Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Avatar do Utilizador

XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 572
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por XaYu »

Epah, agora fiquei curioso, cruise control? Manter a velocidade sem precisar de estar com a mão no punho?
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

marcopns Escreveu:RJSC, queres testar isso na pratica?
Pode ser que fiques com mais um cliente.

Acho muito bem que, quem tenha conhecimento para tal, desenvolva novas aplicações para melhorar as nossas motas. As nossas motas têm muito potencial não aproveitado. O cruise control é apenas mais um exemplo de algo que nem parece ser muito complicado de implementar.

Maluco do JR que se lembrou instalar 2 aceleradores numa mota :lol:
Para testar tem que haver alteração na cablagem da mota para colocar a ficha. Não é ligar e andar.
Neste momento tenho só um protótipo que está para ir para a mota do XaYu para não ser necessária outra intervenção.
Levou muitas tentativas (durante horas) para conseguir fazer uma placa em casa, mas tinha que testar tudo antes de mandar para a fábrica. Não faço mais nenhuma caseira, agora só quando vierem as de fábrica.
Podes é testar na mota dele.


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

XaYu Escreveu:Epah, agora fiquei curioso, cruise control? Manter a velocidade sem precisar de estar com a mão no punho?
Seria isso sim: Segurar uma velocidade, carregar num botão para o computador assumir a velocidade atual e largar o acelerador.
Depois o computador passaria a controlar o acelerador acelerando nas subidas e regenerando nas descidas para manter a velocidade até alguém mexer no travão ou desligar com o botão.

Para um Computador de Bordo que já tem ecrã, botões e já lê a velocidade da mota, basta penas adicionar menos de uma dezena de euros de componentes e um pouco de software para o fazer.

É só um conversor digital-analógico extra no CB e um circuito de comutação do acelerador real para o processador do CB.

Em cima do computador já feito representa muito pouco trabalho, mas fazer um cruise control sozinho, é praticamente um computador inteiro.

Se eu tivesse garantias de compra até poderia fazer um computador com isso, mas o software (desenhar interfaces gráficos especialmente) é uma dor de cabeça para mim, levaria muito tempo e a maioria das motas já têm um computador instalado e não devem querer trocar.

O mais fácil com um esforço adicional que seja razoável no caso é o jmal acrescentar o cruise control nos computadores dele.
Se ele tivesse publicado alguns detalhes do hardware eu dizia-lhe já como o fazer como o pessoal fez aqui com a miniaturização da placa, mas ele é muito secretista com os projetos dele.


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por tavares »

Penso já ter visto um cruise control baseado no cicleanalyst, e era bastante fácil a aplicação , hei-de ver se encontro


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

tavares Escreveu:Penso já ter visto um cruise control baseado no cicleanalyst, e era bastante fácil a aplicação , hei-de ver se encontro
Vi no site deles mas é uma coisa simples em que limita a velocidade máxima quando se segura o acelerador a fundo.
Dizem que pode funcionar como cruise control (com o punho enrolado manter a velocidade configurada) mas o verdadeiro objetivo é cumprir com a lei: por exemplo bicicleta só pode andar a 25 km/h ciclomotor a 45 km/h.

Será que um cruise control teria muita gente interessada?
Sempre simplificava fazer uma coisa sem ecrã, só com um LED para dizer que está ativo e para ativar usar o botão "Start" que nalgumas motos está atribuído à travagem regenerativa.

E a maior parte dos interessados estariam interessados num cruise control que mexesse só o acelerador mas não tivesse a capacidade de travar nas descidas ou com capacidade de travar?

Antes de estar a ter trabalho ainda vou dar uma palavra ao jmal a ver se ele quer integrar o cruise control no computador de bordo.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por jmal »

O cb que estou a desenvolver não inclui entrada para velocidade, logo não posso ter calculo de autonomia em kms, decidi abandonar essa parte porque não nos dá um valor muito correto, apesar de ter feito muitos progressos no cb da Bereco Evo, onde filtrei algumas variáveis e consigui melhores resultados. Penso que o calculo de autonomia em kms é um calculo que se faz de cabeça melhor que o cb, porque este não sabe o caminho que ainda temos, de qualquer modo não abandonei o "barco", estou a aplicar algumas ideias no sistema da vectrix, porque este já tem todo o hardware de fabrica necessário, estou a desenvolver um algoritmo de calculo de autonomia que considera outras variáveis como estilo de condução, terreno e até condições atmosféricas.

Penso que um cruise control baseado em velocidade torna-se fútil num ve, porque o nosso problema não é ter velocidade a mais e ter-mos de a controlar, mas sim ter bateria a menos para a velocidade e distancia que por vezes precisamos, à uns 2 anos desenvolvi uma funcionalidade no meu que tem varias aplicações, inclusive o modo de economia sem ter de controlar a velocidade, vejam no mesmo db.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Para quem esteja mais impaciente tenho disponível outro protótipo caseiro.

O problema de me estar a demorar horas de tentativas para tranferir o toner da impressora para a placa de cobre é do tipo de toner utilizados pelas impressora Brother que tinha.
Hoje comprei uma Samsung de 50€ ao vir para casa e o desenho transfere à primeira, transformando o trabalho de horas em meia hora, e muito menos frustração.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Fidel »

Podes-me dizer o modelo dessa impressora?? aqui a tempos na staples tinha uma promoção que por 50€ trazia duas, e era mesmo samsung... ja me arrependi tanto de nao ter comprado.
Na altura achei que nao valia a pena pois nao precisava de duas para nada.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns......... o querer é poder.
Faço as minhas PCIS com uma lezer.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Fidel Escreveu:Podes-me dizer o modelo dessa impressora?? aqui a tempos na staples tinha uma promoção que por 50€ trazia duas, e era mesmo samsung... ja me arrependi tanto de nao ter comprado.
Na altura achei que nao valia a pena pois nao precisava de duas para nada.
Samsung ML-2160.

Comprei nesta loja, por acaso na loja física em Aveiro:
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.ph ... er+ML-2160

Na staples até está 99 cêntimos mais barata (mas só até 24 de Fevereiro).

Agora estou a usar papel vegetal em vez dos outros que é preciso desfazer em água e esta impressora tem mesmo uma opção de configuração específica para papel vegetal. :D
Vi neste intructable: http://www.instructables.com/id/Toner-t ... ble-sided/

Também dá para fazer autocolantes: basta colar fita cola transparente em cima do papel vegetal e o toner vem na fita.
Pena as Laser a cores não custarem 50€, senão já fazia uns autocolantes jeitosos. :lol:


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Fidel »

RJSC Escreveu:
Fidel Escreveu:Podes-me dizer o modelo dessa impressora?? aqui a tempos na staples tinha uma promoção que por 50€ trazia duas, e era mesmo samsung... ja me arrependi tanto de nao ter comprado.
Na altura achei que nao valia a pena pois nao precisava de duas para nada.
Samsung ML-2160.

Comprei nesta loja, por acaso na loja física em Aveiro:
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.ph ... er+ML-2160

Na staples até está 99 cêntimos mais barata (mas só até 24 de Fevereiro).

Agora estou a usar papel vegetal em vez dos outros que é preciso desfazer em água e esta impressora tem mesmo uma opção de configuração específica para papel vegetal. :D
Vi neste intructable: http://www.instructables.com/id/Toner-t ... ble-sided/

Também dá para fazer autocolantes: basta colar fita cola transparente em cima do papel vegetal e o toner vem na fita.
Pena as Laser a cores não custarem 50€, senão já fazia uns autocolantes jeitosos. :lol:
Ja tinha lido em algum lado que se podia usar papel vegetal mas sempre pensei que o papel fotográfico fosse melhor... tenho de tentar com o vegetal.
Obrigado


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Fidel »

Fidel Escreveu:
RJSC Escreveu:
Fidel Escreveu:Podes-me dizer o modelo dessa impressora?? aqui a tempos na staples tinha uma promoção que por 50€ trazia duas, e era mesmo samsung... ja me arrependi tanto de nao ter comprado.
Na altura achei que nao valia a pena pois nao precisava de duas para nada.
Samsung ML-2160.

Comprei nesta loja, por acaso na loja física em Aveiro:
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.ph ... er+ML-2160

Na staples até está 99 cêntimos mais barata (mas só até 24 de Fevereiro).

Agora estou a usar papel vegetal em vez dos outros que é preciso desfazer em água e esta impressora tem mesmo uma opção de configuração específica para papel vegetal. :D
Vi neste intructable: http://www.instructables.com/id/Toner-t ... ble-sided/

Também dá para fazer autocolantes: basta colar fita cola transparente em cima do papel vegetal e o toner vem na fita.
Pena as Laser a cores não custarem 50€, senão já fazia uns autocolantes jeitosos. :lol:
Acho que era mesmo essa que tinha visto 2 por 50€. Se não era, era muito idêntica.
Ja tinha lido em algum lado que se podia usar papel vegetal mas sempre pensei que o papel fotográfico fosse melhor... tenho de tentar com o vegetal.
Obrigado


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Fidel »

Fidel Escreveu:
RJSC Escreveu:
Fidel Escreveu:Podes-me dizer o modelo dessa impressora?? aqui a tempos na staples tinha uma promoção que por 50€ trazia duas, e era mesmo samsung... ja me arrependi tanto de nao ter comprado.
Na altura achei que nao valia a pena pois nao precisava de duas para nada.
Samsung ML-2160.

Comprei nesta loja, por acaso na loja física em Aveiro:
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.ph ... er+ML-2160

Na staples até está 99 cêntimos mais barata (mas só até 24 de Fevereiro).

Agora estou a usar papel vegetal em vez dos outros que é preciso desfazer em água e esta impressora tem mesmo uma opção de configuração específica para papel vegetal. :D
Vi neste intructable: http://www.instructables.com/id/Toner-t ... ble-sided/

Também dá para fazer autocolantes: basta colar fita cola transparente em cima do papel vegetal e o toner vem na fita.
Pena as Laser a cores não custarem 50€, senão já fazia uns autocolantes jeitosos. :lol:
Acho que era mesmo essa que tinha visto 2 por 50€. Se não era, era muito idêntica.
Ja tinha lido em algum lado que se podia usar papel vegetal mas sempre pensei que o papel fotográfico fosse melhor... tenho de tentar com o vegetal.
Obrigado


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

A relação qualidade/preço desta impressora parecia ser boa de mais para ser verdade até que descobri que o cartucho de toner custa mais 10€ que a impressora inteira com toner incluído. :shock:

Parece que vou ter que mandar vir uns chips para encher o toner.

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por lopes »

RJSC Escreveu:A relação qualidade/preço desta impressora parecia ser boa de mais para ser verdade até que descobri que o cartucho de toner custa mais 10€ que a impressora inteira com toner incluído. :shock:

Parece que vou ter que mandar vir uns chips para encher o toner.
Atenção que a maior parte dessas impressoras (senão todas) trás na altura da compra um toner de baixa capacidade, arrisco a dizer que para 1/2 ou 1/3 das folhas que faz depois com um novo de alta capacidade... ;)


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

lopes Escreveu:Atenção que a maior parte dessas impressoras (senão todas) trás na altura da compra um toner de baixa capacidade, arrisco a dizer que para 1/2 ou 1/3 das folhas que faz depois com um novo de alta capacidade... ;)
A caixa tem o tamanho da normal, e a normal também só dá para 1500 páginas (contadas pelo chip).

É óbvio que este é mais um daqueles casos em que estão a vender a impressora com prejuízo para depois roubar descaradamente nos toners.


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Novidades: As placas acabam de chegar a território Português: Alfândega de Lisboa.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por Njay »

Se queres despachar isso o mais rápido possível, liga para os CTT (707 26 26 26) e pede o número local do obejcto relativo ao numero de seguimento que tens do correio registado. Depois envia um email para internacional[arroba]ctt[pnt]pt com um assunto tipo "Desalfandegamento de nº local yyyyyy / nº origem RB0xxxxxxxx" com um texto do género do abaixo indicado, anexando as contas dos PCB que a loja te enviou por email quando fizeste a encomenda. Isto costuma fazer a encomenda largar a alfandega em 2 ou 3 dias. Caso contrário pode acontecer ficar por lá 2 ou 3 semanas.

-----------------

Bom Dia,

Em relação aos nºs de encomenda supra citados, envio em anexo
o único documento "factura" que possuo, em formato electrónico
pois foi uma transacção via Internet. A encomenda deverá vir
acompanhada de uma factura onde o valor pode ser confirmado.

O valor que me foi debitado em euros através de MBNET foi de
xx,yy€ a aa/bb/201? .

Trata-se do produto com o código pautal 8534001900 (placa de
circuito impresso "outros").

Obrigado e Cumprimentos,
<assinado>
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por RJSC »

Obrigado pela ajuda. :)

Mas ainda não foi decidido se o pacote passa ou fica retido em "Depósito Temporário".

Já recebi outras coisas de fora, e algumas acabam por ficar em "Depósito Temporário" se eles decidirem que há lugar a pagamento de imposto, mas muitas outras acabam por passar.

Se os contactar antes da decisão, pago o imposto de certeza.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)

Mensagem por MRider »

Sei de uma pessoa que mandou vir um tablet de 80 e poucos eur e passou bem :-P.
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”