paineis e um termo, uns com 1 painel e um termo pequeno outro grande... etc e tal
Os dados que te podemos fornecer são os de experiencia propria, no meu caso num dia de sol de inverno consigo ter agua quente para banho, mas tenho 40 tubos de vacuo a aquecer 400L de agua (divididos em 200+200).
Acho que para um painel plano com agua fria num dia de sol de inverno elevar até 60 graus deve ser dificil senão mesmo impossivel!

Concerteza existira ca pessoal que os tem e pode dar o seu testemunho.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

Jcab, passa nas apresentações como mandam as regras.
Vá lá - não custa nada.
Quanto à questão que colocas, eu em Aveiro tenho um com 300 litros e este mês já meteu dois dias a água a mais de 70ºC.
Não me lembro da marca mas se alguém quiser posso dar-me ao trabalho de ir ver isso.
O site da minha microprodução (link em baixo na assinatura) tem uma foto dos painéis AQS se quiseres ver.
Só uma nota: O acumulador está quase a 20m dos painéis.

Em pleno Inverno ou em pleno Verão o que faz aquecer a água são os raios solares.
Quando há raios solares há água quente - quando não há raios solares gasta-se a água quente do acumulador até acabar.

No meu caso, se a água estiver bem quente dá para 3 dias.
Se estiverem 3 dias seguidos sem ponta de sol, acaba a água quente e o esquentador liga-se.
Em 2012 e 2013 o meu esquentador ligou menos de 20 vezes.
Em 2014 ligou mais de 40 só em Janeiro e Fevereiro.
O tempo é que manda.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Passo sim senhor pelas apresentações...A cuba de que falo e o exemplo que quero é para uma cuba de 200 litros com um painel solar.
Acham que aqui no Norte um painel bem instalado em termos de inclinação e orientação que temperatura é que consegue ter na cuba sem nenhum apoio num dia de sol de inverno?
pela vossa experiência , em media o que me podem dizer?


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Editei o meu primeiro post para acrescentar que o duvida é para uma cuba de 200 litros e um painel solar com 1,2 por 2 metros.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

Mesmo para 200 litros acho pouco 1 painel.
De resto, o sol de inverno é igual ao sol de verão. A única diferença é que de inverno vem menos vezes
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Então num dia de sol de inverno esse painel com 1 metro e 20 por 2 metros consegue atingir no Inverno 60 graus?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

Celestino Escreveu:Mesmo para 200 litros acho pouco 1 painel.
De resto, o sol de inverno é igual ao sol de verão. A única diferença é que de inverno vem menos vezes
E menos horas também!!
200 litros para 1 painel só hummm!!
isso é um sistema desenhado para o verão, ou foste enganado ou quem propos e instalou não percebe nada do assunto, e assim foste duplamente enganado!

só falta dizer que pagas-te uma pipa de massa por isso!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Estão a dizer-me que um painel com 1 ,20 por 2 metros (area 2.50 m²)não é suficiente para uma cuba de 200 litros? o meu vizinho tem 2 realmente..mas é uma cuba de 300 litros.

Olhem que eu pouco percebo mas quase que jurava que vi em qualquer lado uma tabela para os 200 litrois e referia so um painel..lanço aqui essa discussão :)

Outra coisa...se o acumulador/cuba estiver instalada na horizontal por motivos de espaço..ja sei que se perde algum rendimento..mas é assim tão grande que impeça ate a realização de um projecto?

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

pnunes Escreveu:
Celestino Escreveu:Mesmo para 200 litros acho pouco 1 painel.
De resto, o sol de inverno é igual ao sol de verão. A única diferença é que de inverno vem menos vezes
E menos horas também!!
...
Isso é relativo.
Uns painéis bem orientados estão na posição ideal de Inverno.
Por via disso, nessa época se estiver um bom dia de sol, não aquecem menos a água do que num dia de Verão.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

Jcab Escreveu:Estão a dizer-me que um painel com 1 ,20 por 2 metros (area 2.50 m²)não é suficiente para uma cuba de 200 litros?
Obviamente.
Um até pode desenrascar por vezes, mas não é a mesma coisa.
Acabas sempre por vir a colocar outro. Depois nessa altura, se somares a 1.ª e a 2.ª instalação, tens o dobro do preço.
Jcab Escreveu:Outra coisa...se o acumulador/cuba estiver instalada na horizontal por motivos de espaço..ja sei que se perde algum rendimento..mas é assim tão grande que impeça ate a realização de um projecto?
Não sou técnico mas da experiência que tenho, hoje não instalaria um sistema desses sem estas condições mínimas:
1- Orientação painéis para Inverno (salvo erro 45º na minha zona);
2- Circulação forçada;
3- Acumulador o mais próximo possível do local do consumo;
4- Acumulador na vertical;
5- Válvula de 3 vias à saída.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

Uma questão para a moderação:
Porque é que este tópico não aparece na secção "Ver Tópicos ativos" :?:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

Celestino Escreveu:
pnunes Escreveu:
Celestino Escreveu:Mesmo para 200 litros acho pouco 1 painel.
De resto, o sol de inverno é igual ao sol de verão. A única diferença é que de inverno vem menos vezes
E menos horas também!!
...
Isso é relativo.
Uns painéis bem orientados estão na posição ideal de Inverno.
Por via disso, nessa época se estiver um bom dia de sol, não aquecem menos a água do que num dia de Verão.
Agora é q estragaste tudo! Entao se houver mais horas de sol nao aquece mais????
No verão é praticamente o dobro!!
Não notas isso na micro!!!
Mais horas mais produção, é energia á mesma
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

pnunes Escreveu:Agora é q estragaste tudo! Entao se houver mais horas de sol nao aquece mais????
No verão é praticamente o dobro!!
Não notas isso na micro!!!
Mais horas mais produção, é energia á mesma
Estas não são as minhas áreas.
Falo apenas daquilo que todos os dias testemunho.
Não tenho conhecimentos técnicos que me permitam fundamentar minimamente estas cenas.
No entanto, tenho a sensibilidade de perceber que as coisas na maioria das vezes não são "pão pão", "queijo queijo".

Aquilo que eu assisto é que no Verão aquece de facto mais, mas o maior número de horas não se traduz num aumento assim tão substancial no aquecimento da água.
Se os painéis fossem orientados para essa estação do ano, aí sim, poderíamos falar do dobro da energia acumulada.

Pode ser mito, mas tenho sido levado a concluir que, como os painéis estão fixos, as horas rentáveis de sol não andarão assim tão longe de uma estação para outra.
O que eu observo, é que no Verão não temos muitos conjuntos de 3 dias seguidos com nuvens. Isso permite aquecer água quente em cima de água quente e isso faz-nos parecer que aquece o dobro.
No Inverno, como há séries de dias seguidos de nuvens com mais frequência, a temperatura da água no acumulador acaba por baixar mais e por conseguinte torna-se mais demorado o seu aquecimento nessas alturas.
Penso que é pacífico para todos que aquecer água a 35º ou 40º não é a mesma coisa que aquecer água a 15º.

Uma inclinação de painéis orientada para o sol de Inverno maximiza a rentabilidade nessa altura do ano e ao mesmo tempo faz com que no Verão se tenha uma má orientação dos mesmos quebrando o seu rendimento, situação que acaba por ser muito útil na protecção natural dos equipamentos pelo facto destes se encontrarem expostos a muito mais horas ao sol.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

pnunes Escreveu:Não notas isso na micro!!!
A minha micro não tem nada a ver.
A inclinação dos painéis fotovoltaicos ficou com a mesma do telhado 19 ou 20º, muito bom para o Verão mas mau para o Inverno.
Mesmo assim, se formos ver os registos, devo ter lá dias de Verão sem nuvens (com muito mais horas de sol) que apresentam produções inferiores a certos dias desta altura por exemplo.
E isso acontece porquê. Talvez porque não é tudo "pão pão", "queijo queijo".
Haverá sempre outros factores, outras explicações...
Mas de fotovoltaicos (e doutras coisas) levo baile do pnunes :lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Celestino Escreveu:
Jcab Escreveu:Estão a dizer-me que um painel com 1 ,20 por 2 metros (area 2.50 m²)não é suficiente para uma cuba de 200 litros?
Obviamente.
Um até pode desenrascar por vezes, mas não é a mesma coisa.
Acabas sempre por vir a colocar outro. Depois nessa altura, se somares a 1.ª e a 2.ª instalação, tens o dobro do preço.
Jcab Escreveu:Outra coisa...se o acumulador/cuba estiver instalada na horizontal por motivos de espaço..ja sei que se perde algum rendimento..mas é assim tão grande que impeça ate a realização de um projecto?
Não sou técnico mas da experiência que tenho, hoje não instalaria um sistema desses sem estas condições mínimas:
1- Orientação painéis para Inverno (salvo erro 45º na minha zona);
2- Circulação forçada;
3- Acumulador o mais próximo possível do local do consumo;
4- Acumulador na vertical;
5- Válvula de 3 vias à saída.
Não tenho espaço para 2 painéis..a minha instalação de circulação forçada sofre ou sofria de todos esses factores menos a do local do acumulador que se encontra mesmo por debaixo do painel solar:

Ma inclinação, má orientação (virada a nascente) e cuba na horizontal.

Nestes dias de sol o máximo que conseguimos foi 48 graus e não utilizando a agua e com as válvulas fechadas na cuba para não haver interferencias.

Podem ver aqui:

Imagem


Vamos tentar resolver isto mas temos algo que não podemos alterar, a cuba tera que ser na horizontal..isso não podemos alterar. Pelo que me disseram ha uma perda de rendimento mas a cuba que tenho é fabricada para estar na horizontal portanto é porque é possivel fazer assim, caso contrario os fabricantes não a faziam..
O resto temos que alterar.. o problema é a inclinação do telhado..aquele painel não da para utilizar a sul pois esteticamnte ficava mal e ate era perigoso dado que com vento podia haver problemas..
Que opções temos para aquele telhado é o nosso problema...
Última edição por Jcab em sábado mar 22, 2014 6:51 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

E não podes alterar porque?? tens ai muito espaço, é só colocar mais um painel em série com esse!!
Há termoacumuladores verticais e horizontais, se esse é horizontal tudo bem, não é por isso que fica a perder muito.
A inclinação é mais que suficiente para ele responder bem, só é pena que não esteja virado a sul, eu não dou muita importancia ao aspecto, se é para ter uma casa mais eficiente até colocava paineis nas paredes se não tivesse espaço noutros locais, mas isso sou eu claro!
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

pnunes Escreveu:E não podes alterar porque?? tens ai muito espaço, é só colocar mais um painel em série com esse!!
Há termoacumuladores verticais e horizontais, se esse é horizontal tudo bem, não é por isso que fica a perder muito.
A inclinação é mais que suficiente para ele responder bem, só é pena que não esteja virado a sul, eu não dou muita importancia ao aspecto, se é para ter uma casa mais eficiente até colocava paineis nas paredes se não tivesse espaço noutros locais, mas isso sou eu claro!
cumps
E não podes alterar porque?? tens ai muito espaço, é só colocar mais um painel em série com esse!!
Não adiantava nada...so apanhava sol ate as 14 ou 15 hoiras se tanto.. ainda se fosse um virado a nascente e outro a poente..mas não temos espaço para isso..creio que a solução unica é um painel horizontal.

O problema esta ai..este colector é vertical...esteticamente fica absolutamente horrivel e ate perigoso colocar uma estrutura para aquele painel a sul... cancelamos o negocio, entramos em acordo com a empresa instaladora (não trabalham com painéis planos horizontais, vão retirar tudo menos a cuba) e vamos ficar apenas com a cuba...agora vamos escolher um painel horizontal que permita colocar uma estrutura que fique orientada a sul.. a inclinação que vocês vêm na foto não deve chegar aos 30 graus..digo eu

Também não sabemos ainda se os painéis horizontais são mais caros..para ja apenas temos referencia para a Vulcano e Sonnenkraft.

Em relação á cuba que esta mesmo por baixo do actual painel é que não podemos mexer.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Esteves »

Boas, eu não entendo muito desta área, os tubos de vacuo não seria uma solução!!!

Segundo sei o rendimento é maior que os painéis convencionais...
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

.queres dizer paineis solares em tubos de vacuo? mas também os há horizontais...ou querias tu dizer colocar assim a nascente e por serem em tubos de vácuo conseguiam ter rendimento ? ja ouvi falar disso mas não sei qual a diferença nem para que servem.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”