Página 1 de 2

a melhor "quase scooter"

Enviado: segunda jun 17, 2013 12:57 pm
por coli
Boas,
em primeiro lugar as minha desculpas de lançar um tópico "quase repetido" neste forum, mas eu já li muitos tópicos ( ou quase todos :cry: ) e fico sempre confuso, pois existem alguns que dizem que as "quase scooter" ou bicicletas electricas com aparecia de scooters são uma boa opção outros que mandam logo a opção para uma perda de dinheiro. Pedia ajuda sobre este assunto pois vejo aqui pessoal bem entendido no assunto, e eu ainda mal comecei a perceber disto.

o meu caso é simples de explicar, o meu sogro quer comprar uma scooter eléctrica, não porque seja um fãn da electricidade nem um adepto da sustetabilidade, mas porque não tem outra opção para se deslocar. Tinha uma Famel mas infelizmente não renovou a licença de moto e agora não tem licença nem a pode pedir porque tinha de ir fazer a 4ª classe para tal, infelizmente é a nossa lei mas tambem por culpa dele... :( .

Só que existe um problema ( pelo que percebi até agora com a ajuda deste forum), o meu sogro pesa uns 105 Kg e tem 70 anos, e para ajudar tem um problema numa perna e o pedalar vai ser uma opção dificil, assim como o empurrar pela mesma razão.

portanto resumido:
-quase scooter (uma vez que estava habituado a motas , e não bicicletas), portanto sem licença.
-capacidade de suportar 105Kg
-capacidade de subir (+/- 15% inclinação)
-a velocidade não é importante... mas suponho que seja maximo 25Km, como diz a lei.
-autonomia de 15Km é suficiente

pelo que tenho lido parece que a melhor é a Gingabyte Vortex RS
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 32&start=0
e tambem encontrei aqui num link do forum, estas que parecem suportar até 150Kg!?...mas não encontro nenhum feedback sobre as mesmas...
http://supermoto.pt/Catalogo_Guewer.pdf
a bateria e a potencia do motor parecem iguais á da Vortex, o que pode ser diferente?

alguem me pode ajudar nesta escolha, e se é possivel encontrar algo para o meu caso ?...se houver solução mesmo que seja uma solução cara digam-me, aqui o problema é técnico e não de € :)
Obrigado!


Carlos

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: segunda jun 17, 2013 4:05 pm
por _rapt0r_
Para 105kg aconselhava uma de 3000w no minimo

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: segunda jun 17, 2013 4:31 pm
por Fidel
Mas para uma com 3000w já precisa de licença.
A quase scooter parece-me a melhor opção, mas não sei qual é a capacidade máxima de peso. Mas isso também se resolve, nada que umas modificações no controlador e um upgrade as baterias não resolvam.

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: segunda jun 17, 2013 5:06 pm
por coli
Fidel Escreveu:Mas para uma com 3000w já precisa de licença.
A quase scooter parece-me a melhor opção, mas não sei qual é a capacidade máxima de peso. Mas isso também se resolve, nada que umas modificações no controlador e um upgrade as baterias não resolvam.
Obrigado Fidel, mas qual a melhor "quase scooter" para modificar? , qualquer uma é facilmente "kitável" com os componentes que existem no mercado ?...tenho receio de apostar numa e depois descobrir que os kits para outra eram mais "abundates", logo mais baratos, ou que se quiser colocar baterias outra teria mais espaço, etc...

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: segunda jun 17, 2013 10:27 pm
por labutess
Se escolheres uma quase scooter, escolhe uma de 60v,
já tem um pouco mais de força e velocidade.

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: terça jun 18, 2013 1:48 am
por Jorge Rocha
Uma opinião de quem já andou em mais de 4 quase scooters diferentes:

* Em primeiro lugar deve estar o conforto na condução (ergonomia) em conjunto com a qualidade dos materiais para a segurança e durabilidade (pois por vezes até apetece fazer mais km que alguma vez pensou fazer neste meio de transporte, logo muitas horas em cima dela).

* Em segundo plano deve estar a marca e o modelo ou a idade do veiculo (novo ou usado).

Depois de ter feito alguns testes, e para isso será necessário fazer alguns kms sozinho, para se poder sentir a si proprio na bicicleta (quase scooter).

Eis então que chega a parte das alterações, e que estas podem ser a muitos niveis, referido dois deles, tais como:
* Velocidade maxima
* Autonomia

Na velocidade maxima, independentemente do tipo de motor que a bicla tenha, será possivel, com relativa facilidade, aumentar a velocidade para alguns kms por hora, mas isso não será muito adequado por não ser legal.

Na autonomia, será relativamente facil aumentar a autonomia, bastando para isso colocar-lhe mais capacidade de baterias de litio.
Falo em litio, porque não será uma boa experiencia andar com umas baterias de chumbo e pouco tempo depois ver reduzida a sua autonomia. Falo isto pela experiencia que me foi já transmitida por quem as tinha com chumbo e depois mudou para litio, e claro, também pela minha experiencia propria.

Muitos dos mais idosos da zona onde moro, Beira Litural, não querem outra coisa para suas deslocações! Posso até mesmo dizer que até os mais novos lhe apanharam o gosto, e já não sabem andar de outro meio de transporte!

Depois terá sempre a possiblidade de a colocar a seu gosto, com luzes em led, topcase, etc.

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: terça jun 18, 2013 9:44 am
por Fidel
Eu como nunca andei em nenhuma, nao te sei apontar uma marca/modelo.
Mas como o labutess disse, uma a 60v devera ser melhor para kitar. Quanto ao kitar, acho que posso dizer que dao todas, kitar estas scooter é so trocar o controlador e as baterias por isso acho que se pode dizer que qualquer uma da e de silmples alteraçao.

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: terça jun 18, 2013 1:09 pm
por labutess
Fidel Escreveu:Eu como nunca andei em nenhuma, nao te sei apontar uma marca/modelo.
Mas como o labutess disse, uma a 60v devera ser melhor para kitar. Quanto ao kitar, acho que posso dizer que dao todas, kitar estas scooter é so trocar o controlador e as baterias por isso acho que se pode dizer que qualquer uma da e de silmples alteraçao.
Sim todas dao para alterar,mas se estiver na garantia podes correr o risco de ela avariar e eles nao pagarem o arranjo pk foi mexida.
Tens mtas usadas à venda por metade do preço e podes exprimentar para ver se serve para o que queres.

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: terça jun 18, 2013 2:06 pm
por marcopns
Com 60V e uma potencia entre 1 e 2kw, não é necessário inventar nada.
O pack de baterias de chumbo original deve durar entre 4 a 6 mil kms. A duração em tempo depende de quanto tempo é necessário para completar os 4-6 mil kms. Se a quase scooter for usada para ir ao café e pouco mais, então as baterias de chumbo podem durar vários anos.

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: terça jun 18, 2013 5:10 pm
por Fidel
Sim, tambem acho melhor usar as baterias de chumbo ate irem a vida.
Mas nao sei se se consegue sacar 2Kw de uma quase scooter, aquilo deve ter uns 250w(no papel) e uns 500W de pico.
Ate um 1kw deve-se conseguir tirar, sem compremeter muito a durabilidade do motor.

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: terça jun 18, 2013 6:57 pm
por BondadeSua
:mrgreen:
_rapt0r_ Escreveu:Para 105kg aconselhava uma de 3000w no minimo
:lol: :lol: :lol:
Eu diria que é necessário retirar 35 (quilitos) ao condutor! ;) Depois a conversa já pode seguir mais confortavelmente, ...ou com maior margem,... digo eu que sou ignorante!

BondadeSua

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: quarta jun 19, 2013 4:30 pm
por coli
Ok, obrigado pessoal !
Bem há duas coisas que estão fora da equação, que é perder peso e tirar a 4ªclasse ;)

Mas até agora já aprendi mais umas coisas, inclusive estive a ler a conversão da bike da mãe do Marco :lol: , pena é que por falta de conhecimento não percebi algumas partes.
Assim sendo passo a enumerar para fins académico apenas ;) , e para colocar mais uma quantas duvidas:

1-tenho de comprar uma quase scooter de preferência com 60V, isto é, só vejo a alternativa da vortex rs , ok, considerem que o fiz.
2-agora que tenho a quase scooter, vou manter as baterias de origem 60V12Ah (chumbo!?) e depois quando a possibilidade de troca vou investir claramente numas em lítio (Lifepo4 !?) , reduz o peso e a longevidade aumenta (seguindo a conversão do Marco e a perceber pouco da coisa).
3-existe então outro componente que é o controlador do motor, que segundo o meu entendimento, será a base da modificação para suportar mais peso, isto é, tenho de modificar de algum modo o controlador para fornecer mais corrente ao motor, dai o Fidel dizer em sacar 2Kw de um motor de potencia em papel 250W, isto é o motor de 60v pode aceitar corrente até rebentar :lol: , ou de outra forma o meu controlador poderá fornecer corrente até 1000w (exemplo) será algo P=V*I , 1000=60*A , logo A=16.7 amperes, isto pelas minhas baterias de chumbo representa menos de uma hora de funcionamento a 1000W, mas pelo menos tem força :mrgreen: , certo?
4-Existe também o BMS, que server para balancear o carregamento das baterias.

Portanto , isto é o resumo do meu entendimento, agora as minha duvidas com fins académicos apenas, volto a dizer ;) .

-posso modificar a controladora de origem da vortex rs, ou tenho de comprar um controlador novo?... e se sim, se posso alterar o controlador de origem, alguém me sabe dizer como o fazer?
-o motor aguenta 1000W ?...se rebentar paciência compra-se outro :? , mas quero saber se 1000w é garantido não acontecer nada de provável , tipo “pois com 1000w teve de rebentar”, assumo que apenas a longevidade do motor deve ser afetada… !?
-o BMS é mesmo necessário, ou é algo alternativo para aumentar a longevidade das baterias de lithium?... e onde é colocado o BMS, na scooter ou é um equipamento para se colocar no carregador? ... ainda não percebi esta parte.

Nota , estou sempre a assumir que a garantia da scooter não existe, dai talvez como opção compre uma usada…

Obrigado mais uma vez !

Carlos

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: quarta jun 19, 2013 8:13 pm
por Jorge Rocha
A que preparei para o meu pai, dá para ele (70kg) mais a sua esposa (50kg) e as compras do mercado, isto tudo a subir a ponte da A25 com uma inclinação em que de bicicleta normal é muito dificil subir, mesmo sem pesos extra, pedalando, e nessa electrica nem sequer é necessário ajudar com os pedais.
Tinha 12Ah de chumbo a 48v e apenas lhe coloquei 15Ah de LiFePO4 60v (20S). Sairam 18Kg de chumbo e entraram 8Kg de litio.
A autonomia é de 50kms a uma velocidade média de 40km/h (testados por mim em caminhos pelo meio do mato). Valores de GPS!
No motor da bicla tem a designação de 350W/48V. Ela vem com limitador de velocidade aos 25km/h, que foi retirado para os testes, e sua potencia em subidas e em esforço superava os 20A (1200W). Quando atinge a velocidade de 25km/h e em plano, apenas gasta 250W. O motor nem morno fica, mesmo depois de 20km seguidos!
Espero ter respondido a algumas duvidas!

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: quinta jun 20, 2013 11:44 am
por coli
Obrigado Jorge,
então apenas mudaste as baterias?..alem de remover o limitador de velocidade.
não houve necessidade de mudar o controlador?

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: quinta jun 20, 2013 4:34 pm
por Jorge Rocha
Se por infeliz sorte o controlador for de pouca potencia (inferior a 18A), poderá sempre fazer-lhe algumas alterações, ou comprar um de maior potencia (que também não é muito caro), e já agora um que seja de 60v, que já vem com o corte da tensão das baterias adequado ao pack de 20 celulas de LiFePO4 (dessa forma o pack de baterias nem necessitará de bms, bastando fazer alguns procedimentos iniciais e alguma verificação periodica).
Claro que para carregar o pack de 60v terá de ter um carregador para esta tensão ( onde por vezes até o de origem do pack de 48v dá para regular até essa mesma tensão necessária para o pack de 60v).

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: quinta jun 20, 2013 7:58 pm
por marcopns
Pois é coli... o Marco sou eu :lol:

Sobre essa bike, continua tudo a rolar sem problemas. Por vezes vou rouba-la, na passada semana fiz (20+20) 40kms numa tarde.

Dá os 32km/h, 36km de autonomia com o punho sempre enrolado, baterias Headway 16x3,2V 10ah. Gasta 0,25€ a cada 100kms. O motor tem a inscrição de 350w, na maior parte da viagem dá os 300-400w, nas subidas chega aos 900w e mesmo após 20kms mantém-se apenas morno.
Para a função que a bike desempenha, não é necessário mais e nunca me deixou ficar mal a meio de uma subida, mesmo com 2, eu e o meu filho no total 85kg. Não fiz qualquer alteração no controlador, veio assim de origem.
Se não percebes nada de electrónica, aconselho-te a esquecer as modificações no controlador. Se não ficares satisfeito com o desempenho da bike pede ajuda aos técnicos do forum... ou compras um controlador novo no Ebay por cerca 50€.

Experimenta antes de comprar. Faz testes necessários para que não te arrependas da compra.

E da minha parte, se passares por Aveiro avisa, podes dar uma volta na maquina

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: sexta jun 21, 2013 10:29 am
por coli
obrigado pessoal!

já estou a perceber mais um pouco, portanto o segredo é experimentar e fazer as alterações conforme a satisfação e a necessidade, bem a 0,25€ os 100Kms, acho que tambem vou arranjar uma para mim :)...

Obrigado pelo convite Marco, mas eu sou de Loures, se fosse mais perto iria ai concerteza, mas acredito nos vossos feedbacks :).
Outra coisa que vos queria perguntar e que tenho estado a ver é que mesmo pesquisando na internet , pouco informação existe da vortex rs, o maior detalhe que conheço é aqui neste forum , esta scooter terá outra designação internacional?
E já agora que voçês são da zona da abundancia destes veiculos existem outras opções a 60v?... aconselham alguma loja onde possa existir variedade de escolha em usadas/novas ? ...tenho estado a ver no OLX, mas não encontro assim grandes negocios, pela diferença de preço prefiro comprar nova. As lojas aqui na minha zona são muito limitadas neste tipo de veiculos e quando se fala em "quase scooters" apontam logo para aquelas do continente :(

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: sexta jun 21, 2013 10:41 am
por ICEM4N
Arranja-se coisas batatas na net. Tenta que baixem o preço e depois temos quem te ponha isso a derreter pneu

ICEM4N - Ricardo
Predator 40Ah - 24.000km
Tapatalk

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: sexta jun 21, 2013 11:18 pm
por coli
ok Ricardo ! :)...
vou arranjar uma , 60v ou 48v tambem serve?

Re: a melhor "quase scooter"

Enviado: segunda jan 08, 2018 11:08 pm
por TelmoSilva
Então, sempre arranjou algo?
Eu tenho um quase scooter comprada recentemente de 60v (20Ah) 1000w, com a bateria de chumbo e sobe qualquer coisa com 130kg (eu e passageira) sem ajuda dos pedais.
Está no diário de bordo, secção bicicletas eléctricas.