Página 7 de 7

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta fev 06, 2015 9:09 pm
por jordison
Ajudava saber que tipo de células tens, já percebi que são de litio, mas isso é muito vago, não sei se são life, li-ion ou lipo, .
explicares como as tens ligadas em série e paralelo.
juntar mais células e manter as estragadas é para mim muito má ideia.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta fev 06, 2015 11:28 pm
por CésarSalgado
Obrigado pelas rápidas respostas.

Vou ver se consigo responder a tudo.
A bateria é LiFePo4 "PingBattery" 36v 20ah. Inicialmente tinha cerca de 40km de autonomia. Agora devo ter cerca de 20. Como raramente fazia mais de 15 km sem carregar demorei a dar com o problema.
A bateria tem 12 células em serie. Cada uma dessas células tem 4 células de 5ah cada em paralelo.
As células que se descarregam mais rápido ainda não estão mortas se não não teria ainda uma autonomia de 20 km.

Eu acredito que o problema está nestas duas células porque o BMS corta a descarga quando estas duas (ou um delas não sei qual ao certo) atinge o seu limite mínimo de tensão.
Quando a ponho à carga estas duas células demoram muito mais tempo a carregar.
Junto ponho uma foto onde podem ver o BMS com dois leds apagados.
Daqui a algum tempo começam a piscar até que acabam por ficar acesos definitivamente.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta fev 06, 2015 11:35 pm
por CésarSalgado
No fim da carga.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta fev 06, 2015 11:48 pm
por Jorge Rocha
Por vezes é o conjunto todo que diminui de capacidade (dependendo muito dos tratos que levem e da qualidade da construção).
Terás de fazer as leituras quando o BMS desligar para saberes como estão todas as células. Pode ser uma apenas, mas também pode ser todo o conjunto.

Pelo menos o carregador está a carregar o suficiente para que todas as células fiquem a sangrar. É bom sinal, mas se o carregador não desligar, e o BMS continuar a fazer o sangramento durante muitas horas ou dias que o carregador esteja ligado, poderá stressar o pack e sua degradação aumentar.

Por vezes as células com mais auto-descarga (as que demoram mais a terminar de carregar) são as células com maior capacidade do pack. Não devemos tirar conclusões precipitadas.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quarta fev 11, 2015 11:02 pm
por CésarSalgado
Obrigado pelas prontas respostas.
Estou a tentar fazer um medidor de tensão célula a célula para poder ver em tempo real o valor de cada célula. Isto terá sobretudo interesse em andamento.
Assim que tenha novidades partilho.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quinta fev 12, 2015 12:06 am
por Jorge Rocha
Podes sempre ver o que já há feito para ajudar nessas visualizações.
http://www.ebay.com/itm/3-in-1-2s-6s-RC ... 3ce196261f
Desde que não seja para permanecer com estes sempre ligados, para não desbalancear, tudo bem...

Já rectifiquei o link, mas se não for parar a algum produto, tenta fazer uma busca no ebay com estas palavras chave "3-in-1-2s-6s-RC", logo encontrarás muitos.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quinta fev 12, 2015 12:25 am
por CésarSalgado
Boas.
Obrigado pelo link, não sei se é erro meu mas não o consigo abrir...
Eu já tenho a bem dizer tudo feito a partir de um Arduino. Falta me agora um circuito com uns AmpOps para ligar depois aos ADCs do Arduino.
Amanhã vou tentar por umas fotos do que tenho.
Penso que aquilo não irá consumir a bem dizer nada. Apenas para a alimentação do Arduino e LCD 16x4

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: segunda fev 16, 2015 9:58 pm
por CésarSalgado
Boa noite a todos.
Alguém me sabe dizer onde posso encontrar estas fixas? E qual o seu nome, isto se tiverem um nome específico.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: segunda fev 16, 2015 10:41 pm
por jmlflorencio
Tenta na Mauser, ou na Lenave... O google deve encontrar os links certos ;)

São lojas portuguesas.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: terça fev 17, 2015 1:50 am
por CésarSalgado
Obrigado pela ajuda.
Entretanto descobri o nome deste tipo de fichas. JST (JAPAN SOLDERLESS TERMINALS) CONNECTOR

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sábado jan 14, 2017 11:38 am
por Fidel
CésarSalgado Escreveu:Obrigado pela ajuda.
Entretanto descobri o nome deste tipo de fichas. JST (JAPAN SOLDERLESS TERMINALS) CONNECTOR

Ola Cesar, ja te mandei duas PM e nao me respondeste a nenhuma... eu vejo as que me mandas e respondo, mas tu nao me respondes de volta.
Podes ver se nao tens a caixa cheia ou assim.
Manda-me o teu mail por PM que talvez seja melhor de nos contactarmos.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quinta jan 19, 2017 1:51 pm
por CésarSalgado
Olá Fidel,

Já te respondi às MP.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sábado jun 10, 2017 3:44 pm
por CésarSalgado
Boa tarde a todos.
Aproveito está nova marca para actualizar o diário de bordo.
Sem novos problemas a relatar.

Abraço e bom km a todos.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: terça jun 13, 2017 12:42 pm
por serges
Sempre a Rolar ou a pedalar...

Parabéns pela marca!